Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como Definir Metas de Vendas Mensais no Varejo

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Saber como definir metas de vendas para a sua loja poderá fazer toda a diferença nos seus resultados, sabia? Estimar qual seria a quantidade de vendas ideal a ser atingida, quantos novos clientes podem fazer parte do programa de fidelidade, ou ainda de qual volume de vendas você quer ter para um determinado período é essencial. 

Tudo bem que é muito difícil precisar uma maneira exata quais serão os números, entretanto, saber onde você quer chegar é fundamental para que você consiga traçar as estratégias necessárias para isso. Sem falar que ainda permite que os seus colaboradores também se empenhem para atingir tais metas.

Como nós entendemos a dificuldade que muitos gestores do varejo têm em fazer esse planejamento, nós preparamos esse artigo com todas as dicas para você definir metas de vendas mensais para o seu negócio. Você não vai querer ficar de fora, não é mesmo? Então vem com a gente e boa leitura!

Como definir metas de vendas em seu negócio de varejo

Ser capaz de estabelecer metas é essencial para o sucesso de sua loja, independentemente de qual ramo do varejo você atua. Isso porque, sem elas a equipe de vendas não se sentirá motivada e não haverá nenhum direcionamento para as ações do dia a dia. Ou seja, você e a sua equipe ficam sem propósito para a realização das tarefas do dia a dia.

Quer um exemplo bastante prático? Ter uma empresa sem metas estabelecidas é como ser capitão de um barco sem destino. Você ficará navegando à deriva no mar, podendo chegar em algum lugar ou não, ou então chegando em algum lugar que não é o ideal ou que você não queria. Portanto, não caia nesse erro e aprenda a definir as metas de vendas para seu estabelecimento de uma vez por todas

A seguir, separamos algumas dicas para que você possa fazer isso da melhor maneira e obter todos os resultados que você deseja!

Faça uma análise detalhada dos resultados anteriores

O primeiro passo para definir metas de vendas é fazer uma análise detalhada de todos os resultados objetivos em meses ou anos anteriores. Para isso, você precisará de um histórico de vendas de cada produto que você tem na sua loja. Em seguida, trace um paralelo com todas as ações de marketing que você realizou durante o período estudado. 


Por exemplo, se você tem uma loja de roupas femininas e faz uma promoção para aumentar as vendas durante o Dia das Mães. Compare se as ações realizadas realmente fizeram com que as vendas aumentassem com relação a outros períodos. Se sim, ótimo, a ação realizada foi um sucesso, se não, então é preciso revisar o que pode ter dado errado.

Quer aprender a fazer uma análise detalhada da sua rotina administrativa? Confira o nosso infográfico Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa.

Saiba onde você quer chegar

Ao mesmo tempo que você faz a análise detalhada dos seus resultados é preciso que você saiba defina exatamente o que você quer para a sua loja. Isso permitirá que você trace as suas metas de forma muito mais eficiente.

Vamos supor que você queira aumentar o número de clientes que fazem parte do programa de fidelidade. Então é importante que você aumente a divulgação do programa, talvez seja preciso melhorar os benefícios e vantagens oferecidas. Para isso, converse com os clientes que já fazem parte do programa e ouça o que eles têm a dizer. Ainda, pergunte aos clientes que não fazem parte porque eles fizeram essa escolha.

Essas informações permitirão que você entenda quais são os pontos fortes e fracos do programa. Portanto, você reforce os pontos fortes e melhore os fracos. 

Analise o mercado

Mensurar um valor que possa ser a sua meta de vendas exige, primeiramente, um bom conhecimento tanto de seu negócio, quanto do mercado. Projeções financeiras devem ser levadas em conta, bem como as estatísticas do segmento ao qual pertence sua loja.

Não faz sentido, por exemplo, colocar uma meta muito alta nas vendas se o mercado para seus produtos caiu mais no último mês. O quanto sua equipe deve vender não pode ir contra o que o mercado está vendendo.

Porém, a análise particular de sua loja também deve ser colocada no total para fechar a conta. Se você, independentemente de fatores externos, vendeu bem, talvez valha a pena estudar a possibilidade de trabalhar com metas mais agressivas.

Capacidade de vendas x entrega

Se sua empresa oferece o serviço de delivery, é crucial que você meça a compatibilidade entre o volume de venda e de entrega. Vender mais produtos do que a sua capacidade logística pode entregar com eficiência é um erro grave, portanto sua meta também não deve exceder essa relação.

É interessante, inclusive, conversar com quem faz a logística para garantir dados precisos, e assim verificar se a meta que será estabelecida casa com o que é plausível. E, se você identificar a necessidade, também pode começar a considerar a expansão desse serviço. Sem dúvida alguma as suas vendas irão aumentar depois disso.

Crie metas humanizadas

Seus colaboradores podem ter muita experiência, mas ainda assim são humanos. Pense nisso na hora de estabelecer as metas de venda para a equipe. Colocar metas realistas e que possam realmente ser alcançadas é fundamental.

Evite números que possam fazer com que os trabalhadores precisem esticar suas horas ou acumular funções para atingir. Eles não conseguirão fazer nenhuma venda se estiverem muito cansados ou perceberem que, à primeira vista, o objetivo parece inatingível.

Saber gerenciar a equipe de forma eficaz e ser um bom líder é um ponto que está diretamente ligado às metas! Afinal, quanto mais motivada a sua equipe de vendas estiver, maiores as chances de conseguir atingir as metas.

Para mais dicas que possam alavancar suas vendas acompanhe o Blog da ListenPlay!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Automação de marketing: confira 7 dicas para fazer na sua empresa

A automação de marketing é um processo fundamental para as empresas que desejam se destacar no mercado. De fato, ao conhecer melhor o seu público com a ajuda de diversas ferramentas, a retenção dentro do serviço oferecido se torna muito maior. O grande diferencial está em usar esses recursos para criar estratégias personalizadas que ajudam…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Confira as 7 características das franquias de sucesso

Começar a própria empresa é um sonho para muitas pessoas, mas é também um objetivo bem difícil de alcançar. Seja uma consultoria, varejo ou qualquer outra área, conquistar seu espaço em um mercado cada vez mais concorrido pode estar além do que muitos esperam cumprir. Felizmente, já vêm surgindo novos caminhos para aqueles que desejam…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

16 textos de divulgação de loja, confira os melhores

Confira os melhores textos para fazer a divulgação da sua loja e as nossas dicas para não errar na hora de fazer essa divulgação. Boa leitura! Quer ficar por dentro de todas as novidades no mundo da moda? Então você precisa conhecer a (nome da loja). As últimas tendências, direto das passarelas para o seu…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

5 estratégias de marketing para loja de material de construção

Desenvolver estratégias de marketing para a sua loja de materiais de construção é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, são essas estratégias que te ajudarão a atrair clientes para a sua loja, fidelizá-los, além de tornar a sua loja conhecida no ramo. Uma estratégia de marketing bem executada envolve um planejamento…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Como Atrair Clientes Em Tempos de Crise?

Quer saber como atrair clientes em tempos de crise? Então veja este artigo e anote as dicas!

Por Nayara Santos em 28.06.2019

Slogan para loja de cosméticos: aprenda como criar o ideal

Ter um bom slogan para loja de cosméticos é uma parte importante na hora de reforçar a sua marca e se comunicar com os clientes. Mas, prepará-lo nem sempre é uma tarefa fácil e muitos gestores ficam perdidos neste momento. O segredo para ter um bom slogan é conhecimento, seja sobre a mensagem que a…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Como lidar com colaboradores detratores? Confira agora mesmo

Hoje em dia, os profissionais tendem a ser o recurso mais valioso de todo o negócio. É por meio de seus conhecimentos e capacidades que a empresa consegue crescer. Porém, sempre existem aqueles que, em maior ou menor grau, atrapalham a harmonia da equipe, trazendo mais prejuízo do que contribuições. Porém, ele ainda pode ter…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Spot para loja: 5 exemplos para chamar a atenção dos clientes

Dentre as diversas ações de marketing que você pode fazer está o spot para loja. Esse spot nada mais é do que uma propaganda veiculada na rádio que pode durar entre 30 a 90 segundos. Apesar de ser uma excelente forma de divulgação de empresas do varejo, ele nem sempre é a primeira opção de…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Quer conhecer 4 estratégias certeiras para aumentar as vendas da sua loja?

Aumentar as vendas da sua loja implica em conseguir atrair a atenção dos clientes, convencê-los a entrar na sua loja e ainda oferecer um bom ambiente de compras. Por isso, conhecer diferentes estratégias, que podem ser utilizadas para que você alcance cada um desses objetivos é fundamental. Parece complicado? Mas não é tanto assim. A…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos