Por Nayara Santos em 24.08.2023

13 dicas para aumentar as vendas no início do ano

Por Nayara Santos em 24.08.2023

O início do ano pode ter um movimento menor nas lojas, por isso, é fundamental encontrar formas para aumentar as vendas nesse período. Assim, é preciso elaborar formas de atrair mais clientes para a loja entre os meses de janeiro e março.

Esse movimento menor também faz com que diversos produtos fiquem encalhados no estoque. Ou seja, você pode ter prejuízo ou mesmo ficar com o capital preso em algo que não está te dando lucro. Mas, não precisa se preocupar, com algumas ações feitas exclusivamente para aumentar as vendas no início do ano, qualquer varejo pode conquistar bons resultados.

Melhorar a ambientação para proporcionar uma experiência de consumo mais agradável, apostar em campanhas de varejo e eventos promocionais, reduzir os preços e garantir que os estoques estejam cheios são apenas algumas das medidas que você pode tomar para atender a essa demanda de consumidores.

Por isso, neste conteúdo mostraremos uma série de dicas úteis para aumentar as vendas no início do ano. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

Como começar o ano com o pé direito

Durante os últimos meses do ano, as datas comemorativas movimentam o varejo significativamente. Afinal, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e o Natal são, sem dúvida alguma, das datas mais propícias para aumentar os lucros da sua loja. Por isso, ter boas estratégias durante essas datas te ajudará a fechar o ano no azul e a dar um novo fôlego para a sua empresa no ano que iniciará.

Entretanto, isso não significa que você deva usar o início do ano como tempo para se recuperar do movimento dos últimos meses. Muito pelo contrário, é preciso aproveitar que a sua equipe está motivada e que obteve bons resultados para começar o ano com o pé direito.

Essa postura é ainda mais importante para aquelas lojas que não conseguiram alcançar os resultados almejados, ou mesmo que não obtiveram lucro. Já que os primeiros meses do ano são conhecidos por poucas compras, já que os consumidores estão focados em pagar os impostos, comprar materiais escolares, ou mesmo economizando para cobrir os gastos do final de ano.

Quer saber como melhorar as vendas no final de ano? Então confira o nosso guia 6 ações para aumentar as vendas da loja no final de ano. E, para te ajudar a aumentar as suas vendas no início do ano, trazemos a seguir alguns passos que você poderá seguir para garantir um saldo positivo na sua conta bancária neste período.

1. Faça uma retrospectiva do ano anterior

Muitas pessoas encaram o início do ano como uma época de reflexões, estabelecimento de metas e mudanças. Então, que tal trazer esse pensamento para a sua loja e usar esse período para refletir sobre tudo o que aconteceu ao longo dos últimos doze meses?

Essa é uma estratégia não apenas válida, mas muito necessária no mundo comercial. Essa análise, se bem-feita, permitirá enxergar tudo o que aconteceu de ruim e de bom nesse período. Ou seja, tudo o que pode ser repetido e o que deve ser evitado no próximo ano para obter melhores resultados.


Veja quais foram as medidas adotadas em podem ser replicadas para aumentar as vendas e atrair clientes para a loja. Provavelmente outras ações podem passar por um novo planejamento, levando-se em conta as possíveis mudanças que podem ter ocorrido no mercado e no comportamento dos consumidores.

Já aquelas ações que não foram capazes de obter os resultados esperados devem ser analisadas cuidadosamente. Através delas você poderá aprender o que os seus clientes não gostam e fazer com que eles evitem a sua loja. 

Vale a pena mencionar que algumas dessas ações podem funcionar em uma data ou período do ano, enquanto pode ser um total fracasso em outros períodos. Por isso, se você achar que vale a pena dar uma segunda chance para uma ação que não foi muito efetiva é perfeitamente possível. Neste caso, é fundamental analisar os resultados obtidos assim que a ação terminar.

Vale a pena dizer que essa retrospectiva também deve ser feita com foco na sua equipe e nos seus fornecedores. Isso também te ajudará a entender se a gestão desses dois importantes componentes da sua empresa estão indo bem ou se há necessidade de mudanças.

2. Motive a sua equipe de vendas

Não há sombra de dúvidas que uma equipe motivada consegue alcançar resultados muito melhores do que uma equipe sem motivação. Por isso, é fundamental traçar estratégias para deixar a sua equipe de vendas animada para alcançar os objetivos da sua loja e, consequentemente, aumentar as vendas no início do ano. 

Além disso, a equipe de vendas é que terá contato direto com os clientes, portanto, a motivação também faz com que o atendimento seja melhor. Isso interfere diretamente na experiência de compras que os consumidores terão na sua loja e, claro, na fidelização deles.

Para conseguir promover essa animação na equipe de vendas para aumentar as vendas no início do ano e ainda conseguir bons resultados o ano inteiro, você poderá:

  • Realizar encontros com as equipes, para que os vendedores possam interagir e para promover treinamentos;
  • Apresentar os resultados do último ano e quais são as estratégias futuras, ou seja, explicar quais são os planos da sua loja. Isso faz com que os vendedores se sintam como parte integrante da empresa;
  • Promover e incentivar treinamentos, já que assim os vendedores poderão aprender novas técnicas, lembrar conceitos importantes e ainda sentir que a sua empresa valoriza eles;
  • Fazer campanhas de vendas para premiar o desempenho de vendedores. Vale a pena mencionar que nem sempre é necessário dar um incentivo financeiro, muitas vezes um dia extra de folga já pode ser suficiente para manter a equipe motivada;
  • Estabelecer metas individuais e coletivas, assim, ao mesmo tempo em que os vendedores terão que se esforçar para ter um bom desempenho, eles também deverão trabalhar em equipe.

Lembre-se, uma equipe motivada oferece um melhor atendimento, veste a camisa da empresa, e se esforça para fazer com que a loja tenha um bom desempenho. Por isso, garantir que a sua equipe esteja motivada, é parte fundamental do sucesso do seu negócio.

3. Ano novo, metas novas

Revisar as metas periodicamente é fundamental para manter o seu negócio navegando rumo ao destino desejado. Aliás, esse é um dos principais pontos para aumentar as vendas no início do ano, pois se a busca pelo crescimento não acontece, dificilmente ele é alcançado.

Diante disso, analise o panorama geral do mercado, faça reuniões com os vendedores e estabeleça metas desafiadoras, mas que sejam realistas e alcançáveis. Afinal, você não vai querer um ambiente de trabalho excessivamente competitivo entre seus colaboradores. Falaremos mais sobre isso adiante no conteúdo.

Também não se esqueça das metas da equipe de marketing, que deve usar as inovações da área para atrair novos clientes. O que pode ser feito expandindo as mídias com as quais a empresa se comunica com os clientes, ou até mesmo adotando uma estratégia de rebranding caso seja necessário.

Outro ponto importante é que os resultados devem ser sempre acompanhados de perto (semanal ou mensalmente), a fim de corrigir a rota quando necessário. Quanto antes você conseguir identificar que as coisas estão saindo do eixo, maiores as chances de conseguir consertar a tempo e não comprometer o desempenho da sua loja.

Aqui vai uma dica valiosa, que poderá te ajudar a manter o rumo objetivo desejado, e a motivar a sua equipe: estabeleça as metas com a sua equipe. Por exemplo, você pode querer como meta para os vendedores que eles aumentem as suas vendas em 20%. Entretanto, ao conversar com eles, a proposta foi de 15%. Esse ainda é um aumento, mas provavelmente está dentro do que a sua equipe pode fazer.

Lembre-se, o primeiro passo para conseguir alcançar a meta é fazer com que elas sejam realistas. Querer que os vendedores aumentem 50% de vendas em um período de baixo movimento na loja é algo praticamente impossível.

4. Fidelize os clientes (uma das melhores dicas para aumentar as vendas no início do ano)

Fidelizar o cliente é essencial não apenas para aumentar as vendas no início do ano, mas para conseguir bons resultados o ano todo, inclusive em épocas mais difíceis. A partir do momento que você realmente conquista o consumidor, ele passa a dar preferência à sua loja e ainda a recomenda para amigos, parentes e conhecidos. Podendo até mesmo deixar de conferir o que a concorrência está fazendo.

O bom é que já existem diversas formas de fidelizar clientes no varejo, ou seja, você não precisa reinventar a roda, basta seguir as nossas dicas e fazer bem o que funciona. A primeira delas é o bom atendimento, como mencionamos anteriormente. Outra importante estratégia que pode ser utilizada é o marketing sensorial. Ele trabalha o cheiro, o toque, em alguns casos o sabor, e até mesmo a audição dentro das lojas, tudo para proporcionar um ambiente mais agradável e promover o bem-estar dos clientes. E, quando o cliente se sente bem na loja, a tendência é que ele passe mais tempo no estabelecimento e, consequentemente, compre mais.

A ideia é proporcionar ao consumidor uma experiência de compra inesquecível, positiva em todos os aspectos possíveis, por meio do estímulo de todos os sentidos. Assim, todas as vezes em que ele pensar em sua marca, sua memória fará associações com os estímulos que recebeu quando esteve no estabelecimento pela última vez. Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para saber mais.

5. Faça eventos e campanhas promocionais

Uma das vantagens de trabalhar com lojas físicas é que há uma grande variedade de estratégias que podem melhorar a relação entre a marca e o seu público por meio do atendimento. Uma tática que costuma dar muito certo é a realização de eventos promocionais.

Decore o estabelecimento, coloque músicas agradáveis, prepare sua equipe para receber os consumidores da melhor maneira possível e, é claro, ofereça preços competitivos. Além de expandir o alcance e atrair novos públicos, por meio desse tipo de estratégia é possível fidelizar clientes antigos e aumentar o ticket-médio por venda.

Outra ideia interessante é investir em campanhas de indicação. Esses programas têm como objetivo principal fazer com que clientes da sua marca façam o marketing “boca a boca” e tragam novos consumidores. Essa campanha pode ser realizada da seguinte forma:

  1. O seu cliente recebe um convite por e-mail ou pelas redes sociais, incentivando-o a indicar amigos ou familiares a comprar em sua loja;
  2. Nesses convites, deve constar um código promocional;
  3. Cada pessoa que utilizar o código, recebe um desconto nas compras realizadas na loja física ou pelo site;
  4. O indivíduo que indicou os novos clientes acumulam pontos ou ainda recebem mais descontos a cada compra realizada com seu código;
  5. Os pontos e/ou descontos acumulados podem ser trocados por benefícios exclusivos.

Essa pode até parecer ser uma ação básica, mas ela é altamente eficaz para aumentar as vendas no início do ano. Afinal de contas, você conseguirá não apenas atrair clientes novos para a sua loja, como também incentivar aqueles clientes que já conhecem a sua marca e comprar mais. 

Inclusive, essa é uma ação que também pode promover a fidelização dos clientes. Claro que, se você quiser aumentar a chance de fidelizar os novos clientes, que outras ações devem ser realizadas, conforme mencionamos anteriormente.

6. Anuncie na internet

Com a popularização da internet e das mídias digitais, hoje, só não tem visibilidade quem não utiliza essas ferramentas em benefício dos negócios. Diferentemente de como era há alguns anos, quando só podíamos contar com plataformas ultrapassadas para atrair consumidores, as redes sociais têm um potencial de alcance muito mais elevado. 

Outra vantagem de se anunciar na internet é que ao utilizar estratégias de marketing digital é possível segmentar o público para o qual você direciona suas campanhas e ações na internet. Assim, as campanhas ficam muito mais certeiras e as chances de impactar os clientes aumentam consideravelmente.

Lembrando que, para ter garantia de sucesso, é importante desenvolver um site com boa navegabilidade e responsivo, ou seja, que não trave e nem fique pulando conforme o cliente navega pela página. Outro ponto fundamental é que ele seja compatível com diferentes dispositivos, tais como celulares e tablets. 

Afinal de contas, cada dia mais pessoas utilizam esses dispositivos para realizar pesquisas, consumir entretenimento, comunicar-se e até mesmo fazer compras. Sendo assim, para não ficar para trás, certifique-se de que seus canais de contato digitais estão atualizados de acordo com as necessidades do consumidor da era da informação.

7. Fique atento ao estoque

É muito comum que, após as vendas de final de ano, a loja esteja com seu inventário comprometido. Isso porque alguns venderam muito bem, deixando o estoque baixo ou mesmo zerado, bem como alguns itens não tiveram tanta saída e agora estão parados no estoque. Por isso, para aumentar as vendas no início do ano é preciso dar uma atenção especial ao estoque.

O ideal é que você faça um inventário e veja quais itens precisam ser repostos e quais devem entrar em promoção para que possam ser vendidos. Lembrando que itens esgotados ou com estoque baixo podem comprometer a experiência de compras do cliente.

Imagine o quanto deve ser frustrante para um cliente chegar em seu estabelecimento com dinheiro e decidido a comprar seus produtos, mas não os encontrar por falta de planejamento. Quem ganha com isso é o seu concorrente, pois não tenha dúvida de que a primeira coisa que o consumidor fará é procurar a próxima loja para adquirir o que estava procurando.

8. Crie um ambiente harmonioso entre os vendedores

Ninguém gosta de trabalhar em uma empresa na qual o ambiente de trabalho é tenso e excessivamente competitivo. Infelizmente, muitas empresas, em especial do setor varejista, têm o costume de incentivar seus colaboradores a agirem como se fizessem parte de times opostos, competindo pelo primeiro lugar custe o que custar.

O resultado desse tipo de estratégia é: vendedores exaustos física e emocionalmente e que, na primeira oportunidade, pularão para fora do barco. É isso mesmo, ao criar um ambiente tóxico, não há produtividade e muito menos lealdade entre os membros da equipe. Além disso, o clima pode ficar tão pesado em sua loja que até mesmo os clientes podem perceber, e isso gera um tipo de reputação para o negócio que, sem dúvida, você não quer.

Deseja aumentar as vendas no início do ano? Então valorize um dos maiores e mais importantes ativos que a sua empresa têm: as pessoas.

9. Faça um pós-venda eficiente

Plante agora para colher no futuro, e quando falamos em colher no futuro, estamos nos referindo ao atendimento que você dará aos clientes que estão comprando no fim do ano. Lembre-se de que a experiência de compra não termina quando o cliente sai da loja.

Uma marca com perspectiva de futuro sabe que o consumidor não precisa comprar uma única vez no estabelecimento. A ideia é fazer com que ele retorne diversas vezes. Para isso, é muito importante realizar um pós-venda eficiente. Envie e-mails com formulários de satisfação. Notifique os usuários que já consumiram a respeito de novos produtos no inventário. A ideia é perpetuar o relacionamento entre a marca e o público.

Como você pôde contemplar neste artigo, para aumentar as vendas no início do ano é preciso capacitar a equipe, evitar o estímulo de um ambiente demasiadamente competitivo entre os vendedores, proporcionar ao consumidor uma experiência de compra inesquecível e trabalhar estratégias de marketing inteligentes para atrair os clientes antigos e atrair novos públicos, com a finalidade de fidelizá-los.

10. Conheça as novidades e tendências do mercado

Outra dica para aumentar as vendas no início do ano é ficar de olho em quais serão as novidades e as tendências do mercado. Desta forma, você fica por dentro do que os clientes estão procurando, e o que as empresas concorrentes poderão oferecer para os clientes.

Além disso, essa é também uma forma de mostrar para o seu cliente que você está preocupado em oferecer sempre o melhor e o que há de mais novo. Sem falar que isso também permite que você consiga se planejar financeiramente para implementar essas novidades e tendências.

Lembre-se que as mudanças não necessariamente estão relacionadas diretamente com a experiência de compras do cliente. Elas podem ser de softwares para otimizar o controle de estoque, melhorar o controle financeiro da loja e até mesmo de marketing. Lembre-se que todos os processos que possam ser automatizados que eles são capazes de melhorar a rotina dos vendedores e gestores, deixando mais tempo livre para desenvolver estratégias que irão melhorar as vendas da loja.

11. Fique de olho na concorrência

Saber o que a concorrência está fazendo também é muito importante para que você não seja passado para trás. Isso significa ficar de olho nas promoções que os concorrentes estão fazendo para aumentar as vendas no início do ano. Bem como em quais ações e estratégias de marketing e fidelização de clientes eles estão utilizando.

Não, isso não significa que você deva copiar o que eles estão fazendo. Inclusive, não recomendamos que você faça isso. Mas, você pode adotar estratégias semelhantes, ou mesmo melhorar aquelas que eles estão utilizando. 

Da mesma forma, a concorrência também estará de olho no que você está fazendo, por isso, é fundamental que você se mantenha atualizado e crie estratégias inovadoras para atrair clientes. Quer ideias criativas para fugir do convencional e chamar a atenção para a sua loja no início do ano? Então que tal apostar no marketing de guerrilha? Ele nada mais é do que formas pouco convencionais de promover a sua marca. Confira aqui mais a respeito.

12. Invista em omnichannel

Com um mundo cada vez mais dinâmico, dar poder de escolha para o cliente pode ser a chave para aumentar as vendas no início do ano. Dito isso, você poderá investir no conceito omnichannel. Com ele, você poderá dar a liberdade para o cliente escolher em qual canal ele quer fazer a compra dos produtos. 

Por exemplo, o cliente pode comprar um produto pela internet e retirar na loja física. Ainda, ele pode adquirir o produto na loja física e solicitar o serviço de delivery. O mais importante neste caso é garantir uma boa integração de todos os sistemas e plataformas da loja. Desta forma, você não vai ter nenhuma surpresa quando o cliente aparecer na sua loja para retirar um item.

Vale a pena mencionar que você pode utilizar o omnichannel para aumentar o movimento da sua loja física. Isso pode ser feito da seguinte forma: todas as vezes que o cliente efetuar uma compra online, ele ganha um desconto que só pode ser aplicado nas compras nas lojas físicas. Da mesma forma, você pode dar descontos nas lojas físicas para compras que sejam realizadas online.

13. Implemente uma rádio indoor na loja

A música, provavelmente, é um dos elementos mais constantes na vida das pessoas. Basta ouvir determinada melodia para começar a tamborilar os dedos na mesa, mexer o esqueleto ou para se lembrar de algum evento que marcou a sua vida. Muitos varejistas já perceberam o poder da música e já entenderam que ela pode ser uma poderosa aliada para aumentar as vendas, seja no início, meio ou final do ano. 

Por isso, a nossa última dica para atrair clientes e ter melhores resultados em um período de vacas magras não poderia ser outra senão implementar uma rádio indoor na sua loja. Mas, isso não significa sintonizar em qualquer rádio, ou escolher uma playlist aleatória em algum streaming de música. Muito pelo contrário, essa é uma estratégia que precisa ser bem planejada e as músicas devem ser escolhidas intencionalmente.

Isso significa que as melodias que irão compor a sua playlist devem ser selecionadas com base na identidade da sua marca, na mensagem que ela quer passar, e no gosto musical dos clientes. Desta forma, você estará melhorando a comunicação com o cliente e reforçando a identidade da marca, dois pontos essenciais para os varejistas que querem vender mais.

Ainda não acredita? Então vamos a alguns fatos do que acontece quando você acerta na escolha da playlist:

Vale a pena dizer que até mesmo a produtividade da sua equipe melhora quando você acerta na trilha sonora. Portanto, não há motivo para não apostar nessa ação de marketing sensorial, principalmente se você quiser ter um diferencial que te ajude a se destacar da concorrência. Ficou interessado? Então confira a seguir como solicitar um teste gratuito.

Ainda, se você realmente deseja aumentar as suas vendas com a fidelização dos clientes, continue navegando pelo nosso blog e comece a entender o que uma boa estratégia de marketing pode fazer para o seu negócio.

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