Desenvolver ações que sejam capazes de chamar a atenção dos clientes para a sua loja é algo fundamental para a longevidade da sua empresa. Afinal, se os clientes não conhecerem a sua loja, não visitarem e não comprarem com você, será necessário fechar as portas.
Como você não abre um negócio pensando que vai fechar as portas um dia, é preciso conhecer estratégias de marketing e ações que te ajudem a se destacar diante da concorrência. Algumas dessas ações podem até parecer simples, mas elas precisam ser bem aplicadas para funcionar.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com informações práticas de como conseguir chamar a atenção dos clientes e aumentar o seu lucro. Confira!
Como chamar atenção dos clientes para sua loja
Claro que conhecer o cliente e saber do que ele gosta é fundamental para conseguir se comunicar com eles de forma assertiva. Entretanto, neste artigo queremos trazer outros passos importantes para conseguir não aumentar o movimento da sua loja e as suas vendas.
1. Melhore o ambiente de compras
O primeiro passo para conseguir chamar a atenção do cliente é oferecer um ambiente de compras único e diferenciado da concorrência. Afinal, você não quer que a sua loja seja confundida com outra e que o cliente deixe de comprar com você.
Existem diferentes formas de se fazer isso, tais como preparar o layout da loja oferecendo um determinado roteiro para o cliente fazer. Ou então preparar uma aromatização especial para as suas lojas. Ainda, você pode apostar em música ambiente para aumentar o tempo de permanência do cliente na loja.
Todas essas ações estão relacionadas com o marketing sensorial, ou seja, você estará estimulando os sentidos dos consumidores, mesmo que de maneira sutil, entretanto efetiva. Pode até mesmo ser que o cliente se sinta bem na sua loja, sem nem saber o porquê.
Entretanto, é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, cheiros muito fortes podem afastar os clientes ao invés de atraí-los. Da mesma forma a playlist com as músicas erradas pode fazer com que os clientes deixem a loja sem comprar nada.
Lembre-se, cada detalhe presente na decoração da loja, no uniforme dos vendedores, nas embalagens, nas etiquetas de preços e na iluminação ajudam a tornar o ambiente da loja melhor e mais agradável para os consumidores. Apesar disso, pode ser bastante desafiador conseguir colocar todos esses elementos juntos de modo que transmita a identidade da sua marca e agrada aos clientes.
Por isso, se você não quiser errar, confira o nosso Guia sobre marketing sensorial no varejo e implemente todas as ações necessárias para oferecer um bom ambiente de compras para os seus clientes.
2. Ofereça um atendimento excelente
Se você quiser chamar a atenção dos seus clientes é essencial conseguir oferecer um atendimento excelente. Afinal, o consumidor quer ser bem atendido e se relacionar com uma empresa que mostre que ele é importante e o valorize. Portanto, se você conseguir fazer isso, muitos clientes deixarão de procurar a concorrência.
Entretanto, para conseguir oferecer esse tipo de atendimento é fundamental ter uma equipe bem treinada e capaz de se comunicar efetivamente com o cliente. Vendedores bem preparados conseguem atender às necessidades dos clientes, oferecer orientação e solucionar dúvidas de forma ágil e eficiente.
Outro ponto importante é que a sua equipe deve oferecer o mesmo tipo de atendimento para o cliente, não importando em qual canal de comunicação o cliente está utilizando. Isso demonstra profissionalismo e confiança para os consumidores.
Lembre-se de que um atendimento de qualidade vai além de simplesmente responder perguntas. É sobre criar um vínculo com o cliente, entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. Ao priorizar o atendimento ao cliente, sua loja se destaca no mercado, ganha uma boa reputação e constrói relacionamentos duradouros que ajudam o seu negócio a crescer.
3. Prepare promoções relevantes
Outro passo importantíssimo para conseguir chamar a atenção dos clientes são as promoções. Sem dúvida alguma essa é uma estratégia que funciona, afinal, não é à toa que ela vem sendo empregada há tanto tempo.
Mas simplesmente oferecer descontos para o cliente pode não ser o suficiente para conseguir atrair a atenção dele. Mesmo porque, com muitas empresas do varejo optando por essa estratégia, é preciso pensar em algo diferenciado para conseguir atrair o consumidor para o seu estabelecimento.
Por exemplo, você pode fazer promoções com a distribuição de brindes, ou então com vale comprar, ou mesmo sorteios. Assim, você não apenas agrega valor aos produtos que você vende, mas também mostra ao cliente que quer oferecer mais do que produtos e serviços, quer também oferecer uma experiência diferente.
Quer saber como criar uma estratégia de marketing de experiência? Então não deixe de conferir o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.
4. Tenha uma estratégia de pós-venda
Além dos passos mencionados acima, também precisamos falar do papel do pós-venda para conseguir chamar a atenção do cliente. Muitos varejistas se esquecem de que essa é uma etapa importantíssima da jornada de vendas e acabam não dando a devida atenção para ela.
Entretanto, ele é uma ferramenta muito útil para conseguir conquistar clientes e reverter possíveis impressões negativas que ele tenha da loja. Basta imaginar um consumidor que adquiriu um produto, mas não ficou satisfeito e agora quer trocar. É fundamental que ele receba o mesmo tipo de atendimento que teve quando foi até a loja pela primeira vez.
Sem falar que se a insatisfação do cliente for porque o produto apresentou algum problema, ele já irá contatar a loja com receio. Portanto, esse é o momento de conseguir reverter isso e mostrar que a sua empresa é profissional.
O pós-venda inclui também estratégias para contatar o cliente, lembrando da sua loja, oferecendo desconto, divulgando promoções e assim por diante. Isso pode ser feito com e-mail marketing, ou então com mensagens no WhatsApp, ou mesmo notificações pelo aplicativo.
Quer saber mais sobre como ter uma equipe bem treinada e um pós-venda excelente? Então confira o nosso material exclusivo Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas. Para outras dicas, acesse o nosso blog agora mesmo!
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