Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como chamar atenção dos clientes para sua loja em 4 passos

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Desenvolver ações que sejam capazes de chamar a atenção dos clientes para a sua loja é algo fundamental para a longevidade da sua empresa. Afinal, se os clientes não conhecerem a sua loja, não visitarem e não comprarem com você, será necessário fechar as portas.

Como você não abre um negócio pensando que vai fechar as portas um dia, é preciso conhecer estratégias de marketing e ações que te ajudem a se destacar diante da concorrência. Algumas dessas ações podem até parecer simples, mas elas precisam ser bem aplicadas para funcionar.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com informações práticas de como conseguir chamar a atenção dos clientes e aumentar o seu lucro. Confira!

Como chamar atenção dos clientes para sua loja

Claro que conhecer o cliente e saber do que ele gosta é fundamental para conseguir se comunicar com eles de forma assertiva. Entretanto, neste artigo queremos trazer outros passos importantes para conseguir não aumentar o movimento da sua loja e as suas vendas.

1. Melhore o ambiente de compras

O primeiro passo para conseguir chamar a atenção do cliente é oferecer um ambiente de compras único e diferenciado da concorrência. Afinal, você não quer que a sua loja seja confundida com outra e que o cliente deixe de comprar com você.

Existem diferentes formas de se fazer isso, tais como preparar o layout da loja oferecendo um determinado roteiro para o cliente fazer. Ou então preparar uma aromatização especial para as suas lojas. Ainda, você pode apostar em música ambiente para aumentar o tempo de permanência do cliente na loja.

Todas essas ações estão relacionadas com o marketing sensorial, ou seja, você estará estimulando os sentidos dos consumidores, mesmo que de maneira sutil, entretanto efetiva. Pode até mesmo ser que o cliente se sinta bem na sua loja, sem nem saber o porquê.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, cheiros muito fortes podem afastar os clientes ao invés de atraí-los. Da mesma forma a playlist com as músicas erradas pode fazer com que os clientes deixem a loja sem comprar nada.

Lembre-se, cada detalhe presente na decoração da loja, no uniforme dos vendedores, nas embalagens, nas etiquetas de preços e na iluminação ajudam a tornar o ambiente da loja melhor e mais agradável para os consumidores. Apesar disso, pode ser bastante desafiador conseguir colocar todos esses elementos juntos de modo que transmita a identidade da sua marca e agrada aos clientes.

Por isso, se você não quiser errar, confira o nosso Guia sobre marketing sensorial no varejo e implemente todas as ações necessárias para oferecer um bom ambiente de compras para os seus clientes.

2. Ofereça um atendimento excelente

Se você quiser chamar a atenção dos seus clientes é essencial conseguir oferecer um atendimento excelente. Afinal, o consumidor quer ser bem atendido e se relacionar com uma empresa que mostre que ele é importante e o valorize. Portanto, se você conseguir fazer isso, muitos clientes deixarão de procurar a concorrência.


Entretanto, para conseguir oferecer esse tipo de atendimento é fundamental ter uma equipe bem treinada e capaz de se comunicar efetivamente com o cliente. Vendedores bem preparados conseguem atender às necessidades dos clientes, oferecer orientação e solucionar dúvidas de forma ágil e eficiente. 

Outro ponto importante é que a sua equipe deve oferecer o mesmo tipo de atendimento para o cliente, não importando em qual canal de comunicação o cliente está utilizando. Isso demonstra profissionalismo e confiança para os consumidores.  

Lembre-se de que um atendimento de qualidade vai além de simplesmente responder perguntas. É sobre criar um vínculo com o cliente, entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. Ao priorizar o atendimento ao cliente, sua loja se destaca no mercado, ganha uma boa reputação e constrói relacionamentos duradouros que ajudam o seu negócio a crescer.

3. Prepare promoções relevantes

Outro passo importantíssimo para conseguir chamar a atenção dos clientes são as promoções. Sem dúvida alguma essa é uma estratégia que funciona, afinal, não é à toa que ela vem sendo empregada há tanto tempo.

Mas simplesmente oferecer descontos para o cliente pode não ser o suficiente para conseguir atrair a atenção dele. Mesmo porque, com muitas empresas do varejo optando por essa estratégia, é preciso pensar em algo diferenciado para conseguir atrair o consumidor para o seu estabelecimento.

Por exemplo, você pode fazer promoções com a distribuição de brindes, ou então com vale comprar, ou mesmo sorteios. Assim, você não apenas agrega valor aos produtos que você vende, mas também mostra ao cliente que quer oferecer mais do que produtos e serviços, quer também oferecer uma experiência diferente.

Quer saber como criar uma estratégia de marketing de experiência? Então não deixe de conferir o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

4. Tenha uma estratégia de pós-venda

Além dos passos mencionados acima, também precisamos falar do papel do pós-venda para conseguir chamar a atenção do cliente. Muitos varejistas se esquecem de que essa é uma etapa importantíssima da jornada de vendas e acabam não dando a devida atenção para ela.

Entretanto, ele é uma ferramenta muito útil para conseguir conquistar clientes e reverter possíveis impressões negativas que ele tenha da loja. Basta imaginar um consumidor que adquiriu um produto, mas não ficou satisfeito e agora quer trocar. É fundamental que ele receba o mesmo tipo de atendimento que teve quando foi até a loja pela primeira vez.

Sem falar que se a insatisfação do cliente for porque o produto apresentou algum problema, ele já irá contatar a loja com receio. Portanto, esse é o momento de conseguir reverter isso e mostrar que a sua empresa é profissional.

O pós-venda inclui também estratégias para contatar o cliente, lembrando da sua loja, oferecendo desconto, divulgando promoções e assim por diante. Isso pode ser feito com e-mail marketing, ou então com mensagens no WhatsApp, ou mesmo notificações pelo aplicativo.

Quer saber mais sobre como ter uma equipe bem treinada e um pós-venda excelente? Então confira o nosso material exclusivo Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas. Para outras dicas, acesse o nosso blog agora mesmo!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Slogan para salão de beleza: 4 dicas para criar o seu

Ter um slogan para salão de beleza pode ser uma ferramenta poderosa para se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Já que um slogan bem pensado pode ajudar a reforçar a identidade do salão, transmitir os valores e propósitos da marca e criar um vínculo emocional com os clientes. Criar um slogan pode não…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como organizar uma loja de roupas e evitar erros graves

 Se para algumas pessoas, manter um guarda-roupa arrumado é complicado, imagine então como deve ser organizar uma loja de roupas. Com clientes indo e vindo, olhando as araras e experimentando diversas peças, a bagunça pode ser constante. A desordem, porém, pode afastar muitos consumidores e definitivamente não deve acontecer. Esse é apenas um exemplo…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Marketing digital para loja de carros: 3 dicas infalíveis

Quais são as estratégias de marketing digital que você está utilizando para a sua loja de carros? Está conseguindo obter algum resultado com as ações realizadas ou algo poderia ser melhorado? Ou ainda não possui nenhuma estratégia de marketing digital? Bom, vamos com calma e entender a importância disso para os negócios. Com um mercado…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Inauguração de loja infantil: 5 dicas de como fazer

Preparar a inauguração de uma loja infantil pode ser um grande desafio para os gestores desse setor. Afinal, não basta agradar às crianças, mas é preciso também conquistar os adultos, já que são eles que decidirão se a compra será feita ou não. Entretanto, por mais desafiador que pareça, com um bom planejamento você pode…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Mensagem de Natal e Ano Novo: 21 exemplos para se inspirar

Já escolheu as mensagens de Natal e Ano Novo que vai enviar para os seus clientes? Ainda não? Então não dá para perder mais tempo, é preciso buscar inspiração agora mesmo. A boa notícia é que você veio ao lugar certo, porque neste texto vamos trazer alguns exemplos para você se inspirar. Mas, antes de…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

5 razões pelas quais o Marketing Sensorial funciona

Marketing Sensorial O marketing sensorial é uma técnica muito efetiva usada para aguçar os sentidos do consumidor, seja por meio da visão, do toque, do cheiro, da audição ou mesmo do gosto. As estratégias para captar os 5 sentidos são as mais variadas e têm excelentes resultados, mas por que isso acontece? É isso que…

Por Nayara Santos em 18.05.2016

Afinal, o que significa autoridade de marca? Descubra aqui!

Uma marca é construída com solidez por meio de diversas ações, colaboradores e técnicas de vendas, basicamente. Seu posicionamento depende, necessariamente, de sua conexão com os clientes. A gestão adequada da marca eleva seu crescimento, a fim de se diferenciar e valorizar perante a concorrência. E é aí que entra a autoridade de marca. Entre…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Como chamar atenção dos clientes no Instagram, confira

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil que tem ajudado muitas empresas a se destacarem e conquistar clientes. Para isso, é essencial que você consiga chamar a atenção dos clientes, mas nem sempre isso é fácil, certo? Aproveite a exposição que as redes podem te proporcionar para criar uma conexão com…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

ListenX: o que faz para aumentar as vendas da sua empresa?

Segundo o famoso filósofo grego Aristóteles, “a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”. Se te contarmos que ela também ajuda o seu negócio a vender mais, você acredita? De acordo com uma pesquisa publicada em 2010, a música tem o…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos