Por Nayara Santos em 26.06.2023

Como chamar atenção dos clientes no Instagram, confira

Por Nayara Santos em 26.06.2023

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil que tem ajudado muitas empresas a se destacarem e conquistar clientes. Para isso, é essencial que você consiga chamar a atenção dos clientes, mas nem sempre isso é fácil, certo?

Aproveite a exposição que as redes podem te proporcionar para criar uma conexão com os consumidores potenciais e com aqueles clientes que já conhecem a sua marca. Sem falar que, com tantas ferramentas e recursos que a plataforma possui, você ainda consegue aumentar o alcance da sua marca.

Por isso, não perca mais tempo, venha com a gente para aprender como chamar a atenção dos clientes no Instagram! Você não vai se arrepender! Boa leitura!

Dicas de como chamar a atenção dos clientes no Instagram

Entregue um conteúdo útil e relevante para os usuários

Não poderíamos falar sobre como chamar a atenção dos clientes no Instagram sem começar pelo tópico mais importante, a qualidade do conteúdo produzido. Isso porque ele é parte fundamental da sua estratégia de marketing. Afinal, ninguém quer ver propaganda de produtos o tempo todo.

Por isso, a recomendação é que você prepare um calendário editorial com todos os materiais e formatos que serão publicados na rede. Desta forma, você conseguirá preparar conteúdos relevantes e úteis, com dicas práticas e informações que realmente possam ajudar aos clientes. E, o mais importante, diversificar sobre o que é publicado nas redes.

Claro que, com o tempo você perceberá quais são os assuntos que chamam mais a atenção dos seguidores e com os quais eles interagem mais. Neste caso, você poderá fazer alterações editoriais e começar a produzir mais conteúdo focado na demanda e necessidade dos consumidores. Alguns tópicos chamam bastante a atenção dos usuários e geram inúmeras interações:

  • Bastidores da loja;
  • Depoimentos de clientes;
  • Unboxing;
  • Spoiler de lançamentos;
  • Depoimentos de membros da equipe de vendas.

Utilize os diferentes recursos disponíveis

Como falamos anteriormente, o Instagram possui inúmeros recursos e ferramentas que podem te ajudar a chamar a atenção dos clientes, aumentar o engajamento com o material publicado e até mesmo te ajudar a fechar vendas.

O primeiro deles são os stories e reels, que estão sendo cada vez mais utilizados por influenciados digitais e empresas. Os stories permitem que você grave vídeos curtos, publique fotos, crie caixinhas de perguntas, testes e enquetes. 

O reels é bastante similar aos stories, mas nele a interação com o usuário é feita apenas pelos comentários e likes na publicação. Eles podem te ajudar a compilar fotos ou stories de um determinado assunto. Assim, você poderá deixar o conteúdo mais rico e mais informativo para os clientes.

Outra forma de conseguir deixar o seu Instagram mais atrativo são as lives. Muitos influenciadores digitais e empresários que trabalham com produtos digitais apostam nas lives para fazer lançamentos de produtos, por exemplo.


Assim, antes do lançamento acontecer, eles fazem lives com especialistas sobre um determinado assunto relacionado com o produto deles. E ainda aproveitam para compartilhar mais informações e spoilers do que poderá ser encontrado no produto.

Abra uma loja no Instagram

Já pensou apostar em uma loja virtual no Instagram? Se você nunca havia pensado nisso, então talvez tenha chegado o momento de rever essa decisão. Ter uma loja no Instagram pode te ajudar a vender mais, já que as publicações com divulgação dos produtos podem ter um link para a loja.

Os clientes que se interessarem podem ser direcionados para a página da sua loja e até mesmo efetuar a compra pela própria plataforma. Se você quiser saber sobre o passo a passo para abrir uma loja no Instagram clique aqui.

E, se você ainda não tem uma estratégia de vendas online, confira o nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo e comece a preparar a sua agora mesmo.

Interaja com os seus seguidores

De nada adianta ter um conteúdo relevante que os seus seguidores adoram, se você não conseguir interagir com eles. Lembre-se, o intuito de ter um perfil do seu negócio no Instagram é justamente para se aproximar do seu público, e a melhor forma de fazer isso é conversando com eles.

Por isso, é essencial que você tenha uma pessoa da sua equipe que responda directs e comentários nos posts. Sem falar que os directs podem ser um excelente canal para os clientes contatarem a sua loja para tirar dúvidas. E, claro, se ele for bem atendido, as chances dele fechar negócio com você são muito maiores.

Além disso, essa interação te ajuda a conhecer melhor os seus clientes, saber o que eles pensam sobre a sua loja e a sua marca. Ou seja, te permitirá entregar exatamente aquilo que ele quer, mas sem esquecer da personalidade da sua marca, é claro!

Não se esqueça do offline

Claro que marcar presença no Instagram pode fazer toda a diferença para o seu negócio e você deve ter um planejamento para isso. Entretanto, você não pode se esquecer da sua loja física.

Muito pelo contrário, aproveite as redes para trazer os clientes para a sua loja. Assim, você terá mais chances de mostrar para ele o ambiente de compras, o atendimento da sua equipe de vendas e ele poderá ver os produtos de perto.

Por isso, invista em uma decoração que deixe o ambiente mais convidativo e represente a sua marca. Aproveite e implemente uma rádio indoor, com músicas que reforcem a sua marca ao mesmo tempo em que agradam aos clientes. Sem falar que ela pode te ajudar a criar um ambiente diferenciado durante as datas comemorativas do varejo, com trilhas sonoras feitas sob medida para cada uma delas.

Uma excelente forma de se fazer isso é com cupons de descontos válidos para a loja física apenas para os seus seguidores. Ou mesmo fazer lives mostrando a loja e deixando-os curiosos a respeito do ambiente de compras que eles encontrarão.

Pronto para marcar presença na internet e conquistar milhares de seguidores? Aproveite e acesse o nosso blog para conferir outras dicas de gestão para fazer a sua loja ser um grande sucesso.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

4 ideias de como aumentar suas vendas com criatividade

É natural que você, gestor do varejo, busque formas de aumentar as suas vendas com criatividade. Afinal, você quer que a sua loja e a sua marca se destaquem da concorrência e atraiam mais a atenção do cliente. Neste momento, ser criativo pode ser um grande diferencial e trazer uma vantagem competitiva para as suas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Inauguração de loja de maquiagem: 5 dicas de como fazer

Está se preparando para a inauguração da sua loja de maquiagem e ainda não sabe quais ações fazer para conquistar os clientes? Sim, esse é um problema comum em muitos setores do varejo, portanto, calma que a gente te ajuda. A inauguração da loja é um momento importantíssimo para qualquer varejista. Afinal, é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

8 ideias para comemorar o Dia do Cliente: aumente as vendas nessa data

O Dia Nacional do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é uma data importantíssima para o setor varejista. Isso porque esse é o momento de agradecer a confiança e preferência do cliente. Afinal de contas, sem isso o seu negócio não seria o mesmo. Por isso, é preciso planejar como você irá comemorar o Dia…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Software para lojas de varejo: conheça os principais

A utilização de softwares para lojas do varejo traz eficiência para os processos em que eles estão envolvidos. Além disso, eles ainda diminuem os erros humanos, deixando as informações mais confiáveis. Ou seja, é possível melhorar a gestão da sua loja e tomar decisões gerenciais mais acertadas apenas adquirindo o software correto. Entretanto, a realidade…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

O que é ruptura de estoque e como evitá-la? Saiba aqui!

O comércio varejista conta com um grande fluxo de vendas o que exige dos gestores um bom planejamento para evitar possíveis contratempos. Nesse contexto, ter um bom gerenciamento é essencial para a imagem da empresa. Um dos principais problemas que podem ocorrer é a ruptura de estoque, que tem grande capacidade de influenciar negativamente e…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Ter um cliente fiel e satisfeito com a sua loja é um sinal de que você tem conseguido atender a demanda às necessidades desse cliente e que ele confia na sua loja. Entretanto, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa ter estratégias certeiras que foquem em oferecer uma melhor experiência de compras aos seus consumidores.…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

6 ações simples e práticas que vão te ajudar a aumentar as vendas no final de ano!

 Preparar ações para aumentar as suas vendas no final de ano é uma excelente forma de começar o próximo período com o pé direito e dinheiro no caixa. Mesmo porque, esse também pode ser o momento de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua loja. Por isso, é essencial se…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos