Por Nayara Santos em 26.06.2023

Como chamar atenção dos clientes no Instagram, confira

Por Nayara Santos em 26.06.2023

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil que tem ajudado muitas empresas a se destacarem e conquistar clientes. Para isso, é essencial que você consiga chamar a atenção dos clientes, mas nem sempre isso é fácil, certo?

Aproveite a exposição que as redes podem te proporcionar para criar uma conexão com os consumidores potenciais e com aqueles clientes que já conhecem a sua marca. Sem falar que, com tantas ferramentas e recursos que a plataforma possui, você ainda consegue aumentar o alcance da sua marca.

Por isso, não perca mais tempo, venha com a gente para aprender como chamar a atenção dos clientes no Instagram! Você não vai se arrepender! Boa leitura!

Dicas de como chamar a atenção dos clientes no Instagram

Entregue um conteúdo útil e relevante para os usuários

Não poderíamos falar sobre como chamar a atenção dos clientes no Instagram sem começar pelo tópico mais importante, a qualidade do conteúdo produzido. Isso porque ele é parte fundamental da sua estratégia de marketing. Afinal, ninguém quer ver propaganda de produtos o tempo todo.

Por isso, a recomendação é que você prepare um calendário editorial com todos os materiais e formatos que serão publicados na rede. Desta forma, você conseguirá preparar conteúdos relevantes e úteis, com dicas práticas e informações que realmente possam ajudar aos clientes. E, o mais importante, diversificar sobre o que é publicado nas redes.

Claro que, com o tempo você perceberá quais são os assuntos que chamam mais a atenção dos seguidores e com os quais eles interagem mais. Neste caso, você poderá fazer alterações editoriais e começar a produzir mais conteúdo focado na demanda e necessidade dos consumidores. Alguns tópicos chamam bastante a atenção dos usuários e geram inúmeras interações:

  • Bastidores da loja;
  • Depoimentos de clientes;
  • Unboxing;
  • Spoiler de lançamentos;
  • Depoimentos de membros da equipe de vendas.

Utilize os diferentes recursos disponíveis

Como falamos anteriormente, o Instagram possui inúmeros recursos e ferramentas que podem te ajudar a chamar a atenção dos clientes, aumentar o engajamento com o material publicado e até mesmo te ajudar a fechar vendas.

O primeiro deles são os stories e reels, que estão sendo cada vez mais utilizados por influenciados digitais e empresas. Os stories permitem que você grave vídeos curtos, publique fotos, crie caixinhas de perguntas, testes e enquetes. 

O reels é bastante similar aos stories, mas nele a interação com o usuário é feita apenas pelos comentários e likes na publicação. Eles podem te ajudar a compilar fotos ou stories de um determinado assunto. Assim, você poderá deixar o conteúdo mais rico e mais informativo para os clientes.

Outra forma de conseguir deixar o seu Instagram mais atrativo são as lives. Muitos influenciadores digitais e empresários que trabalham com produtos digitais apostam nas lives para fazer lançamentos de produtos, por exemplo.


Assim, antes do lançamento acontecer, eles fazem lives com especialistas sobre um determinado assunto relacionado com o produto deles. E ainda aproveitam para compartilhar mais informações e spoilers do que poderá ser encontrado no produto.

Abra uma loja no Instagram

Já pensou apostar em uma loja virtual no Instagram? Se você nunca havia pensado nisso, então talvez tenha chegado o momento de rever essa decisão. Ter uma loja no Instagram pode te ajudar a vender mais, já que as publicações com divulgação dos produtos podem ter um link para a loja.

Os clientes que se interessarem podem ser direcionados para a página da sua loja e até mesmo efetuar a compra pela própria plataforma. Se você quiser saber sobre o passo a passo para abrir uma loja no Instagram clique aqui.

E, se você ainda não tem uma estratégia de vendas online, confira o nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo e comece a preparar a sua agora mesmo.

Interaja com os seus seguidores

De nada adianta ter um conteúdo relevante que os seus seguidores adoram, se você não conseguir interagir com eles. Lembre-se, o intuito de ter um perfil do seu negócio no Instagram é justamente para se aproximar do seu público, e a melhor forma de fazer isso é conversando com eles.

Por isso, é essencial que você tenha uma pessoa da sua equipe que responda directs e comentários nos posts. Sem falar que os directs podem ser um excelente canal para os clientes contatarem a sua loja para tirar dúvidas. E, claro, se ele for bem atendido, as chances dele fechar negócio com você são muito maiores.

Além disso, essa interação te ajuda a conhecer melhor os seus clientes, saber o que eles pensam sobre a sua loja e a sua marca. Ou seja, te permitirá entregar exatamente aquilo que ele quer, mas sem esquecer da personalidade da sua marca, é claro!

Não se esqueça do offline

Claro que marcar presença no Instagram pode fazer toda a diferença para o seu negócio e você deve ter um planejamento para isso. Entretanto, você não pode se esquecer da sua loja física.

Muito pelo contrário, aproveite as redes para trazer os clientes para a sua loja. Assim, você terá mais chances de mostrar para ele o ambiente de compras, o atendimento da sua equipe de vendas e ele poderá ver os produtos de perto.

Por isso, invista em uma decoração que deixe o ambiente mais convidativo e represente a sua marca. Aproveite e implemente uma rádio indoor, com músicas que reforcem a sua marca ao mesmo tempo em que agradam aos clientes. Sem falar que ela pode te ajudar a criar um ambiente diferenciado durante as datas comemorativas do varejo, com trilhas sonoras feitas sob medida para cada uma delas.

Uma excelente forma de se fazer isso é com cupons de descontos válidos para a loja física apenas para os seus seguidores. Ou mesmo fazer lives mostrando a loja e deixando-os curiosos a respeito do ambiente de compras que eles encontrarão.

Pronto para marcar presença na internet e conquistar milhares de seguidores? Aproveite e acesse o nosso blog para conferir outras dicas de gestão para fazer a sua loja ser um grande sucesso.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

11 dicas para vender mais no Dia das Mães!

 Se você chegou até aqui é porque está interessado em conhecer algumas dicas para vender mais no Dia das Mães. Ela é uma das datas mais importantes do varejo, portanto, não pode passar batido.  Isso significa que a maioria dos consumidores comprará algo, nem que seja uma lembrancinha. Não é à toa que o…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Já ouviu falar em UGC? Não faz a menor ideia de como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar? Ou então tem dúvida se vale a pena mesmo investir nessa estratégia de marketing? Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber. O UCG faz parte do marketing de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Inteligência artificial no varejo: entenda como ela pode ser aplicada na área

A transformação digital no setor de varejo vem ocorrendo há anos. Aumentou a velocidade, a eficiência e a precisão em todos os ramos de negócio, graças, em grande parte, aos dados avançados e sistemas de análise preditiva que estão ajudando as empresas a tomar decisões orientadas por dados. Nenhuma dessas ideias seria possível sem a…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Veja 10 dicas de como apresentar novas ideias para o seu chefe!

Se você chegou até aqui é porque deve ter novas ideias, mas não sabe como apresentá-las para o seu chefe, certo? Então calma que a gente vai te ajudar com algumas dicas.  Ter proatividade é uma qualidade bem vista e bastante valorizada dentro do mundo corporativo. Afinal, pensar em ações para solucionar um problema, trazer…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Neuromarketing Aplicado para Atração e Retenção de Clientes

Aprenda como implementar estratégias de neuromarketing aplicado em seu empreendimento!

Por Nayara Santos em 01.05.2019

Conheça a importância e os impactos da Inteligência Artificial no varejo

Você já parou para pensar como a inteligência artificial (IA) pode revolucionar a forma como os varejistas criam campanhas de marketing? Se você está buscando maneiras de atrair novos clientes, aumentar as vendas e impulsionar o sucesso do seu negócio, então este artigo é para você!  Vamos explorar como a inteligência artificial está transformando o…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Decoração de Halloween para lojas: ideias para se inspirar

O Halloween está chegando e, com ele, uma excelente oportunidade para atrair clientes e aumentar as vendas na sua loja. Aliás, essa época do ano é perfeita para despertar a criatividade e envolver sua equipe na decoração do espaço, deixando a loja mais atrativa para os consumidores.  Mas, como fazer uma boa decoração sem correr…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Por que ter um calendário editorial para a equipe de marketing?

Você sabe por que ter um calendário editorial é importante para uma equipe ou profissional de marketing de uma empresa? Caso tenha alguma dúvida e ainda não adote essa estratégia no seu dia a dia, não se preocupe! O alcance de sucesso em marketing é algo que depende muito do planejamento eficiente. Ao praticar estratégias…

Por Nayara Santos em 20.12.2019

Como criar um briefing de anúncio?

Muito do sucesso da sua empresa de varejo depende da capacidade de fazer anúncios. Por isso, saber como criar um briefing é uma das etapas que podem interferir nos resultados que você. Afinal, é a partir dele que a campanha será criada. Ou seja, para conseguir ter anúncios bons, dentro do prazo desejado e sem…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos