Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como montar uma loja virtual no Instagram: 7 passos essenciais

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Você chegou até este artigo querendo saber como montar uma loja virtual no Instagram, uma das principais redes sociais para os brasileiros. E, podemos dizer que você está certo. Já que essa é uma tendência para o varejo e, quanto antes você conseguir se adaptar, melhor.

Ter uma loja virtual no Instagram é algo que você pode fazer para divulgar os seus produtos e se conectar com os seus clientes e sem precisar gastar muito. Ou seja, é a opção ideal para pequenas empresas ou para quem está começando no varejo.

Além disso, com uma loja no Instagram você poderá fazer postagens com o valor dos itens, adicionar links para a sua loja, ou até mesmo facilitar o trabalho dos micro influenciadores. Mas, como nós sabemos que muitos empreendedores têm dúvidas dos passos para fazer isso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber para montar uma loja virtual no Instagram. Confira!

Passos para montar a sua loja no Instagram

A primeira coisa que você precisa saber é que a sua loja virtual estará acessível pela página do perfil da sua loja. Ela tem um ícone que parece uma pequena bolsa e basta o usuário da rede clicar ali que ele é redirecionado para a sua loja. Tudo isso é feito dentro do Instagram, sem que o usuário precise abrir nenhuma aba do browser da internet.

Ainda, quando você fizer postagens com os produtos da sua loja, basta inserir o link direto para a loja. Assim, se o usuário se interessar, basta ele clicar no item desejado e será levado diretamente para a página do produto, com o preço. Confira agora os passos necessários para montar a sua loja virtual no Instagram.

1. Confira se você tem os requisitos mínimos

Antes de criar a sua loja, você precisa primeiro verificar se possui os requisitos mínimos para isso. De modo resumido, é necessário ter:

  • Um perfil comercial no Instagram;
  • Esse perfil precisa estar vinculado a uma fanpage no Facebook;
  • Um domínio;
  • Catálogo de produtos ou e-commerce no Facebook.

Esses passos são fundamentais para que você consiga fazer anúncios, incluir links nas postagens e atrair mais clientes para a sua loja.

2. Perfil comercial do Instagram

Se você já possui uma conta no Instagram e deseja que essa mesma conta seja utilizada para a sua empresa, então será necessário migrá-la para uma conta comercial. Caso você ainda não tenha nenhuma conta, ou vá abrir uma conta específica para a sua loja, então você deverá escolher o modo comercial.

Esse é um passo bastante simples, mas se você quiser fazer a migração as etapas são as seguintes:

  • Acesse as configurações do seu perfil no Instagram;
  • Clique em “Conta” e “Mudar para Conta Profissional”;
  • Selecione a opção que melhor descreve você, algumas opções são “criador de conteúdo”, “empresa”, dentre outros;
  • Selecione a categoria que melhor descreve o trabalho que você faz;
  • Selecione uma opção de exibição de perfil.

Aqui vale a pena ressaltar que, se você quiser atrair o maior número de clientes possível, é preciso ter um perfil público. Isso significa que as pessoas conseguirão ver as coisas que você posta, mesmo que elas não te sigam e você não as sigam de volta. Além disso, com uma conta pública, qualquer pessoa que ache interessante o perfil da sua loja e queira segui-lo poderá fazê-lo.


Fazer a sua marca se destacar é fundamental. Para isso, é preciso ter um bom trabalho de branding. Se você não sabe por onde começar, então confira o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável. 

3. Vincule sua conta do Instagram à sua página do Facebook

O próximo passo em como montar uma loja virtual no Instagram é vinculando a sua conta a uma página do Facebook. Essa também é uma etapa bastante simples e rápida de ser feita, você precisa apenas seguir os passos a seguir:

  • No seu perfil do Instagram selecione “Editar perfil”;
  • Clique em “Informações comerciais públicas” e selecione “Páginas”;
  • Escolha a qual página do Facebook você deseja conectar a sua conta comercial do Instagram;
  • O ideal é que a sua loja virtual tenha um perfil nas suas plataformas. Mas, caso você ainda não tenha uma conta no Facebook, então basta selecionar “Criar uma nova página no Facebook”.

4. Prepare o seu catálogo de produtos

Como qualquer outra loja online, a loja virtual do Instagram também precisa de um catálogo de produtos, e isso pode ser feito de duas formas. Na primeira delas você utilizará um gerenciador de catálogos. Neste caso, no Facebook você precisará selecionar a opção “Gerenciador de Comércio”, clicar em “Começar” e selecionar “Criar um catálogo”. Basta então incluir as informações dos produtos que serão comercializados.

A outra opção é utilizar uma plataforma de comércio eletrônico parceira. Neste caso, a página do Facebook deve ser integrada à plataforma de e-commerce. Algumas das plataformas que podem ser utilizadas são Shopify e BigCommerce.

5. Enviando a sua loja virtual para análise

Depois de seguir todos os passos anteriores, chegou o momento de enviar o seu catálogo de produtos para a análise no Instagram. Essa é uma etapa importantíssima para garantir que a sua loja virtual está seguindo todas as diretrizes e normas da plataforma. Esse processo geralmente leva alguns dias.

Essa análise pode ser solicitada clicando-se em “Configuração”, e em seguida em “Compras”. Siga o passo a passo que aparecerá no seu celular. A consulta ao status da análise também é feita no mesmo local. 

Da mesma forma, caso o Instagram precise de alguma informação adicional, você será notificado no seu perfil. Essa é uma solicitação que pode acontecer em diferentes casos, mas é comum que eles peçam a comprovação de que o site pertence à sua empresa.

6. Ativando a sua loja virtual no Instagram

Pronto, agora a sua loja virtual no Instagram foi aprovada, chegou o momento de ativá-la, ou seja, fazer a inauguração da sua loja virtual. Momento tão esperado e que já pode te ajudar a conquistar os primeiros clientes.

Para que tudo funcione bem, é preciso ativar o recurso “Comprar”, que fica em “Empresas” no menu “Configurações” da sua conta. Essa opção só fica disponível depois que a análise da sua conta foi concluída e aprovada.

Agora, basta selecionar qual catálogo de produtos você deseja conectar ao seu perfil e pronto! Basta escolher o mediador de pagamento e você está pronto para começar a vender. Aqui é essencial que você tenha uma boa estratégia de vendas online, para isso, temos um material exclusivo Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

7. Marque seus produtos nas publicações do Instagram

A última etapa para fazer a sua loja virtual no Instagram dar certo é marcar os produtos do seu catálogo nas fotos das publicações. Por exemplo, em uma loja de roupas, você pode marcar a calça e a camisa. 

Assim, quando o usuário da rede ver o produto e gostar, ele pode ser direcionado para a página do catálogo em que o produto está descrito. Vale a pena dizer que essas marcações podem ser feitas tanto no feed, quanto nos stories.

Não espere mais para montar a sua loja virtual no Instagram. Quer fazer a sua loja ser um grande sucesso? Então confira outros artigos no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como ser criativo no varejo? Confira essas 6 dicas!

Saber como ser criativo no varejo é extremamente importante para quem deseja conquistar melhores resultados. Com uma clientela que se torna cada vez mais ávida por novidades, a necessidade de buscar por inovação se torna maior — independentemente da área. Ao oferecer novas experiências aos consumidores, você não só se torna capaz de fidelizar aqueles…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

O que é Neuromarketing e Como Pode Impactar em Seus Resultados

Ao longo deste artigo você irá aprender todos os segredos de quem mais entende sobre o assunto. Aprenda o que é neuromarketing!

Por Nayara Santos em 26.06.2019

5 dicas para aumentar as vendas no varejo

Dicas para aumentar as vendas Dicas para aumentar as vendas: muitas vezes o seu produto é bom, mas as vendas no varejo não estão dentro do esperado. Nesses momentos, não é preciso se desesperar. São vários os fatores que podem influenciar nesse resultado e, justamente por isso, também existem diversas medidas que podem ser tomadas…

Por Nayara Santos em 09.03.2016

Eficácia e eficiência: entenda as diferenças

Existem vários conceitos usados na administração que são absorvidos na linguagem do dia a dia, mas que quase sempre são usados de forma incorreta. Isso, por sua vez, leva a várias interpretações e conclusões erradas. Dois bons exemplos disso são os conceitos de eficácia e eficiência, duas palavras usadas com bastante frequência, mas que dificilmente…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Mercado varejista: 6 características importantes sobre o assunto

 O mercado varejista, ou simplesmente varejo, é o setor que atende diretamente o consumidor final, ou seja, geralmente pequenas quantidades de produtos são vendidos. Diferentemente do atacado, no qual são negociadas grandes quantidades de produtos destinados à revenda para outros comerciantes, geralmente varejistas. Em resumo, os varejistas compram produtos no atacado para revender no…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Varejo 4.0: entenda a influência do mundo digital nesse conceito!

O mundo digital é o oxigênio do Varejo 4.0. Entretanto, ainda que a tecnologia seja o grande destaque nos eventos e lojas modelo, é a experiência do cliente, ou seja o customer experience, o verdadeiro foco dessa revolução no atendimento ao consumidor. O varejo nunca mudou tanto quanto nas últimas décadas. Produtos e serviços que…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Erros em administração de loja: saiba como contorná-los

Você sabe onde se encontram os problemas mais espinhosos de uma empresa, qualquer que seja seu segmento? Se pensou na administração, você está certo! É a partir desse setor que todos os outros atuam, então se há erros em administração de loja, é inevitável que eles repercutam em todas as equipes e podem até causar…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Como Rihanna fez a Fenty Beauty ser tendência na indústria da beleza?

Com certeza você já ouviu falar da cantora Rihanna, certo? Ela está sempre no topo das paradas, com sua voz única e músicas dançantes que sempre marcam época. Mas acredite: mais do que uma grande artista, ela também é uma mulher empoderada, com uma incrível visão empreendedora e muita desenvoltura para os negócios. Não é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

34 frases de Feliz Natal para se inspirar

Conhecer as frases certas de Feliz Natal pode te ajudar a fidelizar os clientes e até mesmo a aumentar as vendas da sua loja. Afinal esse é um momento em que as pessoas estão abertas e buscam a harmonia com os amigos, familiares e conhecidos. Por isso, pequenos gestos podem deixar uma boa impressão na…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos