Por Nayara Santos em 17.06.2020

Como ser criativo no varejo? Confira essas 6 dicas!

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Saber como ser criativo no varejo é extremamente importante para quem deseja conquistar melhores resultados. Com uma clientela que se torna cada vez mais ávida por novidades, a necessidade de buscar por inovação se torna maior — independentemente da área. Ao oferecer novas experiências aos consumidores, você não só se torna capaz de fidelizar aqueles que já conhecem o atendimento, como, também, atrai novos clientes.

Se você deseja entender como é possível aprimorar a imagem do seu negócio, não deixe de continuar lendo este artigo e de conferir essas dicas!

1. Investir em ferramentas que contribuem para propor coisas novas

A transformação digital chegou em todos os setores e áreas. Ela trouxe uma demanda por atenção da parte de gestores e líderes para temas como automação, centralização e tecnologia. Existem diversas ferramentas capazes de auxiliar na tomada de decisão das empresas. Seu uso adequado motiva a equipe a propor coisas novas constantemente.

Um exemplo de inovação que tem mudado o varejo é a proposta da rádio indoor. Esse tipo de serviço permite a criação de playlists personalizadas para dar o tom certo para cada loja, fazendo com que os clientes se sintam devidamente habituados ao espaço. Ao estarem confortáveis, é possível que os consumidores:

  • diminuam sua pressa para deixar o espaço;
  • se engajem com os atendentes;
  • olhem os itens à venda com maior atenção;
  • desejem interagir com o espaço, de forma geral etc.

Usar a trilha sonora certa é capaz de contribuir para a melhoria dos resultados e da experiência de compra. Existem profissionais especializados no assunto e que são capazes de auxiliar na escolha ideal para você.

2. Fazer benchmarking

Você já ouviu falar do benchmarking? Essa técnica é extremamente útil para quem deseja saber como ser criativo no varejo. Para promover melhorias em seu negócio, ela usa a ideia de que a concorrência é sua melhor amiga. Sua execução propõe a análise do que os concorrentes estão fazendo, como estão engajando seus consumidores e quais novidades trouxeram à tona nos últimos tempos.


Usar o benchmarking não significa, é claro, que você deva copiar seus concorrentes. Porém, nada impede que eles sirvam de inspiração para uma nova ação ou uma proposta diferenciada capaz de aproximar seus clientes de você! Se possível, trabalhe com dados e envolva toda a equipe nas novas decisões.

3. Buscar por referências em outros setores

Apesar de o benchmarking ser uma excelente estratégia de aproximação às novidades, a inspiração não é encontrada apenas em sua área. Diversos outros setores são capazes de oferecerem referências interessantes e elevar a qualidade de suas vendas. É, inclusive, justamente a junção de algumas ideias que não pareciam ter relação alguma que fazem com se torne simples entender como ser criativo no varejo.

4. Oferecer liberdade aos seus colaboradores

Mentes criativas precisam de espaço para produção. Se você não ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, certamente perderá interessantes oportunidades. É importante que os espaços sejam livres para sugestões e propostas — e que sua equipe seja estimulada a deixar sugestões.

Caso não deseje fazê-lo diretamente, abra uma caixinha de sugestões e marque reuniões periódicas para que elas sejam discutidas. Quem sabe o que surgirá dessas sessões de brainstorming, certo?

5. Coletar feedbacks

Como muitas pessoas sabem, o cliente é o termômetro ideal para medir o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, ele também é parte fundamental do processo de inspiração de quem busca saber como ser criativo no varejo. Seus feedbacks são muito mais valiosos do que você imagina! Eles são capazes de elevar a qualidade dos serviços e de promover inovação.

É interessante ter uma equipe dedicada apenas a isso. Se possível, selecione profissionais que ficarão responsáveis por acompanhar o que está sendo dito e qual é a imagem da sua empresa em:

  • redes sociais;
  • fóruns;
  • avaliações em outros sites;
  • Google etc.

Ao saber o que falta em sua loja e o que seus clientes estão pedindo, será mais simples colocar novas ideias em prática e tratar seu público da forma que ele deseja. Finalmente, realizar pesquisas de satisfação também tende a ajudar nesse sentido. Elas permitem que sua loja seja avaliada com maior facilidade e que as pessoas se sintam abertas a dizer o que pensam de seus serviços. Elas também facilitam o processo de coleta de feedback.

6. Mensurar

Uma das formas de se tornar criativo é, acredite ou não, implementar uma cultura data centric (focada em dados) no varejo. Ao compreender, por meio de informações precisas e documentadas, qual é o cenário enfrentado, a comunicação se amplia. Se você e seus colaboradores, por exemplo, perceberem gargalos na entrega de produtos, serão capazes de focar seus esforços apenas nessa área até encontrar uma solução criativa e que estimule melhorias.

O mesmo pode ser feito em todos os outros setores que não estiverem alinhados. Basta utilizar as devidas métricas para seu negócio e contar com os KPIs adequados.

Entender como ser criativo no varejo vai além de dons e sorte. É preciso se organizar, alinhar sua equipe, capacitá-la, manter o espaço aberto para novas ideias e trabalhar com dados. Ao unir essas dicas com a implementação de ferramentas que trazem novidades, é muito provável que seus clientes se engajem ainda mais com seu negócio e, como consequência, que seus resultados melhorem amplamente.

Se você gostou das dicas oferecidas neste artigo, não deixe de conferir novidades que tendem a dar início à sua jornada rumo à criatividade. Entenda como a mídia indoor pode alavancar o sucesso de sua loja de varejo!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como Captar Clientes Fiéis para a Minha Loja de Varejo?

Um dos maiores desafios dos varejistas está em como captar clientes e fidelizá-los. Muitas vezes capricha-se na estrutura e ofertas, mas existem alguns detalhes que fazem a diferença. O diferencial que você estava buscando para o seu negócio pode estar em pequenas mudanças da rotina da loja. Seja no atendimento ou no relacionamento com o…

Por Nayara Santos em 28.12.2018

Marketing para loja de móveis planejados: 3 ações essenciais

Ter boas estratégias de marketing para a sua loja de móveis planejados te ajudará a atrair clientes, aumentar as vendas e fidelizá-los. Entretanto, muitos varejistas têm problemas em preparar uma estratégia boa, ou mesmo quais ações devem ser realizadas. Neste caso, o segredo é conhecer diferentes estratégicas e quando elas podem ser utilizadas. Desta forma…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

5 ideias para divulgação de eventos, confira

Procurar ideias para fazer a divulgação do evento da sua loja faz parte do planejamento, sendo, inclusive, uma etapa crucial para garantir o sucesso da ação e atrair um grande público. Mas, com tantas formas diferentes de divulgação, pode ser complicado saber qual delas é a melhor para a sua loja. Por isso, você deve…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

4 ideias de como aumentar suas vendas com criatividade

É natural que você, gestor do varejo, busque formas de aumentar as suas vendas com criatividade. Afinal, você quer que a sua loja e a sua marca se destaquem da concorrência e atraiam mais a atenção do cliente. Neste momento, ser criativo pode ser um grande diferencial e trazer uma vantagem competitiva para as suas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Coquetel de inauguração de loja: 6 dicas de como organizar

Muitas lojas optam por oferecer um coquetel aos clientes na inauguração da loja. Esse coquetel pode ser oferecido para os clientes mais antigos e fiéis da loja, ser um evento com venda de ingressos ou mesmo para as pessoas mais próximas, como funcionários e potenciais fornecedores e parceiros.  Tudo vai depender do valor disponível para…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

O que é Smarketing e como essa estratégia pode agregar?

O termo smarketing descreve o ecossistema no qual marketing e vendas convivem cercados e fortalecidos por uma estratégia de intensa integração e mensuração de resultados. O smarketing representa a realidade de empresas campeãs, que conseguiram realizar acordos eficientes entre estas duas áreas e reposicionar seu funil de vendas, de acordo com as novas responsabilidades assumidas…

Por Nayara Santos em 16.08.2016

6 dicas para ter uma comunicação assertiva no seu negócio!

Quando uma empresa possui uma comunicação assertiva, ela conseguirá atrair clientes, fidelizá-los e até mesmo reforçar a identidade da sua. Ao longo da jornada de compras do cliente a comunicação pode ser feita em diferentes momentos e em diferentes formas e, cada uma dessas etapas possui as suas particularidades. Por isso, entender o que é…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

30 textos de propaganda para a Cyber Monday, se inspire!

Já sabe quais textos de propaganda vai utilizar para atrair mais clientes para o seu site nesta Cyber Monday? Se ainda não tem ideia ou está à procura de inspiração para criar os seus textos, então a gente vai te ajudar. A Cyber Monday é a próxima segunda-feira depois da Black Friday. Ao contrário do…

Por Nayara Santos em 11.09.2024

Guia completo franchising: tudo para você escolher a franquia certa

O franchising é um modelo de negócio que tem apresentado importante crescimento e impacto positivo na economia do país. Principalmente se tratando do setor varejista, essa é uma estratégia de expansão que tem ignorado as crises e oscilações econômicas, já que vem apresentando importante crescimento tanto na quantidade de redes sendo abertas quanto no faturamento.…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos