Saber como ser criativo no varejo é extremamente importante para quem deseja conquistar melhores resultados. Com uma clientela que se torna cada vez mais ávida por novidades, a necessidade de buscar por inovação se torna maior — independentemente da área. Ao oferecer novas experiências aos consumidores, você não só se torna capaz de fidelizar aqueles que já conhecem o atendimento, como, também, atrai novos clientes.
Se você deseja entender como é possível aprimorar a imagem do seu negócio, não deixe de continuar lendo este artigo e de conferir essas dicas!
1. Investir em ferramentas que contribuem para propor coisas novas
A transformação digital chegou em todos os setores e áreas. Ela trouxe uma demanda por atenção da parte de gestores e líderes para temas como automação, centralização e tecnologia. Existem diversas ferramentas capazes de auxiliar na tomada de decisão das empresas. Seu uso adequado motiva a equipe a propor coisas novas constantemente.
Um exemplo de inovação que tem mudado o varejo é a proposta da rádio indoor. Esse tipo de serviço permite a criação de playlists personalizadas para dar o tom certo para cada loja, fazendo com que os clientes se sintam devidamente habituados ao espaço. Ao estarem confortáveis, é possível que os consumidores:
- diminuam sua pressa para deixar o espaço;
- se engajem com os atendentes;
- olhem os itens à venda com maior atenção;
- desejem interagir com o espaço, de forma geral etc.
Usar a trilha sonora certa é capaz de contribuir para a melhoria dos resultados e da experiência de compra. Existem profissionais especializados no assunto e que são capazes de auxiliar na escolha ideal para você.
2. Fazer benchmarking
Você já ouviu falar do benchmarking? Essa técnica é extremamente útil para quem deseja saber como ser criativo no varejo. Para promover melhorias em seu negócio, ela usa a ideia de que a concorrência é sua melhor amiga. Sua execução propõe a análise do que os concorrentes estão fazendo, como estão engajando seus consumidores e quais novidades trouxeram à tona nos últimos tempos.
Usar o benchmarking não significa, é claro, que você deva copiar seus concorrentes. Porém, nada impede que eles sirvam de inspiração para uma nova ação ou uma proposta diferenciada capaz de aproximar seus clientes de você! Se possível, trabalhe com dados e envolva toda a equipe nas novas decisões.
3. Buscar por referências em outros setores
Apesar de o benchmarking ser uma excelente estratégia de aproximação às novidades, a inspiração não é encontrada apenas em sua área. Diversos outros setores são capazes de oferecerem referências interessantes e elevar a qualidade de suas vendas. É, inclusive, justamente a junção de algumas ideias que não pareciam ter relação alguma que fazem com se torne simples entender como ser criativo no varejo.
4. Oferecer liberdade aos seus colaboradores
Mentes criativas precisam de espaço para produção. Se você não ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, certamente perderá interessantes oportunidades. É importante que os espaços sejam livres para sugestões e propostas — e que sua equipe seja estimulada a deixar sugestões.
Caso não deseje fazê-lo diretamente, abra uma caixinha de sugestões e marque reuniões periódicas para que elas sejam discutidas. Quem sabe o que surgirá dessas sessões de brainstorming, certo?
5. Coletar feedbacks
Como muitas pessoas sabem, o cliente é o termômetro ideal para medir o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, ele também é parte fundamental do processo de inspiração de quem busca saber como ser criativo no varejo. Seus feedbacks são muito mais valiosos do que você imagina! Eles são capazes de elevar a qualidade dos serviços e de promover inovação.
É interessante ter uma equipe dedicada apenas a isso. Se possível, selecione profissionais que ficarão responsáveis por acompanhar o que está sendo dito e qual é a imagem da sua empresa em:
- redes sociais;
- fóruns;
- avaliações em outros sites;
- Google etc.
Ao saber o que falta em sua loja e o que seus clientes estão pedindo, será mais simples colocar novas ideias em prática e tratar seu público da forma que ele deseja. Finalmente, realizar pesquisas de satisfação também tende a ajudar nesse sentido. Elas permitem que sua loja seja avaliada com maior facilidade e que as pessoas se sintam abertas a dizer o que pensam de seus serviços. Elas também facilitam o processo de coleta de feedback.
6. Mensurar
Uma das formas de se tornar criativo é, acredite ou não, implementar uma cultura data centric (focada em dados) no varejo. Ao compreender, por meio de informações precisas e documentadas, qual é o cenário enfrentado, a comunicação se amplia. Se você e seus colaboradores, por exemplo, perceberem gargalos na entrega de produtos, serão capazes de focar seus esforços apenas nessa área até encontrar uma solução criativa e que estimule melhorias.
O mesmo pode ser feito em todos os outros setores que não estiverem alinhados. Basta utilizar as devidas métricas para seu negócio e contar com os KPIs adequados.
Entender como ser criativo no varejo vai além de dons e sorte. É preciso se organizar, alinhar sua equipe, capacitá-la, manter o espaço aberto para novas ideias e trabalhar com dados. Ao unir essas dicas com a implementação de ferramentas que trazem novidades, é muito provável que seus clientes se engajem ainda mais com seu negócio e, como consequência, que seus resultados melhorem amplamente.
Se você gostou das dicas oferecidas neste artigo, não deixe de conferir novidades que tendem a dar início à sua jornada rumo à criatividade. Entenda como a mídia indoor pode alavancar o sucesso de sua loja de varejo!
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