Por Nayara Santos em 09.03.2016

5 dicas para aumentar as vendas no varejo

Por Nayara Santos em 09.03.2016

Dicas para aumentar as vendas

Dicas para aumentar as vendas: muitas vezes o seu produto é bom, mas as vendas no varejo não estão dentro do esperado. Nesses momentos, não é preciso se desesperar. São vários os fatores que podem influenciar nesse resultado e, justamente por isso, também existem diversas medidas que podem ser tomadas para aumentar as vendas. Trouxemos algumas d

elas no post de hoje; continue lendo e descubra como melhorar seus resultados!

Usar músicas para melhorar o ambiente

Melhorar a experiência do cliente, o customer experience, quando ele está na loja é uma boa maneira de deixá-lo mais inclinado a comprar — e uma ótima forma de fazer isso é por meio da música.

Na escolha da trilha sonora para sua loja, considere o tipo de cliente que ela atrai e qual é o produto vendido para selecionar músicas condizentes com o ambiente que você quer criar. Um público mais jovem se sentirá atraído por tipos de música diferentes daqueles que vão agradar, por exemplo, adultos com mais de 60 anos.

Cuidado também para não espantar os consumidores: colocar música alta demais pode levar a uma experiência negativa, gerando incômodo e, consequentemente, vontade de sair da loja o mais rápido possível.

Avaliar a estratégia de precificação

Ter bom senso na hora de definir os valores de venda dos produtos é essencial. Pense em quem é o seu público-alvo, qual é o poder aquisitivo de quem transita pela região, qual é qualidade do seu produto e, é claro, quais são os custos que da empresa. Afinal, não adianta abaixar demais os preços para aumentar as vendas e sacrificar a lucratividade.

Investir no visual da loja

Uma loja bonita, com certeza, vai ser chamativa para os consumidores. Por isso, utilizar técnicas de iluminação, de posicionamento dos produtos e de design de interiores é uma maneira de fazer com que o cliente entre na sua loja.

Vale lembrar que, uma vez lá dentro, é essencial que o consumidor consiga encontrar os produtos que procura e as informações sobre eles. Ou seja: tão importante quanto ter uma loja bonita é que ela seja organizada.

Planejar e mensurar as estratégias de marketing

Investir em marketing é importantíssimo para aumentar as receitas de uma empresa, mas isso não deve ser feito sem um foco bem definido. As ações de marketing devem vir atreladas a objetivos numéricos e, uma vez executadas, devem ter seus resultados medidos.

Com isso, você poderá verificar se as metas traçadas anteriormente foram atingidas e, dessa forma, conseguirá saber quais estratégias dão mais ou menos certo. Dessa forma os investimentos são otimizados e é possível fazer melhorias contínuas nas próximas campanhas de varejo.

Usar técnicas de fidelização

O trabalho não termina com a conclusão da compra, pois quem já comprou na sua loja e já conhece seus produtos, se estiver satisfeito, pode retornar — e é mais barato fidelizar um cliente já adquirido do que investir na conquista de novos.

Além de um bom atendimento, você pode usar técnicas como enviar e-mail marketing com ofertas ou oferecer brindes e descontos em datas comemorativas para nutrir o relacionamento com o cliente no pós-venda. Por isso, não deixe de coletar as informações de contato dos seus clientes e utilizá-las na fidelização.

E então, viu que as vendas no varejo podem ser melhoradas com algumas medidas simples? E você, está preparado para aumentar as vendas? Comece já a colocar essas e outras estratégias em prática! E se quer saber mais sobre a experiência de compra no varejo, confira o post que preparamos em nosso blog!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa

 Você possui um plano de marketing para a sua loja de roupas? Se você respondeu não para essa pergunta então possui um problema grave. Isso porque, o marketing é essencial para todo tipo de negócio, já que é ele que é o responsável por te ajudar a dar visibilidade à marca, atrair e fidelizar…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Pdv criativo para o Natal: 6 dicas de como fazer

O Natal é uma das épocas mais aguardadas pelos varejistas, representando um dos momentos mais importantes no calendário do varejo. Durante esse período, a concorrência no mercado é acirrada, e as expectativas dos consumidores estão mais elevadas do que nunca.  Como as opções também são muitas, é essencial encontrar formas de se destacar neste período.…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

O que é e como aproveitar a Semana do Brasil no varejo?

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no varejo, mas que tem se mostrado uma excelente oportunidade para a economia nacional. Criada com o objetivo de aquecer as vendas em um período de vendas tradicionalmente mais fraco, ela proporciona aos varejistas a chance de se destacar no mercado e atrair novos clientes.  Por…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

20 textos prontos para vender mais no outono, se inspire!

Já escolheu os textos prontos que irá utilizar na campanha de outono da sua loja para conseguir vender mais? Então aproveite este artigo com dicas incríveis para você aproveitar e divulgar a sua empresa. Vender bem o ano todo é essencial para qualquer loja do varejo. Entretanto, preparar campanhas para cada estação do ano pode…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Frases para loja infantil: 25 exemplos para se inspirar

Comunicar-se de forma efetiva com os clientes é um desafio enfrentado por muitos gestores do varejo. Isso é especialmente verdade quando se trata de criar frases para divulgar a sua marca, atrair clientes, anunciar promoções e eventos. Afinal, as frases certas te ajudam com tudo isso e ainda fazem com que os consumidores conheçam melhor…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

Ações de Endomarketing que ampliarão os resultados do seu negócio!

Desenvolver ações de endomarketing é importante para as empresas de todos os segmentos. No comércio varejista não é diferente e as lojas devem criar meios para que os seus funcionários estejam sempre motivados para o exercício de suas funções. Apenas com colaboradores motivados é que se consegue ter uma campanha de varejo de sucesso, por…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Como fazer o lançamento da coleção de outono: 4 ideias para se inspirar

A cada nova coleção lançada há sempre uma expectativa no ar para recriar as sensações pensadas quando cada item foi idealizado. No caso das coleções de outono geralmente queremos trazer o aconchego, a intimidade e o ar mais fresco da estação. Por isso, é comum que os gestores do varejo pensem e planejem a decoração…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

O que significa Trade Marketing? Descubra o conceito aqui

Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto que falamos que 70% das decisões de compra acontecem dentro do PDV (Ponto de Vendas). Isso é um fato identificado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (Point of Purchase Advertising Institute). É por causa desse comportamento do consumidor que a área de Trade Marketing vem crescendo cada vez…

Por Nayara Santos em 29.07.2020

O que é mídia indoor? Descubra tudo aqui

Nos dias de hoje, quanto mais estímulos atrativos um consumidor tiver, maior será o seu interesse pelo que você tem a oferecer. Compreender o que é mídia indoor e implementá-la em sua loja de varejo é uma excelente ideia para impulsionar sua vendas, por exemplo. Além, é claro, de fidelizar os clientes que já tem.…

Por Nayara Santos em 29.07.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos