Por Nayara Santos em 21.06.2022

Como atrair clientes para a minha loja? Confira 8 passos

Por Nayara Santos em 21.06.2022

  1. Invista em ações de relacionamento
  2. Atualize as estratégias de captação
  3. Melhore a experiência de compra
  4. Faça campanhas virais
  5. Invista no marketing de influência
  6. Crie programas de fidelização
  7. Capriche na decoração da vitrine

Para se manter ou crescer no mercado, todo lojista deve saber tanto como atrair clientes novos, quanto os que já conhecem a sua loja. Afinal, não é porque eles já conhecem e compram com você que irão fazer isso sempre. Entretanto, como é possível fazer isso nos dias de hoje, com concorrentes físicos e digitais, além de consumidores cada vez mais exigentes?

De fato, esse é um grande desafio. Mas há algumas ações modernas que podem facilitar esse processo na hora de alcançar a tão desejada fidelização. O grande segredo está em construir um relacionamento de confiança com a audiência e valorizar a experiência de compras, seja a curto ou a longo prazo.

Quer saber mais? Neste artigo traremos todas as ferramentas que você precisa para conseguir se destacar da concorrência e aumentar as vendas. Boa leitura!

Ações para clientes para a minha loja

Lembre-se que, quanto mais formas de atrair cliente você conhece, mais ferramentas para fazer isso você terá, sem falar que também te permite escolher aquela que melhor se adequa à sua empresa e aos seus objetivos. A seguir, apresentaremos algumas das principais formas de se fazer isso. Confira e escolha qual implementar na sua loja!

1. Invista em ações de relacionamento

Além de oferecer um bom atendimento, comércios de todos os segmentos já perceberam uma nova tendência para atrair as pessoas ao ir além do contato comercial. Isso está acontecendo porque os clientes estão em busca de marcas com as quais eles se identificam.

Ou seja, eles querem conhecer os valores das marcas e qual o posicionamento diante de acontecimentos da atualidade. Por isso, é essencial deixar isso claro no seu site, nas suas redes sociais e em qualquer outra forma de comunicação com o cliente que a sua empresa faça.

Outro ponto dessa mudança de comportamento do consumidor é que ele está em busca de mais do que promoções, ele quer dicas de como cuidar dos produtos adquiridos, como utilizá-lo melhor, ou qualquer outro conteúdo relevante que seja relacionado com a sua área de atuação. Para isso, invista na produção de conteúdo realmente útil para os seus clientes.

Outra forma de melhorar o relacionamento com o cliente é promovendo algum tipo de entretenimento. Isso pode ser feito através da criação de eventos temáticos que tenham como foco datas comemorativas do varejo, ou que sejam relacionados aos produtos vendidos e à identidade da sua marca.

Temos um artigo com 7 cases de sucesso de marketing de experiência para você se inspirar. 

2. Atualize as estratégias de captação

O comportamento do consumidor mudou. Diante disso, as estratégias antigas já não têm resultados tão positivos quanto antes. Atualmente, uma das melhores dicas de como atrair clientes novos é aumentar o alcance da sua marca e, assim, fazer os compradores buscarem os seus produtos.

Uma ótima forma de conseguir isso é por meio do marketing digital. Com técnicas de SEO, o seu site pode aparecer não apenas nas primeiras páginas do Google, mas até mesmo nas primeiras posições. Isso é capaz de aumentar consideravelmente a visibilidade da loja. 

Agora, ao usar o Inbound Marketing, o consumidor é quem procura o seu negócio. Com anúncios online você consegue ampliar as vendas de um item específico e há muito mais a ser explorado. Aproveite que as redes sociais e o próprio Google Ads permitem uma boa segmentação de quem verá o seu anúncio.


Desta forma, você pode criar anúncios diferentes para cada público-alvo, bem como tornar as suas campanhas certeiras e fazer com que elas tenham melhor conversão. Aproveite que o brasileiro passa cerca de quatro horas por dia só no smartphone e invista nessa estratégia para atrair clientes para a sua loja. Deixar a sua loja fora desse universo digital é praticamente abrir mão de inúmeras vendas. Pense nisso!

3. Melhore a experiência de compras

De nada adianta você atrair mais clientes para a sua loja se a experiência de compras for ruim. Isso fará com que eles não voltem mais e ainda sejam detratores da sua marca para amigos e familiares. 

Por isso, investir em formas de melhorar a experiência de compra é uma medida muito eficiente tanto na hora de atrair o público quanto para ressaltar os diferenciais da sua marca. Essa estratégia é muito recomendada para quem deseja fidelizar clientes, mas ela consegue bem mais do que isso. Uma boa experiência de compra pode:

  • Agradar os atuais compradores;
  • Contribuir com a identidade da loja;
  • Estimular a memória sensorial do cliente;
  • Criar uma conexão emocional entre marca e consumidor;
  • Gerar recomendações (a resposta para como atrair clientes novos).

Veja a seguir como melhorar a experiência de compras para conseguir atrair clientes.

Coloque música na loja

Uma das formas mais eficientes de melhorar a experiência do consumidor é ter música ambiente. Com a trilha sonora certa, criada especificamente para o seu negócio, 31% dos consumidores voltam a visitar a loja e 21% a recomendam para amigos, de acordo com pesquisa realizada na Suécia.

Ademais, a música certa aumenta o tempo de permanência das pessoas no estabelecimento e proporciona diversos outros benefícios para o negócio. Diante disso, imagine conseguir aumentar em cerca de 20% o seu número de clientes. É ou não é uma boa tática? Confira o nosso material gratuito para saber como a música pode influenciar a sua loja e todos os resultados positivos que você pode colher.

Mas, para que essa estratégia funcione é importante que você fique atento à seleção de músicas da sua playlist. Ao mesmo tempo que ela deve ser feita pensando no gosto musical do seu cliente, ela também precisa refletir a identidade da sua marca.

Por mais que essa pareça uma estratégia simples, é preciso ficar atento para não errar. Um dos erros mais comuns é não prestar atenção às músicas que serão reproduzidas na loja, ou deixar a escolha por conta dos vendedores. Assim, você corre o risco de acabar com uma trilha sonora que não combina com o seu cliente ou com a sua loja.

E, da mesma forma que você pode aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, ou vender mais, se a música for ruim, cerca de 44% dos clientes vão embora sem levar nada. Aproveite e confira o nosso Guia completo de como escolher a playlist certa para a sua loja.

Treine os vendedores

Agora que você já conseguiu deixar o ambiente da loja diferenciado com a música, então você vai poder continuar aproveitando a maré positiva. Para isso é essencial ficar de olho também em outros pontos que saltam aos olhos dos compradores, e aqui estamos falando sobre o preparo dos vendedores e de todos os funcionários que têm contato com o público.

Afinal de contas, de nada adianta fazer boas vendas de um novo produto se o consumidor não voltar a comprar com sua marca. Mesmo que alguém entre na loja só para pedir uma informação, o atendimento deve ser impecável, já que o primeiro contato faz muita diferença nos resultados. Lembre-se, a primeira impressão é que fica.

Em um momento como esse, torna-se indispensável pensar a longo prazo. Pois, apesar de não fechar uma venda de primeira, o consumidor vai se lembrar da cordialidade do colaborador quando tomar uma decisão de compra. Ou seja, o grande segredo está em investir em um padrão de qualidade que se destaque do serviço da concorrência.

4. Faça campanhas virais

Hoje em dia, quem não está na internet, certamente, acaba perdendo dinheiro. Isso porque a maioria das empresas se comunica com seu público por meio das mídias digitais. O diferencial, nesse caso, está em quem conhece o perfil dos consumidores e sabe atraí-los de maneira eficiente em uma verdadeira jornada de compras.

Esse processo costuma apresentar um excelente custo-benefício, pois os investimentos iniciais no universo digital costumam ser menores do que com a publicidade tradicional de modo geral. Sem contar que ao se dedicar a esse formato, fica muito mais simples compreender o que mais agrada os seguidores, os produtos mais disputados e criar um conceito de proximidade.

Uma boa dica, nesse caso, é criar conteúdos virais. Sim! Ao se popularizar na internet, sua loja acaba sendo mais procurada de maneira imediata. O marketing social se mostra como uma excelente ferramenta capaz de melhorar os resultados. Sem falar que o próprio algoritmo das redes sociais pode acabar indicando o perfil da sua marca para seguidores que consomem esse tipo de conteúdo.

Basta dar uma olhada rápida na internet para notar que ao apoiar uma causa, por exemplo, a campanha desenvolvida apresenta o potencial de alcançar muito mais pessoas do que o previsto inicialmente. Esse é o chamado marketing social e, se a sua empresa possui esse valor ou esse tipo de perfil, então talvez valha a pena investir nesse tipo de estratégia.

Neste caso, você deve estudar os interesses da audiência e colocar em prática ações que possam ser compartilhadas nas redes sociais. Veja, a seguir, algumas sugestões:

  • Doações para instituições carentes em determinado valor de compra;
  • Brindes que enaltecem a autoestima dos consumidores;
  • Descontos casados com eventos culturais;
  • Ajuda a instituições defensoras dos animais;
  • Conscientização em campanhas de saúde.

5. Invista no marketing de influência

O marketing de influência é uma das principais tendências do mercado. Todo o procedimento consiste em usar a credibilidade de pessoas que trabalham com a produção de conteúdo na internet para transmitir os valores e os serviços de sua marca.

Com a ascensão meteórica dos canais no Youtube e os posts pagos no Instagram, usar esse método é uma forma de segmentar o público e ainda trazer um ar de modernidade ao negócio. O que precisa ser levado em consideração, no entanto, está nos objetivos que a empresa deseja atingir.

Quando se trata de trazer mais pessoas para a compra na loja física é importante criar uma estratégia que direcione a audiência corretamente. Afinal de contas, ao lidar com a divulgação digital, é indispensável focar em usar o ponto de vendas como principal atrativo.

A expansão do conhecimento sobre as vantagens do seu negócio acontece por meio da soma de curtidas, comentários e compartilhamentos. Pode até parecer exagero em primeiro momento, mas ao conhecer o potencial de encontrar o meio certo de se comunicar na internet com os seguidores, as diferenças serão muito significativas no crescimento das vendas.

E essa proposta tem potencial para ir além dos influenciadores digitais. O próprio líder do negócio, por exemplo, pode se tornar um rosto associado à confiança da marca. Esse tipo de projeto consiste em se aproximar do público de maneira correta e por meio de um estudo detalhado de persona. Ao identificar os reais interesses, as brechas deixadas pela concorrência e as vantagens do produto oferecido, encontrar um formato que tenha impacto se torna mais simples e muito mais alinhado.

Vale ainda ressaltar que, quando a sua marca ou produto é divulgado por algum usuário que realmente conhece e compra na sua loja, a divulgação se torna ainda mais relevante. Afinal, essa é uma pessoa que utiliza os seus produtos e serviços e sabe o que a sua marca tem para oferecer.

Estratégia de baixo investimento que funciona

Como citamos anteriormente, usar ações dentro do universo online é uma maneira de alcançar uma grande quantidade de clientes e que requer, geralmente, um baixo investimento. Diante disso, esse formato pode se transformar em um grande diferencial competitivo. Com isso, sua marca consegue direcionar os valores do marketing para outros setores e melhorar ainda mais os produtos oferecidos.

Ao mensurar o feedback obtido com esse relacionamento mais próximo, o trabalho em todas as etapas de produção e atendimento se constituem de maneira personalizada. Outro ponto que deve ser explorado é que muitas pessoas pensam que investir em marketing segmentado funciona apenas para quem tem um negócio de grande porte.

Nada disso! Qualquer marca que deseja crescer dentro de um conceito positivo pode adotar ideias conforme suas possibilidades. Para isso, saiba que sempre será possível montar uma estratégia dentro de seu orçamento com foco nos interesses do seu público. O diferencial não está no quanto cada marca gasta e sim no quanto ela conhece seu consumidor para surpreendê-lo na medida certa.

Audiência engajada

O desejo de toda empresa é atrair uma audiência que seja engajada com a proposta de seu negócio. Dessa maneira, ao apostar em diferentes tipos de marketing, como o social e o de influência, o consumidor passa a ser um propagador genuíno de sua marca.

Isso acontece porque, por se identificar com os valores apresentados, a participação frequente serve como um termômetro que ajuda a moldar as decisões de planejamento. Por exemplo, quando existe um engajamento verdadeiro, o valor agregado ao produto se mostra um diferencial.

Valor agregado

Mesmo que a concorrência ofereça promoções com preços relâmpagos, se o cliente for fiel e conhecer a qualidade de sua loja, ele vai preferir pagar o preço cheio cobrado por conta da confiança firmada.

Outra questão está na possibilidade de atrair potenciais clientes muito mais qualificados. Na prática, nem todo mundo que tem contato com a marca é um consumidor em um primeiro momento.

Por conta disso, você deve ter atenção especial com o momento da tomada de ação. Pense em como é feita a apresentação da marca e trabalhe para que cada etapa da jornada de compra seja interessante conforme o ponto de vista da audiência.

6. Programas de fidelização

Os programas de fidelização também se transformam em uma forma de atrair o interesse do público de maneira natural. Esse tipo de ação precisa apresentar vantagens a longo prazo para que o consumidor se sinta identificado com as soluções apresentadas. Como se o serviço de qualidade fosse algo indispensável nas necessidades da rotina.

Pense em uma forma de oferecer recompensas que aproximem ainda mais os clientes do conceito da empresa. Assim, ao somar tudo isso, os motivos para retornar com frequência ao ponto de vendas físicos se tornam evidentes e extremamente recompensadores ao público.

Saiba que tudo gira em torno de mostrar ao cliente o quanto ele é bem-vindo no seu negócio. Então, também é muito importante apostar no relacionamento pós-vendas. Mande um cartão avisando sobre a soma de pontos, uma pesquisa de opinião sobre o atendimento ou até mesmo descontos em próximas compras.

Lembre-se que o cliente sempre está em busca de vantagens, por isso, pense em diferentes formas de recompensas para o programa de fidelidade. Elas podem ser 

  • Desconto para as próximas compras;
  • Acúmulo de selos para troca por um brinde exclusivo;
  • Promoções exclusivas para quem faz parte do programa;
  • Acesso a pré-venda de produtos que sejam lançamentos;
  • Acesso a eventos exclusivos realizados pela marca;
  • Ou qualquer outra vantagem que agrade ao seu cliente.

7. Capriche na decoração da vitrine

Se tem uma coisa que é capaz de conseguir chamar a atenção dos clientes e atraí-los para a sua loja é uma decoração de vitrine bem feita. Não tem ideia do que isso significa? Calma que a gente te conta mais.

Para ter uma vitrine que atraia clientes para a sua loja é preciso que você escolha os produtos certos para serem expostos. O ideal é que você escolha aqueles produtos que são mais procurados, ou que estão em alta no momento. Isso vai fazer com que o cliente pare na frente da vitrine para conferir o que está lá.

Você pode aproveitar e caprichar na iluminação para direcionar o olhar do cliente para o local certo, ou seja, para os produtos expostos. Você também pode fazer isso com os elementos decorativos da vitrine.

Ah, e não se esqueça de que a decoração em datas comemorativas é fundamental. Ela serve para mostrar para o cliente que a sua loja também está em clima de festa e que ali ele vai encontrar o que precisa para celebrar a data. Por isso, pense em formas originais de fazer a decoração, incluindo adesivos na vitrine, e elementos que sejam realmente interessantes para os seus clientes.

Pronto! Agora você já sabe como atrair clientes novos em sua empresa. O mais importante de tudo isso é conquistar um relacionamento de confiança com a audiência para que os resultados positivos se perpetuem a longo prazo. Só assim será possível se destacar da concorrência e aumentar a fidelização.

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