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Como atrair clientes para a minha loja? Confira 8 passos

Publicado por Nayara Santos em 30/06/2020
Categorias
  • Gestão de pessoas
Tags
como atrair clientes novos
  1. Invista em ações de relacionamento
  2. Atualize as estratégias de captação
  3. Melhore a experiência de compra
  4. Coloque música na loja
  5. Faça campanhas virais
  6. Invista em campanhas de marketing social
  7. Invista no marketing de influência
  8. Crie programas de fidelização

Para se manter ou crescer no mercado, todo lojista deve saber como atrair clientes novos. Entretanto, como é possível fazer isso nos dias de hoje, com concorrentes físicos e digitais, além de consumidores cada vez mais exigentes?

De fato, esse é um grande desafio. Mas há algumas ações modernas que podem facilitar esse processo na hora de alcançar a tão desejada fidelização. O grande segredo está em construir um relacionamento de confiança com a audiência e valorizar a experiência de compra em longo prazo.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para se destacar da concorrência e aumentar as vendas. Acompanhe:

1. Invista em ações de relacionamento

Além de oferecer um bom atendimento, comércios de todos os segmentos já perceberam uma nova tendência para atrair as pessoas ao ir além do contato comercial. É tempo de investir em ações de relacionamento, como:

  • oferecer conteúdos relevantes para o seu público-alvo;
  • criar eventos temáticos e relacionados aos produtos vendidos;
  • promover entretenimento.

2. Atualize as estratégias de captação

O comportamento do consumidor mudou. Diante disso, as estratégias antigas já não têm resultados tão positivos quanto antes. Atualmente, uma das melhores dicas de como atrair clientes novos é aumentar o alcance da sua marca e, assim, fazer os compradores buscarem os seus produtos.

Uma ótima forma de conseguir isso é por meio do marketing digital. Com técnicas de SEO, o seu site pode aparecer nas primeiras páginas do Google, aumentando a visibilidade da loja. Agora, ao usar o Inbound Marketing, o consumidor é quem procura o seu negócio; com anúncios online você consegue ampliar as vendas de um item específico e há muito mais a ser explorado.

O brasileiro passa cerca de quatro horas por dia só no smartphone. Deixar a sua loja fora desse universo digital é praticamente abrir mão de inúmeras vendas. Pense nisso!

3. Melhore a experiência de compra

Investir na experiência de compra é uma medida muito eficiente na hora de atrair o público para os seus diferenciais. Essa estratégia é muito recomendada para quem deseja fidelizar clientes, mas ela consegue bem mais do que isso. Uma boa experiência de compra pode:

  • agradar os atuais compradores;
  • contribuir com a identidade da loja;
  • estimular a memória sensorial do cliente;
  • criar uma conexão emocional entre marca e consumidor;
  • gerar recomendações (a resposta para como atrair clientes novos).

Coloque música na loja

Uma das formas mais eficientes de melhorar a experiência do consumidor é ter música ambiente. Com a trilha sonora certa, criada especificamente para o seu negócio, 31% dos consumidores voltam a visitar a loja e 21% a recomendam para amigos, de acordo com pesquisa realizada na Suécia.

Ademais, a música certa aumenta o tempo de permanência das pessoas no estabelecimento e proporciona diversos outros benefícios para o negócio.

Diante disso, imagine conseguir aumentar em cerca de 20% o seu número de clientes. É ou não é uma boa tática? Para aproveitar a maré positiva, fique de olho também em outras categorias que saltam aos olhos dos compradores. Prepare os vendedores e todos que tem contato com o público com dicas sobre fidelização.

Afinal de contas, de nada adianta fazer boas vendas de um novo produto se o consumidor não voltar a comprar com sua marca. Mesmo que alguém entre na loja só para pedir uma informação, o atendimento deve ser impecável, já que o primeiro contato faz muita diferença nos resultados.

Em um momento como esse, torna-se indispensável pensar em longo prazo. Pois, apesar de não fechar uma venda de primeira, o consumidor vai se lembrar da cordialidade do colaborador quando tomar uma decisão de compra. Ou seja, o grande segredo está em investir em um padrão de qualidade que se destaque do serviço da concorrência.

Faça campanhas virais

Hoje em dia, quem não está na internet, certamente, acaba perdendo dinheiro. Isso porque a maioria das empresas se comunica com seu público por meio das mídias digitais. O diferencial, nesse caso, está em quem conhece o perfil dos consumidores e sabe atraí-los de maneira eficiente em uma verdadeira jornada de compras.

Esse processo costuma apresentar um excelente custo-benefício, pois os investimentos iniciais no universo digital costumam ser menores do que com a publicidade tradicional de modo geral. Sem contar que ao se dedicar a esse formato, fica muito mais simples compreender o que mais agrada os seguidores, os produtos mais disputados e criar um conceito de proximidade.

Marketing social

Uma boa dica, nesse caso, é criar conteúdo virais. Sim! Ao se popularizar na internet, sua loja acaba sendo mais procurada de maneira imediata. O marketing social se mostra como uma excelente ferramenta capaz melhorar os resultados.

Basta dar uma olhada rápida na internet para notar que ao apoiar uma causa, por exemplo, a campanha desenvolvida apresenta o potencial de alcançar muito mais pessoas do que o previsto inicialmente. Estude os interesses da audiência e coloque em prática ações que possam ser compartilhadas nas redes sociais. Veja, a seguir, algumas sugestões:

  • doações para instituições carentes em determinado valor de compra;
  • brindes que enaltecem a autoestima dos consumidores;
  • descontos casados com eventos culturais;
  • ajuda a instituições defensoras dos animais;
  • conscientização em campanhas de saúde.

4. Invista no marketing de influência

O marketing de influência é uma das principais tendências do mercado. Todo o procedimento está em usar a credibilidade de pessoas que trabalham com internet para transmitir os valores e os serviços de sua marca.

Com a ascensão meteórica dos canais no Youtube e os posts pagos no Instagram, usar esse método é uma forma de segmentar o público e ainda trazer um ar de modernidade ao negócio. O que precisa ser levado em consideração, no entanto, está nos objetivos que a empresa deseja atingir.

Quando se trata de trazer mais pessoas para a compra na loja física é importante criar uma estratégia que direcione a audiência corretamente. Afinal de contas, ao lidar com divulgação digital torna-se indispensável focar em usar o ponto de vendas como principal atrativo.

A expansão do conhecimento sobre as vantagens do seu negócio acontece por meio da soma de curtidas, comentários e compartilhamentos. Pode até parecer exagero em primeiro momento, mas ao conhecer o potencial de encontrar o meio certo de se comunicar na internet com os seguidores, as diferenças serão muito significativas no crescimento das vendas.

E essa proposta tem potencial para ir além dos influenciadores digitais. O próprio líder do negócio, por exemplo, pode se tornar um rosto associado a confiança. Esse tipo de projeto consiste em se aproximar do público de maneira correta e por meio de um estudo detalhado de persona. Ao identificar os reais interesses, as brechas deixadas pela concorrência e as vantagens do produto oferecido, encontrar um formato que tenha impacto se torna mais simples e muito mais alinhado.

Baixo investimento

Como citamos anteriormente, usar ações dentro do universo on-line é uma maneira de alcançar uma quantidade grande de clientes. Diante disso, o baixo investimento exigido pelo formato se transforma em um grande diferencial competitivo. Com isso, sua marca consegue direcionar os valores do marketing para outros setores e melhorar ainda mais os produtos oferecidos.

Ao mensurar o feedback obtido com esse relacionamento mais próximo, o trabalho em todas a etapas de produção e atendimento se constituem de maneira personalizada. Outro ponto que deve ser explorado é que muitas pessoas pensam que investir em marketing segmentado funciona apenas para quem tem um negócio de grande porte.

Nada disso! Qualquer marca que deseja crescer dentro de um conceito positivo pode adotar ideias conforme suas possibilidades. Para isso, saiba que sempre será possível montar uma estratégia dentro de seu orçamento com foco nos interesses do seu público. O diferencial não está no quanto cada marca gasta e sim no quanto ela conhece seu consumidor para surpreendê-lo na medida certa.

Audiência engajada

O desejo de toda empresa é atrair uma audiência que seja engajada com a proposta de seu negócio. Dessa maneira, ao apostar em diferentes tipos de marketing, como o social e o de influência, o consumidor passa a ser um propagador genuíno de sua marca.

Isso acontece porque por se identificar com os valores apresentados, a participação frequente serve como um termômetro que ajuda a moldar as decisões de planejamento. Por exemplo, quando existe um engajamento verdadeiro, o valor agregado ao produto se mostra um diferencial.

Valor agregado

Mesmo que a concorrência ofereça promoções com preços relâmpagos, se o cliente for fiel e conhecer a qualidade de sua loja, ele vai preferir pagar o preço cheio cobrado por conta da confiança firmada.

Outra questão está na possibilidade de atrair potenciais clientes muito mais qualificados. Na prática, nem todo mundo que tem contato com a marca é um consumidor em um primeiro momento.

Por conta disso, você deve ter atenção especial com o momento da tomada de ação. Pense em como é feita a apresentação da marca e trabalhe para que cada etapa da jornada de compra seja interessante conforme o ponto de vista da audiência.

5. Programas de fidelização

Os programas de fidelização também se transformam em uma forma de atrair o interesse do público de maneira natural. Esse tipo de ação precisa apresentar vantagens em longo prazo para que o consumidor se sinta identificado com as soluções apresentadas. Como se o serviço de qualidade fosse algo indispensável nas necessidades da rotina.

Pense em uma forma de oferecer recompensas que aproximem ainda mais os clientes do conceito da empresa. Assim, ao somar tudo isso, os motivos para retornar com frequência ao ponto de vendas físicos se tornam evidentes e extremamente recompensadores ao público.

Saiba que tudo gira em torno de mostrar ao cliente o quanto ele é bem-vindo no seu negócio. Então, também é muito importante apostar no relacionamento pós-vendas. Mande um cartão avisando sobre a soma de pontos, uma pesquisa de opinião sobre o atendimento ou até mesmo descontos em próximas compras.

Pronto! Agora você já sabe como atrair clientes novos em sua empresa. O mais importante de tudo isso é conquistar um relacionamento de confiança com a audiência para que os resultados positivos se perpetuem em longo prazo. Só assim será possível se destacar da concorrência e aumentar a fidelização.

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Autora: Nayara Santos
Publicação: 30/06/2020
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