Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como divulgar um produto no stories do Instagram: aprenda em 7 passos

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Se você está aqui então quer saber como divulgar um produto nos stories do Instagram, certo? Este é, sem dúvida alguma, um passo importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Afinal, o Instagram é a rede social que mais vem crescendo no país e que vêm se mostrando como uma ferramenta muito útil no mundo do varejo.

Além disso, muitos usuários preferem ver os stories do que os posts no feed, já que eles são mais dinâmicos e interativos. Ou seja, se você souber utilizar os stories a seu favor, poderá obter resultados incríveis. Por isso, a seguir vamos te contar quais são os passos para conseguir o sucesso desejado. Vem com a gente e você não vai se arrepender!

Passo a passo para utilizar os stories do Instagram para divulgar um produto

1. Conheça o seu público

Assim como em qualquer outra estratégia e ação de marketing que você vai utilizar na sua empresa, o primeiro passo para o sucesso é conhecer o seu público. Ou seja, você precisa saber quem você quer atingir, com quais pessoas você vai conversar e o que consegue atrair a atenção delas.

Desta forma, você terá seguidores fiéis, que estarão sempre conferindo e compartilhando os seus stories. Claro que isso vai depender do tipo de conteúdo que você irá publicar, mas falaremos mais sobre isso a seguir.

2. Mantenha a identidade da sua marca

Para ter sucesso divulgando produtos nos stories do Instagram, você precisa entender que a rede é uma extensão da sua loja. Por isso, ela precisa manter a identidade visual e de linguagem que você utiliza no site, na loja, nas sacolas, ou em qualquer outro produto diretamente relacionado com a sua marca.

Portanto, inclua o logo, utilize as mesmas cores, complete o perfil com o seu site, canais de compra, links ou qualquer outra informação que você julgue relevante para concretizar a sua venda. Se quiser saber como ter melhores resultados com as suas vendas online, faça o download gratuito do nosso guia Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

3. Publique vídeos espontâneos

Os stories do Instagram são interessantes para os usuários justamente porque eles são dinâmicos e, na grande maioria das vezes, vídeos. Isso torna a transmissão da mensagem muito mais fácil para quem está acompanhando o perfil.


Por isso, uma dica importantíssima para divulgar um produto é gravar vídeos espontâneos contando mais sobre o produto. Pode ser mostrado como o produto é utilizado, dando dicas de como limpá-lo ou fazer a manutenção, como ele é produzido ou mesmo a opinião de pessoas que já compraram ele.

Lembre-se que contar histórias é um gatilho muito poderoso na hora de convencer as pessoas a comprarem algum produto.

4. Faça lives

Outra maneira bastante interessante de divulgar um produto no stories do Instagram é fazendo lives. Por exemplo, se você estiver lançando um produto novo, você pode fazer lives e até mesmo chamar algum convidado para conversar sobre o tema.

Vamos supor que você esteja lançando um curso sobre um determinado tema, então, você pode fazer um live mostrando o que você sabe sobre aquele assunto. Seria algo como se fosse uma amostra grátis do que a pessoa terá contato ao longo do curso.

Isso permite que as pessoas comecem a ver a sua marca como uma autoridade no assunto e, com o tempo, a sua marca pode se tornar uma referência na sua área de atuação. Quando isso acontecer, você terá muitos clientes fiéis que confiarão nos seus produtos e em tudo o que você oferecer.

5. Faça publicações diárias

Conseguir divulgar um produto no stories do Instagram é muito mais do que simplesmente aparecer um dia, falar sobre o produto e depois sumir. Pelo contrário, você precisa manter a sua audiência interessada, de preferência falando sobre outros assuntos. E, sempre que surgir a oportunidade, divulgar os produtos que você vende.

Por exemplo, se você possui uma loja de produtos fitness, você pode tirar dúvidas sobre estilo de vida saudável, prática de exercícios físicos e alimentação. Mas, sempre que puder, compartilhe informações sobre os suplementos vendidos pela sua loja, ou as roupas fitness, ou acessórios para fazer exercícios em casa.

6. Interação é a palavra-chave dos stories

Muitos usuários gostam dos stories do Instagram porque eles proporcionam uma interação com o perfil que não ocorre de outras formas. Por isso, se você quiser ter seguidores fiéis, você deve focar na interação com eles.

A melhor forma de fazer isso é através da conhecida “caixinha de perguntas”. Este é um espaço onde os seus seguidores mandam perguntas curtas, ou comentários e você escolhe quais deles vai responder. Inclusive, essa pode ser uma excelente forma de conseguir ter publicações diárias e divulgar os produtos nos stories.

No exemplo que demos anteriormente, da loja de produtos fitness, se o seguidor perguntar sobre quais exercícios ele pode fazer para ficar em forma em casa, então você pode mostrar alguns e incluir alguns produtos que a sua loja vende. Entendeu como a divulgação de um produto no stories pode ser feita de maneira simples?

7. Inclua o link do seu site

Saber a hora certa de divulgar um produto no stories do Instagram pode fazer toda a diferença para o sucesso dessa estratégia. Afinal, se você ficar apenas divulgando produtos o tempo todo, o seu perfil ficará cansativo e você corre o risco de perder seguidores.

Entretanto, quando você for divulgar um produto precisa deixar claro que ele é vendido na sua loja e que os clientes podem adquiri-lo. E, para isso, você tem a possibilidade de incluir o link da página onde esse produto é vendido. Portanto, jamais esqueça de fazer isso.

Assim, no mesmo stories você está mostrando como o produto pode ser utilizado, levando informação útil para os seus seguidores, promovendo a sua marca e mostrando que você sabe do que está falando, e direcionando o usuário para a página onde ele pode adquirir aquele item. O combo perfeito de qualquer campanha de divulgação de produto, não é mesmo?

Quer mais dicas de como arrasar nas suas vendas e encantar os seus clientes? Então acesse o nosso blog e confira outros artigos.

 

Compartilhe

Você também pode gostar

Você sabe como construir um funil de vendas no varejo?

O funil de vendas no varejo não é tão discutido como deveria, principalmente no comércio físico. Essa estrutura, que engloba diferentes etapas de comunicação, relacionamento, atendimento e vendas, ganhou popularidade nos últimos anos com as estratégias de Marketing Digital. Apesar disso, os seus princípios podem ser adaptados para qualquer tipo de empreendimento. O funil de…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Como atrair clientes para manicure e pedicure?

Entenda como atrair clientes para manicure e pedicure usando de dicas estratégicas para melhorar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Marketing Sensorial: Entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Marketing Sensorial  Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina. Afinal o que é isso? O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aprenda agora

Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais? Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Saiba como aumentar o movimento da loja com essas 7 dicas

Entender como aumentar o movimento da loja é um dos grandes desafios dos empreendedores. Manter um bom fluxo de clientes é fundamental para dar estabilidade ao negócio e conseguir ter alguma previsibilidade financeira. Para conseguir ter uma clientela ativa e frequente você precisa agir e se adaptar sempre. Cada empresa tem uma realidade própria, e…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Confira 6 dicas de como fazer promoções em loja pequena

Ter um bom programa de ofertas é fundamental para fidelizar o público e ver o seu negócio decolar. Por isso, para garantir o sucesso da sua empresa, pense sempre de forma estratégica e invista nas promoções em loja pequena. Ao contrário do que muitos pensam, as promoções não devem ser exclusivas de empresas grandes (que…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Guia para montar uma estratégia de branding impecável

Ter uma estratégia de branding significa ter mais do que bons produtos. Afinal, você também precisa ser uma marca bem posicionada no mercado que é reconhecida tanto pelos clientes, como pelos concorrentes e fornecedores. Para conseguir fazer isso, é essencial que cada ação seja planejada e executada conforme a necessidade da sua marca e do…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Texto pronto para inauguração de loja virtual: 11 exemplos para se inspirar

Preparar textos para divulgar a inauguração da sua loja virtual é fundamental para que o primeiro passo da sua empresa seja feito com firmeza. Afinal, esse é o momento de atrair clientes para a nova loja, ou mostrar a nova plataforma de compra para os clientes que já se relacionam com a sua marca. Como…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Saiba como utilizar o geomarketing no varejo da melhor forma

A tecnologia é uma grande aliada do varejo, já que cada vez mais surgem novidades atrativas que são capazes de trazer sucesso à sua loja. Uma dessas inovações é o geomarketing. Você já ouviu falar nele? Também chamado de marketing por geolocalização, ele consiste em veicular campanhas digitais com foco em impactar pessoas de determinados…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos