Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia para montar uma estratégia de branding impecável

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Ter uma estratégia de branding significa ter mais do que bons produtos. Afinal, você também precisa ser uma marca bem posicionada no mercado que é reconhecida tanto pelos clientes, como pelos concorrentes e fornecedores.

Para conseguir fazer isso, é essencial que cada ação seja planejada e executada conforme a necessidade da sua marca e do cliente. A seguir falaremos mais a respeito disso. Confira e comece a preparar a sua estratégia de branding agora mesmo!

O que é branding e quais os seus elementos?

O branding é uma estratégia de gestão de marca, que tem por objetivo fazer com que a empresa se destaque da concorrência, que reforça o posicionamento no mercado e que aproxima os clientes de forma efetiva.

Dentro desta estratégia o maior foco está em aproximar a marca do cliente e criar uma conexão emocional com eles. Assim, o cliente deixa de ser apenas mais um número no relatório de vendas e passa a ser uma peça importante. Através dessa conexão é possível criar uma relação duradoura e tornar a sua marca uma referência para os clientes.

Provavelmente você já viu um logo e sabe exatamente quais produtos aquela empresa comercializa, não é mesmo? Isso é possível justamente pelo trabalho de branding feito por elas. Os principais elementos de uma estratégia de branding que você deve ficar atento são: 

  • Necessidade de compra: o cliente começa um relacionamento com uma marca pela necessidade de comprar algo. Por isso, não importante se o cliente está apenas dando uma olhadinha, ele pode ser tornar um cliente em potencial e deve ser tratado como tal;
  • Identidade visual: toda empresa deve ter a sua e ela começa pelo logo da marca, passando pelas cores utilizadas na decoração da loja, bem como o layout da loja. Ela é que permitirá que o cliente reconheça a sua marca com base em alguns elementos essenciais, sem que você precise fazer muito esforço para isso;
  • Marketing de conteúdo: esse é o momento de fazer com que a sua marca seja vista como uma autoridade no ramo em que atua. O marketing de conteúdo serve para que você divulgue outras informações relacionadas aos produtos que você vende. Assim, o cliente vai buscar informação no site e nas redes sociais e saberá que pode confiar na sua marca para comprar futuras.

Como implementar uma estratégia de branding impecável?

A implementação de uma estratégia de branding impecável passa por várias etapas de planejamento, lembrando que os resultados serão obtidos no médio e longo prazo. Para implementá-lo você vai precisar:

  • Defina um propósito para a sua marca;
  • Crie uma personalidade para a marca e reforce o posicionamento dela no mercado;
  • Construa a identidade da sua marca que permita que o cliente a reconheça imediatamente.

Não espere mais tempo, comece a planejar a sua estratégia de branding agora mesmo e a ser reconhecido pelos seus clientes. No nosso e-book a gente te dá todas as dicas necessárias e ainda te mostra quais erros devem ser evitados. Faça o download agora mesmo, é gratuito!

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