Ter uma estratégia de branding significa ter mais do que bons produtos. Afinal, você também precisa ser uma marca bem posicionada no mercado que é reconhecida tanto pelos clientes, como pelos concorrentes e fornecedores.
Para conseguir fazer isso, é essencial que cada ação seja planejada e executada conforme a necessidade da sua marca e do cliente. A seguir falaremos mais a respeito disso. Confira e comece a preparar a sua estratégia de branding agora mesmo!
O que é branding e quais os seus elementos?
O branding é uma estratégia de gestão de marca, que tem por objetivo fazer com que a empresa se destaque da concorrência, que reforça o posicionamento no mercado e que aproxima os clientes de forma efetiva.
Dentro desta estratégia o maior foco está em aproximar a marca do cliente e criar uma conexão emocional com eles. Assim, o cliente deixa de ser apenas mais um número no relatório de vendas e passa a ser uma peça importante. Através dessa conexão é possível criar uma relação duradoura e tornar a sua marca uma referência para os clientes.
Provavelmente você já viu um logo e sabe exatamente quais produtos aquela empresa comercializa, não é mesmo? Isso é possível justamente pelo trabalho de branding feito por elas. Os principais elementos de uma estratégia de branding que você deve ficar atento são:
- Necessidade de compra: o cliente começa um relacionamento com uma marca pela necessidade de comprar algo. Por isso, não importante se o cliente está apenas dando uma olhadinha, ele pode ser tornar um cliente em potencial e deve ser tratado como tal;
- Identidade visual: toda empresa deve ter a sua e ela começa pelo logo da marca, passando pelas cores utilizadas na decoração da loja, bem como o layout da loja. Ela é que permitirá que o cliente reconheça a sua marca com base em alguns elementos essenciais, sem que você precise fazer muito esforço para isso;
- Marketing de conteúdo: esse é o momento de fazer com que a sua marca seja vista como uma autoridade no ramo em que atua. O marketing de conteúdo serve para que você divulgue outras informações relacionadas aos produtos que você vende. Assim, o cliente vai buscar informação no site e nas redes sociais e saberá que pode confiar na sua marca para comprar futuras.
Como implementar uma estratégia de branding impecável?
A implementação de uma estratégia de branding impecável passa por várias etapas de planejamento, lembrando que os resultados serão obtidos no médio e longo prazo. Para implementá-lo você vai precisar:
- Defina um propósito para a sua marca;
- Crie uma personalidade para a marca e reforce o posicionamento dela no mercado;
- Construa a identidade da sua marca que permita que o cliente a reconheça imediatamente.
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