Por Nayara Santos em 26.01.2022

Ranking das lojas de varejo no Brasil, confira

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Muitos empreendedores ficam de olho no ranking das lojas de varejo no Brasil. Saber quem são os maiores players do mercado pode ajudar você a se inspirar e trazer ideias novas para a sua empresa. Ao mesmo tempo, também indica quais são os setores que mais vem crescendo e atraindo clientes no país.

Por isso, se você está em busca de ideias novas para aplicar na sua empresa, chegou o momento de conhecer quais as empresas que mais faturaram no Brasil, mesmo diante de um cenário econômico bastante adverso. Vem com a gente e boa leitura!

Varejo no Brasil: ranking das lojas

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) publicou uma análise dos varejistas mais eficientes em suas unidades físicas. Na lista constam empresas de grande porte e representativas no ramo em que atuam, ou seja, possuem um faturamento e uma fatia do mercado considerável.

A análise foi realizada com base no faturamento por número de lojas e pelo faturamento por número de funcionários. Como nem todos os varejistas divulgam os seus lucros, não foi possível incluir esses números na análise

Além disso, a Ibevar também dividiu as empresas em grupos, de modo que a comparação fosse feita entre empresas que atuam no mesmo ramo. Confira quais foram as empresas de destaque em cada uma das categorias:

  • Supermercados: Grupo Carrefour, SDB Comércio de Alimentos Ltda, Dia Brasil Sociedade Ltda;
  • Loja de eletrônicos e móveis: Via Varejo, Magazine Luiza, Fast Shop;
  • Lojas de moda e esporte: Lojas Renner S.A., Havan, Grupo Guararapes – Riachuelo;
  • Drogarias e perfumarias: Raia Drogasil, Grupo Boticário, Natura;
  • Lojas de materiais de construção: Leroy Merlin, Grupo Herval, Telha Norte;
  • Fast food e restaurantes: McDonald’s, Burger King, Habib’s;
  • Lojas especializadas: Cacau Show, Kalunga, DPaschoal;
  • Franquias: McDonald’s, Dia Brasil Sociedade Ltda., Ri Happy / PBKids;
  • Lojas de Departamento: Lojas Americanas, Lojas Le Biscuit, Leader.

Muito mais do que grandes, também admiradas

Através dessa pesquisa e do ranking das lojas de varejo no Brasil, é possível conhecer mais do que empresas que deram certo e vêm conseguindo lucrar, mesmo em tempos de crise. Muitas dessas empresas são admiradas por investidores e inclusive por outros varejistas.

Entretanto, a Ibevar também premiou empresas que se destacaram em determinados aspectos, como inovação ou resposta durante a pandemia. Confira as categorias e quem recebeu os prêmios:

  • Empresas mais admiradas pelos funcionários: Magazine Luiza, Lojas Zema, Móveis Gazin;
  • Empresas com maior participação de mulheres em cargos de liderança: Renner, Hering, Marisa;
  • Empresas com melhor reação e atendimento durante a pandemia: Leroy Merlin, McDonald’s, Magazine Luiza;
  • Inovação no Varejo: Sustentabilidade – Carrefour; Inteligência de Dados – Leroy Merlin; Diversidade e Inclusão – Lojas Americanas; Varejo B2B – Pet2Pet; Varejo B2C – Grupo Soma; Personalização – Porto Belo;
  • CEO de Varejo mais presente na mídia: Frederico Trajano Inácio Rodrigues (Magazine Luiza), Flávio Gurgel Rocha (Grupo Guararapes – Riachuelo) e Alexandre Tadeu da Costa (Cacau Show).

E agora, como eu consigo fazer a minha empresa se destacar?

Diante de tantas empresas de sucesso, você que está começando agora no varejo ou que tem um faturamento muito longe das empresas mencionadas no ranking das lojas de varejo do Brasil, provavelmente está se perguntando como conseguir se destacar em um mercado tão competitivo, não é mesmo?


Uma coisa você está certo, o mercado é mesmo competitivo e exige muito daqueles que resolvem empreender nesse ramo. Mas, nem tudo está perdido, pelo contrário, muitas dessas empresas começaram com um sonho e graças a muita dedicação e investimento conseguiram prosperar. Por isso, o ideal é que você pesquise essas empresas e entenda quais foram os fatores que fizeram com que elas merecessem tal destaque.

Para te ajudar nessa jornada de busca por alta lucratividade e destaque no mercado, nós vamos te ajudar e te dar algumas dicas de como conseguir fazer o seu negócio se destacar.

Invista em um bom atendimento

O atendimento é um fator decisivo na hora do cliente escolher com qual empresa ele vai se relacionar. Isso porque, quando o cliente é mal atendido, as chances dele retornar para uma nova compra são mínimas, mesmo que os preços sejam mais baixos ou que os produtos sejam de melhor qualidade. Quando o cliente vai até uma loja ele quer sentir que é especial, por isso, investir em um bom atendimento é, sem dúvida alguma, o primeiro passo para conquistar clientes.

Algo semelhante acontece quando há algum problema na jornada de compras do cliente. Contratempos irão acontecer, isso é natural, mas a forma como a sua empresa lida com eles é o mais importante. Esses erros devem ser analisados e consertados para que não voltem a acontecer, e o cliente deve ter o seu problema sanado, caso contrário, ele ficará insatisfeito com a sua marca.

Uma boa experiência de compra pode ser um grande diferencial

É importante dizer que um bom atendimento faz parte da boa experiência de compras. Entretanto, existem outras formas de conseguir oferecer essa boa experiência para os seus clientes. Para ajudar nessa tarefa, os varejistas podem contar com as ações de marketing sensorial.

Com elas você consegue deixar a atmosfera da sua loja mais agradável para o cliente, que se sente mais à vontade e passa mais tempo na loja. Ao mesmo tempo, você também consegue permitir que o cliente se identifique com a sua marca, o que gera uma empatia maior e um maior engajamento.

Um bom exemplo disso é a música ambiente. Com ela você consegue transformar o ambiente da loja, deixando-o mais convidativo. Além disso, a música também consegue influenciar o comportamento do cliente, deixando-o mais tranquilo e disposto a comprar mais. Sem contar que os seus funcionários também podem ser influenciados, o que resulta em melhoria na produtividade. No nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio você encontra todos os detalhes para conseguir oferecer uma experiência única para quem entrar na sua loja.

Agora que você já conhece o ranking das lojas de varejo no Brasil, pode se inspirar nas histórias e estratégias adotadas por essas empresas. E, para mais dicas de marketing e gestão, confira o nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que é tão importante se preocupar com a visibilidade da marca? Saiba aqui!

Provavelmente você, como gestor de uma loja do varejo, conhece a importância de conquistar uma visibilidade para a sua marca. Afinal, é desta forma que você conseguirá manter a sua marca na mente dos consumidores, e fazer com que os clientes passem a optar por ela em detrimento às demais. Mesmo assim, muitas empresas não…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

O que é ruptura de estoque e como evitá-la? Saiba aqui!

O comércio varejista conta com um grande fluxo de vendas o que exige dos gestores um bom planejamento para evitar possíveis contratempos. Nesse contexto, ter um bom gerenciamento é essencial para a imagem da empresa. Um dos principais problemas que podem ocorrer é a ruptura de estoque, que tem grande capacidade de influenciar negativamente e…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

24 textos prontos para vender mais na Semana do Brasil, se inspire!

Você já ouviu falar na Semana do Brasil? Já pensou em estratégia para vender mais em mais essa data no calendário do varejo? Quer dicas de textos prontos para conseguir se inspirar e aproveitar esse momento para ter mais lucro? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, então esse artigo é para você. Assim…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Estratégias de marketing para farmácias: 5 ações para vender mais

Ter estratégias de marketing para farmácia pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Por mais que a farmácia seja um local em que as pessoas vão quando necessitam de algum medicamento, muitos outros produtos podem ser comprados. Por isso, também é preciso desenvolver formas de atrair e fidelizar clientes.…

Por Nayara Santos em 04.11.2021

Como divulgar um produto no WhatsApp: aprenda em 6 passos

Você sabe como divulgar um produto no WhatsApp e melhorar os seus resultados? Então chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas e se aventurar no aplicativo de comunicação mais utilizado no mundo e no Brasil. Assim como ocorre com outras estratégias de marketing, você também precisa se planejar para utilizar o…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

5 ações para inauguração de loja: se inspire com nossas ideias

Conseguir preparar ações para fazer com que a inauguração da loja seja um sucesso é um dos primeiros desafios que o varejista enfrenta. Mas, com planejamento é possível causar uma boa primeira impressão e ficar na memória dos consumidores. O ideal é que você pense em ações que atraiam a atenção do consumidor e despertem…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Slogan para loja de cosméticos: aprenda como criar o ideal

Ter um bom slogan para loja de cosméticos é uma parte importante na hora de reforçar a sua marca e se comunicar com os clientes. Mas, prepará-lo nem sempre é uma tarefa fácil e muitos gestores ficam perdidos neste momento. O segredo para ter um bom slogan é conhecimento, seja sobre a mensagem que a…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

 A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

O que é marketing de nostalgia? Saiba como aplicá-lo

Em um mundo cada vez mais moderno e evoluído, olhar para o passado nos traz um misto de sentimentos carregados de boas lembranças, a famosa nostalgia. E essa sensação atrai consumidores e vende. Uma prova foi o sucesso de bilheteria da turnê da Sandy e Junior. Isso acontece porque os consumidores se sentem motivados a…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos