Por Nayara Santos em 04.11.2021

Estratégias de marketing para farmácias: 5 ações para vender mais

Por Nayara Santos em 04.11.2021

Ter estratégias de marketing para farmácia pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Por mais que a farmácia seja um local em que as pessoas vão quando necessitam de algum medicamento, muitos outros produtos podem ser comprados. Por isso, também é preciso desenvolver formas de atrair e fidelizar clientes.

Se você, gestor ou dono de farmácia ainda não sabe quais estratégias de marketing você pode implementar no seu negócio, ou não sabe nem por onde começar, não se preocupe. Fizemos esse artigo com algumas dicas de estratégias que você poderá implementar facilmente e trazer muitos benefícios para o seu negócio. Boa leitura!

Estratégias de marketing para farmácias

O planejamento de uma estratégia de marketing para farmácias é essencial. A seguir mostramos algumas opções de ações que você poderá fazer na sua farmácia. Na hora de escolher qual é a melhor delas para a sua farmácia é preciso levar em consideração o orçamento disponível, se há a necessidade de alguma mudança na infraestrutura ou da contratação de profissionais.

1. Tenha uma rádio personalizada

A nossa primeira estratégia de marketing para farmácias é uma rádio personalizada. Isso mesmo, ter uma rádio personalizada na farmácia. Pode parecer estranho e pouco usual, mas ela pode ser um grande diferencial e fazer com que você saia na frente da concorrência.

Com a rádio personalizada você consegue fazer anúncios personalizados para serem reproduzidos ao longo da programação musical. Assim, você consegue divulgar as ofertas da semana para todos os clientes que estão na loja. Isso faz com que o cliente se sinta atraído e queira aproveitar a promoção, aumentando as vendas da sua farmácia.


Claro que devemos mencionar também outra vantagem que a rádio personalizada traz para a sua farmácia que é a capacidade de deixar o ambiente mais agradável para os clientes. Com a música certa, o ambiente de compras fica melhor, fazendo com que o cliente gaste mais tempo na farmácia e compre mais alguns itens, aumentando o ticket médio.

Ficou interessado? Você pode fazer o teste gratuito por 10 dias da Listenplay

2. Tenha um jornal de ofertas

Outra estratégia de marketing para farmácias ainda muito utilizada é o jornal de ofertas. Ele permite que você inclua as ofertas da semana ou do mês, dependendo da frequência com que o jornal for distribuído.

Para deixar o jornal de ofertas mais interessante, você pode incluir alguns artigos que levem informações relevantes para o seu público. Por exemplo, você pode dar dicas para melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas, dicas de alimentação saudável, como higienizar as mãos e os alimentos para evitar infecções. Além disso, também pode falar sobre algumas doenças, e formas de preveni-las ou quais sintomas as pessoas devem ficar atentas.

Vale a pena mencionar que o jornal de ofertas pode ficar disponível para o cliente na farmácia ou então através do site, ou do aplicativo. Assim, o cliente pode escolher qual é a forma mais conveniente para ele conferir o jornal.

3. Invista nas redes sociais

A próxima estratégia de marketing para farmácia que falaremos é a utilização das redes sociais. Elas vêm sendo cada vez mais utilizadas por empreendedores e microempresários para divulgar os seus negócios. Como as redes permitem uma maior proximidade com os clientes, fazendo com que eles se identifiquem mais facilmente com a marca, é importante você também explorar essa ferramenta.

Entretanto, é preciso que você saiba que manter uma rede social com muitos seguidores e que realmente faça com que eles decidam comprar de você e não da concorrência, exige alguns cuidados. Por exemplo, é preciso ter uma frequência relativamente grande de publicações, pelo menos uma por dia. Isso fará com que o número de seguidores cresça.

Para manter os seguidores interessados, é importante publicar conteúdo relevante para os seus seguidores. Eles podem ser semelhantes aos que falamos anteriormente nos jornais de ofertas. Além desses conteúdos, utilize esse canal aberto de comunicação direta com o cliente para entender o que ele espera do seu negócio. Desta forma, será possível traçar novas estratégias para atrair as pessoas para a sua farmácia.

4. Tenha uma loja virtual

Algumas mudanças no comportamento dos consumidores fizeram com que 2020 fosse o ano do e-commerce. Foi durante esse período que muitas pessoas fizeram a sua primeira compra online. Muita gente gostou da comodidade e da rapidez que o processo de compras online é capaz de oferecer.

Por isso, a nossa próxima dica de estratégia de marketing é criar a sua loja virtual. Assim, você terá mais um canal de compras disponível e o cliente poderá escolher aquele que for mais conveniente para ele. 

Vale a pena mencionar que você precisa ficar atento a alguns desafios que ter uma farmácia online oferece. Um deles é a venda de medicamentos controlados, que podem ser feitos somente mediante a apresentação (e muitas vezes a retenção) da receita médica. Por isso, esses produtos poderão ser adquiridos somente nas lojas físicas.

Mesmo assim, todos os outros produtos podem ser vendidos pelo seu e-commerce. Para incentivar o seu cliente a ir até a farmácia, você poderá oferecer frete gratuito para os produtos retirados na loja, ou então dar cupons de descontos que possam ser utilizados apenas na farmácia e vice-versa.

5. Tenha um programa de fidelidade

Outra maneira interessante de melhorar os seus resultados é a estratégia de marketing para farmácia que implementa um programa de fidelidade. Com ele, cada vez que o cliente comprar algum com você, ele irá acumular pontos e obter descontos nas próximas compras.

Além disso, com o programa de fidelidade, você também conseguirá fazer ofertas personalizadas para esse cliente. Afinal de contas, você terá acesso aos itens que ele mais consome. Ou seja, se você oferecer esses itens por um bom preço, provavelmente o cliente voltará para a sua farmácia.

Lembre-se que, quando um cliente está fidelizado, ele não vai pensar duas vezes quando precisar escolher uma farmácia, provavelmente ele voltará na sua sem sequer conferir os preços na concorrência.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing para Varejo: Como criar um bom ambiente de compra

O setor varejista é extremamente competitivo, com novos players surgindo a todo momento. Por isso, desenvolver estratégias de marketing para varejo que sejam capazes de oferecer ao cliente um bom ambiente de compras fará com que você se destaque da concorrência. Para ajudar os gestores a encontrar as estratégias certas e a  implementá-las na sua…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Layout de Loja: Descubra como montar o melhor

 O layout de loja é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, assim como ele é capaz de melhorar os seus resultados, ele também é capaz de comprometê-lo quando não é bem executado. Um bom layout deve ser convidativo, facilitar a locomoção do cliente pela…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Vitrine de salão de beleza: 4 dicas de como montar

Você já reparou na importância de uma vitrine bem elaborada? No mundo dos salões de beleza, a vitrine desempenha um papel crucial para atrair clientes e transmitir a essência do negócio. Sem falar que ela é como um cartão de visitas, capaz de despertar a curiosidade e o desejo de quem passa na frente do…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

5 dicas para aumentar as vendas no varejo

Dicas para aumentar as vendas Dicas para aumentar as vendas: muitas vezes o seu produto é bom, mas as vendas no varejo não estão dentro do esperado. Nesses momentos, não é preciso se desesperar. São vários os fatores que podem influenciar nesse resultado e, justamente por isso, também existem diversas medidas que podem ser tomadas…

Por Nayara Santos em 09.03.2016

Como divulgar um produto no stories do Instagram: aprenda em 7 passos

Se você está aqui então quer saber como divulgar um produto nos stories do Instagram, certo? Este é, sem dúvida alguma, um passo importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Afinal, o Instagram é a rede social que mais vem crescendo no país e que vêm se mostrando como uma ferramenta muito útil no mundo…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Dica de Campanha para Lojas – Natal

Ah, o Natal! Quem não gosta do clima natalino, as lojas enfeitadas, as guloseimas que só encontramos nessa época, a troca de presentes, a família reunida. Realmente é uma data especial que deixa todo mundo mais generoso, mais feliz.  11Mas cá entre nós, é nessa data que também bate aquela vontade de comprar algo novo,…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

O que é Neuromarketing e Como Pode Impactar em Seus Resultados

Ao longo deste artigo você irá aprender todos os segredos de quem mais entende sobre o assunto. Aprenda o que é neuromarketing!

Por Nayara Santos em 26.06.2019

Como calcular o preço de venda de um produto: descubra agora

Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma empresa do varejo é saber como calcular o preço de venda de um produto. Isso porque, diversos fatores devem ser considerados para conseguir vender os produtos a um valor que cubra todos os custos para a produção daquele item e ainda gerar lucros. Esse desafio pode…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

30 frases para atrair clientes para salão de beleza

Preparar boas frases pode te ajudar a atrair clientes para o salão de beleza. Não apenas porque a concorrência é grande, mas as frases certas ajudam a tornar o seu negócio conhecido e a melhorar a impressão que os clientes têm dele. Entretanto, criar as melhores frases nem sempre é fácil. Ainda mais para quem…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos