Por Nayara Santos em 04.11.2021

Estratégias de marketing para farmácias: 5 ações para vender mais

Por Nayara Santos em 04.11.2021

Ter estratégias de marketing para farmácia pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Por mais que a farmácia seja um local em que as pessoas vão quando necessitam de algum medicamento, muitos outros produtos podem ser comprados. Por isso, também é preciso desenvolver formas de atrair e fidelizar clientes.

Se você, gestor ou dono de farmácia ainda não sabe quais estratégias de marketing você pode implementar no seu negócio, ou não sabe nem por onde começar, não se preocupe. Fizemos esse artigo com algumas dicas de estratégias que você poderá implementar facilmente e trazer muitos benefícios para o seu negócio. Boa leitura!

Estratégias de marketing para farmácias

O planejamento de uma estratégia de marketing para farmácias é essencial. A seguir mostramos algumas opções de ações que você poderá fazer na sua farmácia. Na hora de escolher qual é a melhor delas para a sua farmácia é preciso levar em consideração o orçamento disponível, se há a necessidade de alguma mudança na infraestrutura ou da contratação de profissionais.

1. Tenha uma rádio personalizada

A nossa primeira estratégia de marketing para farmácias é uma rádio personalizada. Isso mesmo, ter uma rádio personalizada na farmácia. Pode parecer estranho e pouco usual, mas ela pode ser um grande diferencial e fazer com que você saia na frente da concorrência.

Com a rádio personalizada você consegue fazer anúncios personalizados para serem reproduzidos ao longo da programação musical. Assim, você consegue divulgar as ofertas da semana para todos os clientes que estão na loja. Isso faz com que o cliente se sinta atraído e queira aproveitar a promoção, aumentando as vendas da sua farmácia.


Claro que devemos mencionar também outra vantagem que a rádio personalizada traz para a sua farmácia que é a capacidade de deixar o ambiente mais agradável para os clientes. Com a música certa, o ambiente de compras fica melhor, fazendo com que o cliente gaste mais tempo na farmácia e compre mais alguns itens, aumentando o ticket médio.

Ficou interessado? Você pode fazer o teste gratuito por 10 dias da Listenplay

2. Tenha um jornal de ofertas

Outra estratégia de marketing para farmácias ainda muito utilizada é o jornal de ofertas. Ele permite que você inclua as ofertas da semana ou do mês, dependendo da frequência com que o jornal for distribuído.

Para deixar o jornal de ofertas mais interessante, você pode incluir alguns artigos que levem informações relevantes para o seu público. Por exemplo, você pode dar dicas para melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas, dicas de alimentação saudável, como higienizar as mãos e os alimentos para evitar infecções. Além disso, também pode falar sobre algumas doenças, e formas de preveni-las ou quais sintomas as pessoas devem ficar atentas.

Vale a pena mencionar que o jornal de ofertas pode ficar disponível para o cliente na farmácia ou então através do site, ou do aplicativo. Assim, o cliente pode escolher qual é a forma mais conveniente para ele conferir o jornal.

3. Invista nas redes sociais

A próxima estratégia de marketing para farmácia que falaremos é a utilização das redes sociais. Elas vêm sendo cada vez mais utilizadas por empreendedores e microempresários para divulgar os seus negócios. Como as redes permitem uma maior proximidade com os clientes, fazendo com que eles se identifiquem mais facilmente com a marca, é importante você também explorar essa ferramenta.

Entretanto, é preciso que você saiba que manter uma rede social com muitos seguidores e que realmente faça com que eles decidam comprar de você e não da concorrência, exige alguns cuidados. Por exemplo, é preciso ter uma frequência relativamente grande de publicações, pelo menos uma por dia. Isso fará com que o número de seguidores cresça.

Para manter os seguidores interessados, é importante publicar conteúdo relevante para os seus seguidores. Eles podem ser semelhantes aos que falamos anteriormente nos jornais de ofertas. Além desses conteúdos, utilize esse canal aberto de comunicação direta com o cliente para entender o que ele espera do seu negócio. Desta forma, será possível traçar novas estratégias para atrair as pessoas para a sua farmácia.

4. Tenha uma loja virtual

Algumas mudanças no comportamento dos consumidores fizeram com que 2020 fosse o ano do e-commerce. Foi durante esse período que muitas pessoas fizeram a sua primeira compra online. Muita gente gostou da comodidade e da rapidez que o processo de compras online é capaz de oferecer.

Por isso, a nossa próxima dica de estratégia de marketing é criar a sua loja virtual. Assim, você terá mais um canal de compras disponível e o cliente poderá escolher aquele que for mais conveniente para ele. 

Vale a pena mencionar que você precisa ficar atento a alguns desafios que ter uma farmácia online oferece. Um deles é a venda de medicamentos controlados, que podem ser feitos somente mediante a apresentação (e muitas vezes a retenção) da receita médica. Por isso, esses produtos poderão ser adquiridos somente nas lojas físicas.

Mesmo assim, todos os outros produtos podem ser vendidos pelo seu e-commerce. Para incentivar o seu cliente a ir até a farmácia, você poderá oferecer frete gratuito para os produtos retirados na loja, ou então dar cupons de descontos que possam ser utilizados apenas na farmácia e vice-versa.

5. Tenha um programa de fidelidade

Outra maneira interessante de melhorar os seus resultados é a estratégia de marketing para farmácia que implementa um programa de fidelidade. Com ele, cada vez que o cliente comprar algum com você, ele irá acumular pontos e obter descontos nas próximas compras.

Além disso, com o programa de fidelidade, você também conseguirá fazer ofertas personalizadas para esse cliente. Afinal de contas, você terá acesso aos itens que ele mais consome. Ou seja, se você oferecer esses itens por um bom preço, provavelmente o cliente voltará para a sua farmácia.

Lembre-se que, quando um cliente está fidelizado, ele não vai pensar duas vezes quando precisar escolher uma farmácia, provavelmente ele voltará na sua sem sequer conferir os preços na concorrência.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

8 dicas para vender mais na Cyber Monday!

 Se você possui uma loja virtual, então precisa conhecer algumas dicas para vender mais na Cyber Monday. Ela é realizada na segunda-feira depois da Black Friday, portanto, muitas pessoas ainda esperam por essa data para conseguir aproveitar as ofertas. Entretanto, como o grande foco está nas vendas online, é preciso se preparar e deixar…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Saiba como o vitrinismo pode impactar diretamente as suas ações de marketing

Os gerentes ou gestores de marketing de lojas de varejo estão sempre buscando soluções para atrair a clientela e aumentar as vendas. Investir em um visual merchandising é uma boa oportunidade para isso. E, entre as técnicas mais utilizadas nesse segmento está o vitrinismo. Quando bem utilizadas, as vitrines podem fazer com que os negócios…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Como Atrair Clientes para Clínica de Estética

Quer saber como impulsionar seu empreendimento? Veja os nosso segredos sobre como atrair clientes para clínica de estética neste artigo!

Por Nayara Santos em 05.06.2019

Marketing digital para loja de carros: 3 dicas infalíveis

Quais são as estratégias de marketing digital que você está utilizando para a sua loja de carros? Está conseguindo obter algum resultado com as ações realizadas ou algo poderia ser melhorado? Ou ainda não possui nenhuma estratégia de marketing digital? Bom, vamos com calma e entender a importância disso para os negócios. Com um mercado…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como lidar com funcionários em tempos de crise? Saiba aqui!

Saber como lidar com os funcionários em tempos de crise costuma ser um grande desafio, especialmente porque é fundamental ter empatia em momentos críticos como esse em que todos estão passando por momentos difíceis. A função que os gestores têm de motivar a suas equipes deve ser constante e não pode ser perdida inclusive durante…

Por Nayara Santos em 13.05.2020

Branding no Varejo: 5 dicas essenciais para ter sucesso

O branding no varejo provavelmente é uma das principais formas de fazer com que a sua marca fique na lembrança do consumidor. É através dele que você consegue deixar uma marca na mente dos clientes, trazendo mais do que imagens visuais, mas também despertando sensações quando eles pensam na sua marca. Apesar disso, nem todo…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Guia completo sobre Marketing Sensorial no Varejo

Na busca por formas de conseguir oferecer uma experiência de compras únicas aos clientes surgiu o marketing sensorial no varejo. Ele propõe que estimular os cinco sentidos humanos pode tornar o ambiente de compras agradável, gerar boas lembranças no consumidor e fidelizá-lo. Se você ainda não sabe como as ações de marketing sensorial podem tornar…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Varejo 4.0: entenda a influência do mundo digital nesse conceito!

O mundo digital é o oxigênio do Varejo 4.0. Entretanto, ainda que a tecnologia seja o grande destaque nos eventos e lojas modelo, é a experiência do cliente, ou seja o customer experience, o verdadeiro foco dessa revolução no atendimento ao consumidor. O varejo nunca mudou tanto quanto nas últimas décadas. Produtos e serviços que…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

5 cases de branding sensorial: conheça agora!

Conhecer cases de branding sensorial é muito interessante. Isso se justifica porque, ao visualizar o que outras marcas fazem, você pode se inspirar para desenvolver ações no seu negócio e conquistar mais prestígio perante o seu público. Porém, se você não sabe ao certo do que se trata o branding sensorial, não se preocupe! Antes…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos