O nome de uma loja é um dos primeiros contatos que o cliente tem com o seu negócio, sendo assim, é fundamental escolher um que transmita a identidade da sua marca e seja facilmente lembrado pelo público-alvo. Para uma loja de cosméticos, essa escolha é ainda mais importante, uma vez que a indústria de beleza é bastante competitiva e os consumidores são exigentes.
Mas, escolher um nome que se destaque e atraia a atenção dos clientes em potencial não é uma tarefa fácil. Afinal, são muitos elementos a se considerar, e para isso é fundamental conhecer bem a sua empresa, os seus clientes e que tipo de impressão você quer causar neles.
Por isso, preparamos esse artigo, falando da importância de escolher o nome certo para a sua loja de cosméticos, dicas de como fazer isso e exemplos de nomes para você se inspirar. Confira!
Por que devo me preocupar com a escolha do nome da minha loja de cosméticos?
O mercado de produtos de beleza é visto por muitos empreendedores como repleto de oportunidades. Entretanto, os desafios enfrentados são proporcionais a elas, principalmente porque a concorrência pode ser bastante grande.
Por isso, é fundamental conseguir se destacar já na escolha do nome para a sua loja. Assim, o cliente se lembrará mais facilmente da sua loja e não da concorrência. Claro que o nosso sozinho não faz milagre, e planejar as suas estratégias de marketing é fundamental. Mas, ele ajuda a atrair os consumidores certos para o seu negócio.
O ideal é que o nome escolhido consiga informar claramente o tipo de produtos que você oferece e despertar o interesse e atração das pessoas pelo seu negócio. Além disso, ele será um elemento-chave em suas estratégias de divulgação, presente em ligações, mensagens, anúncios e outros meios de comunicação. Portanto, é essencial que o nome escolhido seja de fácil pronúncia e memorável.
Outros pontos para se ficar atento na hora de escolher o nome para loja de cosméticos é que ele deve realçar os diferenciais do seu negócio e ser capaz de se diferenciar dos concorrentes. Por isso, a seguir daremos algumas dicas práticas de como escolher o nome certo para a sua loja.
Dicas para escolher o nome certo
Escolher o nome da loja de cosméticos requer algumas análises para entender como você quer que o seu estabelecimento seja visto pelos clientes. Veja como fazer isso.
1. Representar a identidade da loja
O primeiro passo para ter o nome certo para loja de cosméticos é entender qual é a identidade da sua marca e qual mensagem você quer passar para o consumidor. Afinal, ele deve ser capaz de representar a sua marca sem a necessidade de apresentações.
O ideal é que você faça uma lista com todos os atributos da sua marca, os diferenciais da sua loja e como você quer ser visto pelos consumidores. Essa lista será essencial para escolher o nome, já que as palavras presentes nela representam o seu negócio.
Por isso é fundamental saber exatamente quais são os valores e a missão da sua marca, não importando o tamanho da sua loja. Se você quiser se tornar uma marca de sucesso, você precisa saber exatamente qual o problema que ela resolve. Quer saber mais como ter uma marca forte? Então confira o nosso e-book exclusivo Guia para montar uma estratégia de branding impecável.
2. Fácil de lembrar e de pronunciar
Agora que você já sabe quais são as palavras que melhor representam a loja de cosméticos, chegou o momento de selecionar aquelas que são mais fáceis de lembrar e de se pronunciar. Mesmo porque, você não vai querer as pessoas errando o nome do seu estabelecimento, certo?
Portanto, analise com atenção a lista preparada e remova as palavras mais difíceis. Inclusive, a nossa recomendação é que você inclua outras pessoas no processo, sejam elas conhecidas ou sócios. Desta forma, você conseguirá ter uma visão mais ampla do que pode ser uma palavra difícil de lembrar e de pronunciar para mais pessoas.
Vale a pena dizer que esse é o momento de começar a combinar as palavras e ver como elas soam juntas. Ou seja, é nesta etapa que o nome da sua loja de cosméticos pode sair. O mais importante aqui é ir testando sem medo e fazendo combinações até encontrar aquela que mais te agrada.
Outra dica importante é brincar com o som das palavras, escolhendo aquelas que rimam ou que tenham uma sonoridade boa. Assim, você aumentará as chances de ser lembrado pelos consumidores.
3. Disponibilidade
Uma vez escolhido o nome da loja de cosméticos, chegou a etapa de verificar a disponibilidade dele. Vale a pena dizer que diferentes lojas e empresas não podem ter o mesmo nome. Por isso, antes de mais nada você precisará verificar a disponibilidade dele perante os órgãos responsáveis.
Neste caso, será preciso consultar o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para saber se o nome que você escolheu já está sendo utilizado. Caso ele já esteja em uso, você precisará escolher outro nome.
Dito isso, o ideal é que na etapa anterior você escolha alguns nomes diferentes que te agradem. Assim você não correrá o risco de voltar à estaca zero caso não possa utilizar o nome que mais gostou.
Exemplos de nomes para loja de cosméticos
- Bela Vida Cosméticos
- Perfumes e Encantos
- Beleza em Foco
- Essência da Mulher
- Cuidado & Charme
- Make Up House
- Beleza Essencial
- Bonita & Estilo
- Beleza & Glamour
- Bela Harmonia
- Tudo de Beleza
- Bela Pele
- Vaidosa & Cia
- Bela Presença
- Glamour & Style
- Rosa Perfumada
- Casa de Beleza
- Divina Beleza
- Beleza em Alta
- La Vie en Rose
- Perfumaria Fina
- Charme & Estilo
- Beleza Exuberante
- Estilo Perfumado
- Essência do Glamour
- Beleza Radiante
- Elegância em Foco
- Bella Donna
- Beleza & Cia
- Ellegancia
- Beleza Rara
- Exótica
- Diva Cosméticos
- Sábado à Noite
- Beleza Natural
Pronto para escolher o nome da sua loja de cosméticos? Então aproveite e acesse o nosso blog para conferir muitas outras dicas de como ter uma loja de sucesso e encantar os seus clientes.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!