Por Nayara Santos em 28.03.2024

10 dicas para vender mais no Dia dos Namorados!

Por Nayara Santos em 28.03.2024

O Dia dos Namorados se aproxima e você, bom gestor, já está em busca de dicas para conseguir vender mais. Parabéns! No varejo, as datas tão concorridas como essa, merecem uma atenção especial para que você consiga atingir as metas estipuladas.

Aumentar as vendas é muito mais do que simplesmente implementar algumas ações na loja durante esse período e depois esquecer delas. Pelo contrário, para o sucesso de uma empresa do varejo é preciso sempre procurar formas para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca e compram sempre com você.

Por isso, a seguir apresentaremos dicas de ações para você colocar em prática durante o Dia dos Namorados, mas que podem ser facilmente utilizadas para fazer com que você se destaque da concorrência e conquiste os consumidores de uma vez por todas! Boa leitura!

Se preparando para vender mais no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data que a grande maioria dos casais celebram, ou seja, as pessoas estão mais dispostas a gastar. E nem sempre precisa ser algo chique e caro. Muito pelo contrário, muitos casais gostam de dar presentes que sejam especiais e realmente tenham um significado importante para ambos. 

Portanto, além de encontrar produtos que atraiam a atenção do consumidor, você também precisa focar em formas para fidelizá-lo e fazer com que ele volte para a próxima compra. Confira a seguir como fazer isso e aumentar as suas vendas em uma das datas mais importantes do varejo.

1. Invista na personalização dos produtos

Provavelmente você teve algum momento especial com a sua cara-metade. Ou então alguma história engraçada, que aconteceu durante uma viagem e você quer deixar isso registrado em um presente. Pois é justamente isso que muitos consumidores procuram na hora de comprar um presente para o Dia dos Namorados.

Por isso, se você quiser atrair esse tipo de público, e os seus produtos permitem, você pode apostar na personalização. Seja de frases ou imagens, em itens simples e pequenos, ou grandes e elaborados. Não importa, dar ao cliente a oportunidade para ele escolher exatamente como o presente será, te ajudará a vender mais neste Dia dos Namorados.

Está na dúvida sobre como os seus clientes reagiriam a esse tipo de produto e está inseguro em investir em algo assim? Então faça uma pesquisa de satisfação do cliente ou mesmo uma enquete nas suas redes sociais. Isso permitirá que você saiba exatamente o que o seu cliente está pensando sobre a sua marca, e como você poderá melhorá-la.

2. Capriche no som ambiente da sua loja

Um dos principais elementos para deixar o ambiente mais agradável é a música ambiente. Ela transforma o local em que é reproduzida, para melhor ou para pior. Por isso, é fundamental ficar atento a que tipo de música você anda reproduzindo na sua loja.

O ideal é que a trilha sonora seja escolhida conforme o gosto musical do seu cliente, ou seja, com estilos musicais e artistas que eles gostam de ouvir. Entretanto, para obter todos os benefícios que esse tipo de estratégia pode oferecer, é fundamental que essas músicas combinem com a sua marca e com a mensagem que você quer passar.

Um dos erros mais comuns de muitos varejistas que optam por essa estratégia é focar apenas em ter algum tipo de música sendo reproduzida na loja. Entretanto, ao escolher playlists aleatórias, você pode estar deixando o consumidor insatisfeito e fazendo com que ele vá embora da sua loja sem comprar nada.


Outra solução que muitos varejistas encontram é utilizar rádios convencionais para ter som ambiente na loja. Mas, assim como nas playlists aleatórias, o som pode não ter nada a ver com a sua marca ou os seus clientes. Sem falar que ainda há o risco de ter anúncios de concorrentes ao longo da programação musical. E, tudo o que você não quer, é mandar o cliente comprar com eles, não é mesmo?

Ficou interessado em ter música ambiente na sua loja, então confira o nosso e-book: Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal

3. Mantenha a loja sempre organizada

Essa dica é uma daquelas bem valiosas, que valem para o ano todo. Entretanto, durante períodos promocionais com as importantes datas do calendário do varejo, ela é ainda mais importante. Afinal, o número de pessoas circulando pela loja acabará tirando produtos do lugar.

Para ajudar os próximos clientes a encontrarem o que eles procuram, é fundamental ter uma equipe bem treinada que fique de olho em cada item e mantenha a loja sempre organizada. Sim, esse será um trabalho grande e algo a ser feito durante toda a jornada, entretanto, você não pode descuidar.

A bagunça não apenas deixa mais difícil o cliente encontrar aquilo que ele quer, mas também torna a experiência de compras dele pior. Outra dica importante para impulsionar as vendas do Dia dos Namorados é dar um destaque maior aos produtos que sejam carro chefe das promoções e campanhas. 

Para isso utilize a iluminação e a decoração da loja. Elas são poderosas aliadas nesse momento e devem ser exploradas. Ainda, você pode utilizar a direção para fazer a comunicação interna da loja, por exemplo, indicando onde é o caixa, os provadores (caso os tenha), os diferentes setores da loja, dentre outros.

4. Invista em promoções

Uma coisa é certa, uma estratégia que já funciona há muito tempo e que é utilizada até hoje você não pode deixar de lado durante o Dia dos Namorados. Por isso, a nossa dica número quatro é investir em promoções.

Escolha aqueles produtos que são mais procurados, que os clientes mais compram ou que são o carro chefe da sua marca. Isso, sem dúvida alguma, atrai mais clientes para a loja, o que já é um primeiro passo.

Neste caso, o mais importante é certificar-se de que o seu estoque será capaz de atender à demanda que você gerou. Caso contrário, os consumidores podem ficar bastante insatisfeitos de irem até a sua loja para comprar um determinado produto e não encontrarem mais ele.

Depois, implementando a estratégia de marketing sensorial e oferecendo um bom atendimento, você terá grandes chances de fidelizá-lo. Ou seja, fazer com que ele se lembre da sua loja, indique para amigos e ainda volte para novas compras.

5. Tenha um atendimento diferenciado

Qualquer profissional que lida com o público deve saber disso: a qualidade no atendimento é a chave para a garantia de vendas. Por isso, a nossa próxima dica para conseguir vender mais no Dia dos Namorados é justamente focar no atendimento que você oferece na sua loja.

O atendimento ao cliente deve ser encarado tanto como uma oportunidade para fechar vendas, como de fidelização. Afinal, os consumidores procuram esses serviços justamente para tirar dúvidas antes de comprar um produto ou contratar um serviço, ou então para reclamar de algo que aconteceu diferente do previsto ou esperado.

Ao prestar um atendimento de excelência, você consegue fazer com que os clientes se sintam valorizados e respeitados. Sem falar que, o atendimento pode te dar mais chances de se destacar da concorrência, manter uma forte reputação com futuros clientes e incentivar os clientes existentes a voltarem para a sua loja.

Para conseguir oferecer um atendimento diferenciado é preciso:

  • Conhecer os seus clientes e saber o que eles esperam da sua loja e marca;
  • Saber antecipar as necessidades dos consumidores;
  • Conseguir levar informação clara sobre os seus produtos e serviços;
  • Ter uma equipe bem treinada, sejam os vendedores ou os atendentes dos canais de atendimento ao consumidor;
  • Criar um relacionamento com o cliente;
  • Ficar de olho na concorrência, assim você saberá o que pode ser melhorado na sua empresa;
  • Não ter medo de pedir um feedback para o cliente.

Oferecer um bom atendimento é algo que poderá impactar profundamente a sua empresa. Por isso, confira o nosso Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?, lá você encontra todas as informações que precisa para conquistar o seu cliente de uma vez por todas.

6. Capriche na decoração da loja

Se você quer vender mais no Dia dos Namorados, então precisará, primeiro, atrair o cliente até a loja e/ou convencê-lo a entrar no estabelecimento. Obtendo sucesso nessa tarefa, você precisará oferecer ao consumidor um ambiente diferenciado, no clima da celebração. Para isso, você pode contar com a decoração, seja da fachada, da vitrine ou do interior da loja.

Quando falamos na decoração da vitrine, a primeira coisa que você precisa entender é que ela é o cartão de visitas da sua loja. Ou seja, ela irá apresentar os seus produtos, os preços e a identidade da sua marca. Por isso, ela deve ser bem pensada e planejada para transmitir a mensagem desejada, e conseguir convencer o cliente a entrar na loja.

A fachada funciona de modo bastante parecido, por isso, é fundamental que ela esteja bem cuidada. Fachadas com a pintura descansando, sujas, com letreiros que não funcionam direito passam uma imagem ruim para o consumidor, principalmente para aqueles que não conhecem a sua marca.

Já no interior da loja, a decoração do Dia dos Namorados faz com que o cliente entre no clima de celebração. Sem falar que ela te ajuda a destacar os produtos mais interessantes para o período, ou mesmo a guiar o cliente pela loja e a oferecer uma melhor experiência de compras.

7. Não se esqueça do seu e-commerce para vender mais no Dia dos Namorados

A nossa próxima dica para conseguir turbinar as suas vendas no Dia dos Namorados é apostar no seu e-commerce. Como você já deve estar cansado de ouvir, as vendas online cresceram muito durante a pandemia, já que muitos consumidores encontraram uma nova forma de se relacionar com as marcas.

Mas, de nada adianta ter um site se ele não gera a quantidade de vendas desejada. O Dia dos Namorados pode ser um excelente momento para que você aumente as suas vendas online, além de incentivar as compras offline. Algumas estratégias que você pode implementar para aumentar as vendas na sua loja virtual são:

  • Otimização do site: certifique-se de que o site esteja bem projetado, rápido e fácil de navegar para melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões. Vale lembrar que muitos consumidores fazem as consultas e as compras utilizando celulares e tablets, portanto, o seu site precisa ser compatível com esses dispositivos;
  • Marketing digital: invista em campanhas de marketing, como e-mail marketing, marketing de conteúdo e anúncios pagos para atrair tráfego qualificado ao seu site. E, claro, não se esqueça das redes sociais, já que elas podem ser poderosas aliadas neste momento;
  • Ofereça incentivos: os consumidores gostam de ter benefícios quando se relacionam com as marcas. Isso não significa que você sempre precisará dar descontos, mas pode implementar algumas estratégias para deixá-los mais inclinados a comprar pelo site. Por exemplo, dê brindes para compras acima de um determinado valor, ofereça frete gratuito, ou mesmo cupons de desconto para a loja física;
  • Melhore a sua descrição do produto: quanto mais detalhes sobre um produto você for capaz de incluir no site, melhor. Lembre-se que o cliente não estará vendo o produto, e as informações ajudam o cliente a tomar as decisões de compra.

8. Procure empresas parceiras para celebrar a data

Fazer parcerias com outras empresas do varejo no Dia dos Namorados pode não apenas impulsionar as suas vendas, como também ampliar o alcance da sua marca. Afinal, você conseguirá atrair a atenção tanto dos clientes que já conhecem o seu estabelecimento, como daqueles que se relacionam com a empresa parceira.

O primeiro passo para encontrar bons parceiros é identificar empresas que ofereçam produtos e serviços complementares aos seus. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados, pode fazer parceria com uma loja de roupas; ou então um salão de beleza pode ter como parceiro uma perfumaria, e assim por diante.

Em seguida, procure saber mais sobre essas empresas e sua reputação. Isso envolve conhecer o público-alvo (se ele é o mesmo ou muito diferente do seu) e o que os seus clientes e outras pessoas pensam a respeito dessa empresa. Lembre-se, sempre que você se associa a outro estabelecimento, há transferência de reputação e autoridade. Portanto, cuidado com quem você irá se associar.

Chegou então o momento de abordar essas empresas com uma proposta de parceria, destacando os benefícios mútuos, como aumento das vendas e ampliação da base de clientes. Você ainda pode sugerir ideias de ofertas conjuntas e propostas de materiais de marketing.

9. Ofereça benefícios para os consumidores fidelizados

Outra dica importantíssima: se você quiser vender mais no Dia dos Namorados prepare promoções especiais para aqueles clientes que já são fidelizados. Essa é uma forma de recompensar sua lealdade e estimular futuras compras. 

Uma abordagem eficaz inclui descontos exclusivos, brindes personalizados e acesso antecipado a promoções especiais. Desta forma, o cliente se sentirá especial o que estreita o vínculo entre ele e a sua marca. Além disso, você também pode preparar eventos exclusivos  para esses clientes, como shows, degustações, acesso a tratamentos em spa, dentre outros. 

Neste caso, o mais importante é manter o cliente informado sobre tudo o que acontece na loja e certificar-se de que ele fique sabendo das novidades preparadas por você. Lembre-se, muitas vezes pequenos gestos de atenção são muito mais efetivos para conquistar os clientes do que gestos grandiosos.

Portanto, antes de sair gastando o seu orçamento em campanhas caras, analise se você está realmente dando a atenção que o seu cliente merece.

10. Tenha uma estratégia de comunicação

Por último, mas longe de ser a dica menos importante deste artigo, está a preparação de uma estratégia de comunicação para o Dia dos Namorados. Esse processo começa com o conhecimento profundo do seu público-alvo e a definição clara dos objetivos da campanha.

Lembre-se, sem saber com quem você quer conversar e quais as metas que quer alcançar, é praticamente impossível preparar uma campanha de sucesso no varejo. Portanto, tenha isso em mente ao preparar a sua estratégia de comunicação, independente da ocasião.

Ter uma mensagem alinhada aos valores da marca e ao tema da data comemorativa, neste caso o Dia dos Namorados, é essencial para ter consistência em todos os canais de comunicação. E, claro, a escolha dos canais certos, a criação de conteúdo relevante e a personalização da comunicação dependem dos pontos mencionados no parágrafo anterior.

Entretanto, conseguir estabelecer uma boa comunicação no momento certo pode fazer toda a diferença. Um desses momentos é quando o consumidor está na loja, já que 70% das decisões de compras são tomadas diante dos produtos.

Neste caso, ter uma rádio indoor, com anúncios sobre as promoções e novidades da loja pode te ajudar a aumentar as vendas consideravelmente. Mesmo porque, nem sempre o cliente sabe sobre todos os produtos, serviços e promoções preparadas para o Dia dos Namorados.

Aproveite e solicite o seu teste gratuito da nossa rádio indoor. Veja a seguir como fazer isso.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como Manter Um Bom Relacionamento Com Fornecedores

Veja como pode manter um bom relacionamento com fornecedores e alavancar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 13.02.2019

Divulgação de eventos nas redes sociais: confira como fazer

Fazer uma boa divulgação do evento da sua loja nas redes sociais pode ser a chave para o seu sucesso. Isso porque, as redes permitem que você fique próximo tanto dos clientes que já conhecem a sua marca, como pode atrair potenciais consumidores com um bom conteúdo. Mas, para isso, é preciso saber como trabalhar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Confira 10 ações de podem ser aplicadas em campanhas de inverno no varejo

Com a queda das temperaturas e a chegada do frio, é hora de falar sobre as estratégias de campanhas de inverno no varejo. Afinal, já parou para pensar em como períodos sazonais podem ajudar a ampliar as vendas? Pois é, a troca de estações e as datas comemorativas são um atrativo a mais para conquistar…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Marketing para varejo: Bom ambiente de compra

Existem diferentes estratégias de marketing para varejo que podem ser desenvolvidas para proporcionar um bom ambiente de compras para os clientes. Quando você consegue ser bem-sucedido nessas estratégias, você terá clientes fiéis, aumentará a retenção de clientes e ainda conseguirá atrair novos consumidores para a sua loja. Para desenvolver essas estratégias é preciso ter planejamento…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

O que é Marketing Sensorial? Use os 5 sentidos na sua loja

 Marketing Sensorial é uma subdivisão do marketing que tem a finalidade de trabalhar a percepção dos clientes por meio de estímulos sensoriais, muitas vezes bastante sutis, para deixar o cliente mais à vontade na loja. Ou seja, com ações que estimulam os 5 sentidos humanos (tato, visão, paladar, olfato e audição) oferecer um ambiente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como fazer um treinamento de vendas ideal para o seu negócio?

Um treinamento de vendas pode ser realizado de diversas maneiras, abordar diferentes áreas de conhecimento e contemplar fatores particulares do perfil de uma empresa ou dos produtos e serviços comercializados por ela. Isso significa que, fora as exigências legais e publicitárias, não existem padrões definidos para a atuação de um vendedor, ainda que muitas técnicas…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Frase de aniversário de loja: confira 15 exemplos

O aniversário da loja deve ser uma grande celebração. Afinal, conseguir sobreviver por mais um ano em um país com tantas barreiras para empreender é um verdadeiro desafio. Por isso, você deve pensar em como retribuir os seus clientes, principalmente aqueles mais fiéis. Claro que todo varejista quer ter a loja cheia de clientes para…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

O que dar de brinde em inauguração de loja: 6 ideias

Você já parou para pensar na importância de distribuir brindes na inauguração da sua loja?  Se a resposta foi não, então você precisa conferir esse artigo. A inauguração da sua loja é a oportunidade perfeita para mostrar o diferencial da sua empresa. Além disso, se conseguir causar uma boa primeira impressão, você terá chances muito…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Comunicação visual para lojas: aprenda como fazer

Ter uma boa comunicação na loja é algo que pode fazer com que você se destaque da concorrência. Isso porque, ela ajuda a tornar o ambiente de compras único e facilita a compra do cliente, permitindo que ele encontre o que procura mais facilmente. Com isso, você poderá não apenas ter clientes mais satisfeitos, aumentando…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos