Por Nayara Santos em 28.03.2024

10 dicas para vender mais no Dia dos Namorados!

Por Nayara Santos em 28.03.2024

O Dia dos Namorados se aproxima e você, bom gestor, já está em busca de dicas para conseguir vender mais. Parabéns! No varejo, as datas tão concorridas como essa, merecem uma atenção especial para que você consiga atingir as metas estipuladas.

Aumentar as vendas é muito mais do que simplesmente implementar algumas ações na loja durante esse período e depois esquecer delas. Pelo contrário, para o sucesso de uma empresa do varejo é preciso sempre procurar formas para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca e compram sempre com você.

Por isso, a seguir apresentaremos dicas de ações para você colocar em prática durante o Dia dos Namorados, mas que podem ser facilmente utilizadas para fazer com que você se destaque da concorrência e conquiste os consumidores de uma vez por todas! Boa leitura!

Se preparando para vender mais no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data que a grande maioria dos casais celebram, ou seja, as pessoas estão mais dispostas a gastar. E nem sempre precisa ser algo chique e caro. Muito pelo contrário, muitos casais gostam de dar presentes que sejam especiais e realmente tenham um significado importante para ambos. 

Portanto, além de encontrar produtos que atraiam a atenção do consumidor, você também precisa focar em formas para fidelizá-lo e fazer com que ele volte para a próxima compra. Confira a seguir como fazer isso e aumentar as suas vendas em uma das datas mais importantes do varejo.

1. Invista na personalização dos produtos

Provavelmente você teve algum momento especial com a sua cara-metade. Ou então alguma história engraçada, que aconteceu durante uma viagem e você quer deixar isso registrado em um presente. Pois é justamente isso que muitos consumidores procuram na hora de comprar um presente para o Dia dos Namorados.

Por isso, se você quiser atrair esse tipo de público, e os seus produtos permitem, você pode apostar na personalização. Seja de frases ou imagens, em itens simples e pequenos, ou grandes e elaborados. Não importa, dar ao cliente a oportunidade para ele escolher exatamente como o presente será, te ajudará a vender mais neste Dia dos Namorados.

Está na dúvida sobre como os seus clientes reagiriam a esse tipo de produto e está inseguro em investir em algo assim? Então faça uma pesquisa de satisfação do cliente ou mesmo uma enquete nas suas redes sociais. Isso permitirá que você saiba exatamente o que o seu cliente está pensando sobre a sua marca, e como você poderá melhorá-la.

2. Capriche no som ambiente da sua loja

Um dos principais elementos para deixar o ambiente mais agradável é a música ambiente. Ela transforma o local em que é reproduzida, para melhor ou para pior. Por isso, é fundamental ficar atento a que tipo de música você anda reproduzindo na sua loja.

O ideal é que a trilha sonora seja escolhida conforme o gosto musical do seu cliente, ou seja, com estilos musicais e artistas que eles gostam de ouvir. Entretanto, para obter todos os benefícios que esse tipo de estratégia pode oferecer, é fundamental que essas músicas combinem com a sua marca e com a mensagem que você quer passar.

Um dos erros mais comuns de muitos varejistas que optam por essa estratégia é focar apenas em ter algum tipo de música sendo reproduzida na loja. Entretanto, ao escolher playlists aleatórias, você pode estar deixando o consumidor insatisfeito e fazendo com que ele vá embora da sua loja sem comprar nada.


Outra solução que muitos varejistas encontram é utilizar rádios convencionais para ter som ambiente na loja. Mas, assim como nas playlists aleatórias, o som pode não ter nada a ver com a sua marca ou os seus clientes. Sem falar que ainda há o risco de ter anúncios de concorrentes ao longo da programação musical. E, tudo o que você não quer, é mandar o cliente comprar com eles, não é mesmo?

Ficou interessado em ter música ambiente na sua loja, então confira o nosso e-book: Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal

3. Mantenha a loja sempre organizada

Essa dica é uma daquelas bem valiosas, que valem para o ano todo. Entretanto, durante períodos promocionais com as importantes datas do calendário do varejo, ela é ainda mais importante. Afinal, o número de pessoas circulando pela loja acabará tirando produtos do lugar.

Para ajudar os próximos clientes a encontrarem o que eles procuram, é fundamental ter uma equipe bem treinada que fique de olho em cada item e mantenha a loja sempre organizada. Sim, esse será um trabalho grande e algo a ser feito durante toda a jornada, entretanto, você não pode descuidar.

A bagunça não apenas deixa mais difícil o cliente encontrar aquilo que ele quer, mas também torna a experiência de compras dele pior. Outra dica importante para impulsionar as vendas do Dia dos Namorados é dar um destaque maior aos produtos que sejam carro chefe das promoções e campanhas. 

Para isso utilize a iluminação e a decoração da loja. Elas são poderosas aliadas nesse momento e devem ser exploradas. Ainda, você pode utilizar a direção para fazer a comunicação interna da loja, por exemplo, indicando onde é o caixa, os provadores (caso os tenha), os diferentes setores da loja, dentre outros.

4. Invista em promoções

Uma coisa é certa, uma estratégia que já funciona há muito tempo e que é utilizada até hoje você não pode deixar de lado durante o Dia dos Namorados. Por isso, a nossa dica número quatro é investir em promoções.

Escolha aqueles produtos que são mais procurados, que os clientes mais compram ou que são o carro chefe da sua marca. Isso, sem dúvida alguma, atrai mais clientes para a loja, o que já é um primeiro passo.

Neste caso, o mais importante é certificar-se de que o seu estoque será capaz de atender à demanda que você gerou. Caso contrário, os consumidores podem ficar bastante insatisfeitos de irem até a sua loja para comprar um determinado produto e não encontrarem mais ele.

Depois, implementando a estratégia de marketing sensorial e oferecendo um bom atendimento, você terá grandes chances de fidelizá-lo. Ou seja, fazer com que ele se lembre da sua loja, indique para amigos e ainda volte para novas compras.

5. Tenha um atendimento diferenciado

Qualquer profissional que lida com o público deve saber disso: a qualidade no atendimento é a chave para a garantia de vendas. Por isso, a nossa próxima dica para conseguir vender mais no Dia dos Namorados é justamente focar no atendimento que você oferece na sua loja.

O atendimento ao cliente deve ser encarado tanto como uma oportunidade para fechar vendas, como de fidelização. Afinal, os consumidores procuram esses serviços justamente para tirar dúvidas antes de comprar um produto ou contratar um serviço, ou então para reclamar de algo que aconteceu diferente do previsto ou esperado.

Ao prestar um atendimento de excelência, você consegue fazer com que os clientes se sintam valorizados e respeitados. Sem falar que, o atendimento pode te dar mais chances de se destacar da concorrência, manter uma forte reputação com futuros clientes e incentivar os clientes existentes a voltarem para a sua loja.

Para conseguir oferecer um atendimento diferenciado é preciso:

  • Conhecer os seus clientes e saber o que eles esperam da sua loja e marca;
  • Saber antecipar as necessidades dos consumidores;
  • Conseguir levar informação clara sobre os seus produtos e serviços;
  • Ter uma equipe bem treinada, sejam os vendedores ou os atendentes dos canais de atendimento ao consumidor;
  • Criar um relacionamento com o cliente;
  • Ficar de olho na concorrência, assim você saberá o que pode ser melhorado na sua empresa;
  • Não ter medo de pedir um feedback para o cliente.

Oferecer um bom atendimento é algo que poderá impactar profundamente a sua empresa. Por isso, confira o nosso Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?, lá você encontra todas as informações que precisa para conquistar o seu cliente de uma vez por todas.

6. Capriche na decoração da loja

Se você quer vender mais no Dia dos Namorados, então precisará, primeiro, atrair o cliente até a loja e/ou convencê-lo a entrar no estabelecimento. Obtendo sucesso nessa tarefa, você precisará oferecer ao consumidor um ambiente diferenciado, no clima da celebração. Para isso, você pode contar com a decoração, seja da fachada, da vitrine ou do interior da loja.

Quando falamos na decoração da vitrine, a primeira coisa que você precisa entender é que ela é o cartão de visitas da sua loja. Ou seja, ela irá apresentar os seus produtos, os preços e a identidade da sua marca. Por isso, ela deve ser bem pensada e planejada para transmitir a mensagem desejada, e conseguir convencer o cliente a entrar na loja.

A fachada funciona de modo bastante parecido, por isso, é fundamental que ela esteja bem cuidada. Fachadas com a pintura descansando, sujas, com letreiros que não funcionam direito passam uma imagem ruim para o consumidor, principalmente para aqueles que não conhecem a sua marca.

Já no interior da loja, a decoração do Dia dos Namorados faz com que o cliente entre no clima de celebração. Sem falar que ela te ajuda a destacar os produtos mais interessantes para o período, ou mesmo a guiar o cliente pela loja e a oferecer uma melhor experiência de compras.

7. Não se esqueça do seu e-commerce para vender mais no Dia dos Namorados

A nossa próxima dica para conseguir turbinar as suas vendas no Dia dos Namorados é apostar no seu e-commerce. Como você já deve estar cansado de ouvir, as vendas online cresceram muito durante a pandemia, já que muitos consumidores encontraram uma nova forma de se relacionar com as marcas.

Mas, de nada adianta ter um site se ele não gera a quantidade de vendas desejada. O Dia dos Namorados pode ser um excelente momento para que você aumente as suas vendas online, além de incentivar as compras offline. Algumas estratégias que você pode implementar para aumentar as vendas na sua loja virtual são:

  • Otimização do site: certifique-se de que o site esteja bem projetado, rápido e fácil de navegar para melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões. Vale lembrar que muitos consumidores fazem as consultas e as compras utilizando celulares e tablets, portanto, o seu site precisa ser compatível com esses dispositivos;
  • Marketing digital: invista em campanhas de marketing, como e-mail marketing, marketing de conteúdo e anúncios pagos para atrair tráfego qualificado ao seu site. E, claro, não se esqueça das redes sociais, já que elas podem ser poderosas aliadas neste momento;
  • Ofereça incentivos: os consumidores gostam de ter benefícios quando se relacionam com as marcas. Isso não significa que você sempre precisará dar descontos, mas pode implementar algumas estratégias para deixá-los mais inclinados a comprar pelo site. Por exemplo, dê brindes para compras acima de um determinado valor, ofereça frete gratuito, ou mesmo cupons de desconto para a loja física;
  • Melhore a sua descrição do produto: quanto mais detalhes sobre um produto você for capaz de incluir no site, melhor. Lembre-se que o cliente não estará vendo o produto, e as informações ajudam o cliente a tomar as decisões de compra.

8. Procure empresas parceiras para celebrar a data

Fazer parcerias com outras empresas do varejo no Dia dos Namorados pode não apenas impulsionar as suas vendas, como também ampliar o alcance da sua marca. Afinal, você conseguirá atrair a atenção tanto dos clientes que já conhecem o seu estabelecimento, como daqueles que se relacionam com a empresa parceira.

O primeiro passo para encontrar bons parceiros é identificar empresas que ofereçam produtos e serviços complementares aos seus. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados, pode fazer parceria com uma loja de roupas; ou então um salão de beleza pode ter como parceiro uma perfumaria, e assim por diante.

Em seguida, procure saber mais sobre essas empresas e sua reputação. Isso envolve conhecer o público-alvo (se ele é o mesmo ou muito diferente do seu) e o que os seus clientes e outras pessoas pensam a respeito dessa empresa. Lembre-se, sempre que você se associa a outro estabelecimento, há transferência de reputação e autoridade. Portanto, cuidado com quem você irá se associar.

Chegou então o momento de abordar essas empresas com uma proposta de parceria, destacando os benefícios mútuos, como aumento das vendas e ampliação da base de clientes. Você ainda pode sugerir ideias de ofertas conjuntas e propostas de materiais de marketing.

9. Ofereça benefícios para os consumidores fidelizados

Outra dica importantíssima: se você quiser vender mais no Dia dos Namorados prepare promoções especiais para aqueles clientes que já são fidelizados. Essa é uma forma de recompensar sua lealdade e estimular futuras compras. 

Uma abordagem eficaz inclui descontos exclusivos, brindes personalizados e acesso antecipado a promoções especiais. Desta forma, o cliente se sentirá especial o que estreita o vínculo entre ele e a sua marca. Além disso, você também pode preparar eventos exclusivos  para esses clientes, como shows, degustações, acesso a tratamentos em spa, dentre outros. 

Neste caso, o mais importante é manter o cliente informado sobre tudo o que acontece na loja e certificar-se de que ele fique sabendo das novidades preparadas por você. Lembre-se, muitas vezes pequenos gestos de atenção são muito mais efetivos para conquistar os clientes do que gestos grandiosos.

Portanto, antes de sair gastando o seu orçamento em campanhas caras, analise se você está realmente dando a atenção que o seu cliente merece.

10. Tenha uma estratégia de comunicação

Por último, mas longe de ser a dica menos importante deste artigo, está a preparação de uma estratégia de comunicação para o Dia dos Namorados. Esse processo começa com o conhecimento profundo do seu público-alvo e a definição clara dos objetivos da campanha.

Lembre-se, sem saber com quem você quer conversar e quais as metas que quer alcançar, é praticamente impossível preparar uma campanha de sucesso no varejo. Portanto, tenha isso em mente ao preparar a sua estratégia de comunicação, independente da ocasião.

Ter uma mensagem alinhada aos valores da marca e ao tema da data comemorativa, neste caso o Dia dos Namorados, é essencial para ter consistência em todos os canais de comunicação. E, claro, a escolha dos canais certos, a criação de conteúdo relevante e a personalização da comunicação dependem dos pontos mencionados no parágrafo anterior.

Entretanto, conseguir estabelecer uma boa comunicação no momento certo pode fazer toda a diferença. Um desses momentos é quando o consumidor está na loja, já que 70% das decisões de compras são tomadas diante dos produtos.

Neste caso, ter uma rádio indoor, com anúncios sobre as promoções e novidades da loja pode te ajudar a aumentar as vendas consideravelmente. Mesmo porque, nem sempre o cliente sabe sobre todos os produtos, serviços e promoções preparadas para o Dia dos Namorados.

Aproveite e solicite o seu teste gratuito da nossa rádio indoor. Veja a seguir como fazer isso.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a Importância da Fidelização de Clientes no Varejo?

Você sabe qual é a importância da fidelização de clientes no varejo? Conhece as consequências de negligenciar esse aspecto? Possui alguma estratégia específica para tornar os seus clientes fiéis? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então o seu estabelecimento pode estar em perigo. Mas, você não precisa se preocupar, afinal de contas, está…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

16 textos para propaganda de Lojas de Brinquedos, confira

Provavelmente você já ouviu que a propaganda é a alma do negócio, certo? E essa frase não poderia estar mais certa, afinal, se os clientes não conhecem a sua loja e não sabem quais as vantagens de comprar com você, eles nunca te farão uma visita. Por isso, conhecer os textos para propaganda de lojas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Como Manter Clientes Fidelizados com Ações de Marketing

Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores nos dias de hoje. Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo. Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização. Porém, nem sempre escolher…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Nomes para salão de beleza: 30 ideias para se inspirar

Escolher o nome certo para um salão de beleza é uma das primeiras tarefas que o empreendedor terá. A escolha do nome nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ele deve ser capaz de conversar com o público-alvo do salão e comunicar as principais características da marca. Isso, sem falar que o nome do seu…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como lidar com colaboradores detratores? Confira agora mesmo

Hoje em dia, os profissionais tendem a ser o recurso mais valioso de todo o negócio. É por meio de seus conhecimentos e capacidades que a empresa consegue crescer. Porém, sempre existem aqueles que, em maior ou menor grau, atrapalham a harmonia da equipe, trazendo mais prejuízo do que contribuições. Porém, ele ainda pode ter…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Promoções criativas para lojas de roupas, conheça exemplos

 Fazer promoções criativas na sua loja de roupas é algo mais do que importante, é extremamente necessário para aumentar o movimento da loja, atrair novos clientes e se destacar da concorrência. Além disso, essa também é uma boa estratégia para liberar espaço em um estoque que está abarrotado de peças, ou então quando suas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Vale a pena ter serviços terceirizados na empresa? Confira os principais benefícios

A possibilidade de trabalhar com serviços terceirizados em uma organização é encarada como uma maneira eficiente de reduzir custos, aumentar a produtividade e permitir que a empresa foque em seu core business, ou seja, naquilo que realmente importa. Contudo, é preciso saber onde esse conceito se aplica adequadamente. Se o negócio não fizer a lição…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Campanha de Dia dos Pais: conheça as melhores feitas pelo varejo

Elaborar uma boa campanha de Dia dos Pais é essencial para quem administra um comércio varejista. Não apenas nessa data, mas em todas as épocas sazonais é preciso ter um planejamento para que tudo seja programado com antecedência. Também é importante fazer relatórios com os resultados das suas campanhas, para que eles sirvam como norte…

Por Nayara Santos em 14.07.2023

O que é Smarketing e como essa estratégia pode agregar?

O termo smarketing descreve o ecossistema no qual marketing e vendas convivem cercados e fortalecidos por uma estratégia de intensa integração e mensuração de resultados. O smarketing representa a realidade de empresas campeãs, que conseguiram realizar acordos eficientes entre estas duas áreas e reposicionar seu funil de vendas, de acordo com as novas responsabilidades assumidas…

Por Nayara Santos em 16.08.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos