Por Nayara Santos em 19.06.2020

Benchmarking no varejo: confira 6 dicas para conquistar insights inovadores

Por Nayara Santos em 19.06.2020

O benchmarking no varejo é uma análise das melhores estratégias utilizadas pelas empresas do mesmo mercado que o seu. Ela consiste em usar essas práticas eficientes como referência para melhorar os resultados das suas ações de marketing, processos e campanhas. Por meio dessa pesquisa de desempenho da concorrência, você consegue identificar tendências e demandas de mercado.

Além disso, é por meio do benchmarking que sua marca consegue descobrir as estratégias de sucesso do concorrente e identifica os setores e ferramentas do seu negócio que precisam passar por ajustes e melhorias. No entanto, para aplicar esse processo de análise e referenciação, é importante ter conhecimentos sobre as ações dos seus concorrentes.

Neste post, mostraremos o que você precisa ter em mente para fazer o benchmarking no seu negócio. Veja só.

1. Tenha objetivos claros com o benchmarking no varejo

Para começar, você precisa levantar quais são os seu objetivos com essa análise. A partir disso, escolherá o tipo de benchmarking e terá noção de quais informações e dados precisa coletar. Os tipos de referenciação são:

  • benchmarking competitivo: avalia as técnicas e práticas mercadológica dos seus concorrentes;
  • benchmarking interno: analisa as práticas de gestão interna da concorrência (pode ser em relação ao marketing, setor financeiro, de processos, gestão de pessoas e até mesmo de produtividade);
  • benchmarking funcional: faz uma examinação geral, e não focada em alguma concorrência em específico;
  • benchmarking genérico: avalia empresas com processos ou funções semelhantes a sua, mesmo não sendo concorrente ou do mesmo segmento.

Definidos os seus objetivos para determinar a estratégia utilizada, você precisa selecionar os concorrentes que avaliará. O ideal é que escolha até três empresas para analisar, sendo que o alvo a ser examinado dependerá dos seus propósitos.

2. Busque referências positivas no mercado

O benchmarking no varejo é utilizado justamente para dar aquela espiadinha no vizinho. Ou seja, o que o concorrente tem feito para ter sucesso e os bons resultados. Por isso, você precisa selecionar empresas que tenha bom renome, reputação e credibilidade no mercado para se espelhar.


Normalmente, esses negócios são os líderes de mercado e que têm histórico positivo em suas ações e campanhas de varejo. Monitorar empresas que não têm essas referências ou que não são tão relevantes para o seu setor não garantirá melhorias para a sua marca. Além disso, apesar de que o mais importante é avaliar as ações positivas, caso encontre alguma estratégia que não deu certo, tente considerá-la, para não cometer as mesmas falhas.

3. Estabeleça indicadores de análise

Selecionadas as empresas que serão encaradas como referência, é o momento de definir os indicadores para analisar e coletar os dados. A escolha dos índices deve ser feita com base nos processos a serem avaliados como referência. Por exemplo, ao estudar as ações de marketing no varejo do concorrente, você pode observar os índices de engajamento, comportamento e as características das redes sociais e campanhas que apresentaram bons resultados.

Você também poderá analisar a velocidade de carregamento do site e do e-commerce utilizado, a qualidade e tipo de conteúdo divulgado, comunicação com o cliente e o design. No entanto, se for avaliar a gestão financeira, precisará levantar outro tipo de dado e utilizar outros índices, como tecnologias utilizadas para controle de caixa.

Para facilitar esse trabalho, é possível contar com ferramentas que automatizam a coleta de dados. A SocialBakers e Quintly, por exemplo, são utilizadas para colher e reunir informações e dados sobre redes sociais, já o SimilarWeb revela as métricas dos sites concorrentes.

4. Avalie os dados e informações coletadas

Tudo o que foi colhido no benchmarking no varejo deve ser armazenado e documentado. A partir disso, comece a fazer as comparações de estratégias, ações e processos que vem dando certo para a concorrência e o que a sua marca vem implementando.

Além disso, é importante separar aquilo que pode ser usado como inspiração no seu negócio e quais ações não podem, sejam por questões de orçamento, seja por outras características da sua empresa. O ideal é fazer relatórios, assim todas as decisões serão documentadas, inclusive as ameaças que forem identificadas e os pontos fracos, tanto do seu negócio quanto da concorrência.

5. Defina métricas para aplicação do que foi idealizado

As metas são uma espécie de mapeamento dos passos que a sua marca precisa dar para atingir os objetivos. No contexto do benchmarking, após identificar o que será aplicado na sua empresa, é necessário definir pontos de partida e de chegada. Somente assim poderá mensurar e acompanhar os resultados;

Para isso, é importante estabelecer metas de curto, médio e longo prazo e os períodos adequados para avaliação e possíveis ajustes. Depois, veja quais serão os indicadores para examinar o comportamento das suas estratégias. Contudo, isso somente dará certo se toda a equipe estiver comprometida com o desempenho do negócio. Então, além de cuidar dos processos do negócio, é essencial ter uma boa gestão de pessoas.

6. Aperfeiçoe as estratégias adotadas

O mercado, as preferências dos consumidores, as necessidades e as tecnologias das empresas mudam constantemente. Diante dessas e outras mudanças, muitas vezes, é necessário ajustar as estratégias e ações colocadas em práticas. Na teoria e no momento das decisões, os gestores acreditam que os processos e campanhas funcionarão de determinado jeito.

No entanto, na prática, podem passar detalhes despercebidos e que alteram o comportamento e os resultados do que foi adotado. Portanto, é essencial que todas as suas ações passem por revisões e monitoramentos constantes. Dessa forma, problemas e falhas são identificados em tempo hábil para serem solucionados sem grandes prejuízos.

Além disso, é importante ressaltar que o benchmarking deve ser encarado como uma atividade estratégica contínua. Afinal, como dito, as características do mercado, dos compradores e das empresas mudam. Com isso, tornar essa análise uma cultura na organização, mantém a sua marca atualizada sobre as práticas que dão certo e o que já não é mais eficiente.

O benchmarking no varejo é aquela espiada por cima do muro, para descobrir o que o vizinho faz para a grama ficar tão verde. Para se espelhar em cases de sucesso e melhorar os seus processos, considere os passos acima. Dessa forma, você terá uma análise mais estruturada e com um bom planejamento de todos os passos que o negócio precisar focar.

Ficou com algumas dúvida sobre essa estratégia, ou tem mais alguma dica sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe

Você também pode gostar

Descubra as 7 regras do branding sensorial

Conhecer as regras do branding sensorial pode te ajudar a se destacar no meio da multidão e da grande disposição de marcas. Assim, se você quiser conhecer formas de agradar ao cliente e trazer a sua marca para mais perto deles, então precisa ficar de olho em diferentes estratégias de marketing, como o branding sensorial.…

Por Nayara Santos em 28.07.2022

Conheça 6 tipos de merchandising existentes e saiba suas aplicabilidades

Você conhece diferentes tipos de merchandising? Sabe como eles podem ser aplicados na sua loja para trazer melhores resultados? Conhece as vantagens e desvantagens de cada um? Se a sua resposta foi não para qualquer uma dessas perguntas então fica tranquilo que a gente te ajuda. O varejo é um ambiente extremamente competitivo em qualquer…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Como montar uma loja de variedades com pouco dinheiro, confira!

Se você quer começar um negócio, que tal começar com uma loja de variedades? Com planejamento você pode montar uma com pouco dinheiro e ainda conseguir lucro e é sobre isso que vamos falar aqui. Começar a empreender com uma loja de variedades pode ser uma boa estratégia, já que assim você consegue alcançar um…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

14 textos prontos para vender mais no verão, se inspire!

Já escolheu os textos prontos para usar nas campanhas de verão e conseguir vender mais neste período? Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, o auge do verão, costumam ser também um dos períodos de vendas mais baixas no varejo.  Isso acontece por várias razões, tais como férias, guardando dinheiro para a compra dos materiais…

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Dica de Campanha para Lojas – Natal

Ah, o Natal! Quem não gosta do clima natalino, as lojas enfeitadas, as guloseimas que só encontramos nessa época, a troca de presentes, a família reunida. Realmente é uma data especial que deixa todo mundo mais generoso, mais feliz.  11Mas cá entre nós, é nessa data que também bate aquela vontade de comprar algo novo,…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Automação de marketing: confira 7 dicas para fazer na sua empresa

A automação de marketing é um processo fundamental para as empresas que desejam se destacar no mercado. De fato, ao conhecer melhor o seu público com a ajuda de diversas ferramentas, a retenção dentro do serviço oferecido se torna muito maior. O grande diferencial está em usar esses recursos para criar estratégias personalizadas que ajudam…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Técnicas de Vendas: O Guia Definitivo do Treinamento ao Pós-Vendas

Nem todo gestor do varejo dá a devida atenção para os treinamentos em técnicas de vendas. Isso porque, é natural que muitas pessoas pensem que vender é simplesmente oferecer produtos para os clientes que entram na loja. Entretanto, um bom vendedor consegue ir muito além disso, influenciando diretamente na experiência de compras do cliente. Ainda,…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Frase de aniversário de loja: confira 15 exemplos

O aniversário da loja deve ser uma grande celebração. Afinal, conseguir sobreviver por mais um ano em um país com tantas barreiras para empreender é um verdadeiro desafio. Por isso, você deve pensar em como retribuir os seus clientes, principalmente aqueles mais fiéis. Claro que todo varejista quer ter a loja cheia de clientes para…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos