Por Nayara Santos em 18.03.2022

6 ideias para vitrine de loja: conheça as mais criativas

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Encontrar ideias criativas para a vitrine de loja pode ser um grande desafio. Afinal, nem sempre é fácil sair do lugar-comum e encontrar novas formas de expor os produtos que você vende. Sem falar que nem sempre é fácil acertar a mão na criatividade e oferecer algo que atraia os seus clientes.

Entretanto, por mais difícil que essa tarefa pareça, ela está bem longe de ser impossível. E, para te ajudar nessa busca de criatividade, preparamos esse artigo com algumas ideias que você poderá implementar na vitrine da sua loja, independente da época do ano ou da data comemorativa.

Você não vai querer perder essa oportunidade, não é mesmo? Então vem com a gente conhecer as nossas ideias para a vitrine de loja. Boa leitura!

1. Unifique a vitrine e o espaço da loja

Ao planejar a decoração da vitrine da loja é muito comum que ela seja limitada ao espaço da vitrine. Entretanto, uma opção para se diferenciar e ser criativo pode ser justamente unificar a vitrine e o restante da loja. Assim, você consegue ampliar o espaço, dando a impressão de que a loja é maior que ela realmente é.

Neste caso, o mais importante é que você consiga manter a harmonia entre a vitrine e a loja. Caso contrário, você pode continuar com dois ambientes que não conversam entre si e a ideia de ter um espaço mais aberto não irá funcionar. 

2. Agrade o seu público-alvo

Que tal procurar inspiração e ideias para a vitrine da sua loja com os seus clientes? Isso mesmo que você leu. Afinal, você está em busca de atrair a atenção deles e nada melhor do que conhecê-los melhor e saber do que eles gostam.

Por isso, busque entender quem é esse cliente, do que ele gosta, quais as atividades que ele pratica nos momentos de folga, quais os hobbies, quais são os assuntos de seu interesse, dentre outras informações. Desta forma será possível preparar vitrines criativas e que realmente sejam atraentes para os clientes.

Sem falar que você poderá inovar e trazer referências atuais ou mais antigas, dependendo do gosto dos consumidores que frequentam a sua loja. Para levantar essas informações você pode fazer pesquisas de satisfação do consumidor, tanto presencialmente na loja, através dos stories do Instagram, newsletter enviadas para os clientes cadastrados e até mesmo enviando formulários pelo WhatsApp.

3. Invista em vitrine temáticas, mesmo fora de datas comemorativas

Outra forma de conseguir ser criativo na vitrine da sua loja é investindo em temáticas. Quando falamos em vitrines com temas bem definidos é natural pensar em datas comemorativas, como no Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e muitos outros. 


Mas, se a sua loja de roupas femininas apostasse em uma vitrine temática para o Outubro Rosa. Que tal apostar na solidariedade e promover uma campanha de doação de sangue na sua loja? Neste caso, faça o Junho vermelho. Ou ainda, focar na saúde mental dos seus clientes com o Janeiro branco (prevenção de doenças mentais) ou o Setembro Amarelo (Prevenção ao suicídio).

Você também pode focar em outras datas que sejam importantes para o seu ramo do varejo. Por exemplo, possui uma loja de produtos geek? Então você não pode esquecer de preparar uma vitrine para celebrar o Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de Maio.

4. Conte uma história na vitrine

Ao se relacionar com uma marca, o cliente está em busca de muito mais do que apenas comprar produtos de qualidade por um bom preço, ele quer se identificar com aquela marca. Justamente por esse motivo que muitas pessoas são seguidoras assíduas do perfil das suas marcas favoritas nas redes sociais. Da mesma forma que clientes deixam de comprar produtos de lojas com as quais elas conseguem se identificar.

Vale destacar que a vitrine pode oferecer uma forma de identificação e você pode fazer isso contando uma história. Assim, o cliente consegue olhar para a vitrine e os itens expostos e se identificar com aquele cenário. Claro que em alguns ramos do varejo criar uma história pode ser muito mais fácil do que em outras, como é o caso das lojas de roupas. Entretanto, com criatividade, você pode sim criar um cenário único em que o cliente consiga se ver.

Por exemplo, se você possui uma loja de games, que tal criar um cenário com uma poltrona, uma TV de alta qualidade, muitos jogos à disposição, uma iluminação diferenciada e todos os acessórios de sonho dos gamers? Provavelmente essa ideia para vitrine de loja será capaz de atrair a atenção de muitos consumidores.

Quer aumentar as chances do cliente se identificar com a sua marca? Então descubra como implementar o marketing de experiência na sua loja, basta clicar aqui e fazer o download gratuito do nosso e-book.

5. Exponha os itens em diferentes alturas

Outra ideia para a vitrine da loja é expor os itens em diferentes alturas. Assim, você brinca com o cliente e faz uma espécie de caça ao tesouro, em que o cliente precisa procurar pelos produtos. Eles podem ser expostos em suportes presos ao teto da vitrine, ou então em apoios e mesas de diferentes tamanhos. 

Essa é também uma forma de conseguir destacar os produtos mais interessantes da campanha ou os itens em promoção. Sem falar que, quando essa estratégia é combinada com a iluminação da vitrine, o resultado poderá ser incrível, já que você consegue guiar o olhar do cliente para um determinado local quando ele observa a vitrine.

6. Planeje a vitrine da loja de forma simétrica

Uma coisa é fato, o ser humano entende por beleza as coisas que são mais simétricas, sejam elas rostos, casas, paisagens ou a vitrine da sua loja. Neste caso, o mais importante é distribuir os produtos e os elementos de decoração de modo simétrico pela vitrine.

Ou seja, nada de colocar vários itens em apenas um dos lados da vitrine e deixar o restante com poucos itens ou mesmo vazio. Além de trazer simetria para a sua vitrine, desta forma você também cria uma decoração mais harmônica e agradável de se olhar.

Essas foram as nossas ideias para ter uma vitrine de loja que seja criativa e atraia a atenção dos consumidores. Se quiser mais dicas, acesse o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Vitrine de Outono: 13 dicas para montar a melhor e vender mais

E então, já sabe como vai montar a vitrine de outono da sua loja? Não importa se o outono só começa daqui a vários meses ou na semana que vem, o que você não pode é deixar de montar uma vitrine que representa a estação e que atraia a atenção dos clientes. Pelo contrário, planejar…

Por Nayara Santos em 20.02.2025

Inteligência empresarial: aprenda como aplicar no mercado de varejo

O mercado de varejo é bastante dinâmico e, com a popularização da internet e das ferramentas digitais, o desenvolvimento de operações multicanais fez com que a competitividade se tornasse ainda mais alta nessa área. Assim sendo, os varejistas precisam utilizar de estratégias de inteligência empresarial para conquistar resultados positivos em meio a esse cenário. As…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais. Por outro…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Dicas de campanhas de Natal para lojas

Ah, o Natal! Quem não gosta do clima natalino, as lojas enfeitadas, as guloseimas que só encontramos nessa época, a troca de presentes, a família reunida. Realmente é uma data especial que deixa todo mundo mais generoso, mais feliz.  Mas cá entre nós, é nessa data que também bate aquela vontade de comprar algo novo,…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

Como divulgar um produto no stories do Instagram: aprenda em 7 passos

Se você está aqui então quer saber como divulgar um produto nos stories do Instagram, certo? Este é, sem dúvida alguma, um passo importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Afinal, o Instagram é a rede social que mais vem crescendo no país e que vêm se mostrando como uma ferramenta muito útil no mundo…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

16 textos para propaganda de Lojas de Brinquedos, confira

Provavelmente você já ouviu que a propaganda é a alma do negócio, certo? E essa frase não poderia estar mais certa, afinal, se os clientes não conhecem a sua loja e não sabem quais as vantagens de comprar com você, eles nunca te farão uma visita. Por isso, conhecer os textos para propaganda de lojas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Promoções para salão de beleza: 5 ideias criativas

A realização de promoções no salão de beleza é provavelmente uma das melhores maneiras de atrair clientes e incentivá-los a experimentar os seus serviços. Afinal, mesmo que o consumidor não conheça o seu salão, há grandes chances dele ser atraído pela promoção. Por isso, é importante planejar quais promoções devem ser feitas, quando e qual…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Confira 5 dicas de gestão financeira para salão de beleza

Para ter um negócio de sucesso e que consegue passar por crises sem graves consequências, é necessário entender mais do que apenas sobre o seu mercado de atuação que, aqui no nosso caso é o de cabeleireiro. O cuidado com a saúde do seu empreendimento também requer conhecimentos administrativos, como a gestão financeira para salão…

Por Nayara Santos em 25.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos