Encontrar ideias criativas para a vitrine de loja pode ser um grande desafio. Afinal, nem sempre é fácil sair do lugar-comum e encontrar novas formas de expor os produtos que você vende. Sem falar que nem sempre é fácil acertar a mão na criatividade e oferecer algo que atraia os seus clientes.
Entretanto, por mais difícil que essa tarefa pareça, ela está bem longe de ser impossível. E, para te ajudar nessa busca de criatividade, preparamos esse artigo com algumas ideias que você poderá implementar na vitrine da sua loja, independente da época do ano ou da data comemorativa.
Você não vai querer perder essa oportunidade, não é mesmo? Então vem com a gente conhecer as nossas ideias para a vitrine de loja. Boa leitura!
1. Unifique a vitrine e o espaço da loja
Ao planejar a decoração da vitrine da loja é muito comum que ela seja limitada ao espaço da vitrine. Entretanto, uma opção para se diferenciar e ser criativo pode ser justamente unificar a vitrine e o restante da loja. Assim, você consegue ampliar o espaço, dando a impressão de que a loja é maior que ela realmente é.
Neste caso, o mais importante é que você consiga manter a harmonia entre a vitrine e a loja. Caso contrário, você pode continuar com dois ambientes que não conversam entre si e a ideia de ter um espaço mais aberto não irá funcionar.
2. Agrade o seu público-alvo
Que tal procurar inspiração e ideias para a vitrine da sua loja com os seus clientes? Isso mesmo que você leu. Afinal, você está em busca de atrair a atenção deles e nada melhor do que conhecê-los melhor e saber do que eles gostam.
Por isso, busque entender quem é esse cliente, do que ele gosta, quais as atividades que ele pratica nos momentos de folga, quais os hobbies, quais são os assuntos de seu interesse, dentre outras informações. Desta forma será possível preparar vitrines criativas e que realmente sejam atraentes para os clientes.
Sem falar que você poderá inovar e trazer referências atuais ou mais antigas, dependendo do gosto dos consumidores que frequentam a sua loja. Para levantar essas informações você pode fazer pesquisas de satisfação do consumidor, tanto presencialmente na loja, através dos stories do Instagram, newsletter enviadas para os clientes cadastrados e até mesmo enviando formulários pelo WhatsApp.
3. Invista em vitrine temáticas, mesmo fora de datas comemorativas
Outra forma de conseguir ser criativo na vitrine da sua loja é investindo em temáticas. Quando falamos em vitrines com temas bem definidos é natural pensar em datas comemorativas, como no Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e muitos outros.
Mas, se a sua loja de roupas femininas apostasse em uma vitrine temática para o Outubro Rosa. Que tal apostar na solidariedade e promover uma campanha de doação de sangue na sua loja? Neste caso, faça o Junho vermelho. Ou ainda, focar na saúde mental dos seus clientes com o Janeiro branco (prevenção de doenças mentais) ou o Setembro Amarelo (Prevenção ao suicídio).
Você também pode focar em outras datas que sejam importantes para o seu ramo do varejo. Por exemplo, possui uma loja de produtos geek? Então você não pode esquecer de preparar uma vitrine para celebrar o Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de Maio.
4. Conte uma história na vitrine
Ao se relacionar com uma marca, o cliente está em busca de muito mais do que apenas comprar produtos de qualidade por um bom preço, ele quer se identificar com aquela marca. Justamente por esse motivo que muitas pessoas são seguidoras assíduas do perfil das suas marcas favoritas nas redes sociais. Da mesma forma que clientes deixam de comprar produtos de lojas com as quais elas conseguem se identificar.
Vale destacar que a vitrine pode oferecer uma forma de identificação e você pode fazer isso contando uma história. Assim, o cliente consegue olhar para a vitrine e os itens expostos e se identificar com aquele cenário. Claro que em alguns ramos do varejo criar uma história pode ser muito mais fácil do que em outras, como é o caso das lojas de roupas. Entretanto, com criatividade, você pode sim criar um cenário único em que o cliente consiga se ver.
Por exemplo, se você possui uma loja de games, que tal criar um cenário com uma poltrona, uma TV de alta qualidade, muitos jogos à disposição, uma iluminação diferenciada e todos os acessórios de sonho dos gamers? Provavelmente essa ideia para vitrine de loja será capaz de atrair a atenção de muitos consumidores.
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5. Exponha os itens em diferentes alturas
Outra ideia para a vitrine da loja é expor os itens em diferentes alturas. Assim, você brinca com o cliente e faz uma espécie de caça ao tesouro, em que o cliente precisa procurar pelos produtos. Eles podem ser expostos em suportes presos ao teto da vitrine, ou então em apoios e mesas de diferentes tamanhos.
Essa é também uma forma de conseguir destacar os produtos mais interessantes da campanha ou os itens em promoção. Sem falar que, quando essa estratégia é combinada com a iluminação da vitrine, o resultado poderá ser incrível, já que você consegue guiar o olhar do cliente para um determinado local quando ele observa a vitrine.
6. Planeje a vitrine da loja de forma simétrica
Uma coisa é fato, o ser humano entende por beleza as coisas que são mais simétricas, sejam elas rostos, casas, paisagens ou a vitrine da sua loja. Neste caso, o mais importante é distribuir os produtos e os elementos de decoração de modo simétrico pela vitrine.
Ou seja, nada de colocar vários itens em apenas um dos lados da vitrine e deixar o restante com poucos itens ou mesmo vazio. Além de trazer simetria para a sua vitrine, desta forma você também cria uma decoração mais harmônica e agradável de se olhar.
Essas foram as nossas ideias para ter uma vitrine de loja que seja criativa e atraia a atenção dos consumidores. Se quiser mais dicas, acesse o nosso blog.
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