Por Nayara Santos em 18.03.2022

6 ideias para vitrine de loja: conheça as mais criativas

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Encontrar ideias criativas para a vitrine de loja pode ser um grande desafio. Afinal, nem sempre é fácil sair do lugar-comum e encontrar novas formas de expor os produtos que você vende. Sem falar que nem sempre é fácil acertar a mão na criatividade e oferecer algo que atraia os seus clientes.

Entretanto, por mais difícil que essa tarefa pareça, ela está bem longe de ser impossível. E, para te ajudar nessa busca de criatividade, preparamos esse artigo com algumas ideias que você poderá implementar na vitrine da sua loja, independente da época do ano ou da data comemorativa.

Você não vai querer perder essa oportunidade, não é mesmo? Então vem com a gente conhecer as nossas ideias para a vitrine de loja. Boa leitura!

1. Unifique a vitrine e o espaço da loja

Ao planejar a decoração da vitrine da loja é muito comum que ela seja limitada ao espaço da vitrine. Entretanto, uma opção para se diferenciar e ser criativo pode ser justamente unificar a vitrine e o restante da loja. Assim, você consegue ampliar o espaço, dando a impressão de que a loja é maior que ela realmente é.

Neste caso, o mais importante é que você consiga manter a harmonia entre a vitrine e a loja. Caso contrário, você pode continuar com dois ambientes que não conversam entre si e a ideia de ter um espaço mais aberto não irá funcionar. 

2. Agrade o seu público-alvo

Que tal procurar inspiração e ideias para a vitrine da sua loja com os seus clientes? Isso mesmo que você leu. Afinal, você está em busca de atrair a atenção deles e nada melhor do que conhecê-los melhor e saber do que eles gostam.

Por isso, busque entender quem é esse cliente, do que ele gosta, quais as atividades que ele pratica nos momentos de folga, quais os hobbies, quais são os assuntos de seu interesse, dentre outras informações. Desta forma será possível preparar vitrines criativas e que realmente sejam atraentes para os clientes.

Sem falar que você poderá inovar e trazer referências atuais ou mais antigas, dependendo do gosto dos consumidores que frequentam a sua loja. Para levantar essas informações você pode fazer pesquisas de satisfação do consumidor, tanto presencialmente na loja, através dos stories do Instagram, newsletter enviadas para os clientes cadastrados e até mesmo enviando formulários pelo WhatsApp.

3. Invista em vitrine temáticas, mesmo fora de datas comemorativas

Outra forma de conseguir ser criativo na vitrine da sua loja é investindo em temáticas. Quando falamos em vitrines com temas bem definidos é natural pensar em datas comemorativas, como no Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e muitos outros. 


Mas, se a sua loja de roupas femininas apostasse em uma vitrine temática para o Outubro Rosa. Que tal apostar na solidariedade e promover uma campanha de doação de sangue na sua loja? Neste caso, faça o Junho vermelho. Ou ainda, focar na saúde mental dos seus clientes com o Janeiro branco (prevenção de doenças mentais) ou o Setembro Amarelo (Prevenção ao suicídio).

Você também pode focar em outras datas que sejam importantes para o seu ramo do varejo. Por exemplo, possui uma loja de produtos geek? Então você não pode esquecer de preparar uma vitrine para celebrar o Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de Maio.

4. Conte uma história na vitrine

Ao se relacionar com uma marca, o cliente está em busca de muito mais do que apenas comprar produtos de qualidade por um bom preço, ele quer se identificar com aquela marca. Justamente por esse motivo que muitas pessoas são seguidoras assíduas do perfil das suas marcas favoritas nas redes sociais. Da mesma forma que clientes deixam de comprar produtos de lojas com as quais elas conseguem se identificar.

Vale destacar que a vitrine pode oferecer uma forma de identificação e você pode fazer isso contando uma história. Assim, o cliente consegue olhar para a vitrine e os itens expostos e se identificar com aquele cenário. Claro que em alguns ramos do varejo criar uma história pode ser muito mais fácil do que em outras, como é o caso das lojas de roupas. Entretanto, com criatividade, você pode sim criar um cenário único em que o cliente consiga se ver.

Por exemplo, se você possui uma loja de games, que tal criar um cenário com uma poltrona, uma TV de alta qualidade, muitos jogos à disposição, uma iluminação diferenciada e todos os acessórios de sonho dos gamers? Provavelmente essa ideia para vitrine de loja será capaz de atrair a atenção de muitos consumidores.

Quer aumentar as chances do cliente se identificar com a sua marca? Então descubra como implementar o marketing de experiência na sua loja, basta clicar aqui e fazer o download gratuito do nosso e-book.

5. Exponha os itens em diferentes alturas

Outra ideia para a vitrine da loja é expor os itens em diferentes alturas. Assim, você brinca com o cliente e faz uma espécie de caça ao tesouro, em que o cliente precisa procurar pelos produtos. Eles podem ser expostos em suportes presos ao teto da vitrine, ou então em apoios e mesas de diferentes tamanhos. 

Essa é também uma forma de conseguir destacar os produtos mais interessantes da campanha ou os itens em promoção. Sem falar que, quando essa estratégia é combinada com a iluminação da vitrine, o resultado poderá ser incrível, já que você consegue guiar o olhar do cliente para um determinado local quando ele observa a vitrine.

6. Planeje a vitrine da loja de forma simétrica

Uma coisa é fato, o ser humano entende por beleza as coisas que são mais simétricas, sejam elas rostos, casas, paisagens ou a vitrine da sua loja. Neste caso, o mais importante é distribuir os produtos e os elementos de decoração de modo simétrico pela vitrine.

Ou seja, nada de colocar vários itens em apenas um dos lados da vitrine e deixar o restante com poucos itens ou mesmo vazio. Além de trazer simetria para a sua vitrine, desta forma você também cria uma decoração mais harmônica e agradável de se olhar.

Essas foram as nossas ideias para ter uma vitrine de loja que seja criativa e atraia a atenção dos consumidores. Se quiser mais dicas, acesse o nosso blog.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

10 dicas para vender mais no Dia dos Namorados!

 O Dia dos Namorados se aproxima e você, bom gestor, já está em busca de dicas para conseguir vender mais. Parabéns! No varejo, as datas tão concorridas como essa, merecem uma atenção especial para que você consiga atingir as metas estipuladas. Aumentar as vendas é muito mais do que simplesmente implementar algumas ações na…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

Confira 7 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Por que é mais barato fidelizar clientes?

Já se foi o tempo em que as empresas eram verdadeiras máquinas de captar clientes, preocupando-se unicamente com a quantidade de novos alvos, sem se importar com o que acontece quando esses consumidores se acumulam na base ativa da organização. Os altos níveis de insatisfação, advindos da falta de estrutura (e interesse) das empresas em…

Por Nayara Santos em 10.05.2016

Como vender mais no dia dos namorados?

 Se você chegou até aqui então está em busca de formas para vender mais no Dia dos Namorados. E você está totalmente certo em fazer isso. Afinal de contas, as datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar as vendas no varejo. Mas, ao mesmo tempo, a concorrência também é grande, por isso, encontrar…

Por Nayara Santos em 14.03.2024

Benchmarking no varejo: confira 6 dicas para conquistar insights inovadores

O benchmarking no varejo é uma análise das melhores estratégias utilizadas pelas empresas do mesmo mercado que o seu. Ela consiste em usar essas práticas eficientes como referência para melhorar os resultados das suas ações de marketing, processos e campanhas. Por meio dessa pesquisa de desempenho da concorrência, você consegue identificar tendências e demandas de…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Festa de inauguração de loja: 6 dicas do que não pode faltar

A festa de inauguração de uma loja é um momento de celebração e alegria para os empreendedores. Muitas vezes esse é o sonho que virou realidade e ele deve ser, sim, comemorado. Mas, você tem que pensar neste evento como uma oportunidade de apresentar a sua marca para os clientes. Como esse é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Como Montar a Vitrine de Loja Perfeita em 4 Passos

Conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? É por isso que você precisa saber como montar a vitrine de loja perfeita. Afinal de contas, é através da vitrine que o cliente tem o primeiro contato com os seus produtos. A vitrine é uma ferramenta estratégica para qualquer loja de varejo da atualidade.…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Pesquisa de clima organizacional: quais são os benefícios?

A competência de uma equipe faz toda a diferença em sua produtividade, mas há muitos outros fatores que entram em jogo aqui. A forma como todos se sentem em relação às próprias funções e ao ambiente de trabalho como um todo, por exemplo, afeta a produtividade de cada indivíduo. E se você quer identificar isso…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Como Fidelizar Clientes e Aumentar o Faturamento da minha Loja?

Conseguir novos consumidores sempre é bom. Porém, saber como fidelizar clientes é melhor ainda, especialmente para o faturamento de uma loja. Isso gera ganhos recorrentes, contribui com o marketing boca a boca do negócio e ainda pode diminuir o investimento do custo de aquisição de clientes. Como provavelmente você está com diversas dúvidas a respeito…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos