Por Nayara Santos em 23.12.2019

Como a organização de produtos da sua loja pode ajudar a vender mais

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Atrair compradores nas lojas está cada vez mais difícil, já que a grande parte dos consumidores têm dado preferência para as compras online. Para aumentar o ticket médio dos clientes e elevar as suas vendas é importante pensar em um aspecto que, muitas vezes, é deixado de lado: a organização de produtos.

A disposição das suas peças, manequins e até dos provadores pode interferir na decisão de compra, além de aumentar ou diminuir o tempo que o cliente passa na loja. Por isso, os espaços devem ser estrategicamente organizados.

Já percebeu que os supermercados sempre colocam produtos estratégicos, como guloseimas, próximos aos caixas para que você fique olhando para eles enquanto espera a sua vez de pagar? Quem nunca comprou um chocolate assim, não é mesmo? Com as lojas de roupas não é diferente.

A seguir, contamos para você como arrumar uma loja de maneira adequada. Confira!

Crie ambientação

A sonorização e o aroma influenciam diretamente na permanência dos consumidores em uma loja e, consequentemente, nas vendas. Afinal, ninguém consegue ficar muito tempo em um estabelecimento com músicas extremamente altas, inadequadas e com o cheiro desagradável, não é mesmo?

Você já notou como algumas lojas são cheirosas e altamente agradáveis de permanecer nelas? O desenvolvimento de uma boa ambientação deve, acima de tudo, estar em equilíbrio com a identidade de uma marca.

Existem grifes que desenvolvem perfumes exclusivos para serem borrifados nas roupas, sapatos e também no ambiente, principalmente porque isso está relacionado a um aspecto valioso para a fidelização de clientes: a memória olfativa.

Portanto, a nossa primeira dica é sobre limpar bem o espaço físico da loja e deixá-lo com um aroma agradável, e investir em música ambiente que não tire atenção dos clientes. O ideal é buscar por aplicativos ou serviços de Rádio Indoor para desenvolver as playlists certas para cada tipo de estabelecimento.

Deixe os corredores livres

A organização de produtos em uma loja do mercado varejista deve dar atenção aos corredores. Em empresas de grande movimentação é comum encontrar caixas e produtos no chão. Isso pode desviar a atenção do cliente e fazer com que ele desista de comprar por não ter acesso às prateleiras.


Além disso, de nada adiantará investir nas melhores araras e mobiliário se todas as peças ficam desorganizadas e praticamente jogadas. Isso interfere até mesmo na visualização das peças, pois os clientes acabam perdendo o interesse de conferir os modelos, invista no visual merchandising.

Então, nada de deixar obstáculos nos corredores. Tudo deve ficar em seu devido lugar e de maneira bem distribuída. Também é importante não deixar demonstradores muito próximos uns dos outros, pois isso pode limitar o espaço de trânsito do comprador. Ah! E o lugar de caixas é no estoque, não nos corredores.

Aposte na decoração e iluminação

A decoração de uma loja precisa considerar tanto a identidade da marca quanto às datas comemorativas. Adequar as vitrines, cores e estilos dos uniformes, por exemplo, a acontecimentos comerciais, como dia das mães, natal e Black Friday, é de grande importância para a atrair os clientes.

No entanto, a organização da loja, tipos de mobiliários e demais artigos decorativos devem ser padronizados de maneira adequada. O ideal é pensar em uma paleta de cores que trabalhe o marketing sensorial e não polua o visual do espaço físico, pois isso pode cansar o cliente e desviar a atenção do que realmente importa: as peças.

As franquias (franchising) precisam atentar ainda mais na questão da padronização, pois devem ser utilizadas as mesmas fontes, cores e disposições em todas as unidades.

A iluminação também merece atenção, pois interfere em quanto tempo o comprador permanece no estabelecimento e no conforto visual. As lâmpadas utilizadas devem ter características funcionais. Por exemplo, os focos de luzes em sessões e peças específicas.

Uma das técnicas utilizadas em lojas de roupas é a iluminação difusa, que é direciona para mercadorias, cartazes e corredores onde os clientes devem passar, sendo que em outros ambientes são criadas sombras e luzes mais baixas.

Já as vitrines devem ser bem vibrantes e chamativas para que o consumidor que está passando na rua ou caminhando no shopping seja atraído pelas cores e pela coleção.

Tenha atenção com as roupas

A organização de produtos precisa prezar pela boa aparência das roupas. Peças sujas, defeituosas e amassadas não são nada atrativas. Sendo assim, é fator primário treinar a equipe de atendimento e arrumação do espaço para que mantenham cada um dos vestuários bem passados, cheirosos, limpos e em perfeito estado de conservação.

Ofereça experiências no provador

O provador é um ambiente decisivo se tratando da decisão de compra em lojas de roupas. Essa parte da organização de produtos deve prezar por uma boa experiência, já que iluminações e espelhos inadequados podem resultar em uma imagem distorcida e que não favorece as peças no corpo do cliente.

Para que tenha uma ideia, existem marcas que estão investindo em assistentes de provadores. Basta pressionar um botão colocado dentro de cada cabine para que uma atendente ajude o consumidor na troca de tamanhos, modelos e outros suportes.

Dito isso, aposte em boas cortinas, puffs, cabides, bons espelhos e em espaços confortáveis, já que muitos provadores são quentes e extremamente apertados.

Gere identificação com a marca

A organização de produtos no mercado varejista também é uma ferramenta que permite agregar valor, aproximação e identificação com uma marca, ou empresa. Em razão do crescimento da concorrência, o consumidor tem uma gama muito variada de opções, sendo que isso o tornou mais exigente.

Atualmente, um comprador quer mais do que uma simples relação de compra e venda. É necessário solucionar problemas e buscar compatibilidade com as necessidades e princípios dos clientes.

Então, pense na música ambiente, na decoração e iluminação como fatores de identificação e agregação de valor para o seu público. Para isso, é fundamental fazer estudos de mercado e conhecer o seu setor de atuação para que identifique essas características.

Além da disposição das peças e decoração durante a organização de produtos, a música adequada para a sua loja pode atrair mais clientes e fazer com que eles fiquem mais tempo no estabelecimento. Isso porque a sonoridade de um ambiente está relacionada às memórias e preferências sensoriais.

Agora, aproveite para conferir o nosso artigo sobre como aumentar as vendas com música!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é armário cápsula e por que apostar nesse conceito? Descubra agora!

Em tempos onde andam em alta conceitos como minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, o armário cápsula tem conquistado cada vez mais adeptos e a atenção de quem trabalha no mercado da moda. Isso porque muitos consumidores estão caminhando para uma vertente onde o melhor é comprar roupas de melhor qualidade, que durem anos e combinem…

Por Nayara Santos em 28.11.2019

5 estratégias de marketing no Instagram para resultados de sucesso

Não é por coincidência que cada vez mais empresas têm investido em estratégias de marketing no Instagram. O fato da rede social permitir o compartilhamento de vídeos, imagens e histórias tem feito dessa mídia uma das mais relevantes da atualidade, pois o conteúdo em formato visual está tomando uma escala acelerada. Se você pretende que…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Como Fidelizar Clientes e Aumentar o Faturamento da minha Loja?

Conseguir novos consumidores sempre é bom. Porém, saber como fidelizar clientes é melhor ainda, especialmente para o faturamento de uma loja. Isso gera ganhos recorrentes, contribui com o marketing boca a boca do negócio e ainda pode diminuir o investimento do custo de aquisição de clientes. Como provavelmente você está com diversas dúvidas a respeito…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como usar inteligência artificial no varejo?

Se você é varejista e ainda não sabe como utilizar a inteligência artificial para aumentar o sucesso e a visibilidade do seu negócio, então você está no lugar certo. Com as ferramentas certas de IA você poderá facilitar a sua rotina e te dar vantagem competitiva sobre a concorrência. A aplicação da inteligência artificial pode…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

20 textos prontos para vender mais no outono, se inspire!

Já escolheu os textos prontos que irá utilizar na campanha de outono da sua loja para conseguir vender mais? Então aproveite este artigo com dicas incríveis para você aproveitar e divulgar a sua empresa. Vender bem o ano todo é essencial para qualquer loja do varejo. Entretanto, preparar campanhas para cada estação do ano pode…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Dica de Campanha para Lojas – Natal

Ah, o Natal! Quem não gosta do clima natalino, as lojas enfeitadas, as guloseimas que só encontramos nessa época, a troca de presentes, a família reunida. Realmente é uma data especial que deixa todo mundo mais generoso, mais feliz.  11Mas cá entre nós, é nessa data que também bate aquela vontade de comprar algo novo,…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Como lidar com funcionários em tempos de crise? Saiba aqui!

Saber como lidar com os funcionários em tempos de crise costuma ser um grande desafio, especialmente porque é fundamental ter empatia em momentos críticos como esse em que todos estão passando por momentos difíceis. A função que os gestores têm de motivar a suas equipes deve ser constante e não pode ser perdida inclusive durante…

Por Nayara Santos em 13.05.2020

Como atrair clientes para manicure e pedicure?

Entenda como atrair clientes para manicure e pedicure usando de dicas estratégicas para melhorar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Conheça os 6 maiores eventos de trade marketing do Brasil e do mundo

Um dos maiores eventos de trade marketing da América Latina acontece no Brasil: é o Involves Experience, promovido pela Involves, empresa que comercializa softwares de gestão de trade marketing. Em setembro de 2018, a ocasião reuniu cerca 1,8 mil pessoas em Florianópolis (SC) e abordou discussões sobre uso de dados, experiências de consumo e a…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos