Por Nayara Santos em 31.10.2023

Marketing Sensorial: Exemplos de marcas que utilizam!

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Entre tantas estratégias de marketing que existem, quando falamos de varejo e lojas físicas, o marketing sensorial é uma excelente opção para aumentar as vendas e entregar uma experiência ou customer experience incrível para os clientes. Apesar disso, esse é um ponto que nem sempre recebe a devida atenção dos varejistas

E, se você não ainda não implementou ações de marketing sensorial na sua loja, pode ter certeza que a concorrência está de olho nisso. inclusive, é bem provável que ela já esteja utilizando algumas delas na loja. Ou seja, a sua loja vai ser passada para trás e você vai perder vendas e clientes para os concorrentes.

Portanto, se você está buscando formas de aumentar as vendas e encantar os clientes, deve considerar implementar o marketing sensorial na sua loja. E, como nada melhor do que exemplos para te inspirar, neste artigo falaremos de algumas marcas que utilizam essas ações de marketing e os benefícios que elas colheram.

Mas, vamos te explicar também o que é o marketing sensorial, quais as vantagens de utilizá-lo e os passos a serem seguidos para implementá-lo na sua loja. Confira!

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma das subdivisões do marketing mais criativas e impactantes para o consumidor. É uma estratégia que visa criar ou reforçar um vínculo de marcas com clientes por meio de estímulos sensoriais, ou seja, apelando para os nossos 5 sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato.

Ações de marketing sensorial permitem a criação de um ambiente que estimula a necessidade e aprimora a experiência de compra. Por meio de um ou mais sentidos é possível despertar no consumidor a vontade de comprar. 

Isso acontece principalmente porque eles se sentem bem quando estão na loja, e essa sensação de bem-estar o deixa mais receptivo aos produtos e promoções criadas por vocês. Para criar essa atmosfera sensorial é possível usar diversos recursos de forma simultânea e complementar, desde que façam sentido para o seu negócio e persona.

Recursos como músicas, aromas, vitrines luminosas e degustações são alguns exemplos práticos de utilização do marketing sensorial e que podem ser facilmente implementadas em muitas lojas. Você já entendeu sobre o que é essa estratégia de marketing, mas provavelmente está se perguntando como cada um dos sentidos humanos atua no marketing sensorial e influencia nosso processo decisório de compra.  

A seguir explicaremos como isso acontece. Mas antes, precisamos falar também que ele ajuda a criar uma identidade sensorial para a sua marca, esse é o chamado branding sensorial. Um exemplo bastante marcante disso é a marca de calçados Melissa, com o aroma das lojas e dos calçados. 

Mesmo quem nunca teve um calçado da marca, lembra do cheiro apenas pela menção do nome da marca. Veja a seguir como cada sentido pode ser estimulado.

Olfato

O olfato é o sentido que constrói a memória do seu cliente sobre a sua marca, conforme o exemplo que demos anteriormente. Assim, uma vez que o cheiro é sempre associado imediatamente a um lugar ou ocasião por parte do cliente, ele sempre se lembrará da sua loja quando senti-lo. 

Por isso, pensando na construção da sua marca, é importante que todos os seus pontos de venda tenham o mesmo aroma. Alguns cheiros de lojas fizeram tanto sucesso mundo afora que acabaram se tornando fragrâncias disponíveis para compra.


Quando você consegue fazer um bom marketing e branding sensorial da sua marca, o cliente vai se lembrar dela sempre que sentir o aroma que você escolheu para representar a sua marca. Basta voltarmos ao exemplo da Melissa, quem aí se lembrou do cheiro das lojas e dos produtos?

Paladar

Quando falamos em paladar, é natural que muitas pessoas pensem que apenas empresas do ramo alimentício podem explorá-lo, mas isso não poderia estar mais errado. Afinal, qualquer empresa pode disponibilizar balas, chocolates, café e chás para estimular o paladar dos clientes. 

Bons exemplos de empresas que fazem isso são salões de beleza, ou mesmo lojas de roupas. Assim, você torna os momentos que o cliente passa na sua loja mais agradáveis. Inclusive, a sua loja pode fazer parcerias com marcas famosas, ou mesmo empresas locais para oferecer itens comestíveis personalizados.

Já pensou em oferecer aos seus clientes brindes com versões em miniaturas de chocolate dos produtos que você vende? Ou mesmo dar cupons de desconto para serem utilizados em cafeterias e restaurantes para os clientes que fizerem compras a partir de um determinado valor? Viu como é possível?!

Entretanto, se você atua no ramo alimentício, então aqui vai uma dica extra: aposte na degustação. Afinal, ela pode te ajudar a divulgar os produtos que você vende e dar ao consumidor a sensação de estar fazendo a escolha certa. Além do fato de que é possível anunciar novidades e deixar os clientes interessados em experimentar o que está sendo oferecido.

Sabe quando você vai a uma sorveteria e pode provar os diferentes sabores antes de escolher qual vai querer? Pois bem, essa é uma estratégia de marketing sensorial que estimula o paladar.

Ainda, estudos mostram que quando o cliente prova algo novo na loja, a tendência é que, caso ele goste do que foi oferecido, ele levará o produto para casa ou para consumi-lo no local. E essa experiência também deixa ele mais disposto a experimentar outros produtos e marcas. Portanto, essa é uma forma de também aumentar as vendas da sua loja.

Audição

Já reparou na capacidade que a música tem para transformar um ambiente? Seja uma festa, reunião com os amigos, seu humor enquanto executa uma tarefa no trabalho. Não importa qual o momento, a música realmente é importante. 

Pois a mesma lógica pode ser aplicada para o varejo, já que a música ou os sons que podem ser ouvidos durante a visita dos seus clientes à sua loja são fundamentais para a criação de uma atmosfera. Por isso, não basta escolher uma sequência de músicas quaisquer, que sejam do seu agrado ou dos vendedores, é preciso priorizar o gosto do cliente e a identidade da marca.

Ao preparar a trilha sonora adequada para a sua loja, você conseguirá oferecer aos consumidores um ambiente de compras agradável, no qual ele tem vontade de passar mais tempo e até mesmo comprar mais. Sem falar que ainda aumenta as chances dele se lembrar da sua marca posteriormente. Confira aqui como a música pode influenciar a sua loja.

Já têm música na sua loja, mas não sabe se acertou na escolha das músicas? Então confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio. 

Precisamos falar também de um outro fator importantíssimo para que a música consiga influenciar a sua loja da forma correta: os equipamentos de som. O volume precisa estar uniformemente distribuído no ambiente, de modo que os clientes consigam ouvir a música, mas sem distorções. Por isso, fique atento aos equipamentos utilizados na hora de implementar música ambiente na loja.

Visão

Quando nos referimos ao uso da visão no marketing sensorial estamos falando principalmente da identidade visual de uma marca. Lembre-se o ser humano é atraído e valoriza o que é belo. Por isso, cuidado com modismos e resista à tentação de agradar pessoas que não representam o seu público-alvo.

O ideal é que você escolha uma combinação de cores e fontes únicas que facilite com que o clientes sempre lembrem de você ao visualizarem tais tons e estilo de grafia. Cuidado com as proporções e disposição dos itens na loja, de modo que fiquem proporcionais e ofereçam um ambiente que o cliente goste de passar mais tempo.

Algo extremamente importante para que a sua identidade visual seja marcante é usar da psicologia das cores, pois assim você transmitirá a percepção correta sobre a empresa por meio da sua logomarca. Basta lembrar de marcas conhecidas, como a Coca-cola, em que a combinação de cores e grafia são únicas e sempre remetem à marca.

Vale ressaltar que a decoração da loja também é algo que influencia diretamente na identidade visual da sua marca, principalmente se você possui mais de uma unidade. Neste caso, a padronização é fundamental, já que o cliente espera entrar na loja, independentemente da unidade, e reconhecer a sua marca por essas características.

Tato

Por último, mas não menos importante, vamos falar em como estimular o tato no marketing sensorial. O mundo digital trouxe muitas vantagens para os consumidores, como trabalhar de casa, não precisar mais ir a supermercados ou lojas para efetuar compras, pagar todas as contas pela internet e muito mais. 

Ou seja, o cliente já não tem mais como tocar nos produtos que deseja comprar. Experimentar uma peça de roupas, sentir a textura das roupas de cama, ou mesmo o peso de um celular antes de comprá-lo. Essa é uma etapa bastante importante da jornada de compras, por isso, se você tiver a oportunidade de chamar o cliente para a sua loja física, o faça e ofereça uma experiência incrível.

Claro que ao incluir fotos de qualidade, descrições detalhadas dos produtos e até mesmo vídeos de pessoas utilizando os itens ajuda, mas nunca vai ser a mesma coisa. Entretanto, essa é uma forma de tornar a experiência de compras mais real para o cliente que está comprando online e as chances de arrependimento são menores.

Quais as vantagens do marketing sensorial?

Hoje as marcas estão na constante busca pela geração de experiências que marquem seus clientes de forma positiva. Também é preciso levar em consideração que o brasileiro é um dos consumidores que mais valorizam a experiência ao se relacionar com as marcas.

Diante disso, não à toa, especialistas de marketing e vendas afirmam que vivemos a era da experiência. Contudo, nesse sentido, o marketing sensorial traz outra série de benefícios para as empresas que investem nesse tipo de estratégia e que contribuem para a construção de uma percepção excelente por parte do consumidor. Principalmente porque por meio dos sentidos há a criação de um vínculo emocional da marca com o público.

Como consequência desse vínculo e boa experiência temos a fidelização de clientes. A partir da exploração dos sentidos e também por conta da fidelização dos clientes há um aumento na geração de receita da loja, visto que as compras acontecem de forma mais natural pelo ambiente construído graças ao marketing sensorial.

Os produtos também ganham destaque com o marketing sensorial, afinal o cliente pode explorar os produtos de forma não convencional. O que pode evidenciar características e os diferenciais do seu produto e detalhes que não podem ser encontrados na concorrência.

10 exemplos de marcas que utilizam o marketing sensorial

Bom, já falamos bastante sobre o marketing sensorial em si, mas nada como exemplos de marcas que aplicam essa estratégia com sucesso para se inspirar. Muitas empresas no Brasil, e no resto do mundo, entenderam a importância de explorar os demais sentidos nas pessoas. 

Para inspirar você, selecionamos 10 empresas que utilizam do marketing sensorial com o intuito de reforçar a identidade da marca e proporcionar para os seus clientes experiências de compras inesquecíveis. Confira!

1. Mahogany

A linha de perfumes e cosméticos Mahogany reinventou os ambientes da sua rede de lojas com a inserção do music branding. A empresa adotou, em suas lojas, o uso de uma programação musical alinhada com os valores da marca.

O primeiro passo para conseguir implementar essa estratégia de marketing sensorial com sucesso foi entender a opinião do cliente sobre a marca. Por isso, foi organizada uma grande pesquisa de satisfação do cliente aplicada nas redes sociais e lojas físicas. A partir dessas informações foi possível criar uma playlist focada em manter a atmosfera intimista moderna e feminina que a loja queria oferecer aos clientes. 

Outra característica bastante interessante da playlist que a ListenX criou para a Mahogany foi a sazonalidade da marca. Assim, é possível utilizar diferentes playlists em diferentes épocas do ano. O resultado foi benéfico tanto para os colaboradores, que vendiam mais em um ambiente dinâmico, quanto para os clientes, que passaram a vivenciar uma experiência de compra mais viva e animada.

2. Lacoste

A Lacoste também passou a utilizar o marketing sensorial por meio da música. A empresa buscava a entrega de uma experiência completa, original e especial para os clientes. Para isso, a marca de roupas e acessórios optou por usar trilhas sonoras que fossem condizentes com fatores como: identidade e história da empresa.

Neste caso, a Listenx fez uma análise de todos os canais de venda que a empresa possuía para entender quais seriam as principais mensagens a serem transmitidas pela trilha sonora. Então, a playlist foi construída com base nas principais características da marca: “clássica e genuína”, e “atual e viva”.

Desta forma, a marca conseguiu se comunicar melhor com o cliente, deixando claro quais são as suas bases e permitindo uma melhor identificação por parte do cliente. Confira todos os detalhes desse e de outros cases de sucesso aqui.

3. Dunkin’ Donuts

O caso da Dunkin’ Donuts é um dos mais conhecidos do Marketing Sensorial. Em Seoul, capital da Coreia do Sul, a empresa instalou um dispensador de aroma com o cheiro do seu café em vários ônibus da cidade. A fragrância era liberada toda vez que um anúncio da marca tocava na rádio interna dos ônibus, o que aumenta a conexão sensorial com o público. O resultado dessa ação foi um aumento de 29% nas vendas de café da Dunkin’.

4. The Fat Duck

The Fat Duck é um restaurante localizado na Inglaterra que resolveu mesclar o paladar com a audição para criar uma experiência nova e marcante para os seus clientes. Em um prato chamado de “Sons do Mar”, foi colocado, ao lado, um iPod que, ao apertar o play, o cliente poderia ouvir o barulho das ondas indo contra uma costa enquanto degustava o seu peixe. A ideia era transferir a sensação de estar comendo um fruto do mar perto das águas.

5. Pandora

A Pandora é uma antiga marca de jóias dinamarquesa que chegou no Brasil em 2009 e desde então busca formas de se comunicar melhor com o seu cliente nos PDVs espalhados pelo país. Para isso, em parceria com a ListenX a empresa fez um estudo de branding para montar a playlist perfeita. 

Para ter uma lista de reprodução ideal, as músicas escolhidas precisavam traduzir a sofisticação da marca. Ao mesmo tempo, era fundamental que as músicas fossem capazes de proporcionar aos clientes um melhor ambiente de compras, ajudando a encantar o cliente que entrasse na loja.

Com tantas lojas pelo país, era necessário padronizar a experiência em todas as unidades. Por isso, a ideia era de que, independente do PDV que o cliente for, estará tocando a mesma playlist. Além da tradução do DNA da Pandora, também há alterações estratégicas nas músicas que tocam nas lojas de acordo com a coleção vigente, que também é retratada através de melodias que reflitam a sua mensagem e perfil.

6. Levi’s

A Levi ‘s é uma marca de roupas que atua no varejo há muitos anos. Foi fundada em 1853, em São Francisco, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em 1972. Ou seja, a marca tem mais de 150 anos de experiência nesse mercado e continua conquistando clientes pelo mundo todo. Apenas por essa história é possível reconhecer a importância e uma das principais características da marca, que é a atemporalidade. 

Além disso, a Levi ‘s também continua focada em manter-se atualizada e em oferecer produtos que sejam atuais, portanto em suas lojas você consegue encontrar bastante coisa nova e muitas pessoas jovens que adoram a marca. Combinar essas duas características da marca foi o trabalho do programador musical que criou a playlist exclusiva para a Levi ‘s. 

Para manter a identidade da marca forte foi preciso combinar estilos que conseguissem transitar em diferentes décadas, assim como a marca fez. Além disso, ainda foi possível mostrar essa faceta moderna que faz tanto sucesso atualmente. Portanto, quando você entrar na loja vai ouvir MPB, Amy Winehouse e Hot Chili. 

7. Baked Potato

O case de sucesso da Baked Potato com o marketing sensorial começou poucos anos atrás, quando a empresa decidiu que era o momento de expandir o seu território de atuação e abriu lojas no país todo. 

Como ela nunca havia trabalho ou investido com a sonorização ambiente, o primeiro passo foi adquirir os equipamentos necessários e que fossem capazes de levar o som para todos os ambientes de forma uniforme. Além disso, uma das exigências da empresa é que a reprodução de música fosse automática, sem que houvesse a necessidade de um funcionário para realizar essa operação.

Outro ponto importante que foi decisivo para a aquisição dos serviços de rádio automatizada é que a empresa queria que o controle da lista de reprodução fosse feito à distância. Ou seja, controlado por uma única pessoa e evitando que a playlist fosse alterada conforme o gosto dos funcionários.

Ou seja, nem sempre a criação da playlist é o principal desafio do marketing sensorial voltado para rádio. Muitas vezes, é importante manter a identidade musical da marca e garantir que a playlist seja reproduzida para proporcionar uma melhor experiência para o cliente.

8. Sumirê

Em japonês, a palavra Sumirê é o nome de uma flor violeta e também é utilizada para representar toda a delicadeza e beleza feminina. Em busca de conseguir refletir toda essa delicada e beleza em suas lojas, a marca de perfumaria procurou a ListenX para conseguir oferecer um melhor ambiente e compras para os clientes e conseguir reforçar a sua identidade.

Além disso, ela tinha o desafio de conseguir padronizar a experiência que os clientes teriam em todas as suas mais de 70 lojas distribuídas entre São Paulo e Minas Gerais. Ainda, era fundamental que a playlist pudesse ser controlada à distância e apenas por poucas pessoas, evitando que as músicas fossem alteradas e comprometesse a imagem da marca.

Com o tempo, a Sumirê ainda percebeu que com a rádio personalizada também era possível melhorar a comunicação com os seus clientes através de anúncios realizados ao longo da programação. A partir dessa parceria foi possível manter a playlist sempre atualizada, o que era um verdadeiro desafio para a sua equipe de marketing.

9. CNS

A CNS é uma das maiores empresas de calçados masculinos no mercado brasileiro. A empresa se destaca pela alta qualidade de produtos vendidos nas suas lojas. Isso porque, ela trabalha apenas com fornecedores altamente qualificados e que são capazes de atender às exigências de qualidade de matéria-prima.

Em termos de identidade musical, durante muito tempo a CNS enfrentava dificuldade de conseguir reproduzir músicas nas suas lojas e manter o repertório de músicas atualizado. Isso porque, a empresa trabalha com CDs gravados, ou seja, era preciso ter tempo para escolher as músicas, gravar os CDs e ainda ficar trocando eles ao longo do dia. Isso fazia com que o colaborador, ao invés de atender aos clientes ou desempenhar outras funções na loja, precisava se dedicar à programação musical.

Quando a CNS optou pela parceria com a Listenx esse problema foi resolvido. Agora ela contava com uma playlist exclusiva, capaz de deixar os clientes mais à vontade e dando mais tempo aos colaboradores para atender aos clientes ou realizar outras tarefas igualmente importantes.

10. Adidas

A Adidas é uma empresa alemão fundada em 1942 é mundialmente conhecida e encanta os clientes por onde passa. Entretanto, isso não fez com que ela não enfrentasse alguns desafios relacionados à reprodução de música nas suas lojas. 

A empresa contatou a ListenX buscando inovações tecnológicas para a sua rádio personalizada e querendo renovar a playlist que era reproduzida nas lojas. Além disso, como a Adidas é uma empresa multinacional, o antigo fornecedor não oferecia nenhum tipo de suporte técnico para as lojas brasileiras, o que dificultava a resolução de qualquer tipo de problema.

Um dos maiores desafios para a equipe de programadores musicais foi conseguir entregar uma playlist que realmente representasse a identidade e a importância da marca. Foi considerado que a empresa era muito forte no mercado esportivo, mas também oferecia itens da moda. Encontrar o ponto de equilíbrio entre essas duas características foi o que fez o sucesso da playlist da Adidas. 

Como você pode aplicar o marketing sensorial em suas lojas?

E então, está pronto para implantar o marketing sensorial na sua loja? Durante o processo, é fundamental seguir três pilares: os valores da marca, o gosto do seu público, e o seu mix de produtos. Desta forma, as chances de você errar serão reduzidas consideravelmente.

Mas, para que elas sejam ainda menores, vamos falar brevemente sobre quais passos você deve seguir. Para ter mais detalhes sobre como fazer isso, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo com todos os detalhes para encantar os seus clientes de uma vez por todas.

Valores da marca

O primeiro passo para implementar o marketing sensorial com sucesso é saber quais são os valores da sua marca. Isso porque eles devem se fazer presentes em toda e qualquer sensação a ser trabalhada, independentemente de quantas ações você realizará. 

Isto é, o cliente deve sentir a sua marca, não importando qual o sentido que está sendo aguçado. Dessa forma é importante tentar aplicar pelo menos um sentido nas diversas tomadas de decisão estratégica sobre seus produtos e marketing para auxiliar no processo de compra do cliente.

Um exemplo bastante simples para você entender é imaginar uma loja que venda roupas para exercícios físicos e tem como público-alvo pessoas mais jovens e que gostam de esportes. Assim, toda a comunicação deve ser voltada para esse público, incluindo as ações de marketing sensorial.

Ou seja, a música deve ser mais agitada, de modo a deixar o cliente no ritmo do exercício, as cores da loja podem ser vibrantes e chamativas, são geralmente utilizadas cores primárias. A iluminação da loja pode ser branca e dar um ar mais industrial para a loja. Todos esses elementos reforçam a imagem da marca.

Gosto do seu público

Conhecer o gosto do seu público é fundamental para algumas ações de marketing sensorial, como é o caso da música. Uma canção tem o poder de atrair, envolver e confortar o público em uma loja. Não é só uma questão de tornar o ambiente mais agradável, mas sim de despertar a criatividade, lembranças e laços afetivos no consumidor, o que pode resultar em um aumento de vendas.

Entretanto, como já falamos, a escolha pela música perfeita não é um processo tão simples quanto parece. É preciso levar em consideração uma série de fatores, como a sua persona, a mensagem que você quer transmitir, as sensações que você quer criar e quais os objetivos da sua estratégia de marketing sensorial.

Por esse motivo, a playlist precisa estar em sintonia com as suas demais estratégias de marketing. Somente assim você conseguirá usufruir das vantagens desse ambiente que foi gerado e para isso é extremamente importante contar com a ajuda de quem entende do assunto.

Além disso, é preciso planejar as ações com um certo apelo emocional, mas que seja feito de forma inteligente e que não pareça apelativo em excesso. Isso significa saber exatamente o que cativa a sua persona. Podendo até mesmo ser interessante a aplicação do neuromarketing que é a identificação de padrões e comportamentos que influenciam o seu cliente no processo de decisão da compra de seus produtos.

Mix de produtos

O mix de produtos que você oferece na sua loja vai dizer muito sobre quem é o seu público e quais os hábitos de consumo que ele pode ter. Assim, esse é um fator que pode limitar ou privilegiar o emprego de um determinado formato de ações. 

Por exemplo, um varejista que trabalha com uma grande variedade de produtos, pode adotar um tipo de marketing sensorial mais universal e que é capaz de conversar bem com a marca, com as suas ofertas e com os clientes: a música. Já o varejista que trabalha com um ramo ou nicho muito específico, ficará mais restrito às ações que ele pode implementar na loja.

Em resumo, o marketing sensorial já é aproveitado de forma inovadora pelas marcas para estimular e criar vínculos sensoriais e emocionais com seus clientes. Estratégias que variam do uso de músicas, sabores e aromas para encantar o público e, assim, gerar mais vendas.

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