Por Nayara Santos em 17.04.2023

O que dar de brinde em inauguração de loja: 6 ideias

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Você já parou para pensar na importância de distribuir brindes na inauguração da sua loja?  Se a resposta foi não, então você precisa conferir esse artigo.

A inauguração da sua loja é a oportunidade perfeita para mostrar o diferencial da sua empresa. Além disso, se conseguir causar uma boa primeira impressão, você terá chances muito maiores de encantar clientes e ainda construir uma identidade sólida para o seu negócio. E é aí que os brindes entram, já que eles podem ajudar muito com isso. 

Mas, aí vem a pergunta: o que dar de brinde na inauguração da sua loja? Pois bem, é justamente sobre isso que esse artigo fala e nós vamos te ajudar com algumas ideias. Veja aquela que mais combina com o seu negócio e prepare brindes especiais para os seus clientes. Boa leitura!

Por que devo distribuir brindes na inauguração da minha loja?

Quem não gosta de receber algo em troca quando se relaciona com uma marca, certo? Por isso, distribuir brindes para os clientes é algo muito importante e que você não deve menosprezar. 

Oferecer descontos é provavelmente o primeiro pensamento de muitos varejistas para conseguir atrair clientes. Entretanto, essa estratégia pode sair mais cara do que você imagina. Já que você pode estar comprometendo uma parcela considerável da sua margem de lucro optando pelos descontos. Por outro lado, ao optar pelos brindes você pode conseguir personalizá-los e adquiri-los a bons preços, e que comprometam menos o seu orçamento.

Além disso, o brinde, quando útil para o cliente, faz com que ele tenha contato com a sua marca em diferentes momentos do dia e da vida. Ou seja, há chances muitos maiores dele se lembrar da sua marca quando precisa comprar algum produto que você venda.

Sem falar que os brindes são excelentes para atrair clientes na inauguração da loja. Mas, você pode conferir outras estratégias no nosso e-book Como atrair clientes para a sua loja de varejo.

Opções para dar de brinde na inauguração da sua loja

1. Brindes personalizados

A nossa primeira dica de brinde para a inauguração da sua loja é preparar brindes personalizados. Ou seja, eles precisam ter as cores, o nome e o logo da sua loja. Não importa o que você decida fazer, a personalização é obrigatória.

Mas, você pode ir muito além das canetas e chaveiros personalizados, por mais que esses sejam bons brindes. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, então que tal fazer borrachas em formato de calças? Ou então blocos de notas com esse formato de camisetas?

2. Amostras de produtos

Outra excelente opção de brinde para a inauguração de loja é apostar na distribuição de amostras grátis. Essa é uma ideia bastante interessante para quem vende produtos específicos como cosméticos, por exemplo. Assim, você poderá distribuir miniaturas desses itens para os clientes que forem até a loja no dia da inauguração. 


Além disso, se você estiver inaugurando uma confeitaria, você poderá fazer miniaturas de bolos, ou mesmo apostar em pequenas amostras dos produtos para consumir na hora. Assim, você pode incentivar o cliente a comprar os produtos que você vende e já começar com o pé-direito.

3. Brindes alimentícios

Como falamos anteriormente, os brindes na inauguração da sua loja podem ser alimentícios. E isso é válido não apenas para as empresas que trabalham nesse ramo. Muito pelo contrário, essa pode ser uma forma bastante interessante de fazer com que o cliente se lembre da sua marca.

Por exemplo, se você conhece alguém que trabalha com chocolates, pode fazer pequenos chocolates em formatos dos produtos ou com o logo da sua loja. Se o produto for muito bom, sem dúvida os clientes se lembrarão. Além disso, muitos clientes apreciam comidas e bebidas gratuitas. Portanto, não tenha medo de apostar nesta ideia de brinde.

4. Descontos e vale compras

A próxima dica para dar de brinde na inauguração da sua loja são vales compras. Sim, no início do artigo falamos que os descontos podem prejudicar o orçamento da sua empresa, entretanto, você pode oferecer esses descontos para os clientes que fizerem alguma compra no dia da inauguração.

Assim, você faz uma venda e estimula a segunda. Desta forma, você induz o cliente a entrar em contato com a sua marca mais vezes, aumentando as chances de fidelização. Se preferir, fazer sorteios de produtos, essa estratégia também costuma chamar bastante a atenção dos consumidores.

5. Calendários

Já pensou estar presente para os seus clientes o ano todo? Isso é possível com a distribuição de brindes como calendários de mesa ou para pendurar. Eles são excelentes ferramentas para ajudar as pessoas a se organizarem e ao mesmo tempo manter a sua marca sempre visível.

Mas, para isso, eles precisam ser bastante atrativos, com imagens e informações interessantes. Por exemplo, se você possui uma loja de produtos fitness, pode colocar imagens de pessoas praticando atividades físicas e incluir informações de determinados campeonatos no calendário. Assim, você deixa o brinde mais interessante para o consumidor.

6. O básico que funciona

No início falamos que você não precisa ficar no básico na hora de escolher os brindes de inauguração da sua loja. Entretanto, esse básico pode ser bastante eficiente na hora de fazer com que o cliente se lembre da sua loja.

Por isso, distribuir canetas, lápis, blocos de notas, chaveiros, ímãs ou cadernos de notas pode ser uma excelente ideia. Esses são itens úteis, que todas as pessoas utilizam no dia a dia, fazendo com que elas tenham contato com a sua marca o tempo todo.

Como acertar nos brindes

Conseguir acertar na escolha dos brindes pode ser algo bastante difícil. Afinal, nem sempre é possível agradar a todas as pessoas ou mesmo oferecer algo que seja útil para todo mundo. Entretanto, uma coisa é certa, você precisa dar produtos de qualidade.

Ou seja, de nada adianta optar pelo básico que funciona, se a caneta for de qualidade ruim, o papel do bloco de notas for muito fino, ou os chaveiros forem muito grandes ou mesmo não serem muito criativos. Desta forma você estará apenas gastando dinheiro e o cliente não utilizará o que você deu. Portanto, fique atento para garantir que seja algo bonito, elegante, útil e de boa qualidade. 

Quais brindes você irá distribuir na inauguração da sua loja? Aproveite e confira outros artigos no nosso blog para fazer a sua inauguração ser um grande sucesso!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 estratégias de Marketing para o Instagram

O Instagram é uma das redes sociais de mais destaque e muitas empresas já têm contas para divulgar imagens e vídeos. Porém, não basta criar um perfil e postar um conteúdo qualquer: existem estratégias de Marketing que podem ser usadas para melhorar os resultados das postagens, tornando-as uma forma de impulsionar os lucros da empresa.…

Por Nayara Santos em 04.05.2016

Descubra Como Manter a Loja Cheia de Clientes

Qualquer um que trabalhe com lojas de varejo sabe que manter a loja cheia de clientes é uma grande vitória. Isso se torna ainda mais importante  no momento de instabilidade econômica que estamos vivendo no Brasil e no mundo pós-pandemia.  Para conseguir alcançar essa grande conquista é preciso desenvolver uma série de estratégias voltadas para…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

14 exemplos de textos de promoção de loja, se inspire

Nem sempre é fácil escolher os textos de promoção de loja, por isso, é fundamental conhecer alguns exemplos para conseguir se inspirar. A escolha dos textos é algo que deve ser feito de maneira bastante cuidadosa, afinal, eles podem tanto atrair os clientes certos para o seu estabelecimento, como fazer com que o cliente evite…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo…

Por Nayara Santos em 28.04.2016

Como ser um bom administrador financeiro de uma loja de varejo?

A área de finanças permeia toda a estratégia, administração e controle gerencial de um negócio. Entretanto, a habilidade de lidar com números não é para qualquer um, especialmente em uma loja de varejo. É preciso ter um perfil organizado e disciplinado, que se adeque sempre à novas tendências neste aspecto. Pensando nisso, a ListenX pretende…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

O que é social commerce: saiba tudo sobre o assunto

Já ouviu falar em social commerce? Muito provavelmente você já deve ter apostado nessa estratégia e nem sequer sabia que era esse o nome dela. Mas, afinal, o que é social commerce? Bastante simples, essa é uma estratégia de vendas que utiliza as redes sociais para aumentar a proximidade e a conexão com os clientes…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Como Definir Estratégias de Marketing Para Lojas de Varejo

O marketing é uma ferramenta de extrema importância no mundo dos negócios, seja para empresas de serviços ou varejo. A atenção voltada para esse aspecto na área varejista é ainda mais indispensável, pois exige aprender a como definir estratégias de marketing que gerem valor e, principalmente, de garantir que sempre tragam novos clientes ao ponto…

Por Nayara Santos em 23.05.2018

25 textos para inauguração de loja: se inspire

A inauguração da loja é um daqueles momentos que podem ficar marcados na memória do consumidor. Por isso, planejar como ela será é essencial para o sucesso da sua empresa no longo prazo. Saiba que qualquer erro poderá atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor, retardar ou até mesmo impedir o crescimento no mercado de…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

Spot, Vinheta ou Jingle, como usar cada um

Se você chegou aqui está tentando entender qual é o melhor momento para utilizar spot, vinheta ou jingle, certo? Inclusive, nem todos os gestores de empresas entendem qual é a diferença entre elas. Isso pode ser um verdadeiro problema, já que cada um pode ser utilizado em diferentes momentos e com diferentes intuitos. Esse conhecimento…

Por Nayara Santos em 29.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos