Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como Fidelizar Clientes e Aumentar o Faturamento da minha Loja?

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Conseguir novos consumidores sempre é bom. Porém, saber como fidelizar clientes é melhor ainda, especialmente para o faturamento de uma loja. Isso gera ganhos recorrentes, contribui com o marketing boca a boca do negócio e ainda pode diminuir o investimento do custo de aquisição de clientes.

Como provavelmente você está com diversas dúvidas a respeito do assunto, nós preparamos esse artigo com algumas sugestões de estratégias para fidelizar os clientes e, de quebra, ainda aumentar o seu faturamento. Se quer ter todos esses benefícios no seu comércio, confira, a seguir, estratégias modernas que têm feito a diferença nos mais diversos segmentos do varejo. Boa leitura!

Crie um aplicativo com vantagens exclusivas

Estima-se que o número de smartphones no Brasil já seja equivalente ao número de habitantes. Diante disso, aderir à tecnologia e deixar a sua loja ao alcance das mãos dos consumidores é uma excelente forma de fidelizar clientes no varejo.

Para conseguir isso, muitos comércios estão criando o próprio aplicativo. Assim, é possível oferecer descontos exclusivos para os usuários, criar um sistema de pontos e até facilitar o pagamento. Essas ações poupam tempo, geram economia e ainda estimulam mais compras, ou seja, são boas tanto para a loja quanto para o cliente.

A nossa sugestão neste caso é contratar uma empresa especializada neste ramo, ainda mais se você quiser oferecer ao cliente a possibilidade de efetuar compras pelo aplicativo. Lembre-se que ele deve ser capaz de oferecer segurança para proteger os dados pessoais e bancários dos clientes. Outro ponto importante é que o aplicativo deve ser capaz de rodar bem nos diferentes tipos de smartphones e tablets. Aplicativos com problemas fazem com que o usuário desista rapidamente da compra e vá para o concorrente.

Melhore a experiência de compra – uma das melhores dicas de como fidelizar clientes

As ações de marketing sensorial têm sido muito usadas para melhorar a experiência do consumidor dentro de uma loja. Ele tem como foco estimular os sentidos dos clientes e deixar o ambiente mais agradável, fazendo com que o cliente queira passar mais tempo na loja. Ainda, quando o cliente consegue ter uma experiência ou sensação dentro da loja, a tendência é que ele queira retornar para sentir aquilo novamente.

Existem diferentes ações que podem ser implementadas, se você quiser conhecer em detalhes, pode conferir o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio. Mas, entre todas as estratégias que esse tipo de marketing usa, há uma que merece destaque: o uso da música ambiente.


Estudos mostram que a escolha da música certa (adequada à identidade da marca e ao público-alvo) gera diversos benefícios ao negócio. Ela eleva o número de vendas, aumenta o tempo de permanência dos clientes e gera recomendações.

Mas o fator mais importante para quem está aprendendo como fidelizar clientes é que a música, se escolhida da maneira adequada, faz com que os consumidores voltem a visitar a loja. Isso sem falar em outros pontos importantes para os quais ela contribui, como:

  • A criação de uma atmosfera agradável;
  • O reforço da identidade da loja;
  • O estímulo da memória sensorial do cliente;
  • A conexão emocional entre marca e consumidor.

Tudo isso favorece a experiência do cliente, tornando-a sempre positiva. Portanto, não perca mais tempo e conheça o ListenPlay. Leve a trilha sonora certa para dentro da sua loja e conquiste seus clientes pelas batidas das músicas!

Ofereça um atendimento personalizado

Outra dica que não poderia ficar de fora é a capacidade de oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes. Isso não significa que você precise oferecer champagne e atender clientes apenas com hora marcada. 

Muito pelo contrário, um atendimento personalizado é aquele que o vendedor consegue deixar o cliente à vontade e identificar facilmente qual é a necessidade que ele tem, ou seja, o que fez com que ele procurasse a loja. 

Ainda, durante o atendimento, é importantíssimo que o cliente se sinta especial, portanto, nada de atender vários clientes ao mesmo tempo. Atenção dividida pode fazer com que você perca a venda e, até mesmo o cliente.

Outra forma de oferecer um atendimento personalizado é através de um programa de fidelidade. Com ele você consegue ter acesso ao histórico de compras do cliente e, com isso, desenvolver promoções exclusivas para ele, com foco nos produtos que ele mais consome. 

Foque em estratégias de pós-venda

Engana-se quem pensa que a experiência de compras e o relacionamento com o cliente acaba quando ele deixa a loja. É muito importante conversar com o cliente depois disso para saber como foi a experiência dele, saber quais foram os pontos positivos e do que ele não gostou muito.

Essas informações são valiosíssimas para que você consiga oferecer sempre o melhor para os clientes e focar na melhoria contínua da sua empresa. Sem falar que permite que você se antecipe a problemas e destaque as qualidades da sua marca nas campanhas publicitárias. 

As ações de pós-venda também incluem um bom serviço de atendimento ao consumidor, para o caso do cliente ter algum problema, seja um defeito no produto ou mesmo a troca do mesmo. Empresas que conseguem resolver os problemas de forma rápida e satisfatória são sempre vistas com bons olhos pelos clientes.

O ideal é que você tenha uma equipe especializada no pós-venda e que, assim como os vendedores, consiga identificar rapidamente qual é a necessidade do cliente e solucionar qualquer problema.

Gostou das nossas dicas de ações para fidelizar clientes e aumentar o faturamento da sua loja? Então você vai aproveitar muito todos os outros artigos que temos no nosso blog. Não perca tempo e confira agora mesmo!

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Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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