Por Nayara Santos em 26.11.2021

Estratégias de Marketing Off-line Ainda Funcionam em Lojas de Varejo?

Por Nayara Santos em 26.11.2021

É natural que os varejistas tenham dúvidas quanto ao sucesso das estratégias de marketing offline. Afinal de contas, em um mundo cada vez mais digital, as estratégias online têm dominado as redes sociais e os sites. Entretanto, é possível afirmar que as estratégias offline não apenas funcionam, como elas são capazes de aumentar as vendas e de fidelizar clientes.

Na verdade, o ideal é que você combine diferentes estratégias de marketing, assim, você conseguirá atingir um número maior de consumidores, bem como aumentar a possibilidade de fidelização deles. Neste artigo, falaremos sobre a importância das estratégias de marketing offline e como aplicá-las na sua loja do varejo. Confira!

As estratégias de marketing offline ainda são efetivas?

A resposta para essa pergunta é muito simples, sim, as estratégias de marketing offline ainda são muito efetivas. De modo geral, elas envolvem diferentes recursos que estão fora dos meios digitais, tais como rádio, televisão, banners, panfletos, folders, jornais, revistas, eventos e até mesmo ações do próprio ponto de venda.

Isso porque, mesmo nos dias de hoje, com a expansão exponencial dos meios digitais, muitas pessoas ainda não dão credibilidade para o que é veiculado online, ou nem mesmo chegam a ter contato com as campanhas e estratégias divulgadas desta forma.

Vantagens do marketing offline

Conheça as principais vantagens do marketing offline para a sua loja do varejo:

  • Credibilidade: as mídias tradicionais oferecem uma credibilidade sem igual. Sua loja pode se valer bastante da relação com canais de televisão, rádio, jornais e revistas;
  • Alcance: a verdade é que a penetração da televisão é muito maior em nosso país do que a da internet. Em alguns lugares, simplesmente não existe acesso à rede. Logo, o alcance do marketing offline é consideravelmente mais alto;
  • Proximidade com o cliente: muitas ações do marketing offline exigem que você esteja próximo ao cliente, como é o caso da distribuição de panfletos. Isso faz com que o cliente veja a sua loja como mais próxima dele, do que aquelas que ele tem contato apenas de outras formas.

Como usar as estratégias do marketing offline para minha loja de varejo

Hoje, a experiência do consumidor deve ser um dos pilares das estratégias de marketing offline em lojas de varejo. Oferecer uma boa experiência é o que vai garantir a retenção e fidelização. Para isso, faça pesquisas de satisfação, implemente músicas adequadas e ofereça um atendimento cordial. O resultado você verá no final do mês, quando fizer as contas de quanto lucrou. Veja a seguir como planejar as suas estratégias.

Defina o objetivo

Da mesma forma que você faria com as estratégias do marketing digital, definir um planejamento é fundamental. Afinal de contas, ele irá nortear as próximas decisões que serão tomadas e o esforço necessário para atingir esse objetivo.


Por exemplo, se você quiser aumentar as vendas de um determinado produto voltada para um público jovem, então a estratégia offline precisa ser capaz de atingir esse público. Isso pode ser feito através de campanhas criativas e descontraídas, com músicas do momento. Assim, mesmo que veiculadas nas mídias tradicionais, será possível atrair a atenção deles.

Confira o nosso e-book gratuito Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

Tenha uma persona definida

Mais interessante do que definir um público-alvo, você poderá fazer uma campanha de marketing offline com base em uma persona específica. Essa estratégia funciona a partir da criação de um consumidor fictício, dando detalhes da personalidade, dos gostos, da carreira, dentre outros. 

Desta forma, é possível entender exatamente quais são as dores e os problemas que esse cliente possui, permitindo que você trace estratégias para solucionar esses problemas. Inclusive, você poderá criar diferentes personas, conforme o perfil de público que frequenta a sua loja. 

A criação de personas também ajuda na hora de escolher qual é a melhor linguagem para conversar com o seu cliente. Item essencial para garantir que a mensagem será recebida e entendida durante a campanha.

Escolha um canal de comunicação

Por mais que o marketing offline possa ser feito em diferentes mídias, você deve escolher as mais promissoras. Ou seja, as capazes de conversar diretamente com as personas definidas. Além disso, dependendo do objetivo da campanha, alguns canais podem ser melhores do que outros.

Durante essa etapa do planejamento você deverá considerar quais os programas de rádio, jornais, revistas e programas de televisão a sua persona assiste. Assim, é possível elaborar peças publicitárias que sejam atrativas para a mídia escolhida e também qual a melhor linguagem para cada uma delas.

Vale a pena mencionar que o custo para divulgação da sua loja mudará conforme a mídia. Por exemplo, propagandas veiculadas em rádio e televisão durante o horário de pico de audiência são muito mais caras do que em outros horários. Por isso, é essencial estipular um orçamento para as suas campanhas de marketing offline, assim você não compromete a saúde financeira do seu negócio.

Tenha uma assessoria de imprensa

Você até pode pensar que ter uma assessoria de imprensa seja desnecessário, entretanto, ela pode fazer uma grande diferença nas estratégias de marketing offline. Essas são empresas especializadas, capazes de criar conteúdos que sejam relevantes e realmente interessantes para os clientes e para a sua empresa. 

Inclusive, essa é uma forma de criar campanhas sob medida para cada um dos canais escolhidos, o que aumenta a credibilidade da sua empresa.

Invista em marketing sensorial

Como falamos anteriormente, o marketing offline é aquele que envolve estratégias fora do mundo virtual. Ou seja, além da divulgação em canais de mídia tradicionais, ela também envolve a experiência de vendas que o cliente terá na sua loja. 

Por isso, investir em marketing sensorial é importantíssimo para conseguir oferecer um bom ambiente de compras para o seu cliente. Quando você consegue fazer isso bem, o cliente irá associar os momentos em que ele teve contato com a sua marca como bons, trazendo sempre boas lembranças. Assim, a possibilidade dele voltar para a sua loja para comprar mais alguma coisa será muito maior.

No marketing sensorial você pode caprichar na iluminação da loja, de forma que os clientes possam ver as características dos produtos sem problemas. Além disso, você também pode fazer a aromatização da loja, escolhendo a fragrância de acordo com o comportamento que você quer estimular. Outra ação é a decoração da loja, com um layout convidativo e peças expostas que chamem a atenção do cliente.

Entretanto, uma das ações do marketing sensorial merece destaque, é a rádio interna personalizada. Quando o varejista opta por ter uma rádio própria, ele será capaz de escolher uma trilha sonora que, não apenas agrade os clientes, mas que também consegue reforçar a imagem da marca, é o chamado music branding.

Através dessa ferramenta é possível oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado, em que ele se sente à vontade para passar mais tempo e olhar os itens vendidos com mais calma. Desta forma, as chances dele comprar mais alguns itens aumenta consideravelmente.

Outra vantagem da rádio personalizada é que você poderá criar anúncios para serem veiculados ao longo da programação, tais como divulgação de ofertas, de inauguração de uma nova unidade, de um evento, ou qualquer outra mensagem que você queira levar para o seu cliente. 

Achou interessante? Que tal conferir os bons resultados de perto? Clique aqui e faça um teste gratuito por 10 dias.

Analise os resultados obtidos

O próximo passo na elaboração de uma estratégia de marketing offline é fazer a análise dos resultados obtidos. Inclusive, essa é uma etapa que deve estar presente em todas as campanhas publicitárias e ações de marketing que você implementar na sua loja. 

Esse será o momento de verificar se você realmente conseguiu atingir o objetivo originalmente pensado. Se você conseguiu, então é um sinal de que o canal de comunicação escolhido foi o certo, que a linguagem utilizada conseguiu atingir o público-alvo e que os elementos utilizados que conseguiram atrair a atenção dos clientes. Ou seja, você poderá fazer uma ação parecida no futuro.

Por outro lado, se você não conseguiu atingir o objetivo, então será preciso entender o que não funcionou. Talvez o canal de comunicação não tenha sido o ideal, a linguagem não foi capaz de conversar com o público, ou a campanha em si não foi atraente o suficiente. Neste caso, você precisará repensar a ação no futuro e fazer modificações.

Para mais dicas de como tornar sua loja de varejo ainda mais lucrativa e oferecer apenas o melhor para seus clientes, continue acompanhando o nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Como fazer queima de estoque no varejo: veja o passo a passo

O varejista que sabe como fazer a queima de estoque provavelmente terá um bom retorno financeiro. Entretanto, engana-se quem pensa que basta reduzir os preços dos produtos para ter sucesso. A queima de estoque envolve um bom planejamento. Todo varejista sabe que mercadoria parada no estoque é sinônimo de dinheiro parado e até mesmo de…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Veja os benefícios de usar o endomarketing como estratégia de gestão!

Em um tempo que se fala muito em customer centricity e sucesso do cliente, acabamos esquecendo de olhar para dentro da empresa. Para que as suas estratégias sejam efetivas, é preciso ter colaboradores capacitados e motivados a fazerem isso acontecer. Há diversas formas de gerar esse engajamento. A maior parte das ações realizadas pela liderança…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

4 ideias para loja de moda íntima, confira!

Ter boas ideias para a sua loja de moda íntima pode te ajudar a encantar clientes e conquistá-los de uma vez por todas. Essa não é exatamente uma tarefa muito fácil, afinal muitos gestores acreditam que as ações realizadas na sua loja devem ser algo inédito para fazer sucesso. Se você é um desses gestores,…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Descubra as 7 regras do branding sensorial

Conhecer as regras do branding sensorial pode te ajudar a se destacar no meio da multidão e da grande disposição de marcas. Assim, se você quiser conhecer formas de agradar ao cliente e trazer a sua marca para mais perto deles, então precisa ficar de olho em diferentes estratégias de marketing, como o branding sensorial.…

Por Nayara Santos em 28.07.2022

Como Atrair Clientes Para Loja de Joias?

Você quer saber como atrair clientes para loja de joias? Confira os segredos neste artigo!

Por Nayara Santos em 19.06.2019

Erros em administração de loja: saiba como contorná-los

Você sabe onde se encontram os problemas mais espinhosos de uma empresa, qualquer que seja seu segmento? Se pensou na administração, você está certo! É a partir desse setor que todos os outros atuam, então se há erros em administração de loja, é inevitável que eles repercutam em todas as equipes e podem até causar…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Você sabe o que é pós-venda? Confira!

Planejar e executar um bom pós-venda pode aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes com a sua empresa após as compras. Aliás, um dos erros que um negócio precisa evitar é justamente dar por encerrado o processo de venda no momento em que o cliente paga pelo produto ou serviço. É importante oferecer uma…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

O que influencia o cliente na sua decisão de compra?

A decisão de compra é o processo de tomada de decisão do consumidor que se estende desde o reconhecimento de um problema até a aquisição de um bem ou serviço e sua posterior avaliação. Essa jornada pode durar minutos ou anos dependendo da complexidade do produto e do perfil do cliente de cada empreendimento e,…

Por Nayara Santos em 30.10.2019

Neuromarketing Aplicado para Atração e Retenção de Clientes

Aprenda como implementar estratégias de neuromarketing aplicado em seu empreendimento!

Por Nayara Santos em 01.05.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos