Será que a vitrine de primavera precisa ter muitas flores? Quais flores devo utilizar? Quais as cores que melhor atrairão a atenção do cliente? Quais outros elementos posso incluir na vitrine da minha loja para conseguir me destacar?
Essas dúvidas, e provavelmente muitas outras, já devem ter passado pela sua mente na hora de planejar a vitrine de primavera da sua loja, não é mesmo? Isso é absolutamente normal, afinal de contas, escolher como será a vitrine é algo essencial para conseguir atrair os clientes para a loja. Ou seja, se você errar corre o risco de ser passado para trás pela concorrente e você não quer que isso aconteça.
Como nós sabemos que você está em busca de dicas úteis e práticas para montar a sua vitrine de primavera, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber para encantar os seus clientes e aumentar as suas vendas. Não acredita? Então venha com a gente e saiba mais! Boa leitura!
Monte a vitrine de primavera ideal para a sua loja
Antes de mais nada, é preciso dizer que o segredo de ter uma vitrine de primavera de sucesso é o planejamento. Assim como em outras datas importantes do varejo, planejar e saber exatamente o que deve ser feito em diferentes momentos do ano poderá ser uma grande vantagem estratégica para a sua empresa.
Isso porque quando você tem planejamento consegue saber exatamente qual o orçamento necessário para ter a vitrine ideal. Além disso, também é possível contactar os fornecedores com antecedência para preparar o seu estoque, ou mesmo para adquirir itens de decoração para a loja ou para a vitrine.
E tudo isso sem falar nas promoções que você fará, afinal de contas o cliente está sempre em busca de boas oportunidades de compras. Por último, mas não menos importante, a divulgação da loja também deve receber atenção especial, já que se o cliente não souber o que acontece na sua loja, ele não irá até uma loja para aproveitar.
Neste artigo vamos focar na vitrine, mas você consegue muitas outras dicas no nosso blog.
1. Tenha um tema principal
Tudo bem, a gente já sabe que a primavera por si só já poderia ser um tema. Entretanto, esse ainda é um tema bastante amplo e se você quer que a sua vitrine de primavera se destaque, precisará afunilar isso um pouco.
Para fazer a decoração da vitrine você pode utilizar muitos elementos diferentes que remetem a essa estação do ano, tais como: borboletas, flores, piquenique, bicicletas, pássaros, passeios de barcos, dentre outros. Como uma vitrine com muitos elementos pode passar a impressão errada, você não vai querer sobrecarregá-la, certo?
Por isso é importante escolher um tema principal para focar nele para fazer a decoração de primavera. Claro que alguns desses elementos podem ser combinados, mas tome cuidado nas proporções.
Por exemplo, se você escolher flores como tema principal, é possível acrescer uma ou duas borboletas pequenas, em um local que não chame tanta atenção. Assim, ela ajudará a compor o cenário de primavera, e será um daqueles detalhes que fazem toda a diferença. Mas evite incluir muitas flores e muitas borboletas, pois, como falamos anteriormente, pode ser muita informação e os consumidores podem simplesmente desistir de olhar a sua vitrine.
Por falar em planejamento, você já sabe como ter uma estratégia de marketing infalível para a sua loja e para a sua marca? Então você precisa conferir o nosso e-book Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing, ele é gratuito! Faça o download agora mesmo.
2. Escolha as cores para a vitrine de primavera
Quando falamos em primavera, é bem provável que você imediatamente pense naqueles campos floridos e coloridos. Mas, para que a sua vitrine seja um sucesso, é importante que você escolha qual será a paleta de cores utilizada.
Claro que essa escolha dependerá muito da sua marca e da identidade que ela tem. Por exemplo, se a sua marca tiver uma personalidade mais forte ou mais descontraída, então você pode optar por cores mais fortes. Por outro lado, se a sua marca quiser passar a impressão de um visual mais elegante, então os tons pastéis podem ser bastante interessantes. Já que eles criam um visual mais limpo e mais sóbrio.
Outra forma de escolher as cores que serão utilizadas na vitrine de primavera é ficando de olho em quais serão as tendências para a estação. Geralmente elas mudam a cada ano e você pode compor a sua vitrine com elas. Para acompanhar quais serão as cores da primavera confira os relatórios da Pantone, mundialmente reconhecida por determinar essas tendências para a moda.
Aqui vale uma dica importantíssima, os gestores de lojas de roupas, ao planejar as cores da vitrine de primavera, devem lembrar que as peças expostas terão as cores da tendência, então é importante criar um contraste para que as peças se destaquem. Além disso, tenha cuidado para não usar as cores da concorrência, ou não passar essa impressão para os seus clientes.
3. Escolha os produtos certos para ficar em exposição na vitrine de primavera
Claro que a decoração da vitrine de primavera é fundamental para que você consiga atrair a atenção do cliente e destacar a sua loja da concorrência. Entretanto, se você não expor os produtos certos, as chances de conseguir ter bons resultados é muito pequena.
O ideal é que você opte por produtos que sejam capazes de convencer o cliente a entrar na loja. Geralmente esses são aqueles itens que têm maior procura e maior saída. Ainda, você também pode optar pelos produtos que são de certa forma “marcas registradas” da sua loja.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e as camisas estampadas fazem grande sucesso, então elas são presença obrigatória na vitrine de primavera. O que não significa que toda a vitrine deve ser composta por ela, mas elas também não podem ficar de fora da montagem.
Ainda, é importante que você dê um certo destaque para essas peças. Isso pode ser feito utilizando a decoração ou a iluminação da vitrine. No exemplo acima, você pode criar uma espécie de fundo de flores somente na parte da vitrine em que a tal camisa será exposta. Assim, você atrai a atenção do cliente primeiro para aquele ponto.
Também é essencial que você fique de olho nas tendências para a estação, e isso é ainda mais importante para as lojas de roupas. Mesmo porque, você precisa mostrar para o cliente que ele também encontra as últimas tendências na sua loja. Mas, isso não se limita às lojas deste ramo, já que essas tendências também existem em outros ramos.
Não é à toa que muitas empresas do ramo alimentício preparam algumas receitas sazonais. Por exemplo, é bastante comum em uma confeitaria você encontrar produtos com as frutas da estação, ou adegas venderem cervejas que sejam sazonais. Se esse for o seu caso, então aposte nisso.
4. Utilize outras estratégias para chamar a atenção do cliente
A vitrine é, sem dúvida alguma, um importante elemento nas campanhas de marketing e para aumentar as vendas da sua loja, mas ela não é a única. O ideal é você combine estratégias para conseguir obter os melhores resultados e, uma delas é com as ações de marketing sensorial.
Essas ações servem para que você aumente o tempo de permanência do cliente na loja e a fidelização desses clientes. Além disso, elas também ajudam a criar um universo único para a sua marca, em que o cliente tem a sensação de estar imerso enquanto faz as compras. Dentre as principais, podemos destacar:
- Rádio personalizada: reproduzindo uma trilha sonora que combine com a identidade da sua marca e com o perfil dos seus clientes. Com a música certa, o cliente pode se conectar com a sua marca, tende a comprar mais, e ainda se lembrará da experiência que teve, mesmo depois de deixar a sua loja. Outra vantagem é que com a rádio você pode fazer anúncios de promoções incentivando os clientes a conferir esses itens;
- Aromatização da loja: com o cheiro certo você consegue deixar o cliente mais à vontade e até mesmo mais aberto às novidades da loja. Aproveite que a primavera é a época perfeita para isso;
- Iluminação: pode dar um toque diferenciado para a sua loja, criando um ambiente totalmente único e aconchegante, em que o cliente passa mais tempo comprando. Falaremos em detalhes a seguir porque esse é um elemento importantíssimo para a vitrine de primavera;
- Organização: prateleiras, ilhas de produtos e araras organizadas, seguindo uma lógica, faz com que os clientes encontrem os produtos mais facilmente. Sem falar que facilita a circulação de pessoas e permite que o cliente veja os produtos sem grandes dificuldades.
Todas essas ações combinadas criam o ambiente de compras ideal em que o consumidor tem vontade de passar mais tempo. Sem falar que ele ainda vai associar aqueles bons momentos à sua marca e ficará com vontade de voltar para novas compras. Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para saber como implementar cada um dessas ações na sua loja.
5. Iluminação da vitrine de primavera
Caprichar na iluminação da sua vitrine de primavera pode ser um verdadeiro trunfo para fazer com que a sua loja se destaque. Isso porque, ela ajuda a criar uma atmosfera diferenciada tanto para a vitrine, quanto para o interior da loja.
Com ela você consegue destacar alguns produtos, guiando o olhar do consumidor pela vitrine e pela loja. E essa estratégia é importantíssima para conseguir aumentar as vendas de determinados produtos. Já que o cliente verá esses produtos primeiro e poderá se interessar por eles rapidamente.
E, como falamos anteriormente, a iluminação faz parte da estratégia de marketing sensorial, portanto, se você quiser oferecer ao cliente um ambiente com clima de primavera, aposte em uma iluminação mais clara, que consiga trazer a alegria e a luz que a estação tem.
Outra dica importante com relação à iluminação, é que a atmosfera criada na vitrine deve refletir o interior da loja e vice-versa. Isso porque, quando o cliente se encanta com a vitrine e decide entrar na loja, ele espera encontrar o mesmo tipo de ambiente que você mostrou na vitrine. E, se eles destoam, então há grandes chances do cliente deixar a loja sem levar nada.
Lembre-se, a vitrine é o cartão de visitas da loja, portanto, ela precisa ser capaz de mostrar o que o cliente encontra no interior da loja.
6. Não esconda os preços dos produtos
Outro ponto importante na hora de montar a sua vitrine de primavera é não esconder os preços dos produtos. Muitos varejistas não gostam de deixar os seus preços em destaque. Alguns até mesmo deixam os produtos expostos na vitrine sem o preço.
Uma coisa é certa, isso afasta os consumidores, que querem poder avaliar o custo benefício do que está exposto para decidir se vale a pena entrar na loja ou não. O simples fato de não ter preço já pode deixar o consumidor desconfiado e fazer com que ele passe para a próxima vitrine rapidamente.
Mas, isso não significa que você precise deixar os preços em números garrafais ao lado de cada produto, porque isso também pode desviar a atenção do que realmente importa, que são os produtos. Encontre um meio-termo entre esses dois extremos.
Você pode utilizar pequenas placas ao lado dos produtos, ou mesmo uma etiqueta nos itens expostos, dependendo do ramo que você atue. Assim, o cliente já consegue entender qual é a faixa de preço dos produtos vendidos na loja e avaliar se ele pode ou não pagar por ele.
Sucesso nas vendas na primavera além da vitrine
A primavera não traz apenas flores e cores vibrantes, ela também é uma oportunidade para impulsionar as vendas da sua loja. Por isso, de nada adianta ter uma vitrine impecável, se quando entrar no estabelecimento o consumidor encontrar um ambiente de compras pouco agradável.
Ou seja, além de uma vitrine bem planejada, é importante adotar outras estratégias. Podemos começar falando do treinamento da sua equipe de vendas, que deve estar preparada para atender os consumidores. Em outras palavras, ela deve conhecer os produtos, dominar técnicas de comunicação e vendas. Confira o nosso e-book Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas.
O layout e a organização da loja também são fundamentais para garantir uma boa movimentação dos clientes e vendedores, sem deixar corredores apertados e que dificultem a visualização dos produtos. Sem falar que um layout bem planejado e inteligente, com a exposição estratégica dos produtos pode te ajudar a vender mais.
Entretanto, não poderíamos deixar de falar sobre o papel da música para o sucesso das vendas. Ter a trilha sonora certa na sua loja é fundamental para garantir não apenas uma atmosfera agradável na loja, mas também para harmonizar com a decoração da vitrine.
A música é um daqueles elementos que ajudam a integrar todas as outras estratégias, a “cereja do bolo”. Sem falar que, a música desempenha um papel crucial na hora de estabelecer uma conexão emocional com os consumidores, tornando o ambiente mais acolhedor e convidativo.
Mas, não basta escolher qualquer trilha sonora e acreditar que isso será suficiente, muito pelo contrário, é preciso que a playlist seja cuidadosamente selecionada. Para que essa estratégia funcione você precisará ter clara qual é a mensagem que você quer passar para o cliente.
Outro ponto importante que precisa ser mencionado é o papel da música na construção da identidade da marca e na diferenciação no mercado. Ao optar por uma programação musical adequada para a primavera (ou qualquer outro momento), o varejista estabelece uma experiência de compras única que se destaca da concorrência e fortalece a conexão com os clientes.
A inclusão de anúncios ao longo da programação musical também é outra estratégia poderosa para vender mais nessa primavera. Transmitir ofertas, destacar promoções sazonais e informar sobre eventos da loja durante a reprodução das músicas é uma maneira eficaz de direcionar a atenção dos clientes para produtos ou serviços específicos, influenciando as decisões de compra.
Acha que é impossível ter tudo isso na sua loja? Pois, a Listenx te ajuda a ter a trilha sonora certa, e a criar os melhores anúncios. Confira a seguir todos os benefícios de ser um parceiro Listenx e como solicitar um teste gratuito.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!