Por Nayara Santos em 23.01.2023

Vitrine de primavera: 6 dicas para montar a ideal

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Será que a vitrine de primavera precisa ter muitas flores? Quais flores devo utilizar? Quais as cores que melhor atrairão a atenção do cliente? Quais outros elementos posso incluir na vitrine da minha loja para conseguir me destacar?

Essas, e provavelmente muitas outras dúvidas, já devem ter passado pela sua mente na hora de planejar a vitrine de primavera da sua loja, não é mesmo? Isso é absolutamente normal, afinal de contas, escolher como será a vitrine é algo essencial para conseguir atrair os clientes para a loja. Ou seja, se você errar corre o risco de ser passado para trás pela concorrente e você não quer que isso aconteça.

Como nós sabemos que você está em busca de dicas úteis e práticas para montar a sua vitrine de primavera, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber para encantar os seus clientes e aumentar as suas vendas. Não acredita? Então venha com a gente e saiba mais! Boa leitura!

Monte a vitrine de primavera ideal para a sua loja

Antes de mais nada, é preciso dizer que o segredo de ter uma vitrine de primavera de sucesso é o planejamento. Assim como em outras datas importantes do varejo, planejar e saber exatamente o que deve ser feito em diferentes momentos do ano poderá ser uma grande vantagem estratégica para a sua empresa.

Isso porque quando você tem planejamento consegue saber exatamente qual o orçamento necessário para ter a vitrine ideal. Além disso, também é possível contactar os fornecedores com antecedência para preparar o seu estoque, ou mesmo para adquirir itens de decoração para a loja ou para a vitrine.

E tudo isso sem falar nas promoções que você fará, afinal de contas o cliente está sempre em busca de boas oportunidades de compras. Por último, mas não menos importante, a divulgação da loja também deve receber atenção especial, já que se o cliente não souber o que acontece na sua loja, ele não irá até uma loja para aproveitar.

Neste artigo vamos focar na vitrine, mas você consegue muitas outras dicas no nosso blog.

1. Tenha um tema principal

Tudo bem, a gente já sabe que a primavera por si só já poderia ser um tema. Entretanto, esse ainda é um tema bastante amplo e se você quer que a sua vitrine de primavera se destaque, precisará afunilar isso um pouco. 

Para fazer a decoração da vitrine você pode utilizar muitos elementos diferentes que remetem a essa estação do ano, tais como: borboletas, flores, piquenique, bicicletas, pássaros, passeios de barcos, dentre outros. Como uma vitrine com muitos elementos pode passar a impressão errada, você não vai querer sobrecarregá-la, certo?

Por isso é importante escolher um tema principal para focar nele para fazer a decoração de primavera. Claro que alguns desses elementos podem ser combinados, mas tome cuidado nas proporções.

Por exemplo, se você escolher flores como tema principal, é possível acrescer uma ou duas borboletas pequenas, em um local que não chame tanta atenção. Assim, ela ajudará a compor o cenário de primavera, e será um daqueles detalhes que fazem toda a diferença. Mas evite incluir muitas flores e muitas borboletas, pois, como falamos anteriormente, pode ser muita informação e os consumidores podem simplesmente desistir de olhar a sua vitrine.


Por falar em planejamento, você já sabe como ter uma estratégia de marketing infalível para a sua loja e para a sua marca? Então você precisa conferir o nosso e-book Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing, ele é gratuito! Faça o download agora mesmo.

2. Escolha as cores para a vitrine de primavera

Quando falamos em primavera, é bem provável que você imediatamente pense naqueles campos floridos e coloridos. Mas, para que a sua vitrine seja um sucesso, é importante que você escolha qual será a paleta de cores utilizada.

Claro que essa escolha dependerá muito da sua marca e da identidade que ela tem. Por exemplo, se a sua marca tiver uma personalidade mais forte ou mais descontraída, então você pode optar por cores mais fortes. Por outro lado, se a sua marca quiser passar a impressão de um visual mais elegante, então os tons pastéis podem ser bastante interessantes. Já que eles criam um visual mais limpo e mais sóbrio.

Outra forma de escolher as cores que serão utilizadas na vitrine de primavera é ficando de olho em quais serão as tendências para a estação. Geralmente elas mudam a cada ano e você pode compor a sua vitrine com elas. Para acompanhar quais serão as cores da primavera para 2023, confira o que a Pantone, mundialmente reconhecida por determinar essas tendências, te dá um relatório completo.

Aqui vale uma dica importantíssima, os gestores de lojas de roupas, ao planejar as cores da vitrine de primavera, devem lembrar que as peças expostas terão as cores da tendência, então é importante criar um contraste para que as peças se destaquem.

3. Escolha os produtos certos para ficar em exposição na vitrine de primavera

Claro que a decoração da vitrine de primavera é fundamental para que você consiga atrair a atenção do cliente e destacar a sua loja da concorrência. Entretanto, se você não expor os produtos certos, as chances de conseguir ter bons resultados é muito pequena.

O ideal é que você opte por produtos que sejam capazes de convencer o cliente a entrar na loja. Geralmente esses são aqueles itens que têm maior procura e maior saída. Ainda, você também pode optar pelos produtos que são de certa forma “marcas registradas” da sua loja. 

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e as camisas estampadas fazem grande sucesso, então elas são presença obrigatória na vitrine de primavera. O que não significa que toda a vitrine deve ser composta por ela, mas elas também não podem ficar de fora da montagem.

Ainda, é importante que você dê um certo destaque para essas peças. Isso pode ser feito utilizando a decoração ou a iluminação da vitrine. No exemplo acima, você pode criar uma espécie de fundo de flores somente na parte da vitrine em que a tal camisa será exposta. Assim, você atrai a atenção do cliente primeiro para aquele ponto.

Também é essencial que você fique de olho nas tendências para a estação, e isso é ainda mais importante para as lojas de roupas. Mesmo porque, você precisa mostrar para o cliente que ele também encontra as últimas tendências na sua loja. Mas, isso não se limita às lojas deste ramo, já que essas tendências também existem em outros ramos.

Não é à toa que muitas empresas do ramo alimentício preparam algumas receitas sazonais. Por exemplo, é bastante comum em uma confeitaria você encontrar produtos com as frutas da estação, ou adegas venderem cervejas que sejam sazonais. Se esse for o seu caso, então aposte nisso.

4. Além da vitrine, utilize outras estratégias para chamar a atenção do cliente

A vitrine é, sem dúvida alguma, um importante elemento nas campanhas de marketing e para aumentar as vendas da sua loja, mas ela não é a única. O ideal é você combine estratégias para conseguir obter os melhores resultados e, uma delas é com as ações de marketing sensorial.

Essas ações servem para que você aumente o período de permanência do cliente na loja e a fidelização desses clientes. Dentre as principais, podemos destacar:

  • Rádio personalizada: reproduzindo uma trilha sonora que combine com a identidade da sua marca e com o perfil dos seus clientes. Com a música certa, o cliente não apenas tende a comprar mais, mas também se lembrará da sua marca, mesmo depois de deixar a sua loja. Outra vantagem é que com a rádio você pode fazer anúncios de promoções e incentivando os clientes a conferir esses itens;
  • Aromatização da loja: com o cheiro certo você consegue deixar o cliente mais à vontade e até mesmo mais aberto às novidades da loja;
  • Iluminação: pode dar um toque diferenciado para a sua loja, criando um ambiente totalmente único e aconchegante, em que o cliente passa mais tempo comprando. Falaremos em detalhes a seguir porque esse é um elemento importantíssimo para a vitrine de primavera;
  • Organização: prateleiras, ilhas de produtos e araras organizadas, seguindo uma lógica, faz com que os clientes encontrem os produtos mais facilmente. Sem falar que facilita a circulação de pessoas e permite que o cliente veja os produtos sem grandes dificuldades.

Todas essas ações combinadas criam o ambiente de compras ideal em que o consumidor tem vontade de passar mais tempo. Sem falar que ele ainda vai associar aqueles bons momentos à sua marca e ficará com vontade de voltar para novas compras. Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para saber como implementar cada um dessas ações na sua loja.

5. Iluminação da vitrine de primavera

Caprichar na iluminação da sua vitrine de primavera pode ser um verdadeiro trunfo para fazer com que a sua loja se destaque. Isso porque, ela ajuda a criar uma atmosfera diferenciada tanto para a vitrine, quanto para o interior da loja.

Com ela você consegue destacar alguns produtos, guiando o olhar do consumidor pela vitrine e pela loja. E essa estratégia é importantíssima para conseguir aumentar as vendas de determinados produtos. Já que o cliente verá esses produtos primeiro e poderá se interessar por eles rapidamente.

E, como falamos anteriormente, a iluminação faz parte da estratégia de marketing sensorial, portanto, se você quiser oferecer ao cliente um ambiente com clima de primavera, aposte em uma iluminação mais clara, que consiga trazer a alegria e a luz que a estação tem.

Outra dica importante com relação à iluminação, é que a atmosfera criada na vitrine deve refletir o interior da loja e vice-versa. Isso porque, quando o cliente se encanta com a vitrine e decide entrar na loja, ele espera encontrar o mesmo tipo de ambiente que você mostrou na vitrine. E, se eles destoarem, então há grandes chances do cliente deixar a loja sem levar nada.

Lembre-se, a vitrine é o cartão de visitas da loja, portanto, ela precisa ser capaz de mostrar o que o cliente encontra no interior da loja. 

6. Não esconda os preços dos produtos

Outro ponto importante na hora de montar a sua vitrine de primavera é não esconder os preços dos produtos. Muitos varejistas não gostam de deixar os seus preços em destaque. Alguns até mesmo deixam os produtos expostos na vitrine sem o preço.

Uma coisa é certa, isso afasta os consumidores, que querem poder avaliar o custo benefício do que está exposto para decidir se vale a pena entrar na loja ou não. O simples fato de não ter preço já pode deixar o consumidor desconfiado e fazer com que ele passe para a próxima vitrine rapidamente.

Mas, isso não significa que você precise deixar os preços em números garrafais ao lado de cada produto, porque isso também pode desviar a atenção do que realmente importa, que são os produtos. Encontre um meio-termo entre esses dois extremos.

Você pode utilizar pequenas placas ao lado dos produtos, ou mesmo uma etiqueta nos itens expostos, dependendo do ramo que você atue. Assim, o cliente já consegue entender qual é a faixa de preço dos produtos vendidos na loja e avaliar se ele pode ou não pagar por ele.

Agora que você já sabe como ter uma vitrine de primavera incrível e como utilizar outras estratégias para chamar a atenção do cliente, pode acessar o nosso blog e conferir outras dicas para obter bons resultados na sua loja.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como divulgar produtos no Facebook em 7 passos

As redes sociais são ótimas para você divulgar a sua marca e produtos. Entretanto, cada uma das redes apresenta as suas características e melhores formas de se fazer isso. Por isso, nesse artigo você vai aprender como divulgar produtos no Facebook para conseguir melhorar as suas vendas. Vem com a gente e aprenda mais essa…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

5 estratégias de divulgação de eventos, confira

Divulgar eventos pode ser uma tarefa desafiadora, mas, se você quiser garantir o sucesso da sua marca e aumentar a participação do público, vai ter que encontrar uma estratégia para isso. Ao planejar a estratégia de divulgação você precisa lembrar de incluir ações para atrair diferentes tipos de clientes. Isso significa falar com aqueles clientes…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Slogan para loja virtual: 26 ideias para se inspirar

Ter um bom slogan para a sua loja virtual pode ser o chamariz perfeito e ajudar a sua empresa a crescer no mercado em que atua. Isso acontece porque o slogan ajuda o cliente a fixar a marca e a identidade da empresa.  Inclusive, é bem provável que você se lembre de alguns desses slogans…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Indústria 4.0 e varejo: como a nova revolução industrial está mudando as tendências de consumo?

A Indústria 4.0 e o varejo do “amanhã”, como também são descritos, estão desafiando empresas, profissionais e consumidores de todo o planeta a mudarem por completo a sua concepção sobre os processos de compra, as operações industriais e o desenvolvimento de produtos. Reunindo as maiores tecnologias da atualidade — como a IoT (Internet das Coisas),…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Big Data no varejo: quais os benefícios de investir nessa ferramenta?

Estamos vivendo em plena era dos dados e já é quase impossível falar sobre Marketing sem tratar sobre o assunto. Nesse universo temos o Big Data no varejo, uma tendência que promete tornar as estratégias da área tão precisas como as campanhas de comunicação e relacionamento online. Entre seus principais e mais ambiciosos benefícios temos…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Slogan para loja de variedades: 4 passos para criar o ideal

O slogan é a ferramenta perfeita para conseguir comunicar aos consumidores a principal mensagem da sua empresa. Por isso, se você tem uma loja de variedades, precisa criar um slogan para fazer com que os clientes consigam não apenas memorizar a sua marca, mas até mesmo se identificarem rapidamente com ela. Entretanto, criar um slogan…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

23 textos prontos para vender mais no Dia das Crianças, se inspire!

Se preparando para divulgar a sua loja e vender mais no Dia das Crianças? Já adiantamos, você está certo, quanto anos o planejamento iniciar, menores as chances de dar algo errado. E, para conseguir atrair os clientes para sua loja, é importante usar os textos certos nas suas campanhas. Por isso, preparamos esse artigo com…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos