O período de crise econômica que o país atravessa tem feito com que muitas empresas observem quedas consideráveis em seus faturamentos. Isso faz com que seja necessário reavaliar a forma de atuação e experimentar algumas mudanças internas. Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo, oferecendo algumas dicas de vendas que podem ajudar a superar esse momento e alavancar as receitas. Saiba mais!
Deixe os processos de vendas bem definidos
Toda venda possui início, meio e fim, ou seja: o momento da abordagem, da negociação e da conclusão do processo. Porém, entre essas etapas, outros procedimentos podem existir, a serem definidos pelo gestor.
Independentemente de existir três ou mais etapas, é fundamental que cada uma delas esteja bem definida e clara para o vendedor, que utilizará esse roteiro como base para se relacionar com os clientes. Assim, além de melhorar o atendimento ao cliente, garante-se também mais agilidade na negociação e, consequentemente, mais produtividade.
Treine a equipe de vendas
Além de deixar claro como funciona o processo de vendas, é importante avaliar os vendedores a fim de identificar os pontos fracos de cada um e da equipe como um todo. Assim, é possível traçar estratégias para minimizar essas falhas e aprimorar o desempenho dos funcionários, o que contribuirá para que resultados melhores sejam alcançados.
Oriente os vendedores sobre a vestimenta de trabalho adequada, as formas de abordagem, a linguagem correta e termos técnicos da negociação, por exemplo. Treine-os para que conheçam bem o produto ou serviço que estão vendendo, de forma que consigam identificar as necessidades do cliente e lhe oferecer a melhor opção.
Explore seu potencial de vendas
Essa é uma das dicas de vendas mais importantes, visto que, na tentativa de superar a crise e conseguir aumentar o faturamento, muitos gestores acabam desenvolvendo várias ações e estratégias diferentes. Porém, se elas não forem planejadas e coordenadas adequadamente, podem não ser tão eficientes e, pior, correm o risco de elevar os custos.
Portanto, o ideal é identificar, primeiramente, qual é o potencial de vendas da sua empresa para então planejar maneiras de conseguir fazer a divulgação correta, atingir seu público-alvo e atrair novos clientes, aumentando assim o número de negócios fechados. Não adianta investir tempo e dinheiro tentando promover itens que não são muito bem aceitos, ou que agradam apenas uma pequena parte do seu público, por exemplo.
Estude a concorrência
Ficar de olho nas atividades e nos resultados dos concorrentes ajuda a aprender melhor como o mercado funciona e o que os consumidores estão buscando. Procurar identificar as melhores práticas e adaptá-las ao seu negócio, bem como encontrar quais são as principais reclamações dos clientes com relação às outras empresas e preencher essa necessidade, pode ser uma excelente forma de aumentar sua carteira e, consequentemente, o volume de vendas.
Invista em aspectos sensoriais
Essa é uma das dicas de vendas que nem sempre é comentada, mas que pode fazer a diferença na experiência do consumidor (customer experience) com sua empresa. Criar um ambiente aconchegante e acolhedor, com a iluminação certa, um cheiro agradável e, principalmente, uma música adequada, ajuda a fazer com que o cliente se sinta bem recebido e vivencie uma experiência prazerosa.
Em tempos de crise, quando a concorrência fica cada vez mais acirrada, é preciso diversificar e adotar novas estratégias para chamar a atenção dos clientes e fazer com que a empresa se destaque no mercado. Hoje apresentamos apenas algumas dicas de vendas que podem ser colocadas em prática, porém o gestor deve identificar também outras ações, específicas da atuação da empresa, e aplicá-las simultaneamente, procurando alcançar um público maior e otimizar os resultados.
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