Por Nayara Santos em 18.03.2022

Decoração de vitrine: 5 dicas para montar a mais chamativa

Por Nayara Santos em 18.03.2022

A decoração de uma vitrine é um elemento importantíssimo para conseguir atrair a atenção dos clientes para a sua loja. Ainda, vale a pena lembrar que essa também é uma das ferramentas que o varejista tem à disposição para conseguir convencer o cliente de que na sua loja ele encontrará tudo o que precisa e de que não precisa ir à concorrência.

Por isso, planejar a decoração da vitrine ao longo do ano, e não apenas em datas comemorativas, deve ser uma das prioridades para todos os gestores do varejo. A seguir, daremos algumas dicas essenciais de como montar uma decoração de vitrine chamativa. Confira!

Dicas para ter a melhor decoração de vitrine

1. Saiba quem é o seu cliente

Não importa em qual ramo do varejo você atue, para conseguir chamar a atenção do cliente você precisa saber quem ele é e do que ele gosta. Claro que isso está diretamente ligado ao perfil do público-alvo da sua marca, entretanto, para entender o cliente ainda mais é preciso ir além.

Uma das sugestões é utilizar a estratégia de brand persona, na qual personagens fictícios são criados. Neste caso, a persona vai muito além do simples gênero, idade e local onde mora. Ao traçar o perfil desse personagem você definirá o que ele gosta de fazer nas horas vagas, quais os hobbies que ele possui, se tem filhos ou não, se é casado ou solteiro, quais gêneros de filmes ou livros ele prefere, e assim por diante.

A outra sugestão é realizar pesquisas de satisfação do cliente. Ou seja, perguntar diretamente para os seus clientes quais as preferências dele com relação aos hobbies, atividades de lazer, tempo livre, trabalho, família, etc. Inclusive, essa é uma excelente forma para obter informações e criar diferentes personas para a sua marca.

É importante dizer que esse conhecimento não será apenas utilizado para preparar a decoração da vitrine da sua loja, mas também em outras ações de marketing que você faça. Portanto, esse é, sem dúvida alguma, um bom começo para o seu planejamento.

2. Capriche na iluminação

Uma outra forma de conseguir montar uma decoração de vitrine chamativa é caprichando na iluminação. Primeiramente, porque o cliente precisa conseguir ver os itens expostos com clareza e, se a iluminação não for boa, isso não será possível.


Outro motivo que faz a iluminação ser um elemento importantíssimo na sua vitrine é porque ela te ajuda a destacar os produtos que você está exposto. Ou seja, com a luz certa você consegue guiar o olhar do cliente para aquele item que seja mais interessante, ou que seja capaz de atrair a atenção dele.

Além disso, a iluminação também consegue reforçar a mensagem que você quer transmitir ou mesmo a identidade da sua marca. Não é à toa que as lojas de colchões utilizam luzes azuis em suas vitrines durante a noite. Isso porque a cor azul consegue transmitir tranquilidade, reforçando a mensagem de que é possível ter uma boa noite de sono com aqueles colchões.

3. Renove a vitrine periodicamente

Um dos erros mais comuns de quem planeja a decoração de vitrine da loja é achar que ele deve durar o máximo de tempo possível. Pelo contrário, a decoração foi feita para ser alterada de tempos em tempos. Isso porque, ela deve refletir a época do ano, as preferências do cliente, as mudanças de comportamento dos consumidores, as tendências do mercado, e assim por diante.

Essas mudanças são ainda mais importantes em alguns segmentos do mercado, como é o caso das lojas de roupas. Afinal, sempre há renovação de coleções e a vitrine precisa refletir isso. Neste caso, é fundamental ter uma decoração diferente para cada estação do ano, tanto para lojas de roupas de adultos, quanto para lojas de roupas infantis.

Vale a pena ressaltar que o cliente também está em busca constante por novidades, por isso, se você deixar a decoração da vitrine sempre igual, então ele vai acabar passando pela sua loja sem nem prestar a atenção.

4. Capriche na decoração em datas comemorativas

Como falamos anteriormente, renovar a decoração da vitrine periodicamente é essencial para manter o cliente sempre interessado nos seus produtos. Entretanto, caprichar na decoração em datas comemorativas é ainda mais importante. 

Dentre as principais, podemos citar Dia das Crianças, Dia das Mães, Natal, Black Friday, Dia dos Namorados e Carnaval. Mas, é claro que você pode escolher as datas que fazem sentido para a sua marca e caprichar na decoração da vitrine.

Lembre-se que todo o varejo estará em busca da atenção do cliente e quer aumentar as vendas. Por isso, conseguir se destacar com a decoração da vitrine pode ser sinônimo de que mais clientes entrarão na sua loja e você terá uma grande chance de conseguir vender mais. 

Aproveite esse momento de maior fluxo de cliente e desenvolva estratégia de marketing sensorial para melhorar a experiência do cliente. Assim, você oferecerá um ambiente de compras diferenciado, conseguindo aumentar as vendas, o ticket médio e fidelizar clientes.

E que tal dar uma turbinada nas suas vendas online? No e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo a gente te conta tudo. Faça o download agora mesmo, é gratuito.

5. Escolha cuidadosamente quais itens serão expostos

A nossa última dica para fazer a decoração da vitrine da sua loja é com relação à escolha dos itens que serão expostos. Afinal, se você escolher os produtos errados, perderá clientes para a concorrência.

O ideal é que a sua vitrine seja composta por produtos que fazem sucesso entre os seus clientes. Por exemplo, algumas lojas podem ter um produto que seja o carro-chefe, ou seja, aquele pelo qual a sua marca é conhecida. Neste caso, esses itens não podem ficar de fora da vitrine de forma alguma.

Outra forma de escolher o que vai para a vitrine é com base nas peças mais procuradas. Para saber quais são você pode consultar os relatórios de vendas de meses anteriores e de outros anos durante o mesmo período. Assim, você saberá o que o cliente procura e poderá atrair a atenção dele nesses momentos.

Agora que você já sabe como montar a decoração da vitrine de forma chamativa, acesse o nosso blog e confira outros artigos para fidelizar clientes e melhorar a gestão administrativa da sua loja.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Decoração de loja para Festa Junina: 5 ideias para se inspirar

Chegou aquela época do ano em que o Brasil se veste de cores e alegria para celebrar uma das festas mais queridas: a Festa Junina! E claro, você, empreendedor do varejo, não pode ficar de fora dessa! Se você ainda não sabe como preparar sua loja para essa festa tão tradicional, não se preocupe, estamos…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Promoções criativas para lojas de roupas, conheça exemplos

 Fazer promoções criativas na sua loja de roupas é algo mais do que importante, é extremamente necessário para aumentar o movimento da loja, atrair novos clientes e se destacar da concorrência. Além disso, essa também é uma boa estratégia para liberar espaço em um estoque que está abarrotado de peças, ou então quando suas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Neuromarketing Aplicado para Atração e Retenção de Clientes

Aprenda como implementar estratégias de neuromarketing aplicado em seu empreendimento!

Por Nayara Santos em 01.05.2019

Guia completo para entender mais sobre o comportamento do consumidor

Já se foi o tempo em que o Marketing era centrado no produto e as empresas não se preocupavam com as preferências e o comportamento do consumidor. Henry Ford não poderia ter sido mais incisivo quando disse que “seus clientes poderiam ter o carro da cor que desejassem, contanto que fosse preto”. Um comentário como…

Por Nayara Santos em 26.09.2019

Como ser um bom administrador financeiro de uma loja de varejo?

A área de finanças permeia toda a estratégia, administração e controle gerencial de um negócio. Entretanto, a habilidade de lidar com números não é para qualquer um, especialmente em uma loja de varejo. É preciso ter um perfil organizado e disciplinado, que se adeque sempre à novas tendências neste aspecto. Pensando nisso, a ListenX pretende…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

11 textos para propaganda de lojas de decoração, confira

Atrair os clientes para a sua loja de decoração envolve escolher e utilizar os textos certos para a propaganda. Afinal, dependendo do que você disser, vai atrair pessoas que já conhecem a sua loja, ou aqueles que nunca nem entraram nela. Entretanto, se escolher errado, você acabará afugentando a clientela. Por isso, é essencial ficar…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Por que investir áudio e vídeo no marketing de conteúdo?

Você sabia que é possível utilizar o áudio e vídeo como estratégia de marketing de conteúdo para desenvolver o seu negócio e fidelizar mais clientes? Pois é, nem só de textos ou infográficos vive o marketing de conteúdo. Ele pode ir muito além do que você imagina. Mudanças nas estratégias de marketing de conteúdo Existem…

Por Nayara Santos em 17.08.2016

Confira 9 dicas de como aumentar as vendas online e se destacar

É importante que os proprietários ou gestores de estabelecimentos comerciais saibam como aumentar as vendas online no negócio. Isso se justifica pelo fato de esse tipo de comercialização ser cada vez mais popular e ter demanda no mercado. A recente pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, é um exemplo disso. Para evitar a proliferação…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos