Por Nayara Santos em 18.03.2022

Decoração de vitrine: 5 dicas para montar a mais chamativa

Por Nayara Santos em 18.03.2022

A decoração de uma vitrine é um elemento importantíssimo para conseguir atrair a atenção dos clientes para a sua loja. Ainda, vale a pena lembrar que essa também é uma das ferramentas que o varejista tem à disposição para conseguir convencer o cliente de que na sua loja ele encontrará tudo o que precisa e de que não precisa ir à concorrência.

Por isso, planejar a decoração da vitrine ao longo do ano, e não apenas em datas comemorativas, deve ser uma das prioridades para todos os gestores do varejo. A seguir, daremos algumas dicas essenciais de como montar uma decoração de vitrine chamativa. Confira!

Dicas para ter a melhor decoração de vitrine

1. Saiba quem é o seu cliente

Não importa em qual ramo do varejo você atue, para conseguir chamar a atenção do cliente você precisa saber quem ele é e do que ele gosta. Claro que isso está diretamente ligado ao perfil do público-alvo da sua marca, entretanto, para entender o cliente ainda mais é preciso ir além.

Uma das sugestões é utilizar a estratégia de brand persona, na qual personagens fictícios são criados. Neste caso, a persona vai muito além do simples gênero, idade e local onde mora. Ao traçar o perfil desse personagem você definirá o que ele gosta de fazer nas horas vagas, quais os hobbies que ele possui, se tem filhos ou não, se é casado ou solteiro, quais gêneros de filmes ou livros ele prefere, e assim por diante.

A outra sugestão é realizar pesquisas de satisfação do cliente. Ou seja, perguntar diretamente para os seus clientes quais as preferências dele com relação aos hobbies, atividades de lazer, tempo livre, trabalho, família, etc. Inclusive, essa é uma excelente forma para obter informações e criar diferentes personas para a sua marca.

É importante dizer que esse conhecimento não será apenas utilizado para preparar a decoração da vitrine da sua loja, mas também em outras ações de marketing que você faça. Portanto, esse é, sem dúvida alguma, um bom começo para o seu planejamento.

2. Capriche na iluminação

Uma outra forma de conseguir montar uma decoração de vitrine chamativa é caprichando na iluminação. Primeiramente, porque o cliente precisa conseguir ver os itens expostos com clareza e, se a iluminação não for boa, isso não será possível.


Outro motivo que faz a iluminação ser um elemento importantíssimo na sua vitrine é porque ela te ajuda a destacar os produtos que você está exposto. Ou seja, com a luz certa você consegue guiar o olhar do cliente para aquele item que seja mais interessante, ou que seja capaz de atrair a atenção dele.

Além disso, a iluminação também consegue reforçar a mensagem que você quer transmitir ou mesmo a identidade da sua marca. Não é à toa que as lojas de colchões utilizam luzes azuis em suas vitrines durante a noite. Isso porque a cor azul consegue transmitir tranquilidade, reforçando a mensagem de que é possível ter uma boa noite de sono com aqueles colchões.

3. Renove a vitrine periodicamente

Um dos erros mais comuns de quem planeja a decoração de vitrine da loja é achar que ele deve durar o máximo de tempo possível. Pelo contrário, a decoração foi feita para ser alterada de tempos em tempos. Isso porque, ela deve refletir a época do ano, as preferências do cliente, as mudanças de comportamento dos consumidores, as tendências do mercado, e assim por diante.

Essas mudanças são ainda mais importantes em alguns segmentos do mercado, como é o caso das lojas de roupas. Afinal, sempre há renovação de coleções e a vitrine precisa refletir isso. Neste caso, é fundamental ter uma decoração diferente para cada estação do ano, tanto para lojas de roupas de adultos, quanto para lojas de roupas infantis.

Vale a pena ressaltar que o cliente também está em busca constante por novidades, por isso, se você deixar a decoração da vitrine sempre igual, então ele vai acabar passando pela sua loja sem nem prestar a atenção.

4. Capriche na decoração em datas comemorativas

Como falamos anteriormente, renovar a decoração da vitrine periodicamente é essencial para manter o cliente sempre interessado nos seus produtos. Entretanto, caprichar na decoração em datas comemorativas é ainda mais importante. 

Dentre as principais, podemos citar Dia das Crianças, Dia das Mães, Natal, Black Friday, Dia dos Namorados e Carnaval. Mas, é claro que você pode escolher as datas que fazem sentido para a sua marca e caprichar na decoração da vitrine.

Lembre-se que todo o varejo estará em busca da atenção do cliente e quer aumentar as vendas. Por isso, conseguir se destacar com a decoração da vitrine pode ser sinônimo de que mais clientes entrarão na sua loja e você terá uma grande chance de conseguir vender mais. 

Aproveite esse momento de maior fluxo de cliente e desenvolva estratégia de marketing sensorial para melhorar a experiência do cliente. Assim, você oferecerá um ambiente de compras diferenciado, conseguindo aumentar as vendas, o ticket médio e fidelizar clientes.

E que tal dar uma turbinada nas suas vendas online? No e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo a gente te conta tudo. Faça o download agora mesmo, é gratuito.

5. Escolha cuidadosamente quais itens serão expostos

A nossa última dica para fazer a decoração da vitrine da sua loja é com relação à escolha dos itens que serão expostos. Afinal, se você escolher os produtos errados, perderá clientes para a concorrência.

O ideal é que a sua vitrine seja composta por produtos que fazem sucesso entre os seus clientes. Por exemplo, algumas lojas podem ter um produto que seja o carro-chefe, ou seja, aquele pelo qual a sua marca é conhecida. Neste caso, esses itens não podem ficar de fora da vitrine de forma alguma.

Outra forma de escolher o que vai para a vitrine é com base nas peças mais procuradas. Para saber quais são você pode consultar os relatórios de vendas de meses anteriores e de outros anos durante o mesmo período. Assim, você saberá o que o cliente procura e poderá atrair a atenção dele nesses momentos.

Agora que você já sabe como montar a decoração da vitrine de forma chamativa, acesse o nosso blog e confira outros artigos para fidelizar clientes e melhorar a gestão administrativa da sua loja.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

Processo de compra: conheça as etapas da jornada do consumidor

Muitos acreditam que o segredo do sucesso para uma empresa é investir massivamente em publicidade, enquanto outros dizem que é a equipe de vendas. Ainda tem quem afirma que o atendimento é o diferencial. No final das contas, todos tem uma parcela de razão, entretanto, o processo de compra é um pouco mais complexo. Há…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Vale a pena ter serviços terceirizados na empresa? Confira os principais benefícios

A possibilidade de trabalhar com serviços terceirizados em uma organização é encarada como uma maneira eficiente de reduzir custos, aumentar a produtividade e permitir que a empresa foque em seu core business, ou seja, naquilo que realmente importa. Contudo, é preciso saber onde esse conceito se aplica adequadamente. Se o negócio não fizer a lição…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Vitrine de salão de beleza: 4 dicas de como montar

Você já reparou na importância de uma vitrine bem elaborada? No mundo dos salões de beleza, a vitrine desempenha um papel crucial para atrair clientes e transmitir a essência do negócio. Sem falar que ela é como um cartão de visitas, capaz de despertar a curiosidade e o desejo de quem passa na frente do…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Vitrine de verão: 7 dicas para montar a ideal

Se você está aqui, provavelmente busca novas formas de conseguir montar a vitrine de verão ideal para sua loja, certo? Afinal, o bom varejista está sempre em busca de novidades e tendências para fazer com que a sua loja se destaque em meio aos concorrentes, atraia mais consumidores e consiga vender mais. Montar a vitrine…

Por Nayara Santos em 17.01.2023

30 textos de propaganda para a Black Friday, aumente suas vendas!

 Conhecer os textos certos para preparar as propagandas para a Black Friday pode ser sinônimo de loja cheia e aumento nas vendas. Entretanto, nem sempre é fácil ser criativo e encontrar inspiração. A Black Friday é, sem dúvida, uma das principais datas no calendário do varejo, esse é o momento em que muitas pessoas…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Como abrir uma loja de atacado e varejo: passo a passo

Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio e geralmente elas decidem investir em alguma área do varejo. Para ter uma empresa de sucesso é importante começar com o pé direito, por isso, conhecer os passos para abrir uma loja de atacado e varejo é fundamental. Como são muitos detalhes a serem considerados, é…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

3 tipos de ações de marketing promocional para lojas de varejo

Confira neste artigo os mais efetivos tipos ações de marketing promocional e impulsione seu negócio!

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Como ter mais engajamento no Facebook

Quase toda empresa que investe em marketing digital tem uma página no Facebook; afinal, ele é a rede social mais forte e a maior parte do público online passa grande parte do seu tempo lá. Porém, para se ter bons resultados com essa estratégia, é preciso pensar em formas de estimular a interação com quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2016

Vitrine infantil: 6 passos para montar a ideal

Conseguir montar uma vitrine infantil de sucesso significa que você irá conseguir atrair a atenção das crianças. Como elas são poderosas influenciadoras para que a compra aconteça, então você também precisa pensar em como agradar aos adultos na hora de elaborar a vitrine. Alguns passos simples podem tornar o planejamento da vitrine infantil mais fácil…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos