Por Nayara Santos em 05.02.2024

Decoração para loja no Carnaval: ideias para se inspirar

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Que o Carnaval é sinônimo de alegria e festa você já sabe, mas o que será que isso tem a ver com a sua loja? Fácil, você precisa tentar trazer o clima de Carnaval para o seu estabelecimento, o que pode ser facilmente obtido com a decoração da loja.

Esse é um ponto que vai muito além da questão estética, ela desempenha um papel crucial na experiência do cliente e pode ser uma ferramenta poderosa para atrair atenção e impulsionar as vendas. Mesmo assim, outras datas acabam recebendo mais atenção quando o assunto é decoração, como o Natal.

Se você não sabe como preparar a decoração de Carnaval da sua loja, ou ainda está na dúvida se vale a pena mesmo investir nisso, esse artigo irá te ajudar. Nele você vai encontrar algumas ideias de decoração para se inspirar e destacar a sua loja. Confira!

Por que investir em decoração é importante no varejo?

As datas comemorativas são excelentes para impulsionar as suas vendas, mas você não é o único de olho nelas, todos os varejistas aguardam ansiosos por cada uma delas. Por isso, encontrar formas de se destacar te ajudará a garantir a competitividade do seu negócio.

Uma das formas de conseguir fazer isso é com a decoração da loja. Em um primeiro momento ela ajuda a atrair a atenção do cliente, que pode ficar curioso e chegar mais perto da vitrine, ou mesmo entrar na loja para conferir o que você tem a oferecer.

Mas, mais do que isso, ele também ajuda a mostrar para o consumidor que na sua loja ele encontrará produtos para comemorar a data em questão. Assim que ele entra no estabelecimento, ele será imediatamente transportado para a atmosfera que você criou.


Vale a pena lembrar que muitas decisões de compras são emocionais, por isso, ao criar uma atmosfera propícia na loja vai te ajudar. Assim, os clientes ficarão mais inclinados a comprarem produtos da data, mesmo que eles não estejam em promoção.

Se inspire nas nossas ideias de decoração de Carnaval para a sua loja

Alguns itens não podem faltar na decoração de Carnaval da sua loja, afinal, eles representam a celebração e ajudam o cliente a se identificar com a sua marca rapidamente. Portanto, na hora fazer o planejamento, não se esqueça de:

  • Serpentina;
  • Confete;
  • Fitas coloridas;
  • Glitter;
  • Lantejoula;
  • Balões;
  • Penas coloridas;
  • Arcos e tiaras;
  • Chapéus.

Desta forma, você já estará começando com o pé direito e estará pronto para seguir as dicas que daremos. Ainda, dependendo de como você for preparar a decoração, também será necessário ter fita adesiva, cola quente, tesoura, cartolina e EVA.

Decoração da vitrine

Vamos falar primeiro sobre a decoração da vitrine da loja, afinal, esse ponto precisa ser atrativo e convincente o suficiente para fazer o cliente entrar no estabelecimento. Uma boa vitrine ajuda não apenas a apresentar os produtos disponíveis na loja, mas também é uma excelente oportunidade para divulgação da campanha de Carnaval.

Prepare a decoração incorporando alguns dos elementos que mencionamos anteriormente, como confete e serpentina. Em uma loja que tem manequins, você pode preparar máscaras em cartolina, decorá-las e colocar nos manequins, que ainda podem utilizar tiaras e chapéus com penas.

Essas máscaras também podem ser utilizadas para decorar o vidro da vitrine ou o fundo. Se preferir, você também pode utilizar adesivos. Eles são bastante práticos e uma alternativa interessante para a decoração de Carnaval da vitrine. 

Neste caso, o mais importante é utilizar adesivos personalizados e encomendá-los em locais que produzem esse material em boa qualidade. Ah, e não se esqueça de certificar-se de que a decoração feita na vitrine não está atrapalhando a visualização dos produtos.

Decoração do interior da loja

Vale a pena reforçar que a vitrine e o interior da loja devem ter uma decoração coesa. Portanto, leve isso em consideração ao planejar como cada espaço será preparado para o Carnaval.

Ao preparar a decoração é importante que você seja capaz de oferecer ao cliente um ambiente carnavalesco imersivo. Não é necessário realizar uma produção tão elaborada quanto a das vitrines; na maioria das vezes, alguns detalhes como fitas e serpentina no balcão, juntamente com atenção aos detalhes.

Mas, é claro, se você também tem manequins no interior da loja, então é interessante seguir a mesma linha e também colocar adereços neles. Aliás, essa já é uma forma de conseguir deixar o ambiente mais coeso.

Aqui vale uma dica importantíssima, cuidado para que a decoração da loja não atrapalhe a movimentação das pessoas, tanto os clientes quanto os funcionários. Ter dificuldade em corredores tende a deixar o consumidor irritado e fazer com que ele desista da compra.

Para que a atmosfera da loja fique realmente imersiva, ofereça aos colaboradores a oportunidade de utilizar algum adereço. Sem dúvida muitos se sentirão felizes em poder utilizá-lo. Mas, não obrigue que todos usem, afinal, algumas pessoas podem não gostar tanto assim da ideia.

Complemente a decoração da loja com música

Já que estamos falando em ambiente imersivo e atmosfera única, se tem uma coisa que vai te ajudar a sua loja a se destacar da concorrência é reproduzir uma trilha sonora temática. Afinal, tudo estará se completando: a decoração da vitrine, da loja, o uniforme dos vendedores e a música.

A música tem a capacidade de despertar emoções e sentimentos nas pessoas, portanto, ter trilhas sonoras alegres, que transmitem felicidade para os clientes, vai te ajudar a deixar a loja muito mais convidativa. E, uma coisa é certa, se eles gostarem das músicas, a tendência é que fiquem mais tempo na loja e comprem mais. Confira aqui como a música pode influenciar a loja.

As lojas que optarem por essa estratégia precisam apenas se certificar de que a playlist temática que realmente agrada aos consumidores e representa a sua marca. Por isso, o melhor mesmo é contar com a ajuda de especialistas em música e comunicação para negócios.

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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