Por Nayara Santos em 04.03.2022

Como divulgar produtos no Facebook em 7 passos

Por Nayara Santos em 04.03.2022

As redes sociais são ótimas para você divulgar a sua marca e produtos. Entretanto, cada uma das redes apresenta as suas características e melhores formas de se fazer isso. Por isso, nesse artigo você vai aprender como divulgar produtos no Facebook para conseguir melhorar as suas vendas. Vem com a gente e aprenda mais essa estratégia para o sucesso da sua loja! Boa leitura!

Passos de como divulgar produtos no Facebook

1. Crie um perfil

O primeiro passo para divulgar produtos no Facebook é ter uma fan page, que nada mais é do que um perfil para empresas em que você terá acesso a outros recursos que não estão disponíveis para os perfis convencionais.

Ao fazer isso é fundamental que você mantenha a identidade da sua marca, tais como logo, cores e até mesmo o tempo de voz característico e que o seu público-alvo já conhece e se identifica. Sem isso, você corre o risco que, quando o cliente chegar no perfil da sua loja ele pode ficar desconfiado e até mesmo achar que aquele perfil não é da sua loja.

Além disso, não se esqueça de incluir dados importantes no perfil, tais como telefone para contato e endereço da loja. Desta forma, caso o cliente prefira, ele poderá ir até a sua loja pessoalmente para comprar o produto que ele tem interesse.

2. Prepare conteúdo

O próximo passo para divulgar produtos no Facebook, é começar a preparar o conteúdo que será publicado na sua fan page. Para esta etapa é fundamental que você tenha uma estratégia e objetivos bem definidos, para que os conteúdos sejam preparados conforme esses objetivos.


Ao planejar quais conteúdos serão publicados a dica é focar em materiais que realmente agreguem valor para a sua marca. Isso significa, trazer informações que os seus seguidores consideram como úteis e que permitam que eles vejam a sua marca como uma referência no mercado. 

Por isso, é fundamental que você mescle publicações com essas informações e publicações para fazer a divulgação de produtos, promoções, aniversário da loja, novidades na loja, dentre outros. Isso porque, se você fizer conteúdo apenas divulgando produtos, os seguidores podem ficar pouco interessados no seu conteúdo e consultar a sua fan page apenas para verificar preços e não serão fiéis aos seus produtos.

4. Prepare a sua loja virtual

Uma das ferramentas que a fan page permite é a criação de uma loja virtual. Nesta loja, você pode vender os produtos da mesma forma que faria em um site. Ou seja, você poderá incluir fotos, descrição dos produtos e ainda escolher como será realizado o pagamento pelas compras, que pode ser pelo próprio Facebook ou em outro site.

Outra importante ferramenta que a loja virtual do Facebook oferece às empresas é a possibilidade de criar catálogos. Assim, se a sua loja comercializa diferentes produtos então você pode separá-los, de modo a facilitar a busca dos clientes. Por exemplo, se você possui uma loja de presentes, pode criar subcategorias, como kits, flores, presentes para homens, para mulheres, para crianças e assim por diante.

Quer mais dicas de como melhorar as suas vendas online? Faça o download gratuito do nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

5. Divulgue a sua fan page

Mas, preparar a sua fan page é apenas o início dessa estratégia, agora chegou o momento de divulgar tanto os seus produtos como a sua loja. Isso pode ser feito de diversas formas e a que vamos falar aqui é a participação em grupos.

Assim, você terá acesso a um grande número de pessoas que verão as suas publicações nesses grupos e terão acesso aos seus conteúdos. O ideal é que você escolha grupos que tratem de assuntos relacionados com o ramo do varejo no qual você trabalha. Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas, pode fazer parte de grupos que falem sobre moda.

Além de participar de grupos, você também pode utilizar a possibilidade de criar anúncios pagos que serão veiculados na linha do tempo dos seguidores. A grande vantagem é que você pode escolher o perfil de usuário para o qual os anúncios serão exibidos, o que aumenta as chances de conseguir atrair consumidores que estejam realmente interessados em comprar os produtos que você vende.

6. Fique de olho nas estatísticas

Aproveitar o Facebook para divulgar produtos é, sem dúvida alguma, uma importante estratégia de marketing que você pode adotar na sua empresa. Entretanto, assim como qualquer outra estratégia, é fundamental que você fique de olho nas estatísticas e no feedback dos seus seguidores.

Saber quantas pessoas estão acessando as suas publicações e interagindo com elas será muito útil na hora de planejar futuras publicações e para entender o perfil de seguidores. Ou seja, saberá o que funciona e o que não funciona, podendo direcionar os seus esforços para o que realmente é capaz de chamar a atenção das pessoas e trazer resultados.

7. Responda às solicitações dos seguidores

Divulgar produtos no Facebook é muito mais do que disponibilizar um novo canal de vendas para a sua empresa, é ter um canal de comunicação direto com o cliente. Por isso, você precisa ter tempo para conseguir não apenas preparar as publicações, mas também para responder aos comentários e mensagens enviadas pelos seguidores.

O ideal é que você tenha um profissional bem treinado em atendimento ao cliente que fique responsável por responder aos seguidores. Lembre-se que isso deve ser feito tanto nas publicações como no Messenger, com a diferença de que, no Messenger os seguidores esperam que a resposta seja mais rápida.

Assim, você conseguirá não apenas divulgar os seus produtos no Facebook, mas também fidelizar os clientes que te acompanham. Afinal, quando o cliente é bem atendido e se sente especial ele vai continuar comprando com a sua loja, mesmo que o preço não seja o menor.

Gostou do nosso passo a passo para divulgar a sua loja e os seus produtos através do Facebook? Então acesse o nosso blog e confira muitas outras dicas.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 
Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?
 Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

8 dicas para vender mais no Dia das Mães!

 Se você chegou até aqui é porque está interessado em conhecer algumas dicas para vender mais no Dia das Mães. Ela é uma das datas mais importantes do varejo, portanto, não pode passar batido.  Isso significa que a maioria dos consumidores comprará algo, nem que seja uma lembrancinha. Não é à toa que o…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Posicionamento de marca: por que ele é tão importante para a estratégia?

O posicionamento de marca de uma empresa reflete na forma como ela é percebida não só pelos seus clientes, como também por fornecedores e outros stakeholders do negócio. Esse conceito envolve tanto a forma como eles veem a empresa quanto o modo como ela própria quer ser enxergada. Vale destacar que, quando bem-feito, pode ajudar…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Veja 10 dicas de como apresentar novas ideias para o seu chefe!

Se você chegou até aqui é porque deve ter novas ideias, mas não sabe como apresentá-las para o seu chefe, certo? Então calma que a gente vai te ajudar com algumas dicas.  Ter proatividade é uma qualidade bem vista e bastante valorizada dentro do mundo corporativo. Afinal, pensar em ações para solucionar um problema, trazer…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

17 textos para convite de inauguração de loja de roupas

Parte de uma festa de inauguração de loja de sucesso, é escolher o texto certo para convidar as pessoas. Mas essa, nem sempre é uma tarefa fácil, já que você tem pouco tempo para convencer o seu ouvinte de que vale a pena conferir a festa. Entretanto, você tem ao seu lado o fato de…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Confira 6 dicas de como fazer promoções em loja pequena

Ter um bom programa de ofertas é fundamental para fidelizar o público e ver o seu negócio decolar. Por isso, para garantir o sucesso da sua empresa, pense sempre de forma estratégica e invista nas promoções em loja pequena. Ao contrário do que muitos pensam, as promoções não devem ser exclusivas de empresas grandes (que…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Como fazer um treinamento de vendas ideal para o seu negócio?

Um treinamento de vendas pode ser realizado de diversas maneiras, abordar diferentes áreas de conhecimento e contemplar fatores particulares do perfil de uma empresa ou dos produtos e serviços comercializados por ela. Isso significa que, fora as exigências legais e publicitárias, não existem padrões definidos para a atuação de um vendedor, ainda que muitas técnicas…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Presentes mais vendidos no Natal que você precisa ter na loja

Saber quais são os presentes mais vendidos no Natal pode ser uma verdadeira vantagem e um grande diferencial para a sua loja. Já que, como esses são itens populares, se você for capaz de oferecer esses produtos para os consumidores, sem dúvida alguma, o movimento e o faturamento da sua loja irão aumentar. Outra vantagem…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Como integrar marketing on-line e off-line em campanhas de sucesso?

O marketing digital é uma estratégia extremamente eficiente, inclusive para lojas físicas, contudo, ao integrar os tipos de marketing online e offline (varejo 4.0), é possível potencializar suas campanhas de varejo e obter ainda mais resultados. Quer saber mais sobre como fazer isso? Então esta postagem é para você! Aqui, falaremos um pouco mais sobre…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

 A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos