As redes sociais são ótimas para você divulgar a sua marca e produtos. Entretanto, cada uma das redes apresenta as suas características e melhores formas de se fazer isso. Por isso, nesse artigo você vai aprender como divulgar produtos no Facebook para conseguir melhorar as suas vendas. Vem com a gente e aprenda mais essa estratégia para o sucesso da sua loja! Boa leitura!
Passos de como divulgar produtos no Facebook
1. Crie um perfil
O primeiro passo para divulgar produtos no Facebook é ter uma fan page, que nada mais é do que um perfil para empresas em que você terá acesso a outros recursos que não estão disponíveis para os perfis convencionais.
Ao fazer isso é fundamental que você mantenha a identidade da sua marca, tais como logo, cores e até mesmo o tempo de voz característico e que o seu público-alvo já conhece e se identifica. Sem isso, você corre o risco que, quando o cliente chegar no perfil da sua loja ele pode ficar desconfiado e até mesmo achar que aquele perfil não é da sua loja.
Além disso, não se esqueça de incluir dados importantes no perfil, tais como telefone para contato e endereço da loja. Desta forma, caso o cliente prefira, ele poderá ir até a sua loja pessoalmente para comprar o produto que ele tem interesse.
2. Prepare conteúdo
O próximo passo para divulgar produtos no Facebook, é começar a preparar o conteúdo que será publicado na sua fan page. Para esta etapa é fundamental que você tenha uma estratégia e objetivos bem definidos, para que os conteúdos sejam preparados conforme esses objetivos.
Ao planejar quais conteúdos serão publicados a dica é focar em materiais que realmente agreguem valor para a sua marca. Isso significa, trazer informações que os seus seguidores consideram como úteis e que permitam que eles vejam a sua marca como uma referência no mercado.
Por isso, é fundamental que você mescle publicações com essas informações e publicações para fazer a divulgação de produtos, promoções, aniversário da loja, novidades na loja, dentre outros. Isso porque, se você fizer conteúdo apenas divulgando produtos, os seguidores podem ficar pouco interessados no seu conteúdo e consultar a sua fan page apenas para verificar preços e não serão fiéis aos seus produtos.
4. Prepare a sua loja virtual
Uma das ferramentas que a fan page permite é a criação de uma loja virtual. Nesta loja, você pode vender os produtos da mesma forma que faria em um site. Ou seja, você poderá incluir fotos, descrição dos produtos e ainda escolher como será realizado o pagamento pelas compras, que pode ser pelo próprio Facebook ou em outro site.
Outra importante ferramenta que a loja virtual do Facebook oferece às empresas é a possibilidade de criar catálogos. Assim, se a sua loja comercializa diferentes produtos então você pode separá-los, de modo a facilitar a busca dos clientes. Por exemplo, se você possui uma loja de presentes, pode criar subcategorias, como kits, flores, presentes para homens, para mulheres, para crianças e assim por diante.
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5. Divulgue a sua fan page
Mas, preparar a sua fan page é apenas o início dessa estratégia, agora chegou o momento de divulgar tanto os seus produtos como a sua loja. Isso pode ser feito de diversas formas e a que vamos falar aqui é a participação em grupos.
Assim, você terá acesso a um grande número de pessoas que verão as suas publicações nesses grupos e terão acesso aos seus conteúdos. O ideal é que você escolha grupos que tratem de assuntos relacionados com o ramo do varejo no qual você trabalha. Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas, pode fazer parte de grupos que falem sobre moda.
Além de participar de grupos, você também pode utilizar a possibilidade de criar anúncios pagos que serão veiculados na linha do tempo dos seguidores. A grande vantagem é que você pode escolher o perfil de usuário para o qual os anúncios serão exibidos, o que aumenta as chances de conseguir atrair consumidores que estejam realmente interessados em comprar os produtos que você vende.
6. Fique de olho nas estatísticas
Aproveitar o Facebook para divulgar produtos é, sem dúvida alguma, uma importante estratégia de marketing que você pode adotar na sua empresa. Entretanto, assim como qualquer outra estratégia, é fundamental que você fique de olho nas estatísticas e no feedback dos seus seguidores.
Saber quantas pessoas estão acessando as suas publicações e interagindo com elas será muito útil na hora de planejar futuras publicações e para entender o perfil de seguidores. Ou seja, saberá o que funciona e o que não funciona, podendo direcionar os seus esforços para o que realmente é capaz de chamar a atenção das pessoas e trazer resultados.
7. Responda às solicitações dos seguidores
Divulgar produtos no Facebook é muito mais do que disponibilizar um novo canal de vendas para a sua empresa, é ter um canal de comunicação direto com o cliente. Por isso, você precisa ter tempo para conseguir não apenas preparar as publicações, mas também para responder aos comentários e mensagens enviadas pelos seguidores.
O ideal é que você tenha um profissional bem treinado em atendimento ao cliente que fique responsável por responder aos seguidores. Lembre-se que isso deve ser feito tanto nas publicações como no Messenger, com a diferença de que, no Messenger os seguidores esperam que a resposta seja mais rápida.
Assim, você conseguirá não apenas divulgar os seus produtos no Facebook, mas também fidelizar os clientes que te acompanham. Afinal, quando o cliente é bem atendido e se sente especial ele vai continuar comprando com a sua loja, mesmo que o preço não seja o menor.
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