Por Nayara Santos em 27.05.2020

Posicionamento de marca: por que ele é tão importante para a estratégia?

Por Nayara Santos em 27.05.2020

O posicionamento de marca de uma empresa reflete na forma como ela é percebida não só pelos seus clientes, como também por fornecedores e outros stakeholders do negócio. Esse conceito envolve tanto a forma como eles veem a empresa quanto o modo como ela própria quer ser enxergada. Vale destacar que, quando bem-feito, pode ajudar a aumentar as vendas e melhorar o desempenho da organização.

O posicionamento de marca envolve os valores que a empresa quer que os outros vinculem a sua marca e como quer que sua cultura seja percebida. Para que a percepção das pessoas seja de acordo com o que se espera para a marca, é preciso que seus produtos ou serviços sejam associados a valores e conceitos desejados, como alta qualidade, estilo de vida específico, sustentabilidade etc.

Isso é importante para que o próprio produto, serviço e marca sejam lembrados mais facilmente. Quando o posicionamento é bem-feito, a empresa pode colher muitos benefícios. Aliás, confira alguns dos principais a seguir!

Aumento das vendas

Uma empresa com a marca bem posicionada, com valores associados a ela, consegue um aumento nas vendas por ser mais facilmente lembrada. Por exemplo, ao investir em pautas sociais e sustentáveis, ela pode passar a imagem de uma organização preocupada com o meio ambiente e com a comunidade em que se encontra. Logo, tende a atrair pessoas que compartilham dessa visão, que preferirão os seus produtos ou serviços em relação aos da concorrência.

Melhoria da imagem da empresa

O exemplo dado no tópico anterior também pode melhorar a imagem da empresa com o público, contribuindo ainda mais para uma melhora de seus resultados. Isso porque envolve causas importantes para a sociedade e para o planeta.

Além disso, uma empresa que investe em projetos sociais, realiza campanhas que ajudam a comunidade, patrocina projetos culturais etc. tende a ter sua marca valorizada. Outras ações como a venda de produtos com embalagens biodegradáveis e o recolhimento de peças e resíduos de seus produtos para descarte adequado (como baterias de eletrônicos) também ajudam nisso.

Há ações de marketing que contribuem para posicionar a marca da empresa de uma maneira mais agradável na mente das pessoas e melhorar a experiência do cliente. Um exemplo é o marketing sensorial, o qual conta com diversas ações. Veja algumas:

  • escolher uma playlist em conformidade com o tom e a identidade da empresa para tocar música ambiente para clientes, potenciais clientes, funcionários etc.
  • lançar aromas específicos no ambiente ou reforçar os existentes, como no caso de lojas de perfumes, de alimentos, de flores etc.
  • investir em design arquitetônico (especialmente da fachada) para que as pessoas de fora reconheçam mais facilmente a empresa. Franquias costumam fazer isso, facilitando a identificação de franqueadas em diferentes locais de um país ou do mundo;
  • usar cores específicas que possam ser vinculadas ao negócio. Um exemplo disso é a cor vermelha, que é facilmente ligada a marcas como Ferrari e Coca-cola;
  • investir em design interno único e agradável para a loja. Se a empresa conta com várias unidades, ao seguirem um padrão de organização e design interno semelhante, elas poderão ser mais facilmente reconhecidas pelo público;
  • investir em redes sociais com valores ou públicos que se identificam com os valores da marca. Por exemplo, se ela quer ser vista como formal e profissional, o LinkedIn pode ser a escolha. Se quer ser descolada e jovial, o Instagram é uma opção, uma vez que atrai muitos jovens e pessoas que gostam desses conceitos;
  • investir em sites, blogs e e-commerces (casos seja a intenção fazer vendas online) utilizando as cores da marca e buscando um visual que possa ser associado a ela. Aliás, geralmente, a atuação no mundo digital precisa seguir a identidade visual adotada pela marca no ambiente físico.

Possibilidade de os clientes conhecerem a cultura da empresa

Algumas ações de marketing podem ser projetadas para mostrarem ao público a cultura da empresa. Por exemplo, divulgando as ações sociais que ela realiza internamente, os projetos que estimula em conjunto com seus colaboradores, a forma como valoriza seus funcionários etc. Isso, inclusive, pode ajudar na atração de talentos do mercado, uma vez que bons profissionais poderão querer trabalhar na empresa graças à sua cultura.

Maior credibilidade

Uma empresa lembrada de forma positiva pelos consumidores tende a ter maior credibilidade, especialmente se for associada a valores como qualidade, transparência e boa governança (compliance). Isso, inclusive, é fundamental em alguns setores, como o financeiro.


Se a empresa também transmitir ao público sua preocupação em bem atender o consumidor e oferecer um suporte ágil e eficiente, a credibilidade aumenta. Aliás, isso pode ser divulgado pelos próprios clientes a outras pessoas, contribuindo para melhorar as vendas.

Uma ação de marketing que organizações fazem quando querem transmitir segurança e credibilidade a seus produtos ou serviços é a contratação de personalidades que sejam associadas a esses valores. Parte do público que enxerga positivamente a celebridade tende a vincular os valores pelos quais ela é vista aos produtos e serviços da empresa.

Fidelização de clientes

Marcas que contam com valores facilmente associados a elas tendem a fidelizar consumidores, especialmente os que se identificam com esses valores e que recebem produtos e serviços de acordo com suas expectativas. Em outras palavras, que tenham o mínimo de qualidade.

Por exemplo, marcas podem ser associadas a aventura, design, status etc. Isso atrai indivíduos que gostam desses conceitos, como, respectivamente, viajantes, artistas, pessoas de classes abastadas etc. Se a empresa entregar experiências positivas com os itens consumidos, eles podem ser fidelizados, afinal, há dois conceitos atuando nisso: identificação e confiança na empresa.

O posicionamento de marca também requer alguns cuidados, como evitar assuntos polêmicos em redes sociais que podem afetar a imagem da empresa ou associá-la a valores diferentes dos que ela deseja. Com essa atenção ao projetar as ações para fortalecer a marca e um investimento planejado, você poderá colher muitos benefícios com o posicionamento de marca do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre a importância do posicionamento de marca para a sua empresa ou sobre as vantagens apresentadas? Compartilhe nos comentários para que possamos ajudar você!

Compartilhe

Você também pode gostar

25 frases para chamar atenção dos clientes e vender mais

Conseguir se comunicar de forma clara e objetiva ajuda a sua empresa a chamar a atenção dos clientes e a vender mais. Entretanto, para isso é preciso preparar algumas frases de impacto, que despertam a sensação de urgência, de novidade e de exclusividade. Com essas características, as frases conseguirão atrair os clientes em qualquer campanha…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Como divulgar loja de carros: 4 dicas que funcionam

Divulgar a sua loja de carros pode ser uma tarefa desafiadora, mas ela é especialmente para aumentar a visibilidade da sua marca e se destacar diante da concorrência no mercado. Existem várias maneiras de fazer isso e conseguir atrair clientes em potencial.  Por exemplo, estamos vivendo a era da internet, ou seja, se você ficar…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Ter um cliente fiel e satisfeito com a sua loja é um sinal de que você tem conseguido atender a demanda às necessidades desse cliente e que ele confia na sua loja. Entretanto, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa ter estratégias certeiras que foquem em oferecer uma melhor experiência de compras aos seus consumidores.…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Qual a melhor forma de divulgar um produto: descubra agora

Nem sempre é fácil escolher qual a melhor forma de divulgar um produto e, na verdade, talvez nem exista uma forma que possa ser classificada como a melhor. Isso porque, tudo depende de qual é o seu público-alvo, qual é o perfil da sua marca, qual o orçamento disponível para fazer os anúncios, dentre outros.…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

18 frases para divulgar um produto no Instagram, confira

As redes sociais podem ser um ambiente extremamente competitivo, por isso, é preciso ter cuidado na hora de escolher as frases para divulgar um produto no Instagram. Isso significa encontrar frases que sejam capazes de se comunicar com os clientes, de modo que eles se identifiquem e se sintam atraídos em ir até a sua…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Nomes para salão de beleza: 30 ideias para se inspirar

Escolher o nome certo para um salão de beleza é uma das primeiras tarefas que o empreendedor terá. A escolha do nome nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ele deve ser capaz de conversar com o público-alvo do salão e comunicar as principais características da marca. Isso, sem falar que o nome do seu…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Vender pelo Whatsapp: 5 dicas para aumentar as vendas

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia de vender pelo Whatsapp, dê uma olhada nesses números divulgados pela Revista Exame: são 120 milhões de usuários ativos mensalmente, fazendo com que o Brasil seja um dos países onde o aplicativo é mais popular. Além disso, o Whatsapp é o app mais utilizado entre os brasileiros,…

Por Nayara Santos em 26.11.2019

Estratégias de Marketing Off-line Ainda Funcionam em Lojas de Varejo?

Hoje nós desvendamos o mistério das estratégias de marketing off-line! Será que elas funcionam no varejo? Descubra!

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Plano de marketing para salão de beleza: como criar o ideal?

Se você chegou até aqui então está em busca de informações sobre como preparar um bom plano de marketing para salão de beleza, não é mesmo? Esse é um passo essencial para se sobressair no setor de estética e bem-estar, já que ele está entre os que mais crescem no Brasil.  Com tanta concorrência, conhecer…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos