Por Nayara Santos em 30.11.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos. 

Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é possível tornar um ambiente mais agradável e influenciar o humor e o comportamento das pessoas neles. Portanto, essa é uma ferramenta poderosíssima para ter na sua loja.

Existem diferentes formas de se estimular cada sentido, e neste artigo trataremos exclusivamente sobre a audição. Por mais fácil que possa parecer, encontrar a playlist ideal nem sempre é fácil, já que diversos fatores devem ser levados em consideração para que essa estratégia funcione. 

Por isso, não é incomum que a música tocada na loja seja aquela que o dono ou os funcionários gostam. Esse é um erro gravíssimo que pode comprometer o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, criamos esse artigo para te dar todas as dicas necessárias para que você escolha a música ideal para o seu público e para a sua empresa. Você não vai querer perder a oportunidade para melhorar a experiência de compras dos seus clientes, não é mesmo? Então vem a com a gente!

Como a música pode influenciar a compra?

Quando entramos em um lugar agradável, nem sempre conseguimos identificar o que tem ali que faz com que a gente se sinta bem, não é mesmo? Geralmente esse é o resultado de uma combinação de diferentes elementos, tais como o som, o cheiro, o tato e o visual. 

Este pode ser o caso de uma loja que tenha uma música agradável em um volume adequado, uma leve aromatização ambiente, com boa iluminação, produtos disponíveis para que o cliente possa pegá-los e conferir as características de perto. Tudo isso contribui para deixar o ambiente agradável e fazer com que o cliente se sinta confortável e acolhido.

Como neste artigo estamos tratando da escolha da música ideal para o seu público, vamos explicar melhor como ela é capaz de influenciar o comportamento do consumidor. Mas, se você quiser conferir de perto como implementar essa estratégia na sua loja, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Aumentando o tempo de permanência na loja

Uma trilha sonora bem alinhada com o perfil da loja e as preferências do público não é muito mais do oferecer ao cliente uma experiência sensorial agradável. Ela também convida os clientes a explorarem mais, descobrindo produtos e detalhes que podem ter passado despercebidos em uma visita apressada.

Melhorando as vendas

 A música certa não apenas prolonga o tempo de permanência do cliente na loja, como também atua como um poderoso catalisador para impulsionar as vendas. Afinal, quando os clientes se sentem mais confortáveis e imersos no universo da marca, a probabilidade de explorarem mais produtos e, consequentemente, efetuarem compras, aumenta significativamente. 

Criando conexão com os clientes

Cada vez mais os consumidores querem se relacionar com marcas que possuem os mesmo gostos, posicionamento e valores que eles. Neste caso, a música desempenha um papel crucial, ajudando na construção de uma conexão autêntica entre a marca e o cliente. Com a playlist certa, você terá uma atmosfera que não apenas reflete os valores da marca, mas também evoca sentimentos que ficam gravados na memória do cliente.

Influenciando o ritmo de compras

A escolha estratégica da trilha sonora tem um impacto notável no ritmo de compras dos clientes nas lojas. Ritmos mais acelerados podem estimular compras impulsivas, enquanto melodias mais suaves podem desacelerar o processo, encorajando decisões mais ponderadas. 

Você também pode trabalhar o nível de energia da playlist para acelerar ou reduzir o ritmo das compras. Playlists mais energéticas podem ser ideias para os horários de maior movimento da loja, enquanto playlists mais tranquilas podem te ajudar a relaxar o cliente e aumentar o tempo de permanência na loja.

Como encontrar a música ideal para meu público?

Entretanto, não basta simplesmente reproduzir qualquer música para que o cliente se sinta bem. Muito pelo contrário, encontrar a música ideal para o seu público exige atenção e conhecimento. Veja a seguir o que você deve levar em consideração para essa escolha.

Encontre a identidade musical da sua marca

O primeiro passo para ter a música ideal na sua loja é entender qual é o tipo de atmosfera que você quer que os clientes sintam quando eles entram na sua loja. Por isso,vamos fazer um pequeno e rápido exercício. 


Feche os olhos e tente entender a atmosfera que sua loja transmite atualmente. Ele é descontraído, sério, aconchegante, frio, moderno, tradicional, clássico? Essa atmosfera combina com a proposta da sua marca?

Imagine que você possui uma loja de calças jeans que tem como principal objetivo levar a última moda aos clientes. Entretanto, as músicas tocadas na loja são eletrônicas dos anos 80. Modernidade e anos 80 provavelmente são duas características que não combinam. Ficou claro que a música não reflete a modernidade das roupas vendidas, certo?

Por isso, é preciso entender qual é a identidade da sua marca, que tipo de clima você quer oferecer aos consumidores e levar isso em consideração na hora de escolher qual é a música que será reproduzida na loja. Para saber mais sobre como encontrar a identidade sonora da sua loja, confira o nosso e-book gratuito Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

Verifique a opinião do seu cliente

Estamos falando sobre a música ideal para o seu público, portanto, a opinião dos clientes também deve ser levada em consideração na hora de criar a playlist. E, a melhor forma de saber o que os clientes gostam é perguntando diretamente para eles se a trilha sonora da loja é agradável.

Essa pode ser uma pesquisa rápida, realizada pelo vendedor durante o atendimento, ou mesmo no momento em que o cliente está efetuando o pagamento. Apenas lembre-se de tomar notas, afinal, essa informação pode ser utilizada para comparar se a mudança na trilha sonora agradou ou não.

Mas, voltando à realização da pesquisa, você também pode convidá-lo para participar e fazer outras perguntas mais elaboradas, diga que é rápido e que a intenção da loja é melhorar o atendimento. Geralmente os clientes não se importam de responder essas pesquisas, entretanto, é fundamental deixá-lo confortável para recusar a participação. 

Uma forma de incentivar os consumidores a responderem a essas pesquisas é oferecendo algo em troca. Pode ser um brinde ou um cupom de desconto para a próxima compra. O ideal é que seja algo que seja atrativo para o seu público.

Entenda o movimento da loja

O próximo passo para escolher a música ideal para o seu público é fazer uma análise detalhada da movimentação na loja ao longo do dia. Provavelmente existem alguns momentos em que o número de clientes é maior, enquanto em outros poucos clientes entram na loja.

Ainda, ao longo do dia o perfil dos clientes também pode variar. Pode ser que os clientes que vão à sua loja no final do dia que eles estão saindo do trabalho e a caminho de casa, e eles estejam mais cansados ou com mais pressa. Isso pode exigir uma trilha sonora mais agitada para dar uma melhorada no nível de energia deles.

Por outro lado, os clientes que frequentam a loja no meio da tarde, geralmente estão mais calmos e têm um pouco mais de paciência para olhar mais produtos disponíveis na loja. Neste caso, uma trilha sonora mais tranquila pode ser a melhor pedida.

Conhecer esses diferentes perfis de clientes que frequentam o estabelecimento permitirá que você escolha as melhores playlists para cada momento do dia. Assim, você conseguirá agradar a diferentes personas que frequentam o seu estabelecimento.

Vale a pena mencionar que a música é capaz de modificar o comportamento dos clientes. Portanto, se você quiser deixar o ambiente mais tranquilo para aquele cliente mais agitado, se acalme. Ainda, é possível acelerar o ritmo das compras nos horários de pico. Tudo dependerá de qual ambiente você quer criar para os clientes.

Analise a concorrência

Se você quiser ganhar uma vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes, então você precisa ficar de olho no que eles estão fazendo. Além disso, uma visita a uma loja da concorrência também pode servir de inspiração para as ações que você irá tomar.

Por isso, a nossa recomendação é que você vá até a loja do concorrente como um cliente. Ao entrar no ambiente preste atenção à música que está sendo reproduzida e qual tipo de sensação ela desperta em você. 

Inclusive, você pode ir além disso, e procurar descobrir quais são as outras estratégias de marketing que eles estão utilizando para deixar aquele ambiente mais convidativo para o consumidor. Assim, você saberá exatamente qual o tipo de desafio você estará enfrentando e, acredite, o seu concorrente provavelmente faz isso com a sua loja também.

Qual o volume ideal para a música na loja?

De nada adianta ter uma trilha sonora sob medida para os seus clientes, se o volume utilizado não for o correto. Mas, isso deverá ser determinado para cada espaço da loja e para cada unidade.

Lembre-se que algumas pessoas são mais tolerantes à música alta, do que outras. Por exemplo, se você atua em um comércio voltado para o público jovem, pode experimentar o som mais alto já que essa faixa de idade costuma estar acostumada a ir a festas e baladas, onde o som é bastante alto.

Por outro lado, o público mais adulto, costuma preferir ambientes mais calmos e tranquilos. Além disso, a música baixa combina mais com essa ideia e faixa etária. Mas isso também não é regra. O segredo é sempre entender o seu público, e adotar as suas preferências.

Vale lembrar que mesmo que a decisão seja pela música alta, não se esqueça de que é importante que os clientes possam ouvir os vendedores sem precisar gritar. Além disso, os vendedores também precisam ficar confortáveis no ambiente de trabalho deles e a música alta demais, o tempo todo, pode vir ser um incômodo.

A minha equipe de vendas também será influenciada pela música?

Sim, com certeza! Todas as pessoas que estão no ambiente podem ser influenciadas pela música. Provavelmente você já deve ter conversado com alguém que afirma conseguir se concentrar melhor quando está ouvindo um determinado estilo musical, enquanto outras afirmam que determinados estilos auxiliam na criatividade.

Assim, quando você for criar a playlist ideal para o seu negócio, inclua também a opinião dos vendedores. Claro que você precisa manter-se fiel à sua marca e à sensação que você quer transmitir para os clientes. Mas, se você não tiver funcionários produtivos e satisfeitos trabalhando para você, os resultados podem ficar comprometidos.

Além disso, é preciso lembrar que a sua equipe de vendas passa a maior parte do dia na loja, ou seja, a playlist precisa ajudá-los ao invés de atrapalhá-lo. Por exemplo, playlists curtas, com poucas músicas, correm o risco de ser repetitivas e acabar desmotivando a sua equipe.

Veja o nosso e-book 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho para melhorar a produtividade da sua equipe de vendas.

Que tal contratar uma empresa especializada para ter a música ideal na sua loja?

Como você deve ter percebido, a criação de um identidade sonora para a sua empresa pode ser bastante desafiadora. Entretanto, essa não é uma tarefa impossível. O que acontece é que alguns gestores do varejo optam por criar as playlists sozinhos e é aí que os problemas começam.

Afinal, o tempo é o nosso bem mais escasso e não podemos desperdiçá-lo. Entender como montar a playlist ideal pode demandar muito tempo, coisa que praticamente nenhum empreendedor tem de sobra.

Por isso, a melhor forma de acertar na escolha da playlist e já conquistar bons resultados é com a ajuda de quem entende de música para negócios: a Listenx.

Ela é uma ferramenta de marketing completa que ajuda oseu negócio a venderem mais e a impulsionar os resultados através da música e da comunicação. Com ela você terá mais de 100 playlists, todas prontas para serem reproduzidas a qualquer momento na sua loja.

Com autonomia, você poderá combinar a melhor playlist para cada público e para cada horário do dia. Além disso, as músicas podem ser reproduzidas offline, ou seja, não precisa se preocupar com os gastos de internet ou sobrecarga na rede.

A Listenx também permite que você crie anúncios personalizados que podem ser veiculados ao longo da programação musical. Assim você divulga ofertas, novidades da loja, promoções e sorteios para os clientes que estão na loja. 

Achou interessante? Não perca a oportunidade, veja a seguir como solicitar um teste gratuito e conferir os resultados que a música ideal poderá trazer para o seu negócio. Para mais artigos, acesse o nosso blog e confira outros artigos.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Som ambiente aumenta vendas?

Você já ouviu falar no poder que a música pode ter para a sua loja? E que com o som ambiente certo você não apenas aumenta as suas vendas, como também consegue fidelizar clientes? Duas coisas importantíssimas para qualquer loja do varejo, não é mesmo? Conseguir aumentar as vendas é um desafio para diversos estabelecimentos…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

A música errada pode arruinar suas vendas

Você sabia que escolher a música errada para tocar na sua loja pode arruinar as suas vendas? Provavelmente você já deve ter percebido que muitos estabelecimentos, dos mais diversos segmentos do varejo, desde grandes redes internacionais de moda, passando por restaurantes e até pequenas lojas utilizam música ambiente. Entretanto, poucos gestores sabem da importância de…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Rádio para lojas: 7 razões para investir em uma

Você, gestor do varejo, já pensou em ter uma rádio para lojas no seu estabelecimento? Conhece todas as vantagens de ter uma rádio personalizada? Sabia que ela pode te ajudar a atrair e fidelizar clientes? Sem falar que ainda pode aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja e, consequentemente, as vendas? Bom, se…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Quer ter a melhor trilha sonora na sua loja? Aprenda como escolher a música certa!

Que a música é capaz de mudar um ambiente você provavelmente já sabe e já deve ter passado por alguma experiência do tipo. Mas você sabia que ela pode influenciar nas vendas da sua loja e até mesmo na produtividade dos seus funcionários? Marcas que conseguem acertar na sua playlist aumentam significativamente as chances dos…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Confira a melhor maneira de montar playlist para lojas

Uma boa playlist para lojas é algo que não deve ser negligenciado, não apenas durante as campanhas de varejo, mas ao longo do ano todo. Muitos comerciantes pecam ao deixar as caixas de som ligadas em uma emissora de rádio local, da qual não se tem controle sobre a programação que é veiculada. Ou então…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Músicas em streaming: por que contratar um serviço especializado?

Tornar o seu ambiente mais rico e aconchegante a partir do som é um ótimo caminho para aprimorar a experiência de quem visita o seu estabelecimento. Ter músicas em streaming parece ser a melhor solução para isso, mas você já pensou em contar com uma solução profissional? Quando pensamos em músicas em streaming, geralmente imaginamos…

Por Nayara Santos em 29.01.2020

Você sabe como funciona uma Rádio Indoor?

Se você é gestor ou proprietário de uma loja, restaurante, mercado dentre outros negócios do varejo, já deve ter ouvido falar na rádio indoor, estou certa? Ou até mesmo já tenha música ambiente no seu estabelecimento. Mas aí vem uma pergunta importante: você está conseguindo obter todos os benefícios que a rádio indoor pode oferecer?…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Música Gospel para estabelecimentos comerciais: quando e como usar?

Será que eu posso tocar música gospel no meu estabelecimento comercial? Essa é uma dúvida bastante frequente dos varejistas, por isso preparamos um artigo para te contar mais se esse é o estilo adequado e como a música pode influenciar a sua loja. Vale a pena lembrar que a escolha do som ambiente de uma…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos