Por Nayara Santos em 23.02.2023

O poder da música na era da experiência do cliente: como a trilha sonora influencia o comportamento do consumidor

Por Nayara Santos em 23.02.2023

Você provavelmente está se perguntando se é possível influenciar um cliente com a música, entregando algo diferente daquilo que ele foi buscar? Sim, é possível! E estamos aqui justamente para te contar mais detalhes sobre isso.

Isso acontece porque a audição é um dos sentidos mais sensíveis que o ser humano possui, sendo o primeiro que se desenvolve e que pode ser estimulado ainda dentro da barriga da mãe. Além disso, esse é um sentido que você não consegue simplesmente bloquear, por mais que você ache que não está ouvindo um determinado som. O que acontece, na verdade, é que o seu cérebro está focado em outra coisa, mas o estímulo sonoro do ambiente continua ali.

Então, por que não usar essa ferramenta a seu favor para conseguir oferecer aos seus clientes o melhor ambiente de compras e a melhor experiência possível? Afinal, a música pode trazer muitas emoções, lembranças e realmente influenciar os clientes no momento da compra. Acompanhe esse artigo e aprenda mais sobre o poder da música na experiência do cliente. Boa leitura!

Por que usar a música para influenciar o cliente?

Você provavelmente já deve ter percebido a importância que a música tem na vida de muitas pessoas. Inclusive, você pode ser uma delas e nem sequer se dar conta. Afinal, a música nos ajuda a deixar o ambiente mais agradável, mais animado, mais tranquilo, tudo vai depender do ritmo utilizado.

Basta pensar daquelas vezes em que você queria simplesmente relaxar, e colocou uma trilha sonora mais tranquila para ouvir. Ou então das vezes em que se sentia mais animado, ou mesmo em que gostaria de se sentir mais animado, e optou por músicas com ritmos mais acelerados.

Exatamente a mesma lógica pode ser aplicada no varejo. Ou seja, dependendo da música que você utiliza na sua loja, você poderá influenciar o cliente tanto de maneira positiva, quanto negativa. Sem falar que você ainda pode brincar com os ritmos para conseguir influenciar as compras. 

Entretanto, é preciso ter muito cuidado com a escolha da trilha sonora que será reproduzida na loja. Já que, da mesma forma que você pode influenciar positivamente o cliente, se as músicas reproduzidas estiverem erradas, você poderá influenciá-lo negativamente.

Como falamos no início deste artigo, a audição é o primeiro sentido que se desenvolve no ser humano, podendo ser estimulado enquanto o bebê ainda está na barriga da mãe. Portanto, uma das primeiras formas que o bebê tem de interação com o meio ambiente é através da audição.

Além disso, esse também é um sentido que não pode simplesmente ser interrompido. Por mais que você tente usar fones de ouvido que isolem o som, ainda sim você consegue percebê-los através das estruturas ósseas do corpo.

O som e a emoção

Provavelmente você tenha algumas trilhas sonoras gravadas na sua memória. Seja a música do seu casamento, a playlist que você escutou naquela viagem inesquecível com os amigos, ou até mesmo a música que estava tocando quando você teve a sua primeira decepção amorosa. Ou seja, a música é capaz de transmitir e levar emoções, te fazendo lembrar de momentos importantes e marcantes na sua vida. 

Até mesmo nos nossos momentos de descontração, quando estamos assistindo a um filme, a trilha sonora é importantíssima. Afinal, ela ajuda a entrar no clima do filme e em cada uma das cenas, sem a música, toda a experiência é comprometida e você não sentiria as mesmas emoções. Pois é, aquela trilha sonora nos momentos mais tristes dos filmes é para te fazer chorar mesmo!

Dito isso, fica evidente que a música é capaz de mudar o seu estado de espírito, passando sensações e percepções para as pessoas. Por isso, você precisa ficar muito atento com a trilha sonora que você irá reproduzir na sua loja para oferecer a experiência certa para os clientes.

Música é coisa séria na hora de determinar a experiência do cliente

Tudo bem, você provavelmente já entendeu o poder que a música tem para te ajudar a oferecer uma boa experiência para o cliente. Mas algumas coisas precisam ser levadas a sério na hora de planejar a trilha sonora da sua marca. Afinal, você não pode simplesmente colocar qualquer playlist para tocar na sua loja.

Antes de mais nada, é preciso entender quem é a sua audiência, ou seja, quem é o seu público-alvo e qual é a sensação que você quer oferecer para eles. Calma que a gente te dá um exemplo de como a música deve ser levada a sério na hora de fidelizar clientes, e para isso, trazemos um exemplo que aconteceu com o nosso CEO, o Alexandre Casanova.

Ele estava treinando na academia e naquela época ninguém prestava muito atenção ao que tocava na academia, e basicamente quem escolhia as músicas eram os alunos e os professores. Ou seja, bastava pedir para algum funcionário tocar uma música específica e ele tocava.

Como acontece com qualquer um, nem sempre estamos muito motivados para treinar, e esse era justamente um desses dias para o Ale. Quando ele sentou no equipamento para fazer o exercício, começou a tocar “Vento no Litoral”, da Legião Urbana. E, por mais que a música seja boa, ela definitivamente não foi feita para te deixar motivado durante a malhação. Ou seja, não é qualquer música que pode ser tocada em qualquer momento.

Parece complicado? Sim, e deve ser bem pensado. Mas, a boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho, muito pelo contrário, existem empresas especializadas em music branding no mercado, como é o caso da Listenx, para te ajudar a criar a playlist perfeita para a sua loja e a levar uma experiência completa para o cliente.

Mas, afinal, devo tocar a música que o cliente gosta ou a que ele precisa ouvir?

Muitos varejistas pensam que eles devem tocar aquilo que o cliente gosta, isso pode até ser verdade em partes, mas é preciso tomar muito cuidado. Afinal, nem sempre o que o cliente gosta vai ao encontro da experiência e ambiente que você quer oferecer ao cliente.


Um bom exemplo disso são as trilhas sonoras de restaurantes. Muitos deles tocam jazz, e esse pode até ser um estilo musical que você não ouviria, mas durante um jantar romântico, pode fazer toda a diferença e criar uma atmosfera diferenciada. Inclusive, pode até mesmo marcar aquele momento e fazer com que a pessoa se lembre da música.

Erros mais comuns no music branding

É muito comum as empresas terem uma preocupação grande com o logo, as cores, as estratégias de marketing para divulgação, a decoração da loja, mas deixam a música em segundo plano. Ou seja, simplesmente colocam qualquer música para tocar, sem se preocupar com o tipo de experiência que será oferecida ao cliente.

Com isso, é muito comum que o planejamento da trilha sonora seja muito pequeno, ou mesmo inexistente. Deixando a escolha da playlist sob responsabilidade de algum funcionário, ou mesmo em playlists geradas por plataformas de música. Ainda, também é bem comum que não haja uma única pessoa responsável, com funcionários escolhendo e mudando as músicas a todo momento.

Esse tipo de atitude pode comprometer muito a forma como o cliente percebe o ambiente da loja. Afinal, a música não é apenas um som ambiente, ela é mais um canal de comunicação que a sua marca tem com o cliente, reforçando os atributos da marca, os sentimentos e sensações que você quer despertar nos clientes e, se você não tomar cuidado, a mensagem passada será errada.

E então, você está passando a mensagem certa para os seus clientes?

Como definir qual música deve ser reproduzida para o seu cliente?

Muitos gestores do varejo pensam que escolher a música para tocar na loja é simplesmente reproduzir a lista de músicas mais tocadas no momento. Mas, se você está fazendo isso na sua loja, cuidado, porque provavelmente você não está colhendo todos os resultados que gostaria porque a sua trilha sonora está errada.

Na prática, a playlist da loja deve ser tão bem planejada e executada quanto qualquer outra estratégia de marketing. Ou seja, precisa de estudo e conhecimento sobre a sua marca e sobre quem é realmente o seu cliente. O ideal é que você monte personas que representem os seus clientes, verificando faixa etária, gênero, valores, gostos e preferências.

Além disso, você também precisa olhar as características e atributos da sua marca e entender qual deles você quer transmitir para o cliente. O próximo passo é analisar essa lista e tentar traçar paralelos com artistas e músicas que sejam capazes de representar a mensagem e as sensações que a sua marca deve passar para o cliente.

Outro ponto importante é tomar cuidado com as repetições, porque de nada adianta fazer tudo isso, e deixar apenas 10 músicas tocando na loja. O ideal é que cada playlist tenha entre 300 e 350 músicas, já que desta forma você evita repetições. O mais importante é que essas músicas se comuniquem entre si, ou seja, que sejam capazes de despertar as mesmas sensações. 

E, claro que você não vai deixar a mesma playlist tocando para sempre. A recomendação é que ela seja atualizada constantemente, com cerca de 20% do conteúdo renovado. Desta forma, você garante que nem os clientes e nem os seus vendedores ficarão ouvindo sempre a mesma coisa o tempo todo.

Confira todas as dicas para ter a trilha sonora certa para a sua empresa no nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Padronizando a trilha sonora

Para conseguir aproveitar o poder que a música pode ter na experiência do cliente, você também precisa conseguir padronizar toda a trilha sonora relacionada com a sua marca. Por exemplo, de nada adianta caprichar na escolha das músicas para a playlist, se na hora de veicular uma propaganda a música estiver em desacordo e não representar a sua marca.

Isso não apenas gera estranhamento por parte do cliente, mas também compromete a experiência dele e a mensagem que a sua marca está passando. E, você não quer fazer isso com a sua marca, muito pelo contrário, quanto mais coesa for a estratégia musical, melhor. Assim, não importa em qual unidade o cliente estará fazendo compras, ele sempre encontrará o mesmo ambiente.

Ainda, você pode ir além de ajudar o cliente a ter uma experiência melhor sem nem sequer sair de casa. Por exemplo, durante a pandemia, muitos restaurantes estavam entregando comida e o cliente poderia escanear um QR code enviado com a entrega e curtir a playlist preparada pelo restaurante, como se ele estivesse realmente comendo no local.

Ou seja, a empresa se esforçou para oferecer a melhor experiência para o cliente, mesmo sem que ele pudesse ir até o local para aproveitar a atmosfera pensada para levar o melhor para os consumidores.

Por último, mas não menos importante, não apenas o ritmo importa, mas também é preciso ficar atento à letra da música. Afinal, nem todas elas são apropriadas para todos os locais. Por exemplo, algumas músicas de funk são excluídas das playlists porque a letra não condiz com a mensagem que a empresa quer passar.

Qual é o poder da música na experiência do cliente e na hora de incentivar as compras?

Bom, já falamos bastante de como a música pode influenciar a atmosfera que o cliente vai encontrar na sua loja, mas será que é só isso mesmo? Não, muito pelo contrário, a música também pode te ajudar a influenciar o tempo de permanência do cliente na loja e o quanto ele gasta. Sim, você não leu errado, ela pode te ajudar com isso sim!

A Listenx tem até um case de sucesso bastante interessante para ilustrar essa situação, o da Central Surf. Em épocas como o Natal, as lojas ficavam sempre muito cheias, a ponto de ter que fechar a loja para esperar os clientes que estavam comprando saírem para que mais pessoas pudessem entrar. 

Isso, sem dúvida alguma, era um problema tanto para a empresa, que precisa se preocupar em fechar as portas para manter a segurança dos clientes e da sua equipe de vendas, como para os clientes, que tinham que ficar esperando para conseguir entrar na loja e comprar aquilo que eles queriam. Então, com a música, a Central Surf e a Listenx conseguiram resolver esse problema.

A ideia era utilizar músicas mais agitadas para acelerar o ritmo de compras dos clientes, mas sem comprometer a experiência do cliente e a mensagem que a marca queria transmitir. Desta forma, quando a loja começa a ficar com maior movimento, a playlist mais agitada é usada. Entretanto, no restante do ano, outra playlist era utilizada, com o intuito de aumentar o tempo de permanência do cliente na loja.

Será que eu consigo aumentar a lucratividade da minha loja apenas com a trilha sonora?

Sim, a música além de melhorar a experiência do cliente, ela também tem o poder de aumentar as suas vendas. Isso porque, quando o cliente fica mais tempo na loja, a tendência é que ele veja os produtos com mais tranquilidade e tenha mais paciência para procurar aquilo que ele quer. 

Mas, além disso, a trilha sonora certa também ajuda o cliente a se lembrar da sua loja. Afinal, se ele sair de lá com boas memórias e com uma boa sensação, as chances da trilha sonora ficar na mente dele, são grandes. E, acredite, ele vai querer sentir aquela sensação novamente.

Quer ficar na mente dos seus clientes, aumentar o tempo de permanência na loja e as suas vendas, então você precisa de uma rádio indoor. Venha conferir de perto todas essas vantagens que nós te contamos neste artigo. 

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Neste artigo, vamos mostrar um pouco da história do Dia Mundial do Rock. Também preparamos uma playlist com 20 dicas de músicas de bandas nacionais e internacionais, que vão ajudar…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Texto produzido pela Frahm   O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.  Quando um cliente se…

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio!

Ter a playlist certa para o seu negócio pode fazer com que você aumente as vendas, fidelize os clientes, reforce a sua marca e ainda consiga se diferenciar da concorrência. Entretanto, montar uma playlist é muito mais do que escolher um determinado número de músicas de diferentes estilos e apertar o play. A playlist certa…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Som ambiente para loja: tiramos aqui 6 dúvidas sobre o assunto!

Ter som ambiente na loja é uma excelente forma de conseguir alavancar as vendas. Isso é possível porque o ambiente fica mais agradável, os consumidores passam mais tempo na loja e acabam comprando mais. Os benefícios do som ambiente não param por aí, já que você ainda pode melhorar a produtividade da sua equipe, aumentar…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Entenda a influência de uma playlist personalizada em seu negócio

Ter uma playlist personalizada para a sua loja pode ser aquela carta na manga que faltava para cativar os clientes e aumentar as suas vendas. Ainda não tem uma playlist para chamar de sua? Então você veio ao lugar certo! Os consumidores brasileiros sempre valorizaram a experiência de compras. Para você ter uma ideia dessa…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Mitos e verdades sobre sons e músicas para lojas

A sonorização ambiente de uma loja pode trazer o diferencial necessário no ambiente de compras para cativar os clientes. Inclusive, você já deve ter escutado todos os tipos de comentários a respeito do que fazer e evitar sobre músicas para lojas, mas será que tudo isso é verdade mesmo? A música é, provavelmente, a estratégia…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Veja as dicas sobre ter uma música ambiente para cafeteria e entenda mais sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes

A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas. Entretanto, escolher as músicas certas para a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos