Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Com a popularização das cafeterias, esses estabelecimentos se tornaram parte do dia a dia de muitas pessoas. Com isso, a concorrência também aumentou, tornando essencial conseguir implementar estratégias para se destacar e tornar o ambiente convidativo e agradável para os clientes.

E, uma das formas de conseguir fazer isso é reproduzindo a música ambiente certa. Mas, você sabe qual é a melhor trilha sonora para a sua cafeteria? Ou então, quais os melhores ritmos e níveis de energia da playlist?

Se você não tem ideia se está reproduzindo a trilha sonora certa e conquistando os clientes, ou apenas apertando o play e espantando os consumidores, continue com a gente. Neste artigo vamos te contar como escolher a música ambiente certa para a sua cafeteria. Boa leitura!

Por que devo me preocupar com a música ambiente da cafeteria?

Uma cafeteria é um ótimo lugar para relaxar sozinho ou curtir com os amigos. É comum passarmos bastante tempo nestes locais, por isso, crie um ambiente agradável, em que as pessoas queiram ficar mais tempo.

Claro que para isso acontecer é preciso ter alguns cuidados com a decoração do local, oferecer um bom atendimento e, claro, um bom café. Mas será que só isso basta ou é preciso ter algo mais?

Sim, tudo isso é essencial, mas mesmo que cada um dos pontos que mencionamos estejam integrados falta uma coisa: a música. Ela é uma peça-chave na cafeteria que pode ajudar a conquistar seus clientes de uma vez por todas.

Não acredita? Então vamos te contar alguns fatos descobertos por uma pesquisa da HeartBeats International sobre música ambiente em estabelecimentos comerciais. A ambientação sonora certa:

  • Aumenta em 96% as chances de serem lembradas pelo público;
  • Faz com que 35% dos consumidores passem mais tempo no estabelecimento;
  • 14% dos clientes consumirão mais do que o planejado;
  • 21% recomendaram o estabelecimento para conhecidos.
  • Se quiser conhecer mais detalhes sobre essa pesquisa clique aqui.

Ou seja, escolher a trilha sonora vai te ajudar a criar uma memória agradável associada ao seu estabelecimento. Assim, o consumidor vai continuar buscando aquela sensação e retornando para mais uma xícara de café!

Vale a pena lembrar que o ato de tomar um café faz parte da cultura brasileira, é com ele que iniciamos o nosso dia, damos risadas com os amigos ou fazemos aquela pausa necessária no trabalho para repor as energias.

Portanto, a sua cafeteira é muito mais do que um local em que as pessoas vão para conseguir aquela dose extra de energia para começar o dia. Ela faz parte do cotidiano e pode estar recheada de memórias, lembranças e bons momentos para quem a frequenta.

Como encontrar a playlist certa para a minha cafeteria?

Sabendo da importância em ter uma música ambiente para cafeteria, não basta apenas colocar para rodar uma playlist qualquer, é preciso escolher certo para garantir os resultados desejados. Afinal, se você reproduzir a música errada, vai fazer com que os clientes não apenas deixem a cafeteria, mas que também não queiram voltar.

Será que existe um ritmo de música certo para tocar na cafeteria? Alguns podem até achar que sim, e optam por aquelas playlists no estilo “música para café” em streamings. Se esse é o seu caso, o erro já começou aí.

Ah, então é preciso ter uma música mais enérgica, para combinar com a cafeína das bebidas? Também está errado! Então melhor uma música mais tranquila, para ajudar as pessoas a relaxar? Mas, as pessoas não estavam buscando formas de aumentar a energia? Confuso, certo? Então vamos ao passo a passo de como escolher a música certa para a sua cafeteria.

Saiba o que os seus clientes querem ouvir

A primeira tarefa para conseguir acertar na trilha sonora da cafeteria é saber o que os seus clientes querem escutar. Claro que vai ser impossível agradar a todas as pessoas, e você nem deve ficar tentando, mas sim, é possível oferecer um ambiente encantador.

Então, que tal começar a perguntar para os consumidores quais estilos musicais eles gostariam de ouvir, ou qual o nível de energia da playlist. Uma dica importante aqui, faça essa pesquisa em diferentes horários, afinal, ao longo do dia pode ser que músicas mais ou menos tranquilas sejam necessárias.

Por isso, nada de escolher uma trilha sonora e não mudar nunca mais. O ideal é que ela seja adequada conforme o momento do dia e até mesmo o dia da semana. Tudo vai depender de quão bem você conhece os seus clientes.

Saiba exatamente qual o tipo de atmosfera você quer que a sua cafeteria tenha

Antes de abrir a cafeteria você provavelmente montou um plano de negócios em que a visão e a missão da sua marca foram pensados. Esse foi o momento de definir qual a mensagem que a marca iria transmitir para conseguir alcançar um determinado público e vice-versa.

Pode ser que você tenha optado por uma cafeteria mais moderna, com uma decoração minimalista e até mesmo um pouco industrial. Ou então por ter um ambiente mais intimista, com luzes indiretas e uma certa penumbra no ambiente. Ainda, é possível que você tenha optado por uma cafeteria temática, e o que não faltam são exemplos pelo mundo afora (Harry Potter, Caça Fantasmas, Hello Kitty, dentre muitas outras).

Neste caso, a trilha sonora deve ser pensada conforme o tipo de ambiente que você quer oferecer. No primeiro exemplo que demos, provavelmente uma música eletrônica, sem ter um nível muito alto de energia, seja a melhor escolha para a trilha sonora.

Já na segunda cafeteria, aquela com a penumbra, pode ser que incluir algumas músicas de jazz seja uma escolha interessante. Já nas temáticas, você precisa ter músicas que combine com o tema, ainda mais se for relacionado a algum filme.

Alguns cuidados que podem fazer toda a diferença

A cafeteria pode ser um momento de reflexão, leitura de um livro, conversas, descanso ou apenas um passa o tempo. Garantir uma boa experiência para os seus clientes é fundamental para que eles gravem aquele sentimento bom na memória e queiram revivê-lo.

Neste caso, alguns cuidados são fundamentais reproduzir a trilha sonora na sua cafeteria, tais como:

  • Volume da música: a maioria das pessoas frequentam cafeterias para estudar, relaxar e conversar, portanto, evite música muito alta. Caso as pessoas não consigam se concentrar ou conversar isso deixará o ambiente bastante desagradável;
  • Crie playlists que acompanhem o momento: playlists mais animadas agilizam o consumo, sendo uma boa opção para os momentos de maior movimento. Por outro lado, músicas mais calmas, fazem com que o cliente reduza o ritmo e fique mais tempo no estabelecimento;
  • Cuidado com extremos: na hora de escolher a playlist evite ao máximo os extremos. Música animada não é sinônimo de balada, e música mais calma não significa tocar Enya (a menos que essa seja a proposta do café e os seus clientes gostem);
  • Aproveite as datas sazonais: esse é o momento de criar playlists incríveis e que combinem com a época e a decoração preparada para o momento. Todos esses elementos aliados a algumas bebidas e bolos preparados para a data farão o maior sucesso.

Conte com a ajuda de especialistas

Com tantos detalhes a serem considerados na hora de preparar a trilha sonora para a cafeteria, esse pode parecer um desafio maior do que você esperava, certo? Então não se preocupe, conte com a ajuda do time de especialistas da Listenx e saia na frente da concorrência.

Ao contratar os serviços da Listenx você terá o auxílio de um especialista para escolher as músicas certas para o seu café. Sem correr o risco de errar e espantar os clientes. São mais de 100 playlists disponíveis com diferentes estilos musicais, níveis de energia e ritmos. 

Com mais de 20 anos de experiência em música para negócios, a Listenx é uma ferramenta de marketing completa para te ajudar com a sonorização ambiente e a comunicação com o cliente. Confira de perto todos os benefícios de ser uma parceira da Listenx, veja a seguir como solicitar o seu teste gratuito agora mesmo!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes

A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas. Entretanto, escolher as músicas certas para a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Saiba como funcionam os aplicativos de música online

A música sempre teve um papel muito importante para os seres humanos. Ela é uma forma de expressão, parte de várias culturas e, claro, uma forma bem simples de entretenimento. Por isso que, graças às novas tecnologias, os aplicativos de música online têm ganhado destaque considerável em todo o mundo. Mas, além de serem uma…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Rádio para lojas: 7 razões para investir em uma

Você, gestor do varejo, já pensou em ter uma rádio para lojas no seu estabelecimento? Conhece todas as vantagens de ter uma rádio personalizada? Sabia que ela pode te ajudar a atrair e fidelizar clientes? Sem falar que ainda pode aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja e, consequentemente, as vendas? Bom, se…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Você sabe como funciona uma Rádio Indoor?

Se você é gestor ou proprietário de uma loja, restaurante, mercado dentre outros negócios do varejo, já deve ter ouvido falar na rádio indoor, estou certa? Ou até mesmo já tenha música ambiente no seu estabelecimento. Mas aí vem uma pergunta importante: você está conseguindo obter todos os benefícios que a rádio indoor pode oferecer?…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

O que é ECAD? Tudo o que você precisa saber sobre

Se você está pensando em implementar uma estratégia musical na sua loja, então precisa saber o que é o ECAD e como ele funciona. A sigla significa Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, e tem como função facilitar o pagamento e a distribuição dos direitos autorais. Portanto, o ECAD é o órgão responsável pela arrecadação…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Rádio para loja: devo investir na crise?

Em tempos de crise, é natural revistar as metas e planos para o seu negócio para fazer ajustes que possam ajudar o seu negócio a sobreviver a este período. Com a grande incerteza com relação ao futuro é fundamental se planejar tanto para não perder dinheiro, como para continuar obtendo resultados. Neste momento, muitos gestores…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Como escolher a música para loja masculina?

Escolher a música para loja masculina faz parte da estratégia de marketing sensorial que você irá adotar no seu estabelecimento. Afinal, uma boa trilha sonora pode melhorar (e muito) a experiência de compra de seus clientes. Se você não sabia disso, então continue com a gente! A música é uma ferramenta que te ajuda a…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções. Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos