Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Com a popularização das cafeterias, esses estabelecimentos se tornaram parte do dia a dia de muitas pessoas. Com isso, a concorrência também aumentou, tornando essencial conseguir implementar estratégias para se destacar e tornar o ambiente convidativo e agradável para os clientes.

E, uma das formas de conseguir fazer isso é reproduzindo a música ambiente certa. Mas, você sabe qual é a melhor trilha sonora para a sua cafeteria? Ou então, quais os melhores ritmos e níveis de energia da playlist?

Se você não tem ideia se está reproduzindo a trilha sonora certa e conquistando os clientes, ou apenas apertando o play e espantando os consumidores, continue com a gente. Neste artigo vamos te contar como escolher a música ambiente certa para a sua cafeteria. Boa leitura!

Por que devo me preocupar com a música ambiente da cafeteria?

Uma cafeteria é um ótimo lugar para relaxar sozinho ou curtir com os amigos. É comum passarmos bastante tempo nestes locais, por isso, crie um ambiente agradável, em que as pessoas queiram ficar mais tempo.

Claro que para isso acontecer é preciso ter alguns cuidados com a decoração do local, oferecer um bom atendimento e, claro, um bom café. Mas será que só isso basta ou é preciso ter algo mais?

Sim, tudo isso é essencial, mas mesmo que cada um dos pontos que mencionamos estejam integrados falta uma coisa: a música. Ela é uma peça-chave na cafeteria que pode ajudar a conquistar seus clientes de uma vez por todas.

Não acredita? Então vamos te contar alguns fatos descobertos por uma pesquisa da HeartBeats International sobre música ambiente em estabelecimentos comerciais. A ambientação sonora certa:

  • Aumenta em 96% as chances de serem lembradas pelo público;
  • Faz com que 35% dos consumidores passem mais tempo no estabelecimento;
  • 14% dos clientes consumirão mais do que o planejado;
  • 21% recomendaram o estabelecimento para conhecidos.
  • Se quiser conhecer mais detalhes sobre essa pesquisa clique aqui.

Ou seja, escolher a trilha sonora vai te ajudar a criar uma memória agradável associada ao seu estabelecimento. Assim, o consumidor vai continuar buscando aquela sensação e retornando para mais uma xícara de café!

Vale a pena lembrar que o ato de tomar um café faz parte da cultura brasileira, é com ele que iniciamos o nosso dia, damos risadas com os amigos ou fazemos aquela pausa necessária no trabalho para repor as energias.

Portanto, a sua cafeteira é muito mais do que um local em que as pessoas vão para conseguir aquela dose extra de energia para começar o dia. Ela faz parte do cotidiano e pode estar recheada de memórias, lembranças e bons momentos para quem a frequenta.

Como encontrar a playlist certa para a minha cafeteria?

Sabendo da importância em ter uma música ambiente para cafeteria, não basta apenas colocar para rodar uma playlist qualquer, é preciso escolher certo para garantir os resultados desejados. Afinal, se você reproduzir a música errada, vai fazer com que os clientes não apenas deixem a cafeteria, mas que também não queiram voltar.

Será que existe um ritmo de música certo para tocar na cafeteria? Alguns podem até achar que sim, e optam por aquelas playlists no estilo “música para café” em streamings. Se esse é o seu caso, o erro já começou aí.

Ah, então é preciso ter uma música mais enérgica, para combinar com a cafeína das bebidas? Também está errado! Então melhor uma música mais tranquila, para ajudar as pessoas a relaxar? Mas, as pessoas não estavam buscando formas de aumentar a energia? Confuso, certo? Então vamos ao passo a passo de como escolher a música certa para a sua cafeteria.

Saiba o que os seus clientes querem ouvir

A primeira tarefa para conseguir acertar na trilha sonora da cafeteria é saber o que os seus clientes querem escutar. Claro que vai ser impossível agradar a todas as pessoas, e você nem deve ficar tentando, mas sim, é possível oferecer um ambiente encantador.

Então, que tal começar a perguntar para os consumidores quais estilos musicais eles gostariam de ouvir, ou qual o nível de energia da playlist. Uma dica importante aqui, faça essa pesquisa em diferentes horários, afinal, ao longo do dia pode ser que músicas mais ou menos tranquilas sejam necessárias.

Por isso, nada de escolher uma trilha sonora e não mudar nunca mais. O ideal é que ela seja adequada conforme o momento do dia e até mesmo o dia da semana. Tudo vai depender de quão bem você conhece os seus clientes.

Saiba exatamente qual o tipo de atmosfera você quer que a sua cafeteria tenha

Antes de abrir a cafeteria você provavelmente montou um plano de negócios em que a visão e a missão da sua marca foram pensados. Esse foi o momento de definir qual a mensagem que a marca iria transmitir para conseguir alcançar um determinado público e vice-versa.

Pode ser que você tenha optado por uma cafeteria mais moderna, com uma decoração minimalista e até mesmo um pouco industrial. Ou então por ter um ambiente mais intimista, com luzes indiretas e uma certa penumbra no ambiente. Ainda, é possível que você tenha optado por uma cafeteria temática, e o que não faltam são exemplos pelo mundo afora (Harry Potter, Caça Fantasmas, Hello Kitty, dentre muitas outras).

Neste caso, a trilha sonora deve ser pensada conforme o tipo de ambiente que você quer oferecer. No primeiro exemplo que demos, provavelmente uma música eletrônica, sem ter um nível muito alto de energia, seja a melhor escolha para a trilha sonora.

Já na segunda cafeteria, aquela com a penumbra, pode ser que incluir algumas músicas de jazz seja uma escolha interessante. Já nas temáticas, você precisa ter músicas que combine com o tema, ainda mais se for relacionado a algum filme.

Alguns cuidados que podem fazer toda a diferença

A cafeteria pode ser um momento de reflexão, leitura de um livro, conversas, descanso ou apenas um passa o tempo. Garantir uma boa experiência para os seus clientes é fundamental para que eles gravem aquele sentimento bom na memória e queiram revivê-lo.

Neste caso, alguns cuidados são fundamentais reproduzir a trilha sonora na sua cafeteria, tais como:

  • Volume da música: a maioria das pessoas frequentam cafeterias para estudar, relaxar e conversar, portanto, evite música muito alta. Caso as pessoas não consigam se concentrar ou conversar isso deixará o ambiente bastante desagradável;
  • Crie playlists que acompanhem o momento: playlists mais animadas agilizam o consumo, sendo uma boa opção para os momentos de maior movimento. Por outro lado, músicas mais calmas, fazem com que o cliente reduza o ritmo e fique mais tempo no estabelecimento;
  • Cuidado com extremos: na hora de escolher a playlist evite ao máximo os extremos. Música animada não é sinônimo de balada, e música mais calma não significa tocar Enya (a menos que essa seja a proposta do café e os seus clientes gostem);
  • Aproveite as datas sazonais: esse é o momento de criar playlists incríveis e que combinem com a época e a decoração preparada para o momento. Todos esses elementos aliados a algumas bebidas e bolos preparados para a data farão o maior sucesso.

Conte com a ajuda de especialistas

Com tantos detalhes a serem considerados na hora de preparar a trilha sonora para a cafeteria, esse pode parecer um desafio maior do que você esperava, certo? Então não se preocupe, conte com a ajuda do time de especialistas da Listenx e saia na frente da concorrência.

Ao contratar os serviços da Listenx você terá o auxílio de um especialista para escolher as músicas certas para o seu café. Sem correr o risco de errar e espantar os clientes. São mais de 100 playlists disponíveis com diferentes estilos musicais, níveis de energia e ritmos. 

Com mais de 20 anos de experiência em música para negócios, a Listenx é uma ferramenta de marketing completa para te ajudar com a sonorização ambiente e a comunicação com o cliente. Confira de perto todos os benefícios de ser uma parceira da Listenx, veja a seguir como solicitar o seu teste gratuito agora mesmo!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Rádio indoor Listenplay, a melhor escolha para o seu negócio

Se você está procurando uma rádio para seu negócio é porque já entendeu todos os benefícios que fazer a sonorização ambiente pode te trazer e como a escolha da empresa certa pode influenciar no resultado.  O Listenplay é o primeiro serviço de marketing sensorial por assinatura do Brasil. Ele entrega playlists criadas por especialistas em…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

A música errada pode arruinar suas vendas

Você sabia que escolher a música errada para tocar na sua loja pode arruinar as suas vendas? Provavelmente você já deve ter percebido que muitos estabelecimentos, dos mais diversos segmentos do varejo, desde grandes redes internacionais de moda, passando por restaurantes e até pequenas lojas utilizam música ambiente. Entretanto, poucos gestores sabem da importância de…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

A Rádio Atmosfera agora é ListenPlay!

Tenho uma novidade para você! A Rádio Atmosfera, serviço de música para pequenos e médios negócios está se unindo com a ListenX, empresa especializada e líder no segmento de Music Branding no Brasil. A ListenX há mais de 15 anos ajuda grandes marcas como Lacoste, Hering, Pandora, MAC, Levi’s, Hope, Intimissimi, The Body Shop, entre…

Por Nayara Santos em 17.04.2019

Aprenda como montar playlist de outono para seu negócio!

Montar uma playlist de outono personalizada é muito importante para aumentar as vendas de um estabelecimento. Inclusive, não é incomum que você entre em uma loja com música ambiente e aproveite a trilha sonora para descontrair um pouco. Isso acontece porque a música é um recurso que é capaz não apenas de atrair novos consumidores,…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Playlists da Listenx: Entenda agora mesmo como elas são criadas!

A Listenx é um ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Mas, você sabe como são montadas as playlists da Listenx para fazer tanto sucesso?  Se você pensou que basta incluir algumas das músicas mais tocadas ou consideradas como “clássicos”,…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Quer ter a melhor trilha sonora na sua loja? Aprenda como escolher a música certa!

Que a música é capaz de mudar um ambiente você provavelmente já sabe e já deve ter passado por alguma experiência do tipo. Mas você sabia que ela pode influenciar nas vendas da sua loja e até mesmo na produtividade dos seus funcionários? Marcas que conseguem acertar na sua playlist aumentam significativamente as chances dos…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

O poder da música na era da experiência do cliente: como a trilha sonora influencia o comportamento do consumidor

Você provavelmente está se perguntando se é possível influenciar um cliente com a música, entregando algo diferente daquilo que ele foi buscar? Sim, é possível! E estamos aqui justamente para te contar mais detalhes sobre isso. Isso acontece porque a audição é um dos sentidos mais sensíveis que o ser humano possui, sendo o primeiro…

Por Nayara Santos em 23.02.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos