A música tem um papel fundamental em muitas culturas pelo mundo, bem como é um dos elementos mais importantes em muitas celebrações. Então, porque não torná-la também uma peça essencial na sua loja e para a sua marca? Esse é justamente o papel do audio branding.
Ainda não conhece em detalhes o audio branding, não sabe porque ou como aplicá-lo? Não tem problema. Neste texto nós vamos trazer essas informações. Vem com a gente e comece a construir uma marca ainda mais forte e diferenciada! Boa leitura!
O que é audio branding e porque devo aplicá-lo na minha empresa?
Branding nada mais é do que estratégias adotadas para melhorar a percepção da sua marca pelo cliente. No caso do audio branding essa construção de percepção é feita através da música que é reproduzida na loja enquanto o cliente faz as compras.
Essa estratégia está inserida dentro do marketing sensorial, que tem por objetivo criar um ambiente de compras diferenciado através da inserção de estímulos visuais, auditivos, palatáveis, olfativos e táteis na loja. Assim, você oferece ao cliente uma experiência imersiva enquanto ele está na sua loja. Inclusive, essas estratégias já vêm sendo utilizadas por muitas empresas do varejo e por grandes marcas.
Dentre os principais benefícios, podemos destacar:
- Reafirmação da identidade da marca;
- Redução da poluição sonora;
- Otimização da experiência de venda;
- Memorização da marca e seus atributos.
Como aplicar o audio branding na minha empresa?
Falando assim, aposto que você ficou curioso em saber o que é preciso fazer para conseguir implementar o audio branding na sua loja, não é verdade? Então calma que a gente te conta.
A primeira coisa que você deve ter em mente é resistir à tentação de utilizar rádios convencionais ou deixar a escolha da playlist por conta própria, ou dos funcionários. Primeiro, porque você estará correndo o risco de ter propaganda da concorrência sendo veiculada na sua loja.
Segundo, porque a trilha sonora escolhida pode não combinar com a sua marca e a mensagem que você quer transmitir para os clientes. Terceiro, porque a música pode não combinar com o perfil do seu cliente.
Esses erros podem fazer com que a sua estratégia seja fracassada. As nossas orientações básicas para aplicar a estratégia de audio branding na sua loja são:
- Construir uma identidade sonora para a sua marca, produto ou serviço;
- Encontrar o(s) gênero(s) musical(is) que combina(m) com a sua marca e com o seu público;
- Encontre o som perfeito para encantar o cliente.
Ter uma estratégia de audio branding pode ser muito mais simples e você não precisa fazer tudo sozinho. Pelo contrário, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados, como é o caso da Listenx, empresa pioneira de audio branding no Brasil. Com ela você pode ter a sua rádio personalizada, reproduzindo a playlist feita sob medida para a sua marca.
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