Por Nayara Santos em 30.06.2023

Porque ter uma playlist na loja melhora a experiência dos clientes?

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Entender porque fazer uma playlist para lojas pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso porque, uma loja de varejo precisa possuir estratégias bem definidas para deixar os consumidores à vontade em seu ambiente e fazer com que eles se lembrem da sua marca. E, vale a pena dizer, a música tem um papel importantíssimo nisso.

Portanto, acertar na escolha da música pode trazer muitos frutos para o seu negócio. Não apenas porque torna o ambiente agradável, ajudando a mantê-los por mais tempo na sua loja. Mas também porque isso pode resultar em um aumento nas compras e na fidelização desses clientes.

Para ser consistente, uma boa estratégia é definir uma playlist para loja que será usada durante o seu período de funcionamento. Afinal, essa é uma importante forma de se comunicar com o cliente, reforçando a identidade da sua marca. 

Assim, se você ainda não entende a importância de ter uma playlist na sua loja, chegou o momento de mudar isso. Neste artigo, listamos alguns motivos para que você tenha a trilha sonora ideal para sua loja! Confira!

Melhorando a experiência do cliente com a playlist para lojas

Uma coisa é certa, a música pode transformar ambientes e o humor das pessoas. Basta lembrar das festas em que você já foi, da música que estava tocando e da atmosfera que isso trouxe. 

Provavelmente durante a reunião de amigos, ou em um jantar de negócios, a trilha sonora era mais tranquila. Por outro lado, em grandes festas, mais animadas, a música geralmente possui uma energia maior e ritmos mais acelerados.

Trazendo essa experiência para o mundo dos negócios, fica fácil de entender como a música pode influenciar o humor e o comportamento dos clientes na sua loja. Sem falar que, você ainda pode utilizar a música a seu favor, conforme o ambiente que você quer oferecer aos clientes, ou até mesmo com o ritmo de compras que você quer que eles tenham.

Música ambiente incrementa as vendas

Se você quiser oferecer aos seus clientes uma boa experiência de compras através de uma playlist, então a primeira coisa a ser feita é entender qual é o gosto musical do seu público-alvo. Lembre-se de que a escolha da playlist da sua loja deve ser baseada naquilo que os seus clientes costumam ouvir, e não no seu gosto pessoal.

Inclusive, preparar a playlist da loja com base no gosto pessoal, seja o seu ou o dos vendedores, é um erro gravíssimo, que pode custar caro para a sua loja. Já que cerca de 44% dos clientes deixam a loja sem comprar nada quando a música é ruim.


Portanto, saber o estilo de música que agrada mais às pessoas que frequentam sua loja permite que você explore uma infinidade de combinações musicais, se mantenha fiel ao ideal da playlist. Para você ter uma ideia, em 1982, o pesquisador Ronald E. Milliman conduziu um estudo no qual comprovou que a presença de música ambiente aumentou em 34% a permanência dos clientes de um supermercado. Isso levou, consequentemente, a um aumento das vendas.

Portanto, todo cuidado é pouco na hora de escolher a trilha sonora da sua loja. Se você quiser como fazer isso e evitar os principais erros, confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio. Lá a gente te conta tudo o que você precisa saber para criar uma playlist sob medida para a sua marca.

Música influencia no comportamento

De volta ao nosso exemplo da festa, provavelmente, quando você estava em um ambiente com uma música mais tranquila, a sensação que dominava era de calma, fazendo com que você conversasse com as pessoas em tons de voz mais baixos. Da mesma forma, quando a música era mais agitada, você provavelmente se sentia mais energético, e isso, sem dúvida alguma, era transmitido na forma como você interagia com as pessoas ao redor. 

Diante disso, é possível perceber o quanto a música consegue influenciar no comportamento das pessoas. Essa pode até ser uma percepção sua, mas ela já foi comprovada. Segundo divulgado em alguns estudos, a utilização de música ambiente tem o poder de influenciar no comportamento das pessoas. Por isso, escolher músicas que combinem com o perfil da sua loja e do seu público é essencial para uma estratégia de sucesso.

A depender do estilo da sua loja, é possível criar uma playlist que busque ter um efeito, previamente planejado, nas ações dos seus clientes. Como falamos anteriormente, um bom exemplo são as músicas clássicas em lojas que possuem esse perfil.

Portanto, é essencial saber como o público reagirá perante sua escolha de músicas. Cada loja possui um perfil próprio e um estilo único do seu público-alvo. Por isso é preciso aliar a escolha das músicas às características do público, sempre buscando fazer com que a resposta a sua playlist esteja de acordo com o que foi planejado anteriormente.

Por exemplo, se você possui uma adega com vinhos de diferentes países, quando quiser aumentar as vendas de vinhos franceses, pode tocar músicas francesas. Outro bom exemplo é com relação ao ritmo de compras dos clientes.

É muito comum que algumas lojas optem por utilizar playlists com um nível maior de energia nos horários de maior movimento. Assim, você estimula o cliente a comprar mais rápido. Por outro lado, se a intenção for fazer com que o cliente relaxe, então a playlist deve ter músicas com um ritmo mais calmo.

Uma playlist para loja gera identidade

Uma das tarefas mais difíceis dos gestores do varejo é encontrar formas para se diferenciar da concorrência. Afinal, não basta ter produtos de qualidade ou um bom atendimento, muitas vezes, são os detalhes que vão fazer com que o cliente prefira comprar na sua loja. E, sim, a playlist certa é um desses detalhes que fazem toda a diferença.

Isso porque, com as músicas certas, você consegue transformar o ambiente da sua loja, permitindo não apenas que o cliente se identifique com a sua marca, mas também reforçar a identidade da sua marca e a mensagem que ela tem para passar.

Portanto, definir o estilo da música que você utilizará em sua loja pode ser difícil. Porém, após pesquisar o gosto do seu público-alvo ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, você terá uma playlist extremamente personalizada. Ser consistente na montagem das músicas é a chave para que, ao ouvir um estilo parecido em outras ocasiões, o consumidor faça uma associação imediata com o seu espaço.

Além disso, você atrairá para a loja clientes que se conectam com a sua identidade musical, aumentando a permanência deles na loja e, consequentemente, o consumo. Desta forma, você estará proporcionando um customer experience muito mais incrível e até mesmo personalizado.

Visite e procure saber quais estratégias de música são utilizadas tanto pelos seus concorrentes, quanto pelas lojas de outros setores. Observe como cada estilo de música te faz sentir: você perceberá a grande influência da música para suas vendas!

Ter uma equipe de vendas mais produtiva

Quando falamos em varejo, não importa o ramo de atuação, produtividade é algo essencial. Afinal, quanto mais você consegue produzir em um período mais curto de tempo, maior será o seu lucro, não é mesmo?

Por isso, conhecer diferentes hacks de produtividade (temos um e-book apenas sobre isso, faça o download agora mesmo) é essencial. E, ter uma playlist na loja pode ser uma das formas para aumentar a produtividade da sua equipe.

Assim como a música consegue influenciar os clientes, ela também vai influenciar os vendedores e todos os funcionários que a estiverem ouvindo. Ou seja, músicas mais tranquilas deixarão os funcionários mais tranquilos, e músicas mais agitadas, pode fazer com que eles exerçam as suas atividades com maior rapidez.

Entretanto, uma coisa é certa, a música ajuda a aumentar a concentração, diminuir os erros e até mesmo a deixar o ambiente de trabalho mais agradável, com menos conflitos entre as pessoas. 

Resumindo, a sua equipe ficará mais feliz trabalhando em um ambiente melhor e isso vai refletir diretamente na forma como o atendimento é realizado. Lembre-se que, um bom atendimento faz parte da experiência de compras do cliente e, se o seu cliente for bem atendido, ele voltará.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 100 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

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