Por Nayara Santos em 30.11.2023

A importância da seleção de músicas ambiente para seu negócio

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Se você chegou até aqui, com certeza está em busca de entender melhor como fazer a seleção de músicas ambiente para o seu estabelecimento, certo? Entretanto, para saber como escolher certo, primeiramente você precisa entender a importância de ter música no estabelecimento.

Que a música é capaz de mudar a atmosfera de um ambiente provavelmente você já saiba. Isso a torna uma poderosa aliada na hora de proporcionar uma boa experiência de compras para o cliente e fidelizá-los. Apesar disso, se a escolha das músicas for equivocada, você terá um grande problema em mãos.

Por isso, hoje vamos te explicar todos os impactos que a música ambiente pode ter no seu negócio e daremos algumas dicas de como escolher certo. Confira!

Afinal, por que a seleção de músicas ambiente importa?

A seleção de músicas ambiente é de suma importância nos mais diversos aspectos. Porém, a primeira coisa que se deve ter em mente é que a música tocada poderá não apenas influenciar diretamente a opinião do consumidor, como também o seu comportamento. 

Mas, você não precisa acreditar em tudo que a gente fala. Por isso, trouxemos alguns dados interessantes sobre a influência da música no comportamento dos consumidores e como ela é capaz de trazer bons resultados para os varejistas que as implementam.

Seja lembrado pelos clientes

Nem sempre é fácil marcar a memória do cliente que visita a sua loja, ainda mais de forma positiva. Essa tarefa pode ser ainda mais desafiadora quando estamos falando em datas comemorativas do varejo, período no qual os consumidores visitam diversas lojas.

A boa notícia é que nem tudo está perdido. De acordo com um estudo promovido pela empresa sueca HeartBeats Internacional, negócios que tocam músicas que estejam relacionadas com a própria identidade têm 96% de chance de serem lembrados pelo cliente. 

Como você bem sabe, ser lembrado pelo cliente significa novas visitas à loja e recomendações para outras pessoas. Portanto, você terá em mãos boas oportunidades para aumentar as vendas e o movimento da loja.

Clientes ficam mais tempo no estabelecimento

A experiência sonora também impacta diretamente no tempo que os clientes passam dentro do local. Com a música certa, 35% permanecem por mais tempo no estabelecimento; em contrapartida, 44% podem ir embora porque o som não os agradou.

Para entender a importância que a música possui neste contexto, basta lembrar de alguns estabelecimentos nos quais você quis ir embora porque a música era ruim. Pode até ser que você não tenha percebido uma trilha sonora agradável, mas com certeza isso não fez com que você deixasse a loja e muito menos te marcou de forma significativa.

Não corra esse risco, continue com a gente e saiba como fazer a seleção de músicas ambiente para o seu negócio.

Melhore a experiência dos clientes e as suas vendas

A música também influencia diretamente a experiência de compras do cliente. Isso porque ela é capaz de deixar o ambiente mais agradável e, consequentemente, deixar o consumidor mais a vontade para continuar com as compras. 

Como falamos anteriormente, se a trilha sonora agrada o consumidor não vai querer deixar o estabelecimento rapidamente e ainda se lembrará da sua loja. E, claro, a consequência disso não poderia ser outra senão o aumento nas vendas.

Sim, a música te ajuda a melhorar a experiência do consumidor e melhorar as vendas, mas para isso, você também precisa implementar outras estratégias na loja. Afinal, de nada adianta ter uma playlist incrível se o atendimento é ruim ou se a loja é bagunçada.


Saiba mais sobre como oferecer a melhor experiência na sua loja com o nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes. O download é gratuito!

Equipe mais produtiva com a seleção de músicas certas

Por último, mas não menos importante, uma boa seleção de músicas ambiente também ajuda seus colaboradores. Isso mesmo, a música também pode influenciar diretamente na produtividade dos seus funcionários

Lembre-se, a música pode influenciar todas as pessoas que estão no ambiente, por isso, a seleção adequada da playlist é fundamental. Desta forma, você poderá deixar a sua equipe mais motivada, que eles mesmos possam perceber um aumento de produtividade e ainda melhorar os relacionamentos interpessoais.

Como escolher a playlist certa para a minha empresa?

Já deu para entender que a música tem o poder de influenciar diretamente no sucesso da sua empresa. Entretanto, assim como a escolha das músicas certas podem garantir um aumento nas vendas e na fidelização dos clientes, se você utilizar as músicas erradas então você poderá ter o efeito contrário. Por isso, é essencial escolher a trilha sonora certa.

E para conseguir fazer isso, é essencial que você tome alguns cuidados que falaremos a seguir.

Entender quem é o seu cliente

Você sabe quem realmente é o seu cliente? Essa pergunta pode parecer ingênua, mas você realmente conhece todas as dores, necessidades e preferências do seu público-alvo? Pois, muitos varejistas não dão a devida atenção a isso e acabam errando na hora de planejar as estratégias de marketing.

Uma estratégia que pode te ajudar a entender quem compra na sua loja é criar uma (ou mais) persona que representa o seu cliente. Essas personas nada mais são do que personagens fictícios que representam os mais diferentes perfis de clientes que compram com você.

Ao criar uma persona fica muito mais fácil elaborar soluções que tornem o dia-a-dia desse cliente melhor. Ao fazer isso, você consegue agregar valor à sua marca e aumentar as possibilidades de fidelizar o cliente.

Criar uma identidade sonora para a sua empresa

Existem diferentes formas que o cliente pode reconhecer a sua marca. Muitos empreendedores trabalham para que o logo seja lembrado, bem como as cores do estabelecimento e até mesmo a decoração da loja. Mas, e quanto à identidade sonora dela?

Sim, a música pode ser mais um elementos a ajudar o cliente a se lembrar da sua marca. Sem falar que ela ajuda também a deixar o universo da sua marca muito mais imersivo, facilitando a conexão com quem entra no local.

Cuidado com o estilo musical

Um dos erros mais graves na seleção de música ambiente é preparar uma playlist com base no gosto musical do dono do estabelecimento ou da equipe de vendas. As músicas podem ser agradáveis e alguns clientes gostarem, entretanto, o contrário também pode acontecer.

Isso sem falar que provavelmente essa playlist não representa a sua marca. Ou seja, você ainda pode deixar o cliente confuso, com um ambiente pouco coeso e no qual as pessoas não se sentem bem, mesmo que não entendam o porquê. Por isso, evite cair nessa armadilha.

Volume

Outro cuidado que deve ser tomado é com relação ao volume da música. Quando está muito alta os clientes podem ter dificuldade para conversar com os vendedores, por exemplo. Por outro lado, quando muito baixa os clientes não ouvirão a música e você não conseguirá desfrutar de todos os benefícios que falamos acima.

Se você quiser mais detalhes de como montar a playlist certa para a sua empresa, confira o nosso e-book gratuito Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Associe ações e melhore a experiência de compras do cliente

Entender como melhorar a experiência do cliente ao longo da jornada de compras pode trazer muita vantagem competitiva para a sua empresa. Isso porque, você será capaz de oferecer o melhor para o cliente e, mesmo que os preços não sejam os menores, se a experiência for boa, o cliente retornará para outra compra.

Oferecer uma boa experiência para os consumidores pode até parecer algo irrelevante. Entretanto, os consumidores brasileiros são os que mais dão valor a esse aspecto durante a jornada de compras. Portanto, cada detalhe importa!

Claro que uma das formas de se fazer isso é com a música, como já falamos anteriormente, mas ela não é a única. Outra ferramenta muito poderosa para uma empresa do varejo é ter uma equipe de vendas bem treinada. 

Lembre-se, os vendedores estão representando a sua marca e precisam fazer isso da forma certa. Sem falar que, quando o cliente é bem atendido ele sai satisfeito da loja e fica com aquela lembrança boa. Assim, se alguém comentar sobre algum produto ou loja do ramo da sua empresa, o cliente se lembrará dos bons momentos que passou na loja e indicará o seu estabelecimento.

Por isso, invista no treinamento e na aperfeiçoamento dos seus funcionários. Isso é essencial também para os funcionários que atuam na área de pós-venda. Essa medida é interessante para que você consiga reter os clientes e dar retorno do que precisa ser melhorado ao longo da jornada de compras.

Vale a pena mencionar que a tendência é que o e-commerce tenha cada vez mais relevância. Por isso, você também precisa conseguir oferecer a melhor experiência de compras para os clientes que optarem por esse canal. Ter um site com boa navegabilidade, bons mecanismos de busca e que sejam seguros e confiáveis para pagamento, podem ser um grande diferencial.

Seleção de músicas ambiente e a rádio personalizada

Ter uma boa seleção de músicas ambiente ajuda, mas isso não é sinônimo de sucesso com essa estratégia. Isso porque ter uma boa playlist não significa que ela será reproduzida e nem que as músicas certas serão tocadas ao longo do dia.

Isso porque os vendedores podem não querer reproduzir a playlist escolhida e simplesmente continuar tocando a seleção pessoal deles. Por isso, é preciso desenvolver formas de se certificar que as músicas escolhidas estejam sendo realmente tocadas na sua loja.

Uma solução interessante para esse problema é ter uma rádio personalizada. Com ela você pode operar as músicas no modo offline e ainda criar diferentes perfis dentro do sistema, cada perfil só pode ser acessado com uma senha. Isso impossibilita que as músicas sejam trocadas sem a sua autorização.

Tenha a melhor seleção de músicas para o seu negócio

Agora que você já conhece a importância da seleção de músicas ambiente para o seu negócio, é importante dizer que você não precisa montar a sua playlist sozinho. Para isso, existem empresas especializadas em música para negócios, como a Listenx.

Com ela você terá mais de 100 playlists cuidadosamente preparadas por profissionais altamente qualificados. Cada um delas identificadas pelo nível de energia, com o número de músicas, e indicações de qual tipo de ambiente ela ajuda a oferecer aos consumidores.

Aproveite também que a Listenx oferece a possibilidade de melhorar a comunicação com os seus clientes. Isso pode ser feito com a reprodução de anúncios, pré-gravados ou personalizados, ao longo da programação musical. 

Essa é uma ferramenta que te ajuda a divulgar promoções, eventos e novidades da loja de maneira prática e rápida. Não perca mais tempo, logo abaixo te contamos como se inscrever para fazer um teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Por que contratar um software para rádio indoor?

Quer encontrar a trilha sonora perfeita para embalar seus clientes em seu estabelecimento comercial? Confira essa opção de software para rádio indoor!

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Som ambiente para empresas: saiba tudo sobre o assunto

Você sabia que oferecer som ambiente na sua empresa pode fazer com que a produtividade dos funcionários aumentem? Ou então, que o som ambiente em loja pode aumentar as suas vendas? Melhor ainda, ele também pode te ajudar a reforçar a identidade da marca e oferecer uma experiência única para os clientes? Pode até parecer…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Gosto musical e personalidade: como estão diretamente relacionados?

Provavelmente você já deve ter reparado que existe uma relação entre gosto musical e personalidade, não é mesmo? Se você respondeu essa pergunta com um sim, você está certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no portal de divulgação científica Medical Xpress, demonstrou empiricamente que existem correspondências muito específicas entre…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Música Ambiente para Fast Food Funciona?

A competição entre as diferentes redes de fast food é enorme. Como se não bastassem as grandes redes, cada vez mais empresas menores estão tentando pegar a sua mordida do mercado, mesmo que ela não seja tão grande assim. Por isso, cada detalhe conta, e poderá te ajudar a se destacar da concorrência e a…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Serviço de music branding no Brasil: conheça a Listenx e seus diferenciais

Investir em music branding pode fazer toda a diferença na forma como os consumidores enxergam o seu estabelecimento. Isso acontece porque a audição é um dos mais importantes sentidos do ser humano, capaz de despertar emoções, criar conexão e, o mais importante, fazer o consumidor comprar mais. Isso fez com que os serviços de music…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos