Por Nayara Santos em 16.11.2023

Influências da música na sua loja

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Você já ouviu falar sobre a influência da música em uma loja? Se não ouviu então precisa conhecer mais a respeito. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar formas de se destacar da concorrência e vender mais é fundamental.

E, a música pode ser esse diferencial que você estava procurando. Apenas para se ter uma ideia, a música é capaz de influenciar o comportamento do consumidor, reforçar a sua marca, melhorar o ambiente de compras e até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários. Incrível, não é mesmo?

Mas, como nós sabemos que nem todas as pessoas acreditam nisso, preparamos esse artigo para trazer mais informações sobre o papel da música na estratégia de marketing no varejo. Não perca mais tempo, confira como a música pode te ajudar e melhore o desempenho de suas lojas com uma boa playlist. Boa leitura!

Qual é a importância da música nas vendas?

É muito comum que a utilização da música em empreendimentos comerciais seja feita sem o conhecimento real de sua eficácia. Muitas pessoas acreditam que a música serve apenas para mascarar sons externos ou mesmo para preencher o silêncio que ficaria no ambiente.

Pensando assim, é comum que a sonorização da loja seja feita com base no gosto musical do proprietário ou dos colaboradores. Inclusive, essas escolhas geralmente se baseiam em incluir um elemento que ajude a rotina de trabalho, mas sem pensar no que isso representa para os consumidores que visitam o estabelecimento. 

Porém, tudo muda quando se descobre que, ao contrário de uma simples distração, a música pode funcionar como um agente ativo de conversão. Ou seja, te ajudar a obter melhores resultados, seja em vendas, em fidelização, no aumento do movimento da loja e até ficando na memória do cliente.

Vale a pena dizer que essa informação não é algo subjetivo, muito pelo contrário, ela foi comprovada com estudos realizados com consumidores. Essas pesquisas indicam que a música pode influenciar nas etapas de decisão do consumidor na loja. Um levantamento da Opinion Box, por exemplo, apontou que 39% dos entrevistados concordam plenamente com a afirmação de que a música interfere diretamente em seu humor.

A boa notícia é que você pode tirar proveito disso e influenciar o cliente durante as compras. Seja melhorando o humor dele, oferecendo um ambiente agradável, em que ele se sente bem e tem vontade de retornar.

Como começou a relação da música com os negócios?

Apesar de muitos profissionais compreenderem tardiamente a relação entre música, vendas e consumo, essa descoberta não é recente e muito menos inovadora. Então, se esse é o seu caso, não precisa se preocupar. 

O que importa mesmo é o que você fará com esse novo conhecimento adquirido. Ou seja, quando irá implementar essa estratégia no seu planejamento de marketing e não ficar aquém de seus concorrentes. Aliás, se você ainda não tem uma estratégia de marketing para a sua empresa, confira o nosso e-book Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

Na verdade, a música passou a ser utilizada com real intenção de afetar o comportamento das pessoas em meados de 1900. Na época, essa estratégia ficou conhecida como música ambiente e o termo ainda é bastante utilizado até hoje. Outra denominação menos conhecida atualmente é “música de elevador”, já que uma de suas primeiras aplicações foi para tranquilizar frequentadores de arranha-céus, que usavam os elevadores.


Na sequência, a divulgação desta prática fez com que a música chegasse aos ambientes de trabalho, relaxando os colaboradores de empresas. E, só então, foi compreendido o potencial que o som ambiente poderia exercer sobre o consumidor.

Nos anos 2000, o uso da música nas lojas se popularizou. Uma pesquisa norte-americana chegou a indicar, já nessa época, sua eficácia. O estudo apontou que consumidores mais impulsivos gastavam mais quando faziam compras em um ambiente com música.

Quais são as influências da música na sua loja?

Bom, já falamos diversas formas que a música pode influenciar as pessoas, seja durante atividades do dia a dia, ou especificamente quando elas estão fazendo compras. Mas, queremos trazer mais detalhes sobre essa ação de marketing sensorial que pode mudar a forma como o consumidor enxerga a sua marca.

Quando um cliente entra na loja ele poderá ser influenciado por uma grande diversidade de fatores, como as cores, a forma como os produtos estão organizados, a iluminação, a música e até mesmo o cheiro da loja. Alguns deles, o cliente pode notar, como é o caso da organização, enquanto outros podem passar despercebidos e exercer um grande poder sobre a decisão de compra, como é o caso da música.

Isso significa que a música tocada na sua loja irá influenciar os clientes que estão na loja, mesmo que eles tenham entrada apenas para “dar um olhadinha” nos produtos. Também é preciso pensar em todas as etapas da jornada de compra e em todas as sensações que você quer gerar no seu público antes de colocar qualquer estratégia em prática.

Esse é o chamado marketing de experiência e, se você quiser conferir todos os detalhes, temos um guia completo para você implementar na sua loja: Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio. Faça o download gratuito agora mesmo.

Atrair a atenção do cliente

Se você está passando por uma loja e ouve um som agradável, vai, pelo menos, olhar para o local, certo? Pois, o seu consumidor fará exatamente a mesma coisa. E é por isso que essa é a primeira influência que a música pode exercer no seu público é atrair a atenção dele. 

Mas, para que isso aconteça você não pode simplesmente reproduzir qualquer música, muito pelo contrário, a trilha sonora deve estar alinhada ao gosto musical dos seus clientes. Vale a pena dizer que isso não significa que seja necessário incluir apenas os mesmos cantores e bandas que eles gostam.

Muitas vezes, o nível de energia certo na playlist pode ser suficiente para conseguir atrair a atenção do cliente. Por exemplo, pessoas que não gostam de música alta ou muito agitada pela manhã, provavelmente evitarão estabelecimentos que reproduzam músicas com essas características.

Aumento do tempo de permanência na loja

Ninguém consegue ficar muito tempo em um local com um som irritante, não é mesmo? Sabe aquela torneira pingando, que não deixa ninguém dormir, até que seja devidamente fechada? É essa a sensação de irritação que o cliente vai sentir se a música reproduzida na loja for desagradável. 

Pensando nisso, é importante que as músicas escolhidas para a playlist da sua loja não façam seu consumidor ir embora. Segundo a HeartBeats International, 44% dos consumidores desistem das compras e deixam a loja rapidamente quando a música não é agradável.

Isso é quase metade dos clientes, portanto, não dá para perder vendas porque você escolheu a trilha sonora errada. Isso pode representar um grande prejuízo para a sua empresa, seja porque você não fechou a venda, ou porque o cliente deixou o estabelecimento com uma impressão ruim do local e vai pensar duas vezes antes de retornar para novas compras.

Por outro lado, quando você escolhe a trilha sonora adequada para a marca e que agrada aos seus clientes, 35% deles passarão mais tempo no estabelecimento e 14% comprarão mais. Quer resultado melhor do que isso?

Escolhas de compra

Sabe quando você vê uma propaganda, ou lembra de uma música e tem vontade de consumir um produto específico? Não acha possível, basta lembrar da propaganda da “pipoca e guaraná, que sede que dá!”, ou seja, se você come pipoca lembra do guaraná e vice-versa.

Pensando nisso, fica evidente que a playlist reproduzida na sua loja pode influenciar nas decisões de compra dos consumidores. Essa pode ser uma excelente estratégia nos estabelecimentos que trabalham com marcas e produtos internacionais.

Assim, se a ideia é aumentar a venda de produtos franceses, então escolha músicas nesse idioma, e assim por diante. Mas, isso pode ser aplicado também a empresas que trabalham com produtos nacionais e regionais. Se eles forem de alguma região específica, você também pode incluir músicas que remetem à localidade na qual eles são mais consumidos.

Ajuda o cliente a se lembrar da sua loja

Provavelmente você deve ter uma música que marcou algum momento da sua vida, não é mesmo? Seja ele bom ou ruim, sempre que você escuta aquela música, o episódio vem à sua mente e até mesmo as emoções que você sentiu se tornam reais. Com o mundo do varejo não é diferente. 

Quando o cliente entra em uma loja que tem uma atmosfera agradável, o que inclui uma música também agradável, o seu subconsciente irá memorizar esse momento e esse estabelecimento como um lugar confortável. Assim, sempre que ela ouvir aquela música ela vai lembrar da sua loja, e isso pode fazer com que ela retorne.

Isso mostra também porque é tão importante criar uma sensação boa quando o cliente está na loja. Afinal, se o ambiente for agradável, ele deixará o estabelecimento se sentindo bem e querendo voltar. Por outro lado, se o ambiente for ruim, então a impressão deixada no cliente poderá ser desagradável. E, como falamos até aqui, a música é um desses elementos que ajudam a causar uma boa impressão no consumidor.

Ritmo de compras

Outra influência da música na sua loja é que você consegue, de certa forma, controlar o ritmo de compras dos clientes. Isso pode ser facilmente feito trabalhando com o nível de energia da playlist que será reproduzida.

Músicas mais calmas tendem a deixar o consumidor mais tranquilo e fazer com que ele diminua o ritmo das compras, e olhe os itens expostos com mais detalhes. Podendo ser ideal para os momentos de menor movimento, ou em determinados momentos do dia, como no período da manhã.

Já nos momentos de maior movimento, você pode acelerar o ritmo das compras colocando uma trilha sonora mais agitada. Playlists com níveis de energia maior também podem ser utilizadas nos momentos em que os clientes geralmente estão mais animados, como no final do dia.

Vale a pena dizer que não há uma regra do melhor horário do dia para utilizar essa ou aquela trilha sonora. Para acertar você precisa conhecer os seus clientes e saber qual nível de energia eles preferem. Por isso é importante ter mais de uma playlist à mão para utilizar sempre que necessário.

Fortalecimento da marca

Além de agradar o seu público você também pode utilizar a música para conseguir fortalecer a sua marca. A trilha sonora escolhida pode reforçar a mensagem ou a imagem que você quer que a sua marca tenha ou a forma como você quer que os clientes enxerguem a sua marca.

Um bom exemplo seria uma loja de roupas que vende produtos com as últimas tendências da moda. O ideal é que a trilha sonora seja repleta de músicas eletrônicas, semelhante a um desfile de moda. Assim, a música combina com a sua marca e o cliente percebe isso. 

Precisamos apenas ressaltar que o fortalecimento da marca também deve ser feito utilizando-se outros recursos. Para isso, você deve pensar em como a decoração do ambiente será feita, qual o tom de voz utilizado nas comunicações com os clientes, as cores da marca, a presença nas redes sociais, dentre outros.

O mais importante aqui é que todos esses elementos de conversem, ou seja, um complementa o outro. Aliás, a música pode ser utilizada para integrar todos esses elementos, deixando toda a sua estratégia de marketing mais coesa.

Produtividade dos funcionários

Por último, mas não menos importante, a influência da música na sua loja não se limita apenas aos clientes, mas se estende também para os seus funcionários. Estudos comprovam que a produtividade melhora dependendo da trilha sonora utilizada.

Isso pode ser observado principalmente devido ao aumento na concentração. Desta forma, os erros humanos diminuem e até mesmo as relações entre os membros da equipe ficam melhores. E, uma coisa é certa, ao trabalhar em um ambiente melhor os vendedores passarão a refletir essa atmosfera, inclusive durante o atendimento aos consumidores.

Portanto, você não tem mais desculpas para não começar a utilizar a música na sua loja agora mesmo!

Como escolher a música mais adequada para a minha loja?

Agora que você já conhece a influência que a música tem na sua loja, conheça alguns passos essenciais para escolher a playlist certa e garantir que a música exercerá uma influência positiva. 

Entender a persona

Conhecer seu público-alvo é importantíssimo. No Brasil, os gêneros musicais mais populares são pop, sertanejo e MPB. No entanto, se o estilo de sua persona é rocker, é preciso ser coerente e optar por variações como pop-rock, ou grunge. 

O importante é ser fiel aos gostos do seu consumidor e preparar a playlist da loja com base nas preferências deles. Claro que você não precisa incluir apenas cantores e bandas que eles gostam, mas deve tentar se manter dentro do mesmo estilo ou com melodias semelhantes.

Atentar-se aos detalhes

Já ouviu dizer que os detalhes fazem toda a diferença? Talvez, você até tenha percebido isso na prática. Basta pensar em um determinado produto que tem um bom acabamento, e em outro que você pode ver onde estão os remendos.

Pois a mesma coisa acontece com a sua trilha sonora. De nada adianta criar uma playlist incrível, se você errar no volume. Se o consumidor não conseguir escutar você não conseguirá colher todos os benefícios que falamos acima. Por outro lado, quando o volume está alto, os vendedores e os clientes terão dificuldade em se comunicar, e isso pode atrapalhar a experiência do cliente.

Além disso, a qualidade do áudio também deve ser boa, para que ruídos não atrapalhem a experiência do cliente e não comprometa a produtividade da sua equipe de vendas.

Estar atualizado

A não ser que sua loja seja vintage, tocar músicas muito velhas pode soar cafona e incomodar o ouvido dos seus consumidores — isso, se eles chegarem a entrar no ponto de venda, não é mesmo? Então, é preciso estar sempre atualizado sobre os hits do momento, obviamente, no segmento da persona.

Isso não significa que você precise atualizar a sua playlist cada vez que a lista das mais tocadas sofrer alguma alteração. Mas, é essencial ficar atento para renovar a playlist de tempos em tempos.

Não arrisque, conte com que a ajuda de quem entende de músicas para negócios

Como você deve ter percebido, a trajetória para chegar até uma playlist que influencie a sua loja de forma positiva pode ser complicada para quem não é especialista em música para negócios. Por isso, a melhor forma de conseguir influenciar a sua loja da maneira certa é contando com a ajuda de quem entende do assunto.

A Listenx é uma ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Atuando há mais de 20 anos no mercado de música para empresas, ela já ajudou mais de 11 mil clientes a reforçarem a sua marca, conquistar os clientes e aumentar as vendas.

Com ela você terá mais de 100 playlists à sua disposição, todas catalogadas por nível de energia, ritmos e estilos musicais. Basta escolher a melhor e deixar reproduzir, sem precisar se preocupar com repetições ou em ficar trocando as músicas toda hora.

Aproveite também que você poderá criar os seus próprios anúncios e veiculá-los entre as músicas. Ou seja, você terá uma rádio indoor para chamar de sua, te ajudando a aumentar as vendas e a encantar os clientes.

Não perca mais tempo, faça um teste gratuito agora mesmo e confira de perto como a música pode influenciar a sua loja.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa. Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

Como a música pode influenciar na sua loja de cosméticos

Você sabia que a música pode te ajudar a aumentar as vendas e a conquistar clientes? Isso sem falar que ainda pode influenciar a conexão entre a sua marca e os seus clientes? Melhor do que isso, te ajudar a criar um ambiente de compras diferenciado no qual os consumidores gostam de passar o tempo…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos.  Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Entenda mais sobre playlists temáticas para lojas

A música é parte imprescindível do marketing de experiência para seus clientes. O que toca faz muita diferença nas tomadas de decisão dentro da sua loja. Além disso, a música pode ser uma ferramenta importantíssima para integrar outras ações de marketing, tornando o ambiente mais coeso. Isso mostra que a música pode ser uma ferramenta…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Quer ter a melhor trilha sonora na sua loja? Aprenda como escolher a música certa!

Que a música é capaz de mudar um ambiente você provavelmente já sabe e já deve ter passado por alguma experiência do tipo. Mas você sabia que ela pode influenciar nas vendas da sua loja e até mesmo na produtividade dos seus funcionários? Marcas que conseguem acertar na sua playlist aumentam significativamente as chances dos…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos