Dicas sobre atendimento ao cliente, confira!

Dicas sobre atendimento ao cliente

Dicas sobre atendimento ao cliente: atender bem os clientes é um desafio para qualquer lojista ou gerente de loja que se preze. No entanto, é bastante comum que ao se preocupar em prestar um bom atendimento ao cliente, muitos profissionais do varejo criem ações bastante benéficas, porém acabam cometendo pequenos erros que comprometem todo o trabalho.

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Para ajuda-lo a dar um atendimento exemplar para seus clientes, elaboramos uma lista com 5 erros que todo varejista precisa evitar. Preste atenção e veja se você comete algum deles em seu estabelecimento.

Mentir para o cliente

Não tente enganar o seu cliente, pois as pessoas não são bobas e percebem quando estão sendo enganadas. É por isso que dizer sempre a verdade para os clientes é tão importante.

Além disso, ter uma relação baseada na verdade estreita os laços de confiança, fazendo com que o cliente sempre retorne à loja em ocasiões futuras.

Falar mal da concorrência

Esse erro é bastante comum e muitas vezes é cometido até mesmo sem ser de forma intencional. Para evita-lo, procure sempre enaltecer as suas qualidades para o cliente e não explanar os defeitos ou erros cometidos pela concorrência.

No caso de o cliente chegar na loja falando mal de um concorrente, disfarce e mude de assunto, não deixando sua opinião transparecer.

Não responder aos clientes nas redes sociais

É bastante comum que algumas lojas criem perfis nas redes sociais, mas não destinam uma pessoa para administrá-lo. Assim, os perfis ficam abandonados e o que poderia ser muito benéfico para a empresa acaba se tornando um incomodo, uma vez que os clientes enviarão mensagens, mas não serão respondidos.

Se você optar por ter perfis de suas lojas nas redes sociais, deve tirar um tempo do dia para administrar as páginas. Mesmo assim, o mais indicado é contratar uma pessoa com formação em comunicação para atuar como social media ou então terceirizar o serviço com uma empresa especializada.

Ter discussões com o cliente

Aquela frase clichê que diz que “o cliente sempre tem a razão” pode até não ser muito verdadeira, porém as discussões com o cliente nunca são positivas para os varejistas. O ideal em caso de discordância é ter empatia, ou seja, saber se colocar no lugar do cliente e tentar resolver o seu problema de modo que o resultado seja benéfico para ambas as partes.

Não investir em novidades

Ficar sempre na mesmice é outro erro comum cometido por muitos varejistas. Inove! Busque sempre por novidades que façam movimentar o seu negócio. Você pode, por exemplo, investir em marketing sensorial e ter uma trilha sonora exclusiva para a sua loja. Bem interessante, não é mesmo?

Conseguiu identificar algum desses erros na sua loja? Se a resposta for não, parabéns, pois você é um excelente lojista. Em caso positivo, não se desespere! Você pode se policiar e sempre adotar novas técnicas para aperfeiçoar o atendimento ao cliente no seu estabelecimento. Você pode ainda curtir a nossa página no Facebook e sempre acompanhar notícias, novidades e dicas como essas diretamente na sua linha do tempo.

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