Você sabe qual é o perfil do consumidor do seu negócio? Realmente não é fácil responder a essa pergunta, pois é preciso levar diversos fatores em consideração e, por isso, é importante estar atento em diferentes questões referentes as características dos clientes.
Vale destacar ainda que um dos principais fatores de sucesso das empresas é justamente o conhecimento dos consumidores. Isso possibilita que as organizações tenham uma visão aprofundada sobre as características, dores, necessidades e interesses em relação aos clientes.
Com isso, fica mais fácil a organização pensar em campanhas de varejo direcionadas aos interesses deles, o que aumenta as possibilidades de conseguir maior engajamento, transmitir uma imagem positiva do negócio e, consequentemente, aumentar o número de vendas.
Realmente essa questão referente ao perfil do consumidor é muito importante, não é mesmo? Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente quais são as principais variáveis que você deve ficar atento para conhecer o seu público e forneceremos dicas que ajudarão o seu negócio a realizar uma pesquisa com a intenção de justamente entender as características dos clientes. Acompanhe a seguir.
Existem diferentes questões que influenciam no comportamento do consumidor e o conhecimento desses aspectos é fundamental para que você conheça o público do seu negócio e, assim, estabeleça uma comunicação e atendimento direcionados aos clientes.
Entre os fatores mais relevantes que exercem influência direta estão as classes sociais, a região na qual as pessoas vivem, idade e o estilo de vida. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!
Um dos principais fatores que contribuem para a identificação das características do seu público é a classe social. A questão financeira, sem dúvida, é um dos fatores determinantes de como as pessoas se posicionarão em relação aos produtos. De nada adianta, por exemplo, colocar um restaurante de alto padrão em uma região na qual há a predominância de pessoas com baixo poder aquisitivo Isso porque, poucos indivíduos terão condições financeiras de frequentar naquele local.
Em relação a essa questão podemos dizer que quanto mais baixa é a condição financeira, mais restrita tende a ser escolhas do consumidor em relação ao que é necessário comprar. Inclusive há uma tendência de pessoas com esse perfil optarem por bens mais baratos. Um exemplo disso seria o fato, por exemplo, do indivíduo andar de ônibus para ir ao trabalho ao invés de ir de carro ou táxi.
Vale destacar ainda, como linhas gerais, que os produtos voltados às classes sociais mais baixas precisam ter apelo popular. Por outro lado, aqueles que são destinados às classes mais altas devem destacar a questão da exclusividade, por exemplo.
Esse fator influência de forma complementar em relação à questão anterior. Nesse aspecto é necessário observar as características de cada região para verificar quais são as estratégias que a sua empresa pode adotar para conquistar mais clientes.
Vale destacar que cada região pode ter um perfil diferente quanto a, por exemplo, classe social predominante, idade, interesses, estilo de vida, entre outras questões. Todas essas questões devem ser levadas em consideração, em conjunto, para conhecer as características do público em uma determinada região.
Vale destacar ainda que conforme o passar dos anos, as pessoas vão amadurecendo e, consequentemente, mudando a sua maneira de pensar. Isso inclui também os hábitos de compra. Essa característica deixa bem clara que a abordagem que convencerá um jovem dificilmente dará certo para convencer uma pessoa mais experiente e vice-versa. Além disso, os produtos podem ser distintos.
Isso acontece porque há diferenças de interesses, prioridades e exigências entre os indivíduos mais novos e aqueles que são das gerações mais antigas. Por isso, é importante conhecer a faixa média de idade do seu público, pois isso influenciará nas estratégias de marketing até o momento do atendimento do cliente.
Esse conceito faz referência a como um indivíduo gasta o seu tempo. Sem dúvida, é um dos principais aspectos que definem o comportamento do cliente. Dependendo dos hábitos cotidianos, sonhos, círculo de amizades, preocupações e desejos, cada pessoa terá diferentes formas de observar os produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
Há alguns indivíduos, por exemplo, que são mais consumistas e compram de maneira frequente. Por outro lado, há pessoas que procuram gastar apenas o essencial, ou seja, só o que for necessário.
Vale destacar que é justamente o estilo de vida que explica que muitos clientes estariam dispostos a gastar altos valores com alguns serviços ou produtos, mesmo que não sejam consumistas, ou seja, que fazem compras de forma compulsiva. Caso entendam que uma mercadoria é útil, eles tendem a comprar se tiverem poder de compra.
A pesquisa de mercado é a melhor forma de entender o público que está interessado no seu negócio. Caso esteja interessado em abrir uma empresa, selecione uma amostra dos bairros pelos quais deseja abrir um empreendimento. Por outro lado, se já estiver com o negócio consolidado, você pode fazer as perguntas para as pessoas que compram da sua loja.
Agora, você deve estar se perguntando: o que é necessário saber para conhecer o perfil do consumidor? Não há muitos segredos em relação a esse questionamento. Basta fazer as seguintes perguntas:
Realmente esse processo pode ser maçante e complicado, pois é necessário ouvir muitas pessoas para ter uma noção clara do perfil de público do seu negócio. No entanto, essa ação fará total diferença para a sua empresa. Isso porque, você conhecerá detalhadamente o seu cliente e, com isso, será mais fácil ofertar produtos e direcionar a comunicação para atender as características das pessoas.
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