Por Nayara Santos em 26.11.2021

Como Precificar um Produto em uma Loja de Varejo?

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Saber como precificar um produto corretamente pode ser um dos maiores desafios para quem tem uma loja de varejo. Implementar valores no que está sendo comercializado é uma estratégia em qualquer negócio, pois é a partir disso que uma empresa consegue se manter lucrativa e competitiva ao mesmo tempo.

Entretanto, engana-se quem pensa que precificar é apenas calcular uma margem de lucro sob o valor pago naquele produto. Esse processo envolve calcular todos os custos de produção e/ou venda, analisar o preço do produto no mercado, entender a situação econômica atual, dentre outros. 

Pensando nisso, nós reunimos algumas dicas neste artigo para te ajudar nesse processo de precificação de produtos em lojas do varejo. Confira!

Passo-a-passo para precificar um produto

O processo de precificação de produtos no varejo envolve o levantamento e a análise de uma grande diversidade de dados. Por isso, é essencial que ele seja realizado com calma e cuidadosamente. Assim, você evita erros que possam comprometer a saúde financeira do seu negócio. A seguir explicaremos o passo-a-passo para isso.

1. Faça o levantamento dos custos

O primeiro passo para conseguir precificar um item na sua loja é fazer o levantamento dos custos que você tem para vendê-lo. Existem os seguintes custos:

  • Despesas administrativas: aluguel, material de limpeza, material de escritório, folha de pagamento, contas diversas, insumos, seguros;
  • Diferenciais por categoria: se um produto precisa ser armazenado em um local refrigerado, por exemplo, isso também deve ser considerado;
  • Percentual de perda de produtos: produtos podem quebrar ou estragar, alguns são mais frágeis ou mais perecíveis, por isso, você também precisa incluir esse percentual de perda nos cálculos;
  • Fornecedores: valor que você paga no item ou nas matérias-primas utilizadas para produzi-lo. Esse é o custo de aquisição de um produto;
  • Tributação: não deixe de incluir os custos pagos com impostos, cada mercadoria possui um tributo diferente, que também varia conforme o regime tributário da empresa, PIS e Cofins, dentre outros.

2. Determine a margem de lucro

O próximo passo na precificação de um produto para loja do varejo é estipular uma margem de lucro. Esse é o valor que sobre depois que o produto é vendido e todos os custos são descontados. Por exemplo, se um produto é vendido a R$ 200 e os custos que você teve somaram R$ 150, a sua margem de lucro será de R$ 50.


A margem de lucro é o dinheiro que será utilizado para conseguir  investir de volta na sua loja, para melhorar o atendimento, implementar estratégias de marketing para melhorar a experiência do consumidor, abrir uma nova loja ou simplesmente construir uma reserva de emergência. Resumidamente, é o dinheiro que permitirá que a sua empresa se destaque da concorrência e faça com que a sua empresa cresça.

Quer elaborar a melhor estratégia de marketing para a sua loja? Confira como no nosso e-book gratuito Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

Vale a pena mencionar que quando você faz a promoção de algum produto, você está abrindo mão de parte da sua margem de lucro. Isso não necessariamente é algo ruim, já que essa é uma estratégia para conseguir atrair clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Além disso, em alguns produtos você conseguirá ter uma margem de lucro maior do que em outros. O que também permite que você tenha uma maior flexibilidade para oferecer preços melhores para os seus clientes.

3. Calcule o preço de venda do produto

Para efetuar o cálculo do valor de venda de um produto (PV), você precisará das seguintes informações: custo de aquisição (CA), valor dos tributos (VT), custos fixos (CF) e margem de lucro (ML). A fórmula para o cálculo é a seguinte:

PV = (CA + VT + CF) ÷ 1 – ML

Vejamos um exemplo para facilitar a sua compreensão. Imagine que você comprou um determinado produto do fornecedor por R$ 100, esse será o seu custo de aquisição (CA). Ao vender o produto para o cliente você precisará de embalagens, pagar os vendedores, o aluguel da loja, tributos e despesas com água e eletricidade. Esses são os seus custos fixos (CF) que, no nosso exemplo, serão de R$ 80 para cada unidade. Além disso, você determinou que precisa ter uma margem de lucro de 30% (ou 0,3).

Portanto, no nosso exemplo temos:

  • Custo aquisição: R$ 100
  • Custos fixos (tributos, aluguel, salários, etc): R$ 80
  • Margem de lucro: 0,3 

PV = (CA + VT + CF) ÷ 1 – ML

PV = (100 + 80) ÷ 1 – 0,3

PV = 180 ÷ 0,7

PV = 257,14

No nosso exemplo, o preço de cada item deverá ser vendido será R$ 257,14.

4. Faça uma pesquisa de mercado

Agora que você já sabe como precificar os produtos da sua loja de varejo, chegou o momento de fazer uma pesquisa de mercado para saber o valor do mesmo item na concorrência. Assim, você saberá se conseguir atrair a atenção do cliente pelo preço ou se será necessário desenvolver outras estratégias.

Portanto, é exatamente aqui que você deverá refletir sobre suas estratégias de mercado. Pense: quem você quer ser? Você quer ser conhecido como a loja que vende tudo mais barato? Ou aquela que não tem produtos com valores abaixo do mercado, mas oferece atendimento especializado?

São inúmeras as estratégias que podem ser tomadas, mas com cada uma delas vem uma responsabilidade diferente. Se for vender muito barato, precisará calcular de maneira extremamente precisa o seu fluxo de caixa, por exemplo. Saber como precificar um produto corretamente também envolve um tipo de pensamento analítico. Não subestime o poder que suas estratégias terão!

Vale a pena mencionar que quando a demanda por um produto específico aumenta, a tendência é que o valor dele também aumente, pelo menos em um primeiro momento. Isso porque, os fornecedores nem sempre conseguem dar conta desse aumento de demanda, fazendo com que o item fique mais raro e, consequentemente, mais caro. 

O resultado é que o seu custo de aquisição será maior e o preço do produto também aumentará. Esse é um momento natural do mercado, que tem a tendência de se autorregular, fazendo com que os preços retornem ao normal após algum tempo.

5. Reveja os seus preços periodicamente

Você até pode fazer os cálculos de precificação e utilizá-los por um longo tempo, entretanto, essa não é a melhor forma de manter a saúde financeira da sua empresa. Isso porque, é natural que, ao longo do tempo, os custos de aquisição poderão flutuar. Além disso, os custos fixos também podem ser outros, já que o aluguel pode aumentar, o número de funcionários pode mudar, e os gastos com água e eletricidade também possam sofrer alterações.

Por isso, é fundamental que você reveja os preços dos itens comercializados na sua loja periodicamente. Se necessário faça essa revisão a cada nova entrega e/ou pedido no fornecedor, ou sempre que houver uma mudança drástica na empresa. Não importa a frequência, o ideal é que você tenha isso sob controle e saiba identificar quando é preciso mexer nos preços.

6. Conte com a tecnologia

Tudo bem que aqui nós explicamos como precificar um produto em uma loja de varejo, entretanto, isso não significa que você precise fazer esses cálculos manualmente. Muito pelo contrário, atualmente já existem softwares de gestão que são capazes de te ajudar com isso. Eles são excelentes porque são capazes de otimizar os cálculos, gastando menos tempo e evitando erros humanos. 

A maior vantagem desses softwares é que eles também são capazes de automatizar outros processos na sua loja. Por exemplo, o controle de estoque, o controle financeiro, emissão de notas fiscais, bem como integrar todos eles. Ou seja, você poderá acompanhar tudo o que acontece na sua loja sem gastar muito tempo. Esse tempo economizado poderá ser utilizado para traçar novas estratégias de vendas e para melhorar a jornada de compras do cliente.

E não se esqueça de que fidelizar clientes envolve muito mais do que preços baixos. Oferecer um bom ambiente de compras, bom atendimento e atenção diferencial são fundamentais no processo de fidelização. Confira o nosso Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?.

Gostou de saber mais sobre precificação em lojas de varejo? Para mais dicas de gestão para seu negócio continue acompanhando o nosso blog!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

27 frases para propaganda de farmácia: se inspire em nossas ideias

As frases para propaganda de farmácia é que vão te ajudar a atrair a atenção do cliente e fazer com que ele tenha curiosidade de ir até a sua loja. Portanto, é preciso pensar em quais frases serão utilizadas, afinal de contas, nem todas vão funcionar para todos os públicos ou despertar a vontade de…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

5 campanhas para aumentar vendas: se inspire em nossas ideias

Saber quais campanhas fazer para conseguir aumentar as vendas é essencial para qualquer ramo do varejo. Ao planejar a sua campanha é preciso ter um objetivo claro, um tema para a campanha, um prazo para ela acontecer, definir quais serão as regras e, por fim, divulgá-la para os seus clientes. Como pode ser difícil ter…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Como criar campanhas usando a inteligência artificial

A criação de qualquer campanha começa com um plano de marketing, já que é nesse momento que você definirá os objetivos, métodos e recursos para comercializar um produto ou serviço. A boa notícia é que a inteligência artificial permite que as empresas criem campanhas usando análises e algoritmos baseados em dados. A inteligência artificial pode…

Por Nayara Santos em 16.05.2024

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Todo gestor do varejo deve conhecer em detalhes os pilares de uma rotina administrativa. Afinal, quanto melhor ele conhece todos os processos dentro da empresa, mais acertadas serão as decisões e melhor planejadas podem ser as estratégias adotadas. Entretanto, essa não é a realidade de uma grande parte das empresas do varejo. Ter uma rotina…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como aproveitar o Dia do Amigo no varejo

O Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, oferece uma excelente oportunidade para o varejo atrair clientes e aumentar as vendas. Este dia, dedicado a celebrar laços de amizade, pode ser estrategicamente aproveitado pelas marcas para promover produtos e serviços que realmente se conectem com os clientes.  Entretanto, em vez de focar apenas em…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

13 frases para divulgar um produto: se inspire

Ter as frases certas para divulgar um produto pode ser decisivo para o sucesso da sua campanha publicitária. Afinal, é através dessas frases que você conseguirá chamar a atenção dos clientes e atraí-los para a sua loja. Confira a seguir algumas ideias de frases para você se inspirar e a nossa dica bônus para divulgá-las.…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

O que é franchising? Saiba quais são as suas vantagens!

Começar o próprio empreendimento é um grande sonho para muitas pessoas ao redor do mundo, incluindo aqui no Brasil. Mas, como você também já deve saber, esse é um grande desafio para muitas pessoas. Recursos limitados e falta de conhecimento específico são alguns dos maiores obstáculos no caminho de novos empreendedores. Felizmente, para quem sabe…

Por Nayara Santos em 24.07.2020

Como ter mais engajamento no Facebook

Quase toda empresa que investe em marketing digital tem uma página no Facebook; afinal, ele é a rede social mais forte e a maior parte do público online passa grande parte do seu tempo lá. Porém, para se ter bons resultados com essa estratégia, é preciso pensar em formas de estimular a interação com quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2016

Veja como está o mercado do varejo de material de construção

Se você trabalha no varejo de material de construção, é importante que esteja atento sobre a forma como esse mercado se encontra atualmente. Ficar por dentro das dificuldades, oportunidades e tendências é relevante, para que você possa tirar proveito das situações favoráveis e conseguir contornar os cenários não tão agradáveis. Além da vivência do dia…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos