Saber como precificar um produto corretamente pode ser um dos maiores desafios para quem tem uma loja de varejo. Implementar valores no que está sendo comercializado é uma estratégia em qualquer negócio, pois é a partir disso que uma empresa consegue se manter lucrativa e competitiva ao mesmo tempo.
Entretanto, engana-se quem pensa que precificar é apenas calcular uma margem de lucro sob o valor pago naquele produto. Esse processo envolve calcular todos os custos de produção e/ou venda, analisar o preço do produto no mercado, entender a situação econômica atual, dentre outros.
Pensando nisso, nós reunimos algumas dicas neste artigo para te ajudar nesse processo de precificação de produtos em lojas do varejo. Confira!
Passo-a-passo para precificar um produto
O processo de precificação de produtos no varejo envolve o levantamento e a análise de uma grande diversidade de dados. Por isso, é essencial que ele seja realizado com calma e cuidadosamente. Assim, você evita erros que possam comprometer a saúde financeira do seu negócio. A seguir explicaremos o passo-a-passo para isso.
1. Faça o levantamento dos custos
O primeiro passo para conseguir precificar um item na sua loja é fazer o levantamento dos custos que você tem para vendê-lo. Existem os seguintes custos:
- Despesas administrativas: aluguel, material de limpeza, material de escritório, folha de pagamento, contas diversas, insumos, seguros;
- Diferenciais por categoria: se um produto precisa ser armazenado em um local refrigerado, por exemplo, isso também deve ser considerado;
- Percentual de perda de produtos: produtos podem quebrar ou estragar, alguns são mais frágeis ou mais perecíveis, por isso, você também precisa incluir esse percentual de perda nos cálculos;
- Fornecedores: valor que você paga no item ou nas matérias-primas utilizadas para produzi-lo. Esse é o custo de aquisição de um produto;
- Tributação: não deixe de incluir os custos pagos com impostos, cada mercadoria possui um tributo diferente, que também varia conforme o regime tributário da empresa, PIS e Cofins, dentre outros.
2. Determine a margem de lucro
O próximo passo na precificação de um produto para loja do varejo é estipular uma margem de lucro. Esse é o valor que sobre depois que o produto é vendido e todos os custos são descontados. Por exemplo, se um produto é vendido a R$ 200 e os custos que você teve somaram R$ 150, a sua margem de lucro será de R$ 50.
A margem de lucro é o dinheiro que será utilizado para conseguir investir de volta na sua loja, para melhorar o atendimento, implementar estratégias de marketing para melhorar a experiência do consumidor, abrir uma nova loja ou simplesmente construir uma reserva de emergência. Resumidamente, é o dinheiro que permitirá que a sua empresa se destaque da concorrência e faça com que a sua empresa cresça.
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Vale a pena mencionar que quando você faz a promoção de algum produto, você está abrindo mão de parte da sua margem de lucro. Isso não necessariamente é algo ruim, já que essa é uma estratégia para conseguir atrair clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Além disso, em alguns produtos você conseguirá ter uma margem de lucro maior do que em outros. O que também permite que você tenha uma maior flexibilidade para oferecer preços melhores para os seus clientes.
3. Calcule o preço de venda do produto
Para efetuar o cálculo do valor de venda de um produto (PV), você precisará das seguintes informações: custo de aquisição (CA), valor dos tributos (VT), custos fixos (CF) e margem de lucro (ML). A fórmula para o cálculo é a seguinte:
PV = (CA + VT + CF) ÷ 1 – ML
Vejamos um exemplo para facilitar a sua compreensão. Imagine que você comprou um determinado produto do fornecedor por R$ 100, esse será o seu custo de aquisição (CA). Ao vender o produto para o cliente você precisará de embalagens, pagar os vendedores, o aluguel da loja, tributos e despesas com água e eletricidade. Esses são os seus custos fixos (CF) que, no nosso exemplo, serão de R$ 80 para cada unidade. Além disso, você determinou que precisa ter uma margem de lucro de 30% (ou 0,3).
Portanto, no nosso exemplo temos:
- Custo aquisição: R$ 100
- Custos fixos (tributos, aluguel, salários, etc): R$ 80
- Margem de lucro: 0,3
PV = (CA + VT + CF) ÷ 1 – ML
PV = (100 + 80) ÷ 1 – 0,3
PV = 180 ÷ 0,7
PV = 257,14
No nosso exemplo, o preço de cada item deverá ser vendido será R$ 257,14.
4. Faça uma pesquisa de mercado
Agora que você já sabe como precificar os produtos da sua loja de varejo, chegou o momento de fazer uma pesquisa de mercado para saber o valor do mesmo item na concorrência. Assim, você saberá se conseguir atrair a atenção do cliente pelo preço ou se será necessário desenvolver outras estratégias.
Portanto, é exatamente aqui que você deverá refletir sobre suas estratégias de mercado. Pense: quem você quer ser? Você quer ser conhecido como a loja que vende tudo mais barato? Ou aquela que não tem produtos com valores abaixo do mercado, mas oferece atendimento especializado?
São inúmeras as estratégias que podem ser tomadas, mas com cada uma delas vem uma responsabilidade diferente. Se for vender muito barato, precisará calcular de maneira extremamente precisa o seu fluxo de caixa, por exemplo. Saber como precificar um produto corretamente também envolve um tipo de pensamento analítico. Não subestime o poder que suas estratégias terão!
Vale a pena mencionar que quando a demanda por um produto específico aumenta, a tendência é que o valor dele também aumente, pelo menos em um primeiro momento. Isso porque, os fornecedores nem sempre conseguem dar conta desse aumento de demanda, fazendo com que o item fique mais raro e, consequentemente, mais caro.
O resultado é que o seu custo de aquisição será maior e o preço do produto também aumentará. Esse é um momento natural do mercado, que tem a tendência de se autorregular, fazendo com que os preços retornem ao normal após algum tempo.
5. Reveja os seus preços periodicamente
Você até pode fazer os cálculos de precificação e utilizá-los por um longo tempo, entretanto, essa não é a melhor forma de manter a saúde financeira da sua empresa. Isso porque, é natural que, ao longo do tempo, os custos de aquisição poderão flutuar. Além disso, os custos fixos também podem ser outros, já que o aluguel pode aumentar, o número de funcionários pode mudar, e os gastos com água e eletricidade também possam sofrer alterações.
Por isso, é fundamental que você reveja os preços dos itens comercializados na sua loja periodicamente. Se necessário faça essa revisão a cada nova entrega e/ou pedido no fornecedor, ou sempre que houver uma mudança drástica na empresa. Não importa a frequência, o ideal é que você tenha isso sob controle e saiba identificar quando é preciso mexer nos preços.
6. Conte com a tecnologia
Tudo bem que aqui nós explicamos como precificar um produto em uma loja de varejo, entretanto, isso não significa que você precise fazer esses cálculos manualmente. Muito pelo contrário, atualmente já existem softwares de gestão que são capazes de te ajudar com isso. Eles são excelentes porque são capazes de otimizar os cálculos, gastando menos tempo e evitando erros humanos.
A maior vantagem desses softwares é que eles também são capazes de automatizar outros processos na sua loja. Por exemplo, o controle de estoque, o controle financeiro, emissão de notas fiscais, bem como integrar todos eles. Ou seja, você poderá acompanhar tudo o que acontece na sua loja sem gastar muito tempo. Esse tempo economizado poderá ser utilizado para traçar novas estratégias de vendas e para melhorar a jornada de compras do cliente.
E não se esqueça de que fidelizar clientes envolve muito mais do que preços baixos. Oferecer um bom ambiente de compras, bom atendimento e atenção diferencial são fundamentais no processo de fidelização. Confira o nosso Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?.
Gostou de saber mais sobre precificação em lojas de varejo? Para mais dicas de gestão para seu negócio continue acompanhando o nosso blog!
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