Por Nayara Santos em 28.05.2020

Por que o treinamento para equipe de vendas é fundamental no varejo?

Por Nayara Santos em 28.05.2020

No varejo, o treinamento para equipe de vendas é essencial para as empresas que querem aumentar as receitas e sobreviver no mercado no longo prazo. Para o consumidor, muitas vezes o vendedor é a pessoa que representa o estabelecimento ou “personifica” a marca.

Logo, a equipe de vendas deve estar preparada para proporcionar a melhor experiência para o cliente dentro da loja. Confira, a seguir, os motivos para investir na formação dos vendedores e como fazer esse treinamento.

Os impactos e principais vantagens do treinamento de vendas na empresa

Em poucas palavras, o treinamento para equipe de vendas aprimora a conexão pessoal necessária para conquistar consumidores fiéis. As compras são decisões baseadas em confiança e credibilidade, por isso, todos os vendedores precisam entender completamente os desejos e necessidades de seu público-alvo.

Desta forma, é possível realmente atrair o público e criar a lealdade necessária. Aqui estão as razões pelas quais você deve investir em um bom programa de treinamento.

Comunicação aprimorada

Os vendedores devem garantir que os clientes entendam os produtos e serviços oferecidos. Isso é possível principalmente através de habilidades de comunicação eficazes.

Imagem da marca

Os profissionais de vendas representam a marca. Sua atitude deixará uma impressão positiva ou negativa na mente do cliente.

Aumento da receita

O time de vendas deve ter a habilidade de oferecer o produto certo ao cliente certo, na hora certa. Buscando sempre o melhor acordo para ambas as partes. A regra é simples: quanto mais treinada for a equipe, melhores serão os resultados.

Funções administrativas

Um bom treinamento de vendas destaca a importância de atividades como manter registros, rastrear atividades diárias e analisar índices de fechamento.


Com isso, os funcionários podem utilizar ferramentas para simplificar o trabalho e economizar tempo precioso. Esses dados auxiliam o profissional a controlar melhor seu tempo, além de identificar áreas que precisam ser aprimoradas.

Conhecimento sobre os produtos e serviços

Vender um automóvel é diferente de comercializar roupas ou alimentos. Por mais que existam técnicas de vendas universais e abrangentes, sempre é necessário conhecer a fundo os produtos ou os serviços da loja onde se vai trabalhar.

O treinamento oferece conhecimento aprofundado para os colaboradores sobre as ofertas da empresa. Dessa forma, o vendedor está capacitado para responder às dúvidas mais complexas dos clientes. Lembre-se de que um consumidor bem informado se sente mais seguro para fechar um negócio.

Habilidades de comunicação

Cada loja possui um estilo próprio. O treinamento de vendedores deve ensinar as maneiras corretas de se abordar o cliente na loja, desde a forma de se cumprimentar até o momento certo de concretizar a venda.

A capacitação pode também enfatizar a necessidade de o vendedor saber ouvir e falar na hora certa. Afinal, muitas vendas deixam de ser feitas por causa de profissionais ansiosos, que não escutam os anseios do cliente e, por isso, deixam escapar oportunidades de negócios.

Experiência do cliente

Uma empresa pode elaborar um conceito para a loja alinhado aos objetivos estratégicos da marca e investir no visual merchandising e na ambientação da loja, mas, se a interação entre vendedor e consumidor não for agradável, os resultados poderão ficar aquém do esperado.

O treinamento permite que os colaboradores entendam o conceito da loja, incorporem a cultura da empresa, além de compreenderem o público-alvo. Dessa forma, os vendedores conseguirão se conectar com os clientes, ou seja, “falar a mesma língua” e, assim, favorecer o aumento do ticket médio de compras.

Fidelização dos clientes

Vendedores que conhecem os produtos e os serviços que comercializam, tiram as dúvidas dos clientes e agem como se fossem verdadeiros consultores — o que favorece a loja no longo prazo.

Quando o cliente se sente bem atendido e, o melhor, quando enxerga na loja uma política clara de qualidade no atendimento, tende a se tornar fiel à marca e a propagá-la para mais pessoas por meio do marketing boca a boca.

Evolução pessoal

A maior parte do desenvolvimento de talentos acontece em campo. No entanto, a análise e o feedback que um vendedor recebe após um determinado período é muito importante. Com isso o profissional pode trabalhar seus pontos fracos e, finalmente, descobrir se está no caminho certo.

Reduz o turnover

As pessoas gostam de trabalhar em ambientes produtivos e estimulantes. O treinamento adequado auxilia o profissional a superar suas metas, o que aumenta as chances de obter promoções e recompensas. Com isso, a empresa reduz a rotatividade da sua mão de obra.

Incentiva a inovação

A qualificação contínua da força de trabalho incentiva a criatividade. Novas ideias podem ser formadas como resultado direto de treinamento e desenvolvimento. Cada colaborador pode e deve aproveitar o contato direto com clientes para coletar informações e contribuir na melhoria de processos.

Reduz a necessidade de monitoramento

É muito mais eficiente contar com equipes autogerenciáveis. Colaboradores bem treinados conhecem suas responsabilidades e as possíveis consequências. Isso retira a necessidade de supervisores e burocracias que atrapalham a operação.

Atrai talentos

O investimento em treinamento mostra que as pessoas são valorizadas. Os colaboradores que são desafiados e apreciados podem sentir mais satisfação no trabalho.

Os melhores vendedores não apenas impactam nos resultados financeiros, eles também influenciam os outros a seguir o exemplo. Esse ambiente saudável será divulgado naturalmente entre os profissionais — atraindo novos talentos para a equipe e facilitando os processos de seleção.

Como realizar capacitações e treinamentos de vendas

Existem diferentes maneiras, veja as mais comuns:

  • cursos: realizados pessoalmente ou online, são uma ótima maneira de transferir seu conhecimento de vendas para colegas de equipe;
  • workshops: reuniões rápidas durante ou depois do expediente. São uma boa maneira de gerar entusiasmo em torno do treinamento contínuo de vendas;
  • consultores externos: se você tem muitas pessoas na equipe ou não pode oferecer um treinamento interno eficaz, é hora de contratar um consultor externo para participar e fazer o treinamento. Prefira sempre pessoas com vasta experiência no setor;
  • conferências ou palestras: as conferências permitem que os funcionários aprendam com líderes do segmento e tenham uma ideia das tendências do mercado. Caso você tenha várias filiais, as conferências também são uma oportunidade de envolver toda a equipe, trocar conhecimentos e gerar networking.

Quais as melhores dicas para realizar o treinamento de vendedores?

Não importa se o profissional é um novato ou possui anos de experiência, treinamentos são essenciais em qualquer etapa da carreira. Seja para reajustar as atitudes ou para aprender novas habilidades e tecnologias. Veja agora algumas dicas importantes.

Use empatia

Qualquer bom vendedor é um bom solucionador de problemas. Se o profissional se coloca no lugar do cliente em potencial, há uma boa chance de entender a situação e, talvez, descobrir um problema ou oportunidade que a empresa ainda não conhece.

Adicione em seu treinamento a necessidade de conhecer (e até sentir) as dores do cliente. Por exemplo, uma vendedora de roupas ao descobrir que a cliente terá um casamento próximo, pode sugerir peças que vão combinar com a festa.

Talvez a cliente nem tinha a intenção de compra, mas, com a ajuda da vendedora, agora sabe o que precisa comprar para evitar um problema futuro.

Identifique clientes ruins

Infelizmente, nem todas as pessoas que entram na loja são bons compradores. É importante definir pontos de alerta para identificar essas pessoas. Óbvio que ninguém deve ser discriminado ou ignorado, mas, para conseguir bons resultados, os vendedores devem encontrar as melhores oportunidades.

Isso é importante não apenas para identificar pessoas mal intencionadas, mas também para não perder tempo com aqueles que não estão dispostos a comprar. Defina também como um vendedor deve agir em emergências. Seja com um cliente irritado ou em outras situações mais graves.

Superando o medo

Especialmente quando se trata de vendedores menos experientes, você precisa ajudá-los a superar o medo. A maioria das pessoas tem medo de rejeição, e isso, inevitavelmente, vai acontecer com todos os trabalhos de vendas.

Deixe claro em seu treinamento que os vendedores são rejeitados, e isso é normal. A timidez também pode ser outro problema, no entanto, essa não é uma característica de vendedores. Se uma pessoa é extremamente tímida, talvez esse não seja o trabalho ideal para ela.

E lembre-se, mesmo as pessoas mais sociais têm medo de falar em público ou com estranhos. Para ajudar a prepará-los, faça com que cada membro de sua equipe pratique fazendo apresentações para outros membros do time.

Acompanhe de perto a evolução de cada pessoa e do clima organizacional. Com o tempo, você terá um relatório com os traços de personalidade dos melhores vendedores. Isso será de grande ajuda para novas contratações.

Crie um script de vendas

Verifique se o profissionais possuem uma base sólida para se apoiar. Ou seja, sem soar como um robô, a equipe deve seguir um passo a passo para a conversão do cliente. Claro que cada situação é única e requer adaptações, mas o script é importante para indicar o caminho ideal.

Um bom “roteiro” de vendas é criado com a experiência dos melhores vendedores. Caso você esteja abrindo uma nova loja, é interessante buscar ajuda de profissionais experientes no setor.

Com o tempo, o script deve se tornar uma segunda natureza ao conversar com um cliente. Dessa forma, vendedores podem se concentrar nas necessidades específicas de cada pessoa.

Conclusão

Com as táticas de negociação corretas, juntamente com o conhecimento do produto, preços e uma boa apresentação, o vendedor pode influenciar facilmente um cliente em potencial. O treinamento para equipe de vendas serve para impulsionar e facilitar essas habilidades, sendo algo básico e essencial para qualquer equipe produtiva.

Quer receber mais dicas para aperfeiçoar o desempenho do seu negócio? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Divulgação de eventos nas redes sociais: confira como fazer

Fazer uma boa divulgação do evento da sua loja nas redes sociais pode ser a chave para o seu sucesso. Isso porque, as redes permitem que você fique próximo tanto dos clientes que já conhecem a sua marca, como pode atrair potenciais consumidores com um bom conteúdo. Mas, para isso, é preciso saber como trabalhar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como fazer queima de estoque no varejo: veja o passo a passo

O varejista que sabe como fazer a queima de estoque provavelmente terá um bom retorno financeiro. Entretanto, engana-se quem pensa que basta reduzir os preços dos produtos para ter sucesso. A queima de estoque envolve um bom planejamento. Todo varejista sabe que mercadoria parada no estoque é sinônimo de dinheiro parado e até mesmo de…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Tecnologia no varejo: 16 tendências para 2024

Não importa se estamos chegando em 2024 ou em 2050, apostar em tecnologia virou algo essencial para o varejo.De fato, com o crescimento acelerado do mercado, identificar o que seu negócio precisa para funcionar de maneira otimizada faz toda a diferença na experiência dos consumidores e na lucratividade da sua loja. O mais indicado, nesse…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Marketing digital para varejo: um guia completo sobre o tema

Quando você sai à rua, já parou para contabilizar a quantidade de pessoas com os celulares em mãos? E já pensou quantas famílias têm computadores em casa? O meio digital vem apresentando acelerado e expressivo crescimento nos últimos anos e, com isso, o marketing digital para varejo se tornou a ferramenta para lidar com esse…

Por Nayara Santos em 23.06.2020

5 ações de marketing para aumentar as vendas online

Sempre reforçamos a importância de estar no ambiente virtual, já que sites, plataformas e redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines. No entanto, é necessário trabalhar ações de marketing para aumentar as vendas online, pois esse é um espaço ainda mais competitivo e com suas particularidades. Você precisa desenvolver processos específicos e pontuais para o universo…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Confira 9 dicas de como aumentar as vendas online e se destacar

É importante que os proprietários ou gestores de estabelecimentos comerciais saibam como aumentar as vendas online no negócio. Isso se justifica pelo fato de esse tipo de comercialização ser cada vez mais popular e ter demanda no mercado. A recente pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, é um exemplo disso. Para evitar a proliferação…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Design no varejo: entenda sua importância!

Vários elementos entram em jogo na hora de criar uma experiência positiva para os clientes, o customer experience, e um ambiente agradável, em que se sintam confortáveis. Uma delas, da qual falaremos mais especificamente neste post, é o design no varejo. Veja a seguir a importância do bom uso do design no varejo, tanto nos…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

9 passos para um treinamento de equipe ideal na sua franquia

Desenvolver um treinamento de equipe é algo essencial para as franquias. Isso se justifica porque somente assim é possível ter um time que atue de forma correta e padronizada. Uma equipe capacitada, proativa e inovadora são essenciais para a manutenção do sucesso e da qualidade daquilo que é entregue para um negócio. De tal maneira,…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

34 frases de Feliz Natal para se inspirar

Conhecer as frases certas de Feliz Natal pode te ajudar a fidelizar os clientes e até mesmo a aumentar as vendas da sua loja. Afinal esse é um momento em que as pessoas estão abertas e buscam a harmonia com os amigos, familiares e conhecidos. Por isso, pequenos gestos podem deixar uma boa impressão na…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos