Treinamento De Vendedores No Varejo — Como Aplicar Em Seu Negócio

Conseguir manter a organização de uma loja, liderar equipes e fazer com que o time de vendas seja eficiente são tarefas desafiadoras. Porém, saiba que é possível simplificar o processo aplicando um treinamento de vendedores no varejo.

Essa tática é bastante benéfica para a retenção de clientes, pois, com um atendimento qualificado e que ofereça uma experiência diferenciadora ao consumidor, certamente ele vai querer voltar naquela loja, não é mesmo?

Benefícios do treinamento de vendedores no varejo

Quando o assunto é treinamento de vendedores no varejo, os benefícios para a loja são vários. Dentre eles, além dos já citados anteriormente, podemos elencar:

Como fazer um treinamento?

Entendendo a importância de um treinamento de vendedores no varejo e como isso vai impactar positivamente sua loja, chegou a hora de ver como colocar isso em prática!

Primeiramente, é preciso separar o treinamento em três partes, sendo:

  • conhecimento do produto e/ou serviço vendido;
  • comportamental;
  • atendimento.

Comece pelo conhecimento do produto, pois, ao entrar em uma loja, o consumidor espera que os vendedores tenham domínio sobre o assunto. Isso ajuda até mesmo a dar mais credibilidade.

Para esse treinamento, faça uma palestra breve dando uma visão geral sobre a loja, história, quais produtos/serviços vendidos, pontos cruciais, etc. Sempre que ocorrer alguma atualização ou lançamento, é necessário repetir esse processo.

É possível até mesmo distribuir apostilas sobre os produtos e fazer videoaulas curtas e objetivas.

Deixe que os funcionários testem os produtos e depois faça uma rodada de perguntas. Ao fim do treinamento, prepare um teste com questões para avaliar o conhecimento de cada um.

Na parte comportamental, é importante instruir os vendedores com dicas como postura, tom de voz, gestos, etc. Faça-os trabalhar em equipe, monte dinâmicas em grupo, destaque pontos positivos de cada um e como eles podem ajudar uns aos outros.

Por fim, no treino de atendimento, passe informações e dicas de como eles devem se comportar perante o cliente. Dê exemplos bem-sucedidos, use da teoria e da prática para exemplificar e procure oferecer palestras e workshops neste momento.

É importante que todos tenham entendido a cultura da empresa e vistam a camisa. Na hora de atender, dê dicas como:

  • manter a simpatia;
  • criar um vínculo com o cliente;
  • deixar que ele demonstre seu interesse, mas também oferecer soluções rápidas e práticas para o que ele busca;
  • ser verdadeiro e procurar sempre ter uma resposta para aquela questão;
  • criar um ambiente natural e amigável, sem impor nenhum produto.

Ao fim do treinamento, é possível criar um sistema de pontuação para motivar os colaboradores dando um brinde para quem obter um melhor desempenho.

Você pode até mesmo criar jogos virtuais que funcionam como treinos, tornando o momento mais prazeroso.

Gostou das dicas sobre treinamento de vendedores no varejo? Confira mais conteúdos como este para ajudar em sua loja no blog da ListenPlay!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *