A Black Friday no Brasil começou oficialmente em 2010 e inicialmente ela era restrita ao e-commerce. Ou seja, somente as lojas que possuíam comércio eletrônico (o que não era um número muito expressivo em 2010) conseguiam aproveitar a data. Entretanto, em 2013 as coisas mudaram e a data começou a realmente ganhar destaque nas campanhas de varejo e registrar números altíssimos em faturamento.
Essa festividade surgiu nos Estados Unidos e, por lá, ela acontece logo após o Dia de Ação de Graças, inaugurando a temporada de compras do Natal. Com ajuda da tecnologia e a expansão das tendências de marketing, principalmente nas vendas online, a ideia conquistou o mundo e, apenas no e-commerce brasileiro, o faturamento registrado foi de R$ R$ 4 bilhões em 2020, apenas com as vendas pela internet.
Como você vê, a Black Friday no Brasil é uma oportunidade imperdível para varejistas de todos os segmentos do país e você não pode ficar de fora dessa. Por isso, neste post você confere algumas dicas para aproveitar essa data da melhor maneira possível. Boa leitura!
Qual é a origem da Black Friday?
Provavelmente uma das datas mais importantes do varejo, muito se fala sobre a origem do nome da Black Friday. A primeira vez que esse termo foi utilizado foi em 24 de setembro de 1869. Neste dia, dois investidores americanos, Jay Gould e Jim Fisk, elevaram o valor do ouro, o que causou uma grande queda no mercado.
O resultado disso foi que o mercado de ações americano caiu 20% e o comércio exterior simplesmente parou. Para piorar a situação, os agricultores sofreram um golpe terrível com o valor da colheita de milho e trigo caindo 50%.
A próxima vez que o nome Black Friday foi mencionado novamente foi na década de 50, pela polícia da Filadélfia. Os policiais utilizaram o termo para se referir ao dia entre o Dia de Ação de Graças (celebrado na última quinta-feira de novembro) e o Dia do jogo Exército-Marinha (celebrado em 10 de novembro).
Na ocasião, uma enorme multidão de turistas foi para a cidade naquela sexta-feira e os policiais tiveram que trabalhar longas horas para conter a multidão e organizar o tráfego local. Entretanto, os lojistas conseguiram ter bons lucros. Apesar de alguns comerciantes locais tentaram mudar o nome para Big Friday, o termo Black Friday já havia se espalhado e estava fazendo um grande sucesso entre os consumidores.
Como aproveitar as oportunidade da Black Friday no Brasil
Com tanta concorrência, atualmente o sucesso da Black Friday vai muito além de atrair um grande número de consumidores, é preciso criar estratégias para se diferenciar da concorrência e mostrar que a sua marca é a melhor opção. Por isso, conhecer estratégias para conseguir aproveitar melhor a Black Friday no Brasil e aumentar as suas vendas é fundamental. Confira a seguir.
1. Faça um bom planejamento de marketing para a data
A Black Friday só é um sucesso por um motivo: descontos imperdíveis! Aliás, essa é a principal característica da data. Entretanto, diferentemente das grandes marcas nacionais e internacionais, os pequenos varejistas nem sempre podem lidar com margens muito rasas e oferecer descontos de 70% em produtos. Por isso, um bom planejamento é essencial.
Dito isso, a primeira coisa que você deve ter em mente é não deixar para se preocupar com a celebração apenas na véspera. Para você ter uma ideia, as grandes empresas já articulam suas campanhas desde o princípio do ano. Portanto, antecipe ao máximo as negociações com fornecedores e parceiros para conseguir melhores condições e não deixar que a oportunidade se transforme em um verdadeiro pesadelo.
Lembre-se que, quanto mais próximo da data, maior o número de varejistas pedindo descontos para fornecedores e negociando entrega. Ou seja, as chances de você conseguir preços pouco atrativos e condições de entrega não muito boas são enormes.
Avalie também as mercadorias mais desejadas na época. Não adianta sair dando desconto em produtos de baixíssima procura. E, claro, seja verdadeiro. As pessoas estão munidas de informações, avaliações e ferramentas de comparação, portanto, sabem identificar falsos descontos com poucos cliques.
Sem falar que, fazer promoções “a metade do dobro” só farão com que os consumidores fiquem desconfiados com relação à sua marca, e isso poderá manchar a sua reputação e comprometer os seus resultados no futuro. E, pior, a sua loja ficará vazia na Black Friday.
2. Prepare sua infraestrutura para receber novos clientes
A Black Friday nos Estados Unidos é marcada pelas calçadas lotadas na madrugada e as enormes massas de clientes circulando pelas lojas. No Brasil o cenário é um pouco diferente, mas mesmo assim você precisa ficar atento para não comprometer a experiência do consumidor.
Afinal, se a sua empresa atua no varejo físico, é bem provável que você precisará de mais vendedores disponíveis para atender a demanda que a data gera. Sem falar na garantia de que você não vai perder vendas porque a loja estava muito apertada e os consumidores não conseguiam ver os produtos ou circular entre as prateleiras.
Outro ponto fundamental é a personalização do ambiente. Ela não apenas ajuda o cliente a encontrar aquilo que procura dentro da loja, mas também serve para destacá-la na região e a identificar as principais promoções.
A ambientação também deve levar em conta o layout da loja. Como falamos, o número de pessoas circulando pelo ambiente será maior, e você precisa evitar corredores e espaços apertados. Comprar nessas condições é uma experiência bastante ruim e poderá deixar o cliente com uma impressão ruim da sua loja.
3. Prepare seu estoque para a grande data
O grande aumento da procura por produtos é uma oportunidade de fazer o seu estoque girar. Sem falar que a Black Friday é apenas um aquecimento para o Natal, portanto, esse é o momento de abastecer o seu estoque e, com alguma sorte, obter algum benefício nas negociações.
No entanto, um estoque muito movimentado requer maior atenção em relação à gestão. Organização, monitoramento e atenção são imprescindíveis para garantir que os produtos sejam documentados e despachados corretamente. A tecnologia é uma grande aliada nessa tarefa, portanto, não abra mão de boas ferramentas para gerir seu estoque com precisão.
Ainda, a nossa recomendação é que você faça um inventário do estoque antes e depois da Black Friday, se possível. Assim, você saberá exatamente o que precisa ser vendido para liberar espaço no estoque e o que precisa ser reposto para suportar a demanda do evento.
Com o avanço da inteligência artificial (IA), você pode utilizar mais essa ferramenta para prever demandas para a Black Friday e evitar ficar com produtos parados no estoque depois disso. Sem falar que você também pode utilizar a IA para ter uma liquidação do estoque mais eficiente, caso haja a necessidade de abrir espaço para produtos mais importantes.
4. Fortaleça a sua logística
Que a Black Friday no Brasil vende muito, todos sabem, mas o que nem sempre é comentado são as reclamações que também crescem abruptamente logo após a data. Diante do enorme volume de compras, as transportadoras ficam sobrecarregadas e os atrasos são quase sempre inevitáveis.
Se a sua loja conta uma frota própria ou utiliza empresas privadas para realizar a entrega dos produtos, considere a possibilidade de expandir sua frota temporariamente ou contratar outras organizações para aliviar o serviço e cumprir os prazos combinados.
Por outro lado, se a sua empresa depende exclusivamente dos Correios, não há muito o que fazer para minimizar os atrasos, mas lembre-se de alertar o consumidor sobre a situação logo nos anúncios para dar menos brechas para eventuais reclamações.
Abuse da inovação e da criatividade em suas campanhas publicitárias
Outra característica marcante da Black Friday é o grande espetáculo de peças publicitárias. Seja nas ruas, seja na internet, as marcas estão brigando ferozmente pelo olhar do consumidor.
Entretanto, a maioria das campanhas não trazem muitos elementos inovadores, são quase sempre ofertas sendo exibidas em todos os lugares. Use isso a seu favor dando vida a ações inusitadas para cativar o seu público. Experimente novas estratégias de marketing, novos meios de sensibilizar o seu público, esse é o momento de ser surpreendente!
5. Vá além dos descontos
A essência da Black Friday são os preços atrativos e boas condições de pagamento, mas há muitas outras maneiras da sua empresa se beneficiar desse evento além das vendas propriamente ditas.
Se a sua marca é muito recente ou ainda não é tão popular quanto gostaria, essa é uma ótima chance de promover ações de branding e relacionamento. Aproveite a atenção extra da celebração para promover os diferenciais da sua empresa e iniciar um diálogo com novos clientes.
Por fim, vale lembrar que o Brasil agora conta com outro grande evento de descontos além da Black Friday. A chamada Semana do Brasil, promovida pelo Governo Federal, promete aquecer as vendas também no mês de setembro.
Fique atento, porém, a alguns cuidados importantes ao participar de ambas as datas:
- Todas as informações exibidas em sua publicidade (preços, condições, benefícios e prazos) devem ser honradas, sob risco de processo caso sejam descumpridas;
- Os clientes têm o direito assegurado pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) de devolver um produto em até 7 dias sem a necessidade de apresentar qualquer esclarecimento;
- Em páginas da internet, as informações sobre os produtos, serviços e condições devem ser claras e no site devem constar informações sobre a empresa (CNPJ, endereço e contato).
Agora, as empresas que aproveitam a Black Friday no Brasil para vender mais, agora contam com mais uma oportunidade de aumentar seu faturamento e se destacar no mercado. Se planeje com antecedência, seja verdadeiro e capriche no atendimento, com esses ingredientes você certamente terá muito sucesso.
6. Invista em uma rádio indoor
Outra forma de conseguir deixar o ambiente de compras mais agradável e ajudar o consumidor a se lembrar do seu negócio no futuro é com música ambiente. Isso mesmo que você ouviu, a trilha sonora da sua loja pode fazer uma grande diferença nos seus resultados e nós vamos te explicar o porquê.
A HeartBeats International realizou uma pesquisa mostrando que 35% dos consumidores passam mais tempo na loja quando a música é agradável. Além disso, 31% dos consumidores tendem a retornar aos estabelecimentos que reproduzem música que agradam aos clientes. E isso, sem falar nos 21% que recomendam a loja para amigos e parentes e nos 14% que compram mais.
Ou seja, a música ambiente te ajuda a conquistar os consumidores que fazem compras na sua loja, aumentar as vendas e até mesmo aumentar a propaganda boca-a-boca da sua loja. Perfeito, não é mesmo?
Sem dúvida alguma essa é uma ferramenta importantíssima da qual você não pode abrir mão. Entretanto, é preciso ficar atento às músicas que farão parte da sua trilha sonora. E não basta apenas escolher uma rádio convencional qualquer, ou uma playlist na primeira plataforma que aparecer. O ideal é que você fique no controle do que é reproduzido na sua loja.
Muito pelo contrário, a música se comunica com os seus clientes de formas que talvez você não conseguisse. Além disso, ela ajuda a integrar outras estratégias de marketing e até mesmo a ditar o ritmo de compra dos consumidores.
Quer saber como escolher a música ideal para o seu negócio nesta Black Friday? Então confira o nosso e-book Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal. Continue com a gente e saiba como fazer o teste gratuito e conferir todos esses resultados de perto.
7. Inclua outras estratégias de marketing sensorial
O tamanho da concorrência durante a Black Friday você já conhece, certo? Então é preciso que você também foque em encontrar formas para se diferenciar das demais lojas. Uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso é melhorando a experiência dos clientes.
Para entender a importância disso, basta lembrar das vezes que você deixou de comprar algo que tinha um preço atrativo, ou de entrar em uma loja porque sabia que ali o atendimento era ruim, ou sempre havia problemas com a entrega. Esse tipo de experiência ruim é exatamente o que mantém clientes longe da sua loja e ainda faz com que eles disseminem informações ruins sobre elas.
Como você não quer que isso aconteça com você, é preciso pensar no tipo de experiência que os consumidores têm ao se relacionar com a sua marca. Por isso, a primeira a ser verificada é como anda o atendimento ao cliente. Certifique-se de que a sua equipe de vendas é bem treinada e possui o conhecimento certo para atender o cliente e oferecer a ele os produtos certos.
Outra forma de melhorar a experiência do cliente é investindo em marketing sensorial. Essa estratégia implementa elementos na loja que despertam os cinco sentidos, muitas vezes de forma sutil e pouco perceptíveis para o consumidor.
Uma das ações desse ramo do marketing é a música ambiente, que falamos anteriormente. Mas, ela não é a única, por exemplo, você pode apostar na aromatização da loja, ação focada em criar uma identidade olfativa para a sua marca, de modo que os clientes passam a identificá-la e reconhecê-la sempre que sentirem o cheiro.
Além disso, você também deve focar na criação de uma identidade visual forte e que realmente represente a sua marca. Isso vai desde a criação do logo, a tipografia e as cores, até a decoração da loja e da vitrine. Tudo isso contribui para que a visão do cliente seja estimulada e ele reconheça a sua marca facilmente.
8. Reforce o relacionamento com o cliente
Na corrida para aproveitar a Black Friday ao máximo você não pode se esquecer da importância de reforçar o relacionamento com os clientes. Isso pode ser feito de diferentes formas, mas o que você não pode mesmo é esquecer de que esse é um detalhe importante e que fará a diferença no futuro.
Em primeiro lugar, é essencial proporcionar uma excelente experiência de compra ao cliente. Isso inclui oferecer um atendimento personalizado e de qualidade, responder prontamente a dúvidas e solicitações, e garantir um processo de compra fácil e transparente. As ações de marketing sensorial podem te ajudar com isso.
Vale a pena também investir em treinamento para a sua equipe de vendas e no aprimoramento dos canais de comunicação com os consumidores são passos importantes para alcançar esse objetivo. Inclusive, o ideal é que esses canais estejam funcionando bem para atender aos consumidores durante a Black Friday.
Outra estratégia eficaz é criar programas de fidelidade e oferecer benefícios exclusivos para os clientes. Durante a Black Friday, isso pode incluir descontos adicionais, acesso antecipado a ofertas especiais ou brindes exclusivos. Essas ações não apenas incentivam as compras durante o evento, mas também fortalecem o vínculo com os clientes, que se sentirão valorizados e incentivados a retornar à loja no futuro.
Além disso, é importante manter uma comunicação constante com os clientes, antes, durante e após a Black Friday. Utilize estratégias de marketing por e-mail, redes sociais e mensagens personalizadas para informar sobre promoções, destacar os diferenciais da loja e oferecer suporte ao cliente.
9. Prepare o seu site para receber o tráfego de usuários
Para quem tem loja virtual, a Black Friday é uma data que inspira cuidados extras para garantir que o site continue no ar. Afinal, não apenas o ambiente de navegação deve ser agradável, mas também ser suficiente para que todos os usuários possam navegar nele tranquilamente.
Com o aumento vertiginoso é preciso ter um servidor que suporte um grande número de acessos ao mesmo tempo para não perder clientes com travamentos, oscilações e quedas constantes. Portanto, lembre-se de contratar um serviço de hospedagem robusto para o seu site ou então de conferir se o serviço que você possui atenderá às necessidades da data.
Outro ponto importante na preparação para aproveitar ao máximo a Black Friday, é garantir um site confiável, seguro e prático de ser utilizado. Para isso, confira se a navegabilidade dele está boa e facilitando a jornada de compras dos consumidores. Isso pode ser feito com buscas no site com filtros e divisão dos produtos por categorias.
A responsividade do seu site também é vital para atender às expectativas dos consumidores que preferem fazer as compras online. Ter um bom servidor, como falamos anteriormente, é essencial, mas isso também inclui ter o site planejado para outros dispositivos, como smartphones e tablets.
Ao contrário do que acontece na loja física, quando o consumidor não consegue acessar um site porque ele trava ou demora para carregar, fazem com que o cliente procure a concorrência imediatamente. E isso é possível de ser feito em apenas alguns segundos, portanto, não dê bobeira!
Outro ponto que pode te ajudar a vender mais é oferecer frete gratuito a partir de determinado valor, ou para os clientes que preferirem retirar o produto na loja física. Assim, você ganha mais uma chance para mostrar ao cliente a sua loja e as chances de fidelizá-lo.
10. Inclua anúncios ao longo da programação musical
Outra forma de conseguir obter melhores resultados na sua loja durante a Black Friday é incluindo anúncios ao longo da programação musical da rádio indoor da sua loja. Afinal, essa é uma estratégia bastante eficaz para capturar a atenção dos clientes no momento em que estão mais receptivos: enquanto navegam pelo ambiente da sua loja.
A música ambiente já cria um cenário acolhedor e, ao intercalar anúncios estratégicos, você consegue direcionar a atenção dos consumidores para ofertas especiais, promoções relâmpago e novidades que não podem ser ignoradas. Sem falar que eles poderiam nem sequer saber de tais oportunidades.
Essa abordagem permite reforçar mensagens-chave diretamente aos clientes enquanto eles estão envolvidos na experiência de compra. Anúncios curtos e impactantes podem destacar produtos em promoção ou informar sobre descontos específicos em diferentes seções da loja. Isso não só aumenta a probabilidade de decisão de compra imediata, como também mantém sua marca presente na mente do consumidor ao longo desta etapa da jornada de compras.
Para garantir o sucesso desta estratégia é fundamental que esses anúncios sejam criativos, relevantes, e sejam genuínos, de forma a integrarem-se naturalmente ao ambiente.
Mas, não basta ter o texto certo, é preciso cuidado na hora de gravar o anúncio.
Pensando nisso, a Listenx preparou uma exclusividade que você poderá aproveitar na nossa plataforma. Com a Liss, a nossa assistente de inteligência artificial para a criação de anúncios, ficou muito mais fácil criar anúncios que realmente impactam o consumidor.
Basta digitar as informações sobre os anúncios que você quer fazer e a Liss criará diferentes opções de texto. Você escolhe aquela que melhor se adequa à sua marca e clientes. Em seguida escolhe qual locutor irá utilizá-la e qual trilha sonora. Em poucos minutos você terá os seus anúncios sendo veiculados na rádio.
Essas foram as nossas dicas para você conseguir aproveitar todas as oportunidades que a Black Friday no Brasil poderá trazer para você. Se quiser conferir mais dos nossos conteúdos basta nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhar todas as novidades do nosso blog! Esperamos você no Facebook, LinkedIn e Instagram!
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!