Saber como gerenciar uma loja é o primeiro passo para tornar sua empresa lucrativa. Ou seja, se você não possui experiência com gestão de pessoas, conhecimentos sobre o segmento, organização e visão estratégica, é muito provável que sua loja não consiga competir no mercado.
A verdade é que a má gestão pode limitar, impedir ou até destruir uma operação saudável. Pensando nisso, para auxiliar suas atitudes e decisões como gestor(a), reunimos as melhores dicas práticas a seguir. Confira!
A importância do bom gerenciamento
A administração é um elemento indispensável para o bom funcionamento e sucesso de todas as unidades sociais, políticas, religiosas, de caridade ou de negócios. O gerenciamento eficaz envolve direcionar e organizar pessoas ou recursos (sob a influência de alguém), para garantir a melhor coordenação, produtividade e resultado.
Seja um gerenciamento individual, ou várias pessoas envolvidas em operações em grande escala, o impacto geral da boa administração é sempre o mesmo, o do lucro exponencial. Veja outras vantagens a seguir.
O cumprimento dos objetivos organizacionais
Quando uma empresa inicia suas operações, são estabelecidos objetivos que só podem ser alcançados se todas as partes da organização funcionarem juntas e com eficiência. O gerenciamento adequado garante que cada parte da empresa trabalhe para alcançar um objetivo comum — sem desordem ou perdas financeiras.
A gerência planeja, executa e equilibra os recursos de uma empresa de tal forma que haja produção máxima de trabalho para atingir os objetivos rapidamente, mantendo sempre a qualidade do trabalho.
Na ausência de uma gestão adequada, diferentes área da empresa podem atingir suas metas individuais. No entanto, é provável que um objetivo comum (e maior) não seja alcançado. Isso levaria a atrasos, perdas e produção de baixa qualidade.
Reduz o desperdício
A boa gestão permite eliminar desperdícios, reduzindo assim, os custos gerais e atingindo o estado de otimização máxima de recursos. Isso significa que a empresa está lucrando não apenas com a produção, mas também com o uso melhor e ideal de insumos.
Simplifica a estrutura organizacional
A gerência cria um fluxo uniforme de trabalho e especifica limites de responsabilidades, autoridade e direitos — que não se sobrepõem. Essa estrutura é necessária, pois esclarece a cada funcionário sua posição e campo de influência na organização.
Assim, todo funcionário conhece seus direitos, deveres, superiores e subordinados imediatos, além do conhecimento de oportunidades que o aguardam, à medida que sua relação com a empresa cresce.
Preserva a estabilidade dos negócios
As turbulências no mercado externo não podem prejudicar o funcionamento da empresa. Isso requer mudanças estratégicas e efetivas para proteger o negócio e seus colaboradores. Sem um gerenciamento adequado, isso não será possível.
A boa gestão de marca proporciona maior estabilidade e adaptabilidade à empresa que, além de garantir a sobrevivência, permite expandir a operação com o tempo. Essa segurança administrativa também melhora o ambiente de trabalho — com pessoas mais motivadas e produtivas.
Lucros em abundância
Este é um efeito cumulativo de todos os benefícios mencionados acima. O gerenciamento adequado ajuda a criar uma estrutura organizacional eficiente, definir metas realistas e otimizar a utilização dos recursos. Nesse cenário, o resultado esperado é o aumento em escala dos lucros.
Dicas práticas de como gerenciar uma loja
Os gerentes de lojas de varejo estão desempenhando um papel cada vez mais importante no ambiente físico. À medida que passamos de espaços puramente transacionais para experiências pessoais da marca, o papel do funcionário de varejo continua a mudar. Abaixo, veremos 9 maneiras pelas quais você pode ser um melhor gerente de loja.
1. Aprenda a definir metas e a trabalhar com elas
O crescimento de um negócio depende de metas alcançáveis, motivadoras e com prazos. Ao defini-las também considere o mercado.
Por exemplo: tenha cuidado ao criar metas para aumentar as vendas no início do ano, pois os consumidores tendem a não comprar muito nesse período e números gigantescos pode desmotivar os vendedores. Quando ao cumprimento do que foi estipulado, há três dicas que podem te ajudar:
- crie um plano de ação, citando as atividades que precisam ser desempenhadas;
- defina as pessoas responsáveis por cada tarefa;
- acompanhe o andamento e, se você ou alguém estiver com dificuldades de avançar, tente dividir o plano em etapas.
No processo de como gerenciar uma loja com metas, algumas estratégias também são indicadas. Uma delas é manter o foco em um objetivo de cada vez. Ademais, comemorar as metas batidas motiva o avanço.
2. Construa uma excelente equipe
Todo líder é tão bom quanto o time que tem atrás dele. Isso não é diferente quando se trata de gerenciar uma loja de varejo.
Comece com a contratação da equipe certa. Embora a experiência profissional seja importante, não se esqueça de considerar as habilidades sociais e os traços de personalidade dos candidatos.
Não espere períodos de pico para realizar grandes contratações. A urgência pode atrapalhar (e muito) as escolhas finais. Outra dica é envolver sua equipe nos processos, isso melhora o clima organizacional — garantindo que cada pessoa se sinta envolvida nas decisões da empresa.
O processo de integração também é importante. Documente as atividades e forneça treinamento em diferentes mídias, para que você possa atender a vários estilos de aprendizagem.
3. Promova a comunicação aberta
Um bom líder proporciona um ambiente seguro com comunicação bidirecional. Mais importante do que falar é ouvir. Estabeleça uma linha aberta de comunicação com seus superiores e subordinados. Faça atualizações importantes, compartilhe as vitórias de sua equipe e traga novas ideias para a mesa. Algumas atitudes de um grande líder são:
- liderar pelo exemplo;
- ser decisivo e exibir confiança;
- manter a calma independente do cenário;
- ser transparente.
4. Conheça sua equipe
Se você é um bom observador e ouvinte, provavelmente conhece sua equipe em nível profissional e pessoal. Os ambientes de varejo podem ser difíceis (longas horas, turnos de fim de semana, luzes brilhantes, negociação com clientes, etc.), elogie as pessoas por suas vitórias e forneça críticas construtivas quando errarem o alvo.
Isso também ajuda a distribuir melhor as atividades — de acordo com as características e motivações de cada um.
5. Adote uma mentalidade data-driven
Como gerente de uma loja de varejo, uma mentalidade orientada a dados abrange todas as áreas da empresa: produtividade dos funcionários, receitas, despesas, investimentos, etc. Crie uma lista de verificação de KPIs (indicadores de performance) para sua loja e estabeleça metas com as quais você possa medir o progresso. Lembre-se de traçar objetivos mensuráveis e desafiadores.
6. Mantenha a organização operacional
Embora não esteja na equipe de operações de varejo, você desempenha um papel muito importante no processo — especialmente para varejistas com vários pontos de venda. Seu papel é gerenciar o estoque e garantir que não falte produtos.
Além disso, programe ofertas e mantenha o inventário baixo, atualizado e lucrativo. Utilize também sistemas de PDV para automatizar tarefas e melhorar a gestão dos itens.
7. Abrace novas tecnologias
Isso não significa que você precisa implementar todas as novas ferramentas que chegam ao mercado. Em vez disso, entenda as metas e os desafios da sua loja e procure soluções que atendam a essas necessidades.
Por exemplo, a tecnologia pode introduzir automações que reduzem a quantidade de processos manuais — que são demorados e suscetíveis a erros humanos. A tecnologia certa pode mitigar cada um deles.
8. Conheça seus clientes
Assim como você conhece as pessoas que está gerenciando, também precisa conhecer seus compradores — seja conversando na loja, analisando as redes sociais ou tomando um café com eles.
Construir relacionamentos autênticos com os clientes pode ajudá-lo não apenas a construir intimidade e confiança, mas também a descobrir suas “dores” e identificar novas oportunidades de negócio.
9. Enfrente os concorrentes com um bom marketing
Atualmente, garantir o bom faturamento de uma loja é um grande desafio. Além de crises econômicas e setoriais, muitos lojistas competem com fortes concorrentes, o que complica ainda mais o andamento das vendas. Mas as estratégias de marketing estão aí justamente para inverter isso!
Nesse quesito, a principal dica de como gerenciar uma loja é investir em estratégias novas, a fim de oferecer um diferencial aos consumidores.
Aliás, a inovação não necessariamente precisa estar ligada à modernidade dos produtos vendidos. Um dos pontos fortes da sua loja pode ser a experiência proporcionada ao cliente, ou seja, o customer experience que deve ser trabalhada com:
A segunda opção, vale mencionar, tem se destacado por suas estratégias, que envolvem até som ambiente em lojas.
Por fim, a gestão de loja é a integração e coordenação de recursos (humanos e materiais) para avançar em direção aos objetivos desejados. Uma boa administração começa com metas claras e mensuráveis, com isso é possível acompanhar a evolução da empresa e corrigir imprevistos.
Com uma equipe forte, excelentes habilidades de liderança e uma mentalidade orientada a dados, fica muito mais fácil descobrir como gerenciar uma loja de qualquer segmento.
Os melhores gerentes também capacitam sua equipe para assumir um papel proativo no sucesso do negócio. A evolução acontece quando pessoas com diferentes habilidades se unem para realizar um objetivo em comum.
Se você possui uma loja de roupas, sabe da importância de manter as peças organizadas e atualizadas. No entanto, algumas empresas iniciantes podem se perder nos processos — o que gera um impacto direto nas vendas. Descubra agora as melhores práticas para aprimorar sua gestão de estoque!
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