Por Nayara Santos em 20.03.2020

Como Gerenciar uma Loja em 9 passos?

Por Nayara Santos em 20.03.2020

Saber como gerenciar uma loja é o primeiro passo para tornar sua empresa lucrativa. Ou seja, se você não possui experiência com gestão de pessoas, conhecimentos sobre o segmento, organização e visão estratégica, é muito provável que sua loja não consiga competir no mercado.

A verdade é que a má gestão pode limitar, impedir ou até destruir uma operação saudável. Pensando nisso, para auxiliar suas atitudes e decisões como gestor(a), reunimos as melhores dicas práticas a seguir. Confira!

A importância do bom gerenciamento

A administração é um elemento indispensável para o bom funcionamento e sucesso de todas as unidades sociais, políticas, religiosas, de caridade ou de negócios. O gerenciamento eficaz envolve direcionar e organizar pessoas ou recursos (sob a influência de alguém), para garantir a melhor coordenação, produtividade e resultado.

Seja um gerenciamento individual, ou várias pessoas envolvidas em operações em grande escala, o impacto geral da boa administração é sempre o mesmo, o do lucro exponencial. Veja outras vantagens a seguir.

O cumprimento dos objetivos organizacionais

Quando uma empresa inicia suas operações, são estabelecidos objetivos que só podem ser alcançados se todas as partes da organização funcionarem juntas e com eficiência. O gerenciamento adequado garante que cada parte da empresa trabalhe para alcançar um objetivo comum — sem desordem ou perdas financeiras.

A gerência planeja, executa e equilibra os recursos de uma empresa de tal forma que haja produção máxima de trabalho para atingir os objetivos rapidamente, mantendo sempre a qualidade do trabalho.

Na ausência de uma gestão adequada, diferentes área da empresa podem atingir suas metas individuais. No entanto, é provável que um objetivo comum (e maior) não seja alcançado. Isso levaria a atrasos, perdas e produção de baixa qualidade.

Reduz o desperdício

A boa gestão permite eliminar desperdícios, reduzindo assim, os custos gerais e atingindo o estado de otimização máxima de recursos. Isso significa que a empresa está lucrando não apenas com a produção, mas também com o uso melhor e ideal de insumos.

Simplifica a estrutura organizacional

A gerência cria um fluxo uniforme de trabalho e especifica limites de responsabilidades, autoridade e direitos — que não se sobrepõem. Essa estrutura é necessária, pois esclarece a cada funcionário sua posição e campo de influência na organização.

Assim, todo funcionário conhece seus direitos, deveres, superiores e subordinados imediatos, além do conhecimento de oportunidades que o aguardam, à medida que sua relação com a empresa cresce.

Preserva a estabilidade dos negócios

As turbulências no mercado externo não podem prejudicar o funcionamento da empresa. Isso requer mudanças estratégicas e efetivas para proteger o negócio e seus colaboradores. Sem um gerenciamento adequado, isso não será possível.

A boa gestão de marca proporciona maior estabilidade e adaptabilidade à empresa que, além de garantir a sobrevivência, permite expandir a operação com o tempo. Essa segurança administrativa também melhora o ambiente de trabalho — com pessoas mais motivadas e produtivas.

Lucros em abundância

Este é um efeito cumulativo de todos os benefícios mencionados acima. O gerenciamento adequado ajuda a criar uma estrutura organizacional eficiente, definir metas realistas e otimizar a utilização dos recursos. Nesse cenário, o resultado esperado é o aumento em escala dos lucros.

Dicas práticas de como gerenciar uma loja

Os gerentes de lojas de varejo estão desempenhando um papel cada vez mais importante no ambiente físico. À medida que passamos de espaços puramente transacionais para experiências pessoais da marca, o papel do funcionário de varejo continua a mudar. Abaixo, veremos 9 maneiras pelas quais você pode ser um melhor gerente de loja.

1. Aprenda a definir metas e a trabalhar com elas

O crescimento de um negócio depende de metas alcançáveis, motivadoras e com prazos. Ao defini-las também considere o mercado.


Por exemplo: tenha cuidado ao criar metas para aumentar as vendas no início do ano, pois os consumidores tendem a não comprar muito nesse período e números gigantescos pode desmotivar os vendedores. Quando ao cumprimento do que foi estipulado, há três dicas que podem te ajudar:

  1. crie um plano de ação, citando as atividades que precisam ser desempenhadas;
  2. defina as pessoas responsáveis por cada tarefa;
  3. acompanhe o andamento e, se você ou alguém estiver com dificuldades de avançar, tente dividir o plano em etapas.

No processo de como gerenciar uma loja com metas, algumas estratégias também são indicadas. Uma delas é manter o foco em um objetivo de cada vez. Ademais, comemorar as metas batidas motiva o avanço.

2. Construa uma excelente equipe

Todo líder é tão bom quanto o time que tem atrás dele. Isso não é diferente quando se trata de gerenciar uma loja de varejo.

Comece com a contratação da equipe certa. Embora a experiência profissional seja importante, não se esqueça de considerar as habilidades sociais e os traços de personalidade dos candidatos.

Não espere períodos de pico para realizar grandes contratações. A urgência pode atrapalhar (e muito) as escolhas finais. Outra dica é envolver sua equipe nos processos, isso melhora o clima organizacional — garantindo que cada pessoa se sinta envolvida nas decisões da empresa.

O processo de integração também é importante. Documente as atividades e forneça treinamento em diferentes mídias, para que você possa atender a vários estilos de aprendizagem.

3. Promova a comunicação aberta

Um bom líder proporciona um ambiente seguro com comunicação bidirecional. Mais importante do que falar é ouvir. Estabeleça uma linha aberta de comunicação com seus superiores e subordinados. Faça atualizações importantes, compartilhe as vitórias de sua equipe e traga novas ideias para a mesa. Algumas atitudes de um grande líder são:

  • liderar pelo exemplo;
  • ser decisivo e exibir confiança;
  • manter a calma independente do cenário;
  • ser transparente.

4. Conheça sua equipe

Se você é um bom observador e ouvinte, provavelmente conhece sua equipe em nível profissional e pessoal. Os ambientes de varejo podem ser difíceis (longas horas, turnos de fim de semana, luzes brilhantes, negociação com clientes, etc.), elogie as pessoas por suas vitórias e forneça críticas construtivas quando errarem o alvo.

Isso também ajuda a distribuir melhor as atividades — de acordo com as características e motivações de cada um.

5. Adote uma mentalidade data-driven

Como gerente de uma loja de varejo, uma mentalidade orientada a dados abrange todas as áreas da empresa: produtividade dos funcionários, receitas, despesas, investimentos, etc. Crie uma lista de verificação de KPIs (indicadores de performance) para sua loja e estabeleça metas com as quais você possa medir o progresso. Lembre-se de traçar objetivos mensuráveis e desafiadores.

6. Mantenha a organização operacional

Embora não esteja na equipe de operações de varejo, você desempenha um papel muito importante no processo — especialmente para varejistas com vários pontos de venda. Seu papel é gerenciar o estoque e garantir que não falte produtos.

Além disso, programe ofertas e mantenha o inventário baixo, atualizado e lucrativo. Utilize também sistemas de PDV para automatizar tarefas e melhorar a gestão dos itens.

7. Abrace novas tecnologias

Isso não significa que você precisa implementar todas as novas ferramentas que chegam ao mercado. Em vez disso, entenda as metas e os desafios da sua loja e procure soluções que atendam a essas necessidades.

Por exemplo, a tecnologia pode introduzir automações que reduzem a quantidade de processos manuais — que são demorados e suscetíveis a erros humanos. A tecnologia certa pode mitigar cada um deles.

8. Conheça seus clientes

Assim como você conhece as pessoas que está gerenciando, também precisa conhecer seus compradores — seja conversando na loja, analisando as redes sociais ou tomando um café com eles.

Construir relacionamentos autênticos com os clientes pode ajudá-lo não apenas a construir intimidade e confiança, mas também a descobrir suas “dores” e identificar novas oportunidades de negócio.

9. Enfrente os concorrentes com um bom marketing

Atualmente, garantir o bom faturamento de uma loja é um grande desafio. Além de crises econômicas e setoriais, muitos lojistas competem com fortes concorrentes, o que complica ainda mais o andamento das vendas. Mas as estratégias de marketing estão aí justamente para inverter isso!

Nesse quesito, a principal dica de como gerenciar uma loja é investir em estratégias novas, a fim de oferecer um diferencial aos consumidores.

Aliás, a inovação não necessariamente precisa estar ligada à modernidade dos produtos vendidos. Um dos pontos fortes da sua loja pode ser a experiência proporcionada ao cliente, ou seja, o customer experience que deve ser trabalhada com:

A segunda opção, vale mencionar, tem se destacado por suas estratégias, que envolvem até som ambiente em lojas.

Por fim, a gestão de loja é a integração e coordenação de recursos (humanos e materiais) para avançar em direção aos objetivos desejados. Uma boa administração começa com metas claras e mensuráveis, com isso é possível acompanhar a evolução da empresa e corrigir imprevistos.

Com uma equipe forte, excelentes habilidades de liderança e uma mentalidade orientada a dados, fica muito mais fácil descobrir como gerenciar uma loja de qualquer segmento.

Os melhores gerentes também capacitam sua equipe para assumir um papel proativo no sucesso do negócio. A evolução acontece quando pessoas com diferentes habilidades se unem para realizar um objetivo em comum.

Se você possui uma loja de roupas, sabe da importância de manter as peças organizadas e atualizadas. No entanto, algumas empresas iniciantes podem se perder nos processos — o que gera um impacto direto nas vendas. Descubra agora as melhores práticas para aprimorar sua gestão de estoque!

Compartilhe

Você também pode gostar

Pix no varejo: o que vai mudar?

Conseguir agilidade para receber e efetuar pagamentos pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. Afinal de contas, ninguém quer ficar esperando muito tempo para receber por uma venda, ou mesmo ter a possibilidade de conseguir melhores condições ao fazer uma compra porque é possível efetuar o pagamento de forma mais rápida. Tudo isso…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Vinheta de inauguração de loja: 6 dicas de como criar uma

Se você está planejando a inauguração da sua loja, deve considerar criar uma vinheta. Isso porque, a vinheta ajuda a conquistar os clientes, e a fazer com que eles se lembrem da sua marca.  Não acredita? Então basta lembrar da vinheta do Jornal Nacional. Sempre que você ouvia aquela musiquinha e via o vídeo, sabia…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Jingle para loja de roupas: 4 exemplos para se inspirar

Utilizar de diferentes ferramentas para atrair a atenção do cliente é fundamental para o sucesso do seu negócio. Por isso, o jingle para loja de roupas poderá ser o diferencial que você estava procurando para aumentar as suas vendas.  Jingles são peças publicitárias cantadas, com uma letra fácil de lembrar e uma música que ajuda…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Ações de Endomarketing que ampliarão os resultados do seu negócio!

Desenvolver ações de endomarketing é importante para as empresas de todos os segmentos. No comércio varejista não é diferente e as lojas devem criar meios para que os seus funcionários estejam sempre motivados para o exercício de suas funções. Apenas com colaboradores motivados é que se consegue ter uma campanha de varejo de sucesso, por…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Guia completo franchising: tudo para você escolher a franquia certa

O franchising é um modelo de negócio que tem apresentado importante crescimento e impacto positivo na economia do país. Principalmente se tratando do setor varejista, essa é uma estratégia de expansão que tem ignorado as crises e oscilações econômicas, já que vem apresentando importante crescimento tanto na quantidade de redes sendo abertas quanto no faturamento.…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Saiba 7 motivos pelos quais sua loja não vende

Ter uma loja que não vende provavelmente é um dos maiores pesadelos de qualquer empreendedor. Ainda mais nos tempos de crise que estamos vivendo atualmente. Assim, os juros, a concorrência, a falta de clientes vão apenas se somando a outros tantos motivos que tornam a administração de um negócio do varejo um grande desafio. Mas,…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

25 textos para inauguração de loja: se inspire

A inauguração da loja é um daqueles momentos que podem ficar marcados na memória do consumidor. Por isso, planejar como ela será é essencial para o sucesso da sua empresa no longo prazo. Saiba que qualquer erro poderá atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor, retardar ou até mesmo impedir o crescimento no mercado de…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

Como aumentar as vendas em loja física? Saiba aqui!

Um dos maiores desejos das marcas atualmente é aumentar as vendas em loja física, principalmente no varejo de roupas. A economia internacional foi impactada diretamente pelo distanciamento social necessário para conter o novo coronavírus. Mas é possível não ficar no vermelho após a pandemia? Sim! As empresas precisam se reinventar e pensar formas de atrair…

Por Nayara Santos em 18.05.2020

O que é marketing de nostalgia? Saiba como aplicá-lo

Em um mundo cada vez mais moderno e evoluído, olhar para o passado nos traz um misto de sentimentos carregados de boas lembranças, a famosa nostalgia. E essa sensação atrai consumidores e vende. Uma prova foi o sucesso de bilheteria da turnê da Sandy e Junior. Isso acontece porque os consumidores se sentem motivados a…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos