Ter uma loja que não vende provavelmente é um dos maiores pesadelos de qualquer empreendedor. Ainda mais nos tempos de crise que estamos vivendo atualmente. Assim, os juros, a concorrência, a falta de clientes vão apenas se somando a outros tantos motivos que tornam a administração de um negócio do varejo um grande desafio.
Mas, por mais desafiador que seja, esse não deve ser um motivo para você desistir. Afinal, mesmo com a crise é possível se manter lucrativo e atrair consumidores para o seu comércio. Para isso é preciso colocar a mão na massa e estudar, fazendo análises das vendas e também buscando soluções para o que não está funcionando, só assim vai alcançar os bons resultados.
Quer dicas de como aumentar o movimento da sua loja? Então continue com a leitura deste texto. Separamos cinco itens que vão te ajudar a desenvolver estratégias e atingir as metas esperadas. Vamos lá, acompanhe e aprenda!
A importância de mensurar resultados
Um dos primeiros passos para entender porque a loja não vende e melhorar os indicadores de vendas é analisar os números, independentemente da situação em que está. Fazer esse tipo de acompanhamento é essencial para a organização do seu negócio, podendo planejar até mesmo os seus futuros passos.
Por meio dessa ação é possível corrigir erros e também perceber quais oportunidades vão ser valiosas e que valem a pena um investimento maior de tempo e dinheiro no futuro. Bem como identificar aquilo que não está dando certo e que precisa ser modificado.
Para quem trabalha com o varejo, esse é um passo fundamental para conseguir manter as contas em dia e não ficar com o caixa negativo, podendo até ter que fechar o local. Esse é um trabalho que deve ser realizado mês a mês, sempre observando se as metas definidas (sejam elas de curto, médio ou longo prazo) estão sendo cumpridas. Dessa forma, é possível ter benefícios como:
- Conhecimento dos resultados da empresa, que proporciona uma visão ampla dos processos e se pode enxergar o que entra, sai e até os gastos extras;
- Auxilia na tomada de decisões, pois com os números em mãos é possível verificar quais vão ser os melhores caminhos para seguir;
- Viabiliza melhorias, porque você passa a conhecer tudo e deixa os achismos de lado, podendo assim investir no que realmente é eficaz para o empreendimento;
- Aumenta a produtividade, afinal, tem todas as análises em mãos, podendo destacar o que funciona e tirar aquilo que não surtiu efeito.
Os 5 motivos da loja não vender
Agora que já explicamos que analisar resultados é importante para quem busca melhores indicadores nos negócios, é essencial falar também sobre as razões da sua loja não vende.
O mundo está constantemente mudando e, junto a isso, vem a transformação do processo de compra, já que os clientes também mudam a forma como eles se relacionam com as empresas. Sendo assim, é fundamental prestar atenção a detalhes como tráfego no site e movimentação da loja física, fidelização, reclamações e até mesmo nas estratégias de marketing que você tem aplicado.
Confira a seguir se você está agindo certo ou se tem deixado a desejar.
1. Desconhecer o público-alvo
Esse é um dos motivos principais para não atingir as metas. Afinal, se você não sabe para quem está vendendo, você não vai conseguir se comunicar com essa pessoa de forma efetiva. Como destacamos, o jeito de consumir produtos mudou e não é qualquer coisa que atrai as pessoas para um determinado comércio, é preciso entender as necessidades e preferências do seu nicho.
Só assim é possível transformar aquele curioso, que quer dar só uma olhadinha, em um potencial comprador do seu produto ou serviço. E quem sabe até mesmo fidelizá-lo.
Por isso, você precisa conhecer muito bem a sua persona, verificando sempre quais são suas dores e seus anseios. Provavelmente, você deve estar se perguntando como fazer isso, certo? Muito simples, realizando pesquisas, investindo em análises e mensuração de resultados. Só assim vai conseguir ter mais clareza de quem quer comprar e qual a melhor forma de vender para ele.
O ideal é que você invista no desenvolvimento da técnica de brand persona, criando personagens fictícios, com base no perfil dos clientes que frequentam a sua loja. Assim, você entenderá como o cliente se comporta e do que ele gosta.
2. Falta de tráfego
Está achando que a sua loja não vende? Então a falta de movimentação pode ser um dos motivos principais para isso. Ter mais lucros está diretamente ligado a atrair mais pessoas para a sua marca, e conseguir se destacar da concorrência. Para isso, é preciso que o que é ofertado seja atraente, que se mostre dentro das crenças e valores do seu público e que crie uma identificação entre os dois.
Muita coisa para se pensar? Calma, não é uma tarefa simples, mas também está longe de ser difícil. O que é fundamental aqui é ter comprometimento, não deixar de fazer o planejamento e nem se tornar desorganizado.
Para conseguir aumentar o engajamento dos clientes e a forma como eles enxergam a sua marca você pode apostar em:
- Blogs: no seu site crie um blog com conteúdo que fale sobre temas relacionados com a sua área de atuação. Assim, você mostra para os seus clientes que a sua marca é uma autoridade no assunto na área. Esses conteúdos podem ser preparados para dar dicas e tirar dúvidas sobre o tema, trazendo a credibilidade para o seu lado. Só não se esqueça de utilizar as técnicas de SEO para isso e conseguir um bom ranqueamento nos mecanismos de pesquisa;
- Podcasts: um formato que vem crescendo e ganhando força no público. Com ele é possível abordar vários assuntos e conquistar ouvintes de diversas idades. Entretanto, ele pode exigir um investimento maior de tempo e dinheiro. Portanto, se você já estiver com resultados ruins, é melhor certificar-se de que o seu orçamento permitirá que você faça isso;
- Redes sociais: elas já são queridinhas do público e dificilmente o seu comprador não vai estar presente por lá. Inclusive, o Brasil é um dos países com maior número de usuários nas redes sociais do mundo. Portanto, se você não marcar presença, o seu concorrente o fará. Essa é uma forma de conseguir se manter perto dos consumidores, estreitando os laços e criando mais autoridade para a sua marca. Apesar de ser uma ferramenta gratuita para promover a sua marca, é preciso ter um bom planejamento de marketing por trás dela.
3. Não investir em marketing
Uma frase que se encaixa perfeitamente aqui é “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, se a sua loja não vende, a falta de investimento em marketing pode ser um dos problemas.
O marketing é uma excelente forma de inserir a sua marca e o seu produto no mercado, trazer mais clientes e aumentar os lucros. Mas ainda tem pessoas que são receosas em investir nesse tipo de ação tão eficaz. Acima falamos que as mídias sociais são uma excelente forma de chamar atenção do público, mas é preciso saber fazer isso e você vai precisar de um bom planejamento de marketing.
Entenda que, como você, existem outros milhares espalhados por aí tentando a sorte para vender seus produtos e com o marketing é sim possível conseguir. Com ele você pode identificar o seu tipo de cliente, analisar metas, fazer boas divulgações e aumentar o tráfego.
Lembre-se que existem inúmeras estratégias de marketing que você pode adotar, muitas delas ao mesmo tempo na sua loja. Portanto, o ideal é conhecê-las e saber quais melhor se adequam ao perfil da sua marca e ao seu orçamento. Alguns dos principais são:
- Marketing sensorial;
- Marketing de conteúdo;
- Marketing digital;
- Marketing promocional, dentre muitos outros.
4. Não reter ou fidelizar o cliente
Você sabia que atrair clientes novos para a sua loja pode custar até cinco vezes mais do que fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca e a sua loja? Portanto, se esse não for um motivo suficiente para te convencer da importância de investir na retenção e fidelização de clientes, vamos te apresentar mais algumas.
É muito comum que o cliente vá até a loja comprar algo e a relação entre a marca e o cliente acabe por ali. Entretanto, é preciso fazer com que ele se torne um comprador recorrente, ou seja, torná-lo fiel à sua marca. Não o conquistar ou desenvolver um relacionamento amigável é um forte erro e como consequência a loja não vende.
Portanto, o processo não termina quando ele paga, é necessário ir além e encontrar meios para entender se está satisfeito com o que comprou e investir nos canais de comunicação para estabelecer uma ligação. Além disso, é fundamental fazer com que se sintam especiais e, principalmente, montar estratégias para que não se esqueçam da empresa.
Neste caso, o melhor a fazer é investir em formas de lembrar o cliente sobre a sua loja. Por exemplo, através de e-mail marketing e mensagens do WhatsApp. Faça o possível para conseguir o e-mail e o telefone dos seus clientes. Assim você conseguirá enviar informações sobre novidades e até mesmo promoções exclusivas para trazê-los de volta à sua loja.
5. Sem credibilidade
Os produtos são bons, os preços estão de acordo com o mercado, tem demanda, mas a sua loja não vende. O que será que pode estar acontecendo? Esse pode ser o resultado da falta de confiança no que é oferecido ou na sua marca, então o cliente simplesmente vai optar pela empresa que tem mais credibilidade no mercado.
A boa notícia é que existem formas de mudar isso e passar seriedade. Neste caso, é preciso investir na divulgação do produto, fazer com que os compradores elogiem mais, reformular algumas partes visuais, tornar a marca mais atraente e facilitar o processo de compras. Além disso, deixe algumas informações sempre em destaque, como telefone, CNPJ, WhatsApp e SAC, pois elas trazem mais seriedade.
Além disso, busque informações nas redes sociais e em sites de reclamações e veja qual é a reputação da sua loja. Assim, você saberá o que está acontecendo de errado e vai encontrar formas de mudar isso.
6. Atendimento ruim
Outro motivo pelo qual você pode não estar conseguindo vender na sua loja é devido a um atendimento ruim. O cliente quer se sentir especial e, se você não conseguir fazer isso, ele provavelmente vai desistir da compra.
Por isso, oferecer treinamentos para a sua equipe de vendas pode te poupar de muitos problemas. O ideal é que o vendedor receba o cliente com um sorriso no rosto, seja sempre cordial e trate o cliente da melhor forma possível. Ainda, o vendedor também precisa saber reconhecer quando o cliente quer um atendimento mais rápido e direto e quando ele quer mais atenção.
Vale a pena destacar que, muitos consumidores aceitam pagar mais caro para serem bem atendidos do que optar por uma loja com preço menores e péssimo atendimento. Portanto, faça uma análise detalhada de como você vem tratando os seus clientes.
Outro ponto que precisamos comentar é com relação a resolução de problemas. Por mais que você se prepare, acredite, eles vão acontecer, e você precisa estar pronto para lidar com isso. Portanto, se o cliente te procurar com algum problema para ser resolvido, faça o possível para isso. Esse será o momento de reverter a má impressão que o cliente possa ter ficado da sua loja.
Se quiser conhecer todas as nossas dicas de como fazer um excelente atendimento, confira o nosso artigo sobre o assunto.
7. Reproduzir a trilha sonora errada
Você provavelmente já deve ter reparado que diversas lojas utilizam música ambiente, não é mesmo? Essa é uma poderosa ferramenta de marketing sensorial que pode te ajudar a conquistar os clientes, mas que, se mal aplicada, pode fazer com que eles desistam da compra rapidamente.
Para você ter uma ideia, quando o consumidor faz compras em uma loja com uma trilha sonora agradável, a tendência é que 35% deles fiquem mais tempo na loja, e o resultato é que 14% vai acabar comprando mais. Por outro lado, se a música for errada, 44% dos consumidores vão deixar a loja sem levar nada. Ou seja, você pode acabar perdendo grandes oportunidades de vendas.
Portanto, se a sua loja não vende é importante que você analise qual é a música que você tem colocado para os seus clientes escutarem. Para utilizar essa estratégia, o mais importante é que a música combine com a identidade da sua marca e com o perfil dos seus clientes.
Como você pode ter observado ao longo deste artigo, às vezes estamos tão focados em descobrir o porquê a loja não vende, que não enxergamos o óbvio, que são ações que deixamos de fazer. Mas nada está perdido e este texto veio para provar.
Quer melhorar a movimentação e voltar a ter lucros? Pare, analise seus resultados e passe a investir nessas dicas que descrevemos. Existem boas formas para sair dessa situação, como é o caso de investir no marketing de experiência ou customer experience. Leia mais sobre o assunto e mude a realidade do seu comércio!
E por ter gostado deste conteúdo, leia também sobre o varejo 4.0 e sua influência no mundo digital!
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