Quando falamos em campanha de varejo, é normal que alguns gerentes e diretores de marketing pensem em ações para chamar a atenção dos clientes. Mas você já parou para pensar que os seus funcionários também merecem atenção? São eles que fazem o atendimento às pessoas e por isso devem ter ações estruturadas para que se sintam mais engajados. É aí que entra a comunicação interna.
Como são muitas as dúvidas tidas a respeito desse assunto, listamos as principais delas e as responderemos, a seguir. Interessado em aprender mais sobre o tema? Então confira!
Afinal, o que é a comunicação interna?
Margarida Kunsch, uma das principais pesquisadoras de relações públicas no Brasil, classifica a comunicação interna como “um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e os seus colaboradores”.
A autora ainda comenta que a comunicação interna utiliza de ferramentas da comunicação institucional e do endomarketing para engajar os colaboradores e mantê-los informados sobre aquilo que se passa na organização.
Quais são os seus principais objetivos?
Conforme mostra a citação de Kunsch, a comunicação interna tem como objetivo principal, manter uma boa relação entre a empresa e o seu público interno. Além disso, há outros pontos a serem conquistados pelo setor. Tratam-se dos a seguir relacionados. Veja!
Melhorar o relacionamento entre os colaboradores
A comunicação interna serve para estreitar as relações entre a alta cúpula administrativa de uma organização e os seus colaboradores de todos os níveis. Uma das suas principais características é a transparência.
Entende-se que é preciso se comunicar com os colaboradores sempre de forma clara e direta, sem “rodeios”, uma vez que isso demonstra confiança da organização nessas pessoas, o que gera um relacionamento mais saudável.
Alinhar todos os setores da empresa
Com a comunicação interna, todos os setores da empresa passam a ser alinhados. A ideia é que fique claro quais são as funções de cada um e isso se perpetue entre os colaboradores.
Gareth Morgan, um grande autor da administração, classifica as empresas como máquinas. Para ele todos têm uma função importante e se um colaborador para, toda a organização para.
A comunicação interna tem o papel de alinhar as informações, para que todos os setores atuem em sinergia e possibilitem o pleno funcionamento da “máquina”.
Servir como base para o endomarketing
Comunicação interna e endomarketing não são sinônimos, mas têm como foco o mesmo público, os colaboradores da empresa. Quando ambas as atividades são realizadas em conjunto, se aumentam as chances de conquistar resultados positivos para a organização.
As ferramentas de comunicação interna podem ser utilizadas para fortalecer as ações de endomarketing, como divulgar o pré e o pós-evento de uma festividade para os colaboradores, por exemplo.
Minimização de boatos e fofocas
As fofocas e rumores de corredor são um problema grave para muitas empresas. Muitas vezes alguém ouve falar sobre algo e conta para um colega, que espalha a informação e a modifica e por aí vai. É como diz aquele ditado, “quem conta um conto, aumenta um ponto”.
Isso acaba gerando situações graves para a empresa, como no caso de uma mudança de escritório para outra cidade, uma troca de sistema operacional etc. Com a comunicação interna, tudo é contado de forma clara aos colaboradores, logo, não haverá problemas quanto a isso. Afinal, a comunicação será sempre às claras.
Facilidade para integrar novos colaboradores
Quando um novo colaborador é contratado, pode levar um tempo para que ele se acostume com a nova realidade em que se encontra. Cada empresa tem uma cultura e se adaptar a ela pode levar tempo.
No entanto, com uma comunicação interna bem organizada isso é facilitado. Podem ser desenvolvidas cartilhas, manuais, treinamentos e outros materiais que façam com que as pessoas se situem mais facilmente no novo local de trabalho, se integrando rapidamente à equipe.
O que abrange a comunicação interna e por que ela é fundamental para o sucesso da empresa?
A comunicação interna abrange um conjunto de conhecimentos compartilhados de relações humanas. Ela deve ser vista como uma algo estratégico e de fundamental importância para as organizações.
Existem diversas ferramentas de comunicação interna que podem ser utilizadas para gerar o sucesso nas empresas. As mais simples e comuns são as tradicionais como mural, jornal interno, reuniões periódicas etc.
No entanto, as novas tecnologias têm feito com que a comunicação interna se efetive ainda mais. Assim sendo, a TV corporativa, os itens de digital signage, como murais digitais, as redes sociais internas e as rádios corporativas têm se tornado ferramentas interessantes de serem trabalhadas com o público interno.
Como montar uma equipe de comunicação interna para uma empresa?
Uma equipe de comunicação interna deve ser formada por profissionais que saibam identificar as necessidades dos outros e, tenham empatia e sejam bons em lidar com as relações humanas. Isso é essencial, uma vez que para trabalhar com pessoas, é preciso gostar de pessoas.
No que se refere a formação acadêmica, o time pode contar com pessoas graduadas em jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, design, entre outras áreas da comunicação.
Em alguns casos, as equipes também contam com psicólogos, justamente para ter um olhar mais humano sobre as técnicas e instrumentos utilizadas pelos profissionais da comunicação.
Como a comunicação interna pode ser aplicada em cenários de mudança?
A comunicação interna pode ser utilizada de maneira estratégica em cenários de mudança. Sabemos que a cultura organizacional é algo muito enraizado e difícil de modificar.
Desse modo, quando uma empresa que até então utilizava apenas recursos manuais para desenvolver as suas atividades, começa a investir em tecnologia, por exemplo, estratégias de comunicação podem ser desenvolvidas. Assim, se faz todo um trabalho de conscientização com os funcionários mais conservadores.
Não há dúvidas de que a comunicação interna é importante para as companhias. Afinal, ela possibilita aos trabalhadores a realização de um trabalho mais eficiente.
A rádio corporativa, como explicamos, é uma ferramenta moderna e eficiente para a comunicação interna. Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo que fala sobre esse tema. Temos a certeza de que será uma leitura proveitosa.