Por Nayara Santos em 31.10.2023

Rádio corporativa: 10 motivos para aderir à essa estratégia de marketing

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Uma rádio corporativa pode ser utilizada nos mais diferentes ramos do varejo, tais como lojas dos mais diversos produtos, restaurantes, supermercados, clínicas, dentre muitos outros. Nela, a programação musical é personalizada de acordo com seu público e com o objetivo de entregar um ambiente muito mais agradável tanto para os seus clientes, quanto para os seus funcionários.

Parece simples, não é? Pode até ser, mas por trás do sucesso de uma rádio corporativa, estão fundamentos sólidos que devem ser seguidos para se obter os resultados desejados. Dentre os resultados podemos citar uma maior fidelização, o aumento das vendas, e até mesmo melhor produtividade dos funcionários.

Mas, os benefícios não param por aí. Por isso, neste artigo vamos falar sobre essa importante estratégia que pode mudar o seu negócio. Aqui você entenderá porque a criação de uma rádio corporativa se faz necessária, quais os benefícios de ter uma rádio na sua empresa e o que é preciso para implementá-la. Não perca tempo e confira agora mesmo! Boa leitura!

O que é uma rádio corporativa?

Rádio corporativa, também chamada de rádio interna ou indoor, é uma ferramenta utilizada para potencializar a comunicação interna e as estratégias de marketing de um estabelecimento. De forma simplificada, ela nada mais é do que uma estação de rádio criada para servir às necessidades da sua empresa.

Mas, não basta apenas preparar uma playlist com base no seu gosto musical, ou pedir para alguém da sua equipe fazer isso. Ou então, escolher uma playlist qualquer em um streaming de áudio. Para que ela funcione é essencial garantir que as músicas escolhidas são adequadas para os seus clientes e para a sua marca. 

De modo geral, para que a sua rádio corporativa funcione adequadamente, será necessário utilizar um sistema automatizado capaz de transmitir som no ambiente interno de um estabelecimento. Isso permitirá que você se comunique melhor com os clientes, podendo ser utilizada para:

  • Oferecer um ambiente de compras agradável para os clientes;
  • Divulgar promoções, produtos e serviços;
  • Anunciar conteúdo de entretenimento, jornalístico ou informativo;
  • Se comunicar com os colaboradores e clientes;
  • Divulgar publicidade institucional da marca, e muito mais.

A seguir falaremos mais sobre os principais benefícios que você poderá ter ao ter uma rádio corporativa. Continue com a gente!

Quais os benefícios de ter uma rádio corporativa?

Provavelmente você está se perguntando se realmente precisa ter uma rádio corporativa, certo? Então precisamos falar de todos os benefícios dela.

1. Aumento da motivação dos colaboradores

Um negócio não é nada sem os seus colaboradores. Eles são a alma de qualquer empreendimento, quem está em contato direto com os clientes e pode entender como eles enxergam a marca. Ou seja, eles são o seu ponto de contato com os consumidores e os representantes da sua marca.

Mas, para que essa representação seja realmente boa, eles devem estar suficientemente motivados e vestir a camisa da empresa. A rádio corporativa pode ser uma excelente ferramenta para que você alcance esse objetivo. 


De acordo com o estudo da empresa sueca HeartBeats Internacional, quando a música tocada no local é adequada, os colaboradores se sentem mais motivados, percebem um aumento na produtividade, menores níveis de estresse no ambiente de trabalho e uma melhora no relacionamento interpessoal. Isso sem falar que a música também ajuda na concentração, portanto, as chances de ocorrerem erros humanos também diminuirão.

Por exemplo, em lojas e estabelecimentos com grande movimentação de clientes, a agilidade do atendimento é imprescindível, certo? Com a música certa, os colaboradores entram no ritmo envolvente e conseguem lidar de forma eficiente com essa demanda.

Claro que a música não é a única forma de motivar a sua equipe de vendas. Neste caso, é essencial que eles se sintam importantes para o estabelecimento, entendam qual o papel que devem desempenhar, ter metas claras e objetivas, e serem recompensados quando essas metas são alcançadas. Desta forma, eles entenderão que quando a empresa ganha, eles também ganham.

Portanto, se preocupar com a trilha sonora da rádio corporativa é importante, mas não é o único elemento na hora de garantir maior produtividade da sua equipe. Confira o nosso e-book 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho. Aproveite, ele é gratuito!

2. Melhoria dos índices de fidelização de clientes

O objetivo de todo empreendedor é fazer com que seus clientes sejam fidelizados, retornem ao estabelecimento e o indiquem para amigos e familiares, não é mesmo? Sem falar que um bom trabalho de fidelização também pode gerar economia para o seu negócio. Afinal, conquistar novos clientes pode sair até cinco vezes mais caro do que fidelizar aqueles que já conhecem a sua empresa.

Ainda de acordo com essa mesma pesquisa da HeartBeats, com a música certa no ambiente das vendas, 31% dos clientes voltam a visitar a loja e 21% as recomendam para seus amigos. Na situação inversa, quando o som ambiente do estabelecimento não está adequado com o segmento do negócio, 38% não voltam ao local e 25% não recomendam para conhecidos.

Você não vai querer correr esse risco, certo? Então não dá para negligenciar o som ambiente do estabelecimento achando que essa é apenas uma forma de preencher o silêncio. Muito pelo contrário, é uma estratégia que influencia diretamente na percepção que os consumidores terão da sua marca e como eles irão passar isso para outras pessoas.

Por exemplo, uma pessoa vai a uma clínica de ortodontia, deve ser recebida com música ambiente que traga tranquilidade e acolhimento, e isso vale tanto para quem tem fobia ou não de dentista. Com o paciente mais sereno, a experiência durante o atendimento odontológico fica mais tranquila. Além de produzir memórias agradáveis daquele momento, também permite que o especialista tenha mais liberdade e calma para a realização do procedimento.

Conheça outras estratégias para encantar o seu cliente no nosso guia Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa.

3. Aumento do ticket médio

Quanto mais vendas, melhor, não é mesmo? Muitas vezes, conseguir aumentar o ticket médio dos consumidores na sua loja é um trabalho realmente desafiador. Porém, as rádios corporativas podem engajar os consumidores por meio das sensações e emoções proporcionadas no momento da compra, e isso é muito eficiente.

Todos sabem que, quanto mais tempo um cliente passa dentro de uma loja, maiores são as chances de comprar ainda mais. Portanto, se você conseguir mantê-lo em seu estabelecimento, poderá apostar em uma playlist que o agrade e incentive-o a aumentar o tempo de permanência no estabelecimento.

Para você ter uma ideia, com a música ideal, 35% dos consumidores ficarão mais tempo na loja. Não porque estão apenas curtindo a música, mas porque o ambiente de compras é mais agradável. 

Por outro lado, quando a música errada é reproduzida na sua trilha, 44% dos consumidores deixarão o estabelecimento sem comprar nada. Justamente por isso que escolher uma música ruim ou simplesmente não ter nenhuma música tocando na loja pode deixar o ambiente mais severo e pouco convidativo.

Com o som ambiente, o consumidor permite-se relaxar, olhar os produtos com mais calma, e, por sua vez, identificar os valores e diferenciais que eles possuem. O mesmo acontece se a música que estiver tocando for sua preferida, afinal de contas, ela produzirá satisfação imediata.

Ou seja, a música garante que ele passará mais tempo no estabelecimento para tomar sua decisão. Permitindo que o consumidor fique exposto a mais produtos e a outras estratégias de marketing que você preparou para influenciá-lo.

4. Melhoria do clima organizacional

A escolha da programação de uma rádio corporativa deve ser feita de forma estratégica, pois permite criar diversos climas e ambientações para o estabelecimento. Assim como a clínica de dentistas que mencionamos anteriormente precisa criar uma aura de tranquilidade, as academias devem estimular e motivar os alunos e professores.

Ou seja, com a rádio corporativa e sua seleção de conteúdo, o negócio pode criar o clima ideal para potencializar os relacionamentos entre funcionários e com os clientes. A música pode favorecer o trabalho em equipe, fazer com que as pessoas estejam mais dispostas a executarem suas atividades e a se concentrar nelas.

E uma coisa é certa, com mais concentração menos erros acontecem, e menos desentendimentos e insatisfações entre os membros da equipe. Essa melhoria no clima organizacional permite que o cliente receba um atendimento melhor, de um vendedores que está motivado, feliz e com bom humor.

Além disso, a música gera efeitos benéficos para o corpo humano, influenciando na sensação de bem-estar. Isso acontece porque ouvir música libera dopamina no organismo — um dos hormônios associados ao prazer — e causa sentimentos como excitação e alegria.

5. Estímulo às compras e ao engajamento com as ofertas

Uma rádio corporativa, no entanto, não tem apenas músicas na sua programação. Os anúncios também devem fazer parte para divulgar ofertas e conteúdos que possam estimular as vendas, sendo determinantes para os resultados do negócio. 

Por exemplo, você sabia que a maioria das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está realizando as compras? Essas decisões geralmente são motivadas por bons preços ou por motivos emocionais.

Assim, em uma rede de supermercados ou qualquer outro estabelecimento que trabalhe com produtos sazonais e perecíveis, ter uma comunicação em tempo real com o cliente que já está na loja é estratégico para estimular o giro do seu estoque de forma otimizada. Sem falar que aliar uma trilha sonora sazonal com a decoração e promoções da loja, pode mudar a experiência de compras do cliente.

Mas, voltando aos anúncios na rádio corporativa, os produtos que precisam ser comprados no curto prazo podem ser anunciados ao longo da programação musical. Desta forma, o cliente que já está na loja ficará sabendo das ofertas e estará mais propenso a fazer a compra do que aquele que recebe estímulos de ofertas nas redes sociais e meios de marketing e propaganda convencionais.

Para os funcionários que estão na loja, ouvir as ofertas do momento também é uma maneira de deixá-los prontos para ajudar os consumidores. Se o negócio trabalha com metas e comissões de vendas, por exemplo, tais informações podem engajar os vendedores e fazer com que eles busquem mais negociações.

Está na dúvida se essa estratégia realmente funciona? Provavelmente você já deve ter presenciado a situação de estar em um supermercado e ouvir um anúncio através da rádio de uma oferta relâmpago acontecendo naquele momento. Geralmente essas são ofertas do tipo, temos apenas seis unidades do produto, aproveite agora mesmo. E os produtos realmente são vendidos rapidamente.

6. Potencialização das ações de marketing

Ações de marketing, quando bem coordenadas, produzem efeitos muito mais relevantes para os resultados comerciais do negócio. Assim, o conteúdo e promoções divulgadas nos demais canais da empresa, como nos meios digitais, também precisam ser vivenciados dentro do estabelecimento.

Além dos incentivos visuais, panfletagem, displays e demais formatos de propaganda que podem ser utilizados dentro da loja, é importante conseguir estimular os outros sentidos dos consumidores. A rádio será a responsável por estimular a audição, um dos primeiros sentidos que desenvolvem no bebê, favorecendo a criação de memórias afetivas com maior facilidade.

Precisamos mencionar também que algumas marcas utilizam a rádio corporativa para fazer com que o cliente fique imerso no universo da loja. Um bom exemplo disso é a LIVE!, marca de roupas esportivas que a cada coleção lançada muda também a trilha sonora, de modo que ela combine com a proposta dos novos produtos.

7. Melhoria do relacionamento entre a equipe

Assim como a rádio corporativa oferece um canal de comunicação direta com o cliente, ele também permite uma comunicação mais fácil e eficiente entre a sua equipe de vendas. Desta forma, caso aconteça algum problema, o colaborador ou departamento responsável pode ser comunicado com muito mais agilidade, de modo que a questão é solucionada a tempo de não gerar consequências mais sérias. 

Essa é uma ferramenta bastante útil em todas as lojas, mas, principalmente, naquelas lojas maiores, como é o caso dos supermercados. Não tem como os funcionários estarem em todos os corredores ao mesmo tempo. 

Por isso, se um funcionário identificar um problema, ele poderá usar a rádio para se comunicar com o responsável por aquele setor. O mesmo acontece com as lojas de departamento, que também são grandes e exigem um cuidado maior para manter tudo organizado.

Garantir uma boa comunicação na sua empresa, seja com os colaboradores ou com os clientes é essencial. Se você está tendo problemas com a comunicação na sua empresa, faça o download gratuito do nosso e-book Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

8. Autonomia para personalização do conteúdo

Ao contratar um software de rádio corporativa, o gestor do negócio passa a ter total controle sobre o que tocará em seu estabelecimento, podendo escolher apenas conteúdos que sejam de interesse de seus clientes e, da mesma forma, evitar o que não é conveniente no momento da compra. 

O que queremos dizer é que com a autonomia de personalização de conteúdo:

  • Não há risco de propagandas da concorrência serem veiculadas para os consumidores, como acontece no caso de lojas que tocam rádios convencionais;
  • Há a possibilidade de se inserir anúncios de abertura e de encerramento das atividades diárias da empresa, bem como tanto outros que já mencionamos anteriormente;
  • Você terá a garantia de uma comunicação segmentada e eficiente;
  • Reprodução de músicas que realmente representam a sua marca e agradam aos seus clientes.

Ou seja, há total segurança de que somente anúncios e notícias de interesse do público do negócio sejam transmitidos. Bem como que as músicas certas serão tocadas ao longo do dia. Resumindo, a rádio corporativa transforma o ambiente interno em uma constante experiência positiva para os clientes, além de potencializar o lucro, aumentando as vendas.

9. Redução da taxa de cancelamento

Além de todas as vantagens citadas até aqui, o consumidor se sente muito mais disposto e motivado a frequentar o estabelecimento, seguindo firme com seu propósito de compra. No caso de empresas em que os clientes frequentam por uma quantidade considerável de tempo na semana, como uma academia, os resultados podem ser observados em curto prazo.

Inclusive, esse provavelmente é um dos principais exemplos de como a rádio corporativa ajuda a manter os seus clientes. Afinal, ninguém quer fazer exercícios com músicas calmas e tranquilas. Quer saber mais sobre isso? Então confira o case de sucesso da Smart Fit e como a rádio corporativa melhorou a satisfação dos alunos e diminuiu as reclamações com relação à música.

As playlists que tocam na rádio corporativa são personalizadas com base em estudos comportamentais e isso está diretamente relacionado com a redução das chances de cancelamento. Outro fato interessante é que as músicas geram estímulos sonoros que aumentam a frequência, gerando fidelização para o negócio, como já mencionamos.

10. Impactos na opinião dos clientes sobre a marca

Da mesma forma como elementos visuais da empresa foram cuidadosamente planejados para impressionar o público, como a logomarca e o interior do estabelecimento, o som ambiente deve ser elaborado com a finalidade de gerar uma experiência para os consumidores. 

Dado o contexto, a música tem uma capacidade incrível de agregar valor competitivo para empreendimentos. Por exemplo, você já notou como se sente ao frequentar lojas de roupas, supermercados e academias? Ainda que ouça ruídos de fundo, consegue notar uma trilha sonora agradável? 

Pois bem, há todo um processo de music branding, que nada mais é do que conseguir dar à sua marca uma identidade sonora, um dos pilares do marketing sensorial, por trás dessa sensação. E, quando bem trabalhada, você terá uma ferramenta poderosíssima em suas mãos para conquistar os consumidores de uma vez por todas.

Que tipo de conteúdo é interessante reproduzir em uma rádio corporativa?

Para utilizar ao máximo as vantagens que uma rádio indoor pode oferecer, é interessante alinhar essa ferramenta a outras tecnologias capazes de agregar ainda mais valor às campanhas de marketing, tais como a instalação de recursos audiovisuais (painel informativo), por exemplo.

Além disso, para obter resultados positivos, é importante que a grade de programação da rádio corporativa seja bem estruturada e composta por conteúdos relevantes. Para gerar um ambiente organizacional agradável, a empresa pode promover:

  • Entrevistas com clientes e colaboradores para dar espaço para opiniões sobre a marca;
  • Curiosidades sobre o cotidiano, destacando os pontos fortes da empresa;
  • Dicas relacionadas com o ramo de atuação da empresa. Por exemplo, em um salão de beleza você pode dar dicas para cuidar da pele e dos cabelos;
  • Realização de enquetes;
  • Notícias sobre a área de atuação da empresa, assim, uma loja que vende artigos esportivos, pode dar as últimas notícias do mundo do esporte;
  • Campanhas de interatividade com as redes sociais;
  • Promoções e lançamentos do estabelecimento;
  • Horários de funcionamento, principalmente durante datas comemorativas.

A ideia é que as estratégias atraiam os clientes e funcionários de maneira espontânea, já que o conteúdo transmitido despertou interesse e gerou interatividade. Sem falar que o cliente vai lembrar que ele poderá se manter atualizado das novidades enquanto faz as compras.

O que é preciso para implantar uma rádio corporativa?

Gostou dos benefícios que citamos no decorrer deste conteúdo e quer tê-los em seu negócio? Então, aqui vão algumas dicas práticas para a elaboração de uma estratégia consistente e que gere resultados utilizando a rádio corporativa.

Estruturar uma grade de programação

A grade de programação da rádio corporativa deve ser definida de acordo com os objetivos do negócio. Para produzir uma experiência de consumo memorável, ou seja, quais as sensações ela deseja transmitir, qual o perfil da marca e do público que visita seus pontos de vendas.

Uma rede de supermercados que tenha filiais em áreas mais populares, por exemplo, pode preferir trazer um mix de músicas e conteúdos que sejam conhecidos por seu público, com cantores e ritmos que estejam em alta. Por outro lado, uma joalheria ou loja de roupas de alta costura pode optar por uma seleção mais refinada, com músicas clássicas ou batidas suaves e elegantes.

Sem falar que, lojas que tenham filiais em diferentes estados e regiões do país, também podem incluir músicas regionais na programação musical. Assim, ficará mais fácil de se conectar com os consumidores daquela localidade.

Apresentar conteúdos relevantes e personalizados

A programação também pode considerar as inserções de propagandas para o caso de lojas maiores, com departamentos e áreas de comércio distintas. Uma loja de artigos para decoração pode trazer trechos de entrevistas com arquitetos e decoradores dando dicas de estilo. 

O mais importante aqui é ir além do conteúdo de ofertas diretas, é trazer conteúdo informativo, que pode aumentar o interesse pelos produtos da loja e estimular as compras. Ao mesmo tempo, essa estratégia reforça a imagem da marca e faz com que os clientes a vejam como uma referência no mercado, fazendo com que ela ganhe autoridade.

Investir nas tecnologias e parceiros certos

Para implementar a rádio corporativa, também é preciso encontrar um serviço ou software para gerenciar, de forma automatizada, a criação de playlists e suas execuções. No caso dos anúncios transmitidos de forma intercalada na programação, a contratação de uma produtora de qualidade é essencial. 

Ela precisa desenvolver o conteúdo para valorizar os produtos e reforçar a marca do estabelecimento. Uma rádio corporativa, assim como as tradicionais, também precisa revisar e atualizar sua grade de programação regularmente, trazendo novidades e conteúdos que estejam alinhados com o momento do negócio. 

Mas, não é apenas trocar as músicas tradicionais pelas natalinas no final do ano, é preciso, realmente, fazer uma playlist que otimize a experiência do cliente e torne o ambiente mais engajador e agradável.

Como você pôde conferir neste conteúdo, uma rádio corporativa funciona por meio de um sistema de automação de serviços que permite que a empresa toque conteúdo pré-programado e personalizado, com base nas necessidades do negócio e perfil do público-alvo da marca.

Além disso, mostramos quais as principais vantagens que esse tipo de ferramenta pode proporcionar às estratégias de marketing da organização, assim como para a comunicação interna entre a equipe e para o bem-estar e fidelização dos clientes, que podem usufruir de uma experiência de consumo muito mais agradável.

Gostou dessa ideia e das vantagens que seu negócio pode alcançar com uma rádio de utilização interna?

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