As ferramentas de marketing digital são essenciais para quem deseja obter mais resultados positivos nessa área. Isso porque, por mais que você domine muito bem as teorias, tenha feito faculdade, cursos e lido muito sobre o assunto, você precisa dos recursos certos para colocar tudo em prática com precisão.
Prova disso é uma recente pesquisa feita pela TechTrends, em parceria com a Rock Content e com a Resultados Digitais. O estudo comprovou que 80,4% das empresas que trabalham com publicidade online utilizam ferramentas de marketing digital para desenvolver as suas atividades.
Mas afinal, quais são as melhores ferramentas de marketing digital, que não podem ser deixadas de lado em uma estratégia? Descubra agora!
Existem ferramentas de automação de serviços que possibilitam a prática de estratégias de marketing digital de forma prática e rápida. Elas contribuem para que as personas sejam escaladas e que possam ser amadurecidas no decorrer do fundo do funil.
O uso de ferramentas de automação fazem com a equipe ganhe tempo, uma vez que não será necessário realizar as atividades de maneira manual. De tal forma, poderão ser dedicadas mais horas para as pesquisas e outras atividades estratégicas que norteiam as ações de marketing.
As ferramentas de automação podem ser utilizadas para enviar e-mails, responder solicitações de maneira automática em chats, publicar conteúdos em horários específicos nas redes sociais etc.
As ferramentas de e-mails marketing são deixam de ser um recurso de automação, mas existem algumas que são específicas para essa atividade. É bem provável que você saiba da importância que o e-mail tem em campanhas de marketing, uma vez que é a partir dos fluxos de nutrição que os leads são alimentados e se tornam clientes.
A ideia é que a ferramenta de e-mail marketing faça disparos automaticamente, enviando uma sequência de mensagens, conforme o programado, para que o lead vá se informando sobre os seus produtos e serviços, até que esteja pronto para comprar o que deseja.
Além dos fluxos de nutrição, as ferramentas de e-mail marketing também são úteis para o envio de newsletter, como boletins informativos com informações relevantes para os seus clientes, por exemplo.
As landing pages, como você deve saber, são páginas que servem para mostrar um produto em específico ou oferecer um material gratuito, como um e-book, uma vídeo-aula etc. A ideia é que ela gere algum tipo de conversão, para que um visitante se torne um lead e posteriormente um cliente, por exemplo.
Para criar landing pages de sucesso e que realmente tenham um alto índice de conversão, você precisa ter uma boa ferramenta de marketing digital. Existem algumas que possibilitam uma construção rápida, com modelos pré-prontos e que dão muita agilidade para os seus projetos.
É impossível falar em ferramentas de marketing digital sem citar as de SEO. Afinal, essa é uma das estratégias mais trabalhadas pelas empresas. Como você sabe, é importante para as companhias estarem em boas posições nos buscadores, como o Google.
Há no mercado ferramentas completas, que apresentam as mais variadas funções, como a pesquisa das palavras-chave mais relevantes, meios para otimizar os sites etc.
Além disso, também existem plug-ins, que podem ser instalados diretamente no seu WordPress ou outro gerenciador, mostrando se determinado conteúdo está seguindo as boas práticas de SEO ou não.
Para saber se uma ação está tendo o resultado esperado ou não, você precisa se basear em indicadores e não em achismos ou falsas percepções. Por isso, ter uma ferramenta que permite fazer a análise de dados é extremamente relevante.
As plataformas de Analytics, como o Google Analytics, são as mais relevantes para que você possa acompanhar o resultados das ações e verificar se elas estão trazendo resultados positivos para a empresa ou não.
O marketing de conteúdo é uma das ações de marketing digital mais indicadas para conseguir um bom posicionamento no Google, bem como se tornar uma empresa referência no mercado. Para colocar isso em prática, no entanto, você necessita de um bom Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS).
Tratam-se de plataformas que permitem a criação, edição e publicação de qualquer tipo de conteúdo, como fotos e textos. Elas também possibilitam a publicação de itens armazenados em outras plataformas, como um podcast ou vídeo do YouTube.
Entre os CMSs mais populares, destacamos o WordPress, que é utilizado pela grande maioria das empresas que apostam nesse tipo de plataforma para gerenciar conteúdo.
Não basta fazer publicações nas redes sociais para engajar o público, também é preciso fazer o monitoramento dos resultados, para saber que tipo de publicação e em que horários há melhores resultados, por exemplo.
Além do mais, os softwares para monitoramento e redes sociais também permitem o agendamento de publicações de maneira simples e todas no mesmo local. Na mesma ferramenta podem ser programados posts para o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, por exemplo.
Ao utilizar as ferramentas de marketing digital ideias para a sua estratégia, você conseguirá mais precisão nas suas ações e o retorno para a marca será bem maior. Por isso não deixe de utilizar aquelas que forem mais relevantes para as suas ações.
A construção de mapas mentais é uma boa prática para a geração de ideias e registros de brainstormings. Existem ferramentas digitais que possibilitam que tudo isso seja feito em tempo real, mantendo os registros para uma consulta posterior.
O Mindmeister, por exemplo, é uma dessas ferramentas, que possibilita a geração e organização de ideias, bem como a descrição de quem é a pessoa responsável por cada etapa, por exemplo.
Essa não é uma ferramenta exclusiva do marketing digital, podendo ser utilizada por qualquer área da empresa. No entanto, seu uso vem sendo crescente pelas equipes de marketing, por conta da necessidade que se tem de organizar mapas mentais.
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