Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como Manter Clientes Fidelizados com Ações de Marketing

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores nos dias de hoje. Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo. Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização.

Porém, nem sempre escolher a melhor é uma tarefa fácil, afinal, são tantas opções de ramos disponíveis. Para te ajudar a entender mais sobre o assunto e fazer com que você opte por ações que contem com o wow factor, ou seja, com o fator surpresa, nós preparamos este artigo. Confira e não perca a chance de ter clientes fidelizados na sua loja. Boa leitura!

Como manter clientes fidelizados com o wow factor

As ações de marketing ideais para manter os clientes fidelizados vão depender de diferentes fatores. Dependendo do segmento do seu negócio, de quem é seu público-alvo e de qual o seu perfil, uma ação poderá ser mais indicada do que outra. 

Vale a pena dizer que isso não significa que há uma cartilha a ser seguida. Pelo contrário, quando você consegue inovar no seu ramo de atuação, sem dúvida alguma chamará a atenção. Um dos melhores exemplos de empresas que conseguem fazer isso com excelência é o NuBank.

Com um público-alvo jovem, o NuBank usa e abusa das redes sociais para criar um relacionamento sólido. Quando um cliente está insatisfeito com algo, muitas vezes a equipe de Customer Success transforma aquele problema em uma verdadeira ação de marketing. Certa vez, um usuário teve o pagamento de um sanduíche duplicado em sua fatura, o NuBank, então, resolveu a questão e enviou para sua casa uma caixa com uma sanduicheira e diversas receitas.

Com esse exemplo é possível perceber que as ações de marketing do NuBank passam longe de ser mais convencionais e parecidas com as dos bancos tradicionais. Pelo contrário, ela tem ajudado a ditar tendências e mudando a forma como os grandes bancos se relacionam com os seus clientes.

Por isso, o mais importante na hora de escolher qual ação de marketing utilizar para fidelizar o cliente você precisa conhecer bem a identidade da sua marca, o perfil do seu público e saber o que eles esperam de você.

Ação de marketing para fidelizar os clientes

Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelidade são ótimos para atrair clientes e fazê-los voltar sempre. Mesmo porque, a ideia é que o cliente obtenha vantagens conforme o volume de compras, ou seja, quanto mais ele comprar, mais vantagens (descontos ou brindes) ele recebe.


Alguns cartões oferecem acúmulo de pontos que podem ser convertidos em descontos, ou então que dão acesso a descontos exclusivos para os membros do programa, ou ainda promoções exclusivas. O ideal é entender o que funciona para o seu cliente e implementar na sua loja. 

Ficou na dúvida? Não tem problema, faça uma pesquisa com os clientes e descubra qual recompensa seria mais atrativa.

Tenha música ambiente

Oferecer um ambiente de compras diferenciado é outra ação de marketing importantíssima para manter clientes fidelizados. Isso porque, a música é uma ferramenta muito poderosa para criar uma atmosfera única na sua loja, diferenciando-a da concorrência.

Além disso, com a escolha das músicas certas, que permita que o cliente se identifique com elas, fará com que o cliente lembre da sua marca. Estudos apontam que 96% dos clientes vão lembrar da marca se a música reproduzida combinar com a personalidade dele.

Outro ponto fundamental do uso da música ambiente é que você consegue influenciar o comportamento do cliente. Isso pode ser feito através do nível de energia que a playlist terá. Por exemplo, se você quiser oferecer um ambiente mais tranquilo, que os clientes passem mais tempo comprando, uma música mais calma será ideal. Por outro lado, se você tiver a loja muito cheia no horário de pico, pode colocar uma playlist com músicas mais agitadas e o cliente comprará um pouco mais rápido.

É importante dizer que a música também pode influenciar a produtividade dos funcionários. Isso mesmo que você ouviu, a escolha da trilha sonora poderá melhorar os relacionamentos interpessoais, diminuir os erros humanos e deixar os funcionários mais concentrados nas tarefas a serem desempenhadas.

Quer saber como escolher as músicas certas para a sua empresa? No nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio a gente conta tudo pra você. Faça o download agora mesmo, é gratuito!

Ações de marketing pós-venda

Um bom empreendedor sabe que a fidelização do cliente não acaba quando ele sai da loja, pelo contrário, uma das melhores maneiras de fidelizar e ainda compreender o seu cliente é a partir de ações pós-venda. Mostrar interesse na satisfação do seu consumidor depois que ele adquire o seu produto passa a impressão de cuidado e bom atendimento.

No pós-venda você será capaz de descobrir o quão satisfeito seu cliente ficou, compreender os problemas que possam ter ocorrido durante as compras e resolvê-los da melhor maneira possível. Quando o consumidor compreender que você está tentando aprender com seus erros, dará muito mais valor para a marca.

Inclusive, muitas vezes as marcas que conseguem resolver qualquer problema que apareça de forma rápida e favorecendo o cliente é vista como confiável e as pessoas voltariam a fazer negócio com elas. Mesmo porque, os problemas vão surgir e você precisa estar preparado para resolvê-los da melhor forma possível.

Gostou das nossas dicas de ações para manter os clientes fidelizados? Então confira o nosso blog que lá você encontra muitas informações sobre gestão e outras dicas valiosíssimas de marketing para a sua empresa.

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é viewability e por que ele é importante para o seu negócio?

Anúncios online são uma parte fundamental da divulgação de qualquer empresa de varejo — especialmente para as que tem o foco cada vez maior nas vendas online. Porém, há muitas lojas que acabam não vendo um bom retorno para o seu investimento, justamente por não levarem alguns aspectos em conta. Por exemplo, você sabe o…

Por Nayara Santos em 18.09.2019

Aprenda de uma vez o que é internet das coisas

Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT). No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Não cometa os mesmos erros do seu concorrente

Neste artigo vou abordar os erros mais comuns que a maioria dos empresários cometem (e seu concorrente também) ao cuidar da música e, sem saber, prejudicam muito seus resultados. Veja abaixo os  principais erros que você deve evitar e  garanta resultados muito melhores evitando os  erros que seus concorrentes, mal informados, cometem: 1-) Tocar músicas…

Por Nayara Santos em 22.11.2016

Tecnologia no varejo: veja quais são as novidades tecnológicas

O setor varejista está sempre se reinventando e quem trabalha nessa área precisa estar atento às novidades, para não ser ultrapassado pela concorrência. O uso da tecnologia no varejo, por exemplo, é uma realidade que não pode ser deixada de lado. Os recursos tecnológicos já fazem parte do dia a dia das pessoas e é…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Mensagem de Natal para clientes: 28 exemplos para se inspirar

As mensagens de Natal são excelentes para mostrar aos consumidores que a sua loja se importa com ele e está preocupada em lhes desejar boas festas. Essa estratégia faz parte daquelas pequenas ações que fazem toda a diferença para a sua empresa e você não pode deixar de aproveitar essa oportunidade. Entretanto, essa é uma…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Conheça 6 tipos de merchandising existentes e saiba suas aplicabilidades

Você conhece diferentes tipos de merchandising? Sabe como eles podem ser aplicados na sua loja para trazer melhores resultados? Conhece as vantagens e desvantagens de cada um? Se a sua resposta foi não para qualquer uma dessas perguntas então fica tranquilo que a gente te ajuda. O varejo é um ambiente extremamente competitivo em qualquer…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Inteligência artificial no varejo: entenda como ela pode ser aplicada na área

A transformação digital no setor de varejo vem ocorrendo há anos. Aumentou a velocidade, a eficiência e a precisão em todos os ramos de negócio, graças, em grande parte, aos dados avançados e sistemas de análise preditiva que estão ajudando as empresas a tomar decisões orientadas por dados. Nenhuma dessas ideias seria possível sem a…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Gestão de varejo: 5 erros que você não pode cometer

Na gestão de varejo existem alguns erros que devem ser evitados para que a sua empresa tenha ainda mais sucesso. Separamos aqui alguns deles e também algumas dicas de como evitá-los. Para descobrir, que tal conferir o conteúdo abaixo. Não investir no relacionamento e na fidelização do cliente Investir em estratégias para melhorar a qualidade da comunicação com os clientes e…

Por Nayara Santos em 22.07.2016

Como Aumentar a Clientela do seu Restaurante em 3 Passos

Atrair e fidelizar bons clientes é o sonhos de todo dono de restaurante, não é mesmo? Afinal, que empreendedor não deseja ter fiéis consumidores que adoram o seu espaço e tudo que tem a oferecer? Porém, nos dias de hoje, essa é uma tarefa cada vez mais difícil de ser realizada com sucesso. Por isso,…

Por Nayara Santos em 14.12.2018

Receba nossos conteúdos exclusivos