Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores nos dias de hoje. Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo. Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização.
Porém, nem sempre escolher a melhor é uma tarefa fácil, afinal, são tantas opções de ramos disponíveis. Para te ajudar a entender mais sobre o assunto e fazer com que você opte por ações que contem com o wow factor, ou seja, com o fator surpresa, nós preparamos este artigo. Confira e não perca a chance de ter clientes fidelizados na sua loja. Boa leitura!
Como manter clientes fidelizados com o wow factor
As ações de marketing ideais para manter os clientes fidelizados vão depender de diferentes fatores. Dependendo do segmento do seu negócio, de quem é seu público-alvo e de qual o seu perfil, uma ação poderá ser mais indicada do que outra.
Vale a pena dizer que isso não significa que há uma cartilha a ser seguida. Pelo contrário, quando você consegue inovar no seu ramo de atuação, sem dúvida alguma chamará a atenção. Um dos melhores exemplos de empresas que conseguem fazer isso com excelência é o NuBank.
Com um público-alvo jovem, o NuBank usa e abusa das redes sociais para criar um relacionamento sólido. Quando um cliente está insatisfeito com algo, muitas vezes a equipe de Customer Success transforma aquele problema em uma verdadeira ação de marketing. Certa vez, um usuário teve o pagamento de um sanduíche duplicado em sua fatura, o NuBank, então, resolveu a questão e enviou para sua casa uma caixa com uma sanduicheira e diversas receitas.
Com esse exemplo é possível perceber que as ações de marketing do NuBank passam longe de ser mais convencionais e parecidas com as dos bancos tradicionais. Pelo contrário, ela tem ajudado a ditar tendências e mudando a forma como os grandes bancos se relacionam com os seus clientes.
Por isso, o mais importante na hora de escolher qual ação de marketing utilizar para fidelizar o cliente você precisa conhecer bem a identidade da sua marca, o perfil do seu público e saber o que eles esperam de você.
Ação de marketing para fidelizar os clientes
Crie um programa de fidelidade
Programas de fidelidade são ótimos para atrair clientes e fazê-los voltar sempre. Mesmo porque, a ideia é que o cliente obtenha vantagens conforme o volume de compras, ou seja, quanto mais ele comprar, mais vantagens (descontos ou brindes) ele recebe.
Alguns cartões oferecem acúmulo de pontos que podem ser convertidos em descontos, ou então que dão acesso a descontos exclusivos para os membros do programa, ou ainda promoções exclusivas. O ideal é entender o que funciona para o seu cliente e implementar na sua loja.
Ficou na dúvida? Não tem problema, faça uma pesquisa com os clientes e descubra qual recompensa seria mais atrativa.
Tenha música ambiente
Oferecer um ambiente de compras diferenciado é outra ação de marketing importantíssima para manter clientes fidelizados. Isso porque, a música é uma ferramenta muito poderosa para criar uma atmosfera única na sua loja, diferenciando-a da concorrência.
Além disso, com a escolha das músicas certas, que permita que o cliente se identifique com elas, fará com que o cliente lembre da sua marca. Estudos apontam que 96% dos clientes vão lembrar da marca se a música reproduzida combinar com a personalidade dele.
Outro ponto fundamental do uso da música ambiente é que você consegue influenciar o comportamento do cliente. Isso pode ser feito através do nível de energia que a playlist terá. Por exemplo, se você quiser oferecer um ambiente mais tranquilo, que os clientes passem mais tempo comprando, uma música mais calma será ideal. Por outro lado, se você tiver a loja muito cheia no horário de pico, pode colocar uma playlist com músicas mais agitadas e o cliente comprará um pouco mais rápido.
É importante dizer que a música também pode influenciar a produtividade dos funcionários. Isso mesmo que você ouviu, a escolha da trilha sonora poderá melhorar os relacionamentos interpessoais, diminuir os erros humanos e deixar os funcionários mais concentrados nas tarefas a serem desempenhadas.
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Ações de marketing pós-venda
Um bom empreendedor sabe que a fidelização do cliente não acaba quando ele sai da loja, pelo contrário, uma das melhores maneiras de fidelizar e ainda compreender o seu cliente é a partir de ações pós-venda. Mostrar interesse na satisfação do seu consumidor depois que ele adquire o seu produto passa a impressão de cuidado e bom atendimento.
No pós-venda você será capaz de descobrir o quão satisfeito seu cliente ficou, compreender os problemas que possam ter ocorrido durante as compras e resolvê-los da melhor maneira possível. Quando o consumidor compreender que você está tentando aprender com seus erros, dará muito mais valor para a marca.
Inclusive, muitas vezes as marcas que conseguem resolver qualquer problema que apareça de forma rápida e favorecendo o cliente é vista como confiável e as pessoas voltariam a fazer negócio com elas. Mesmo porque, os problemas vão surgir e você precisa estar preparado para resolvê-los da melhor forma possível.
Gostou das nossas dicas de ações para manter os clientes fidelizados? Então confira o nosso blog que lá você encontra muitas informações sobre gestão e outras dicas valiosíssimas de marketing para a sua empresa.
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