Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT).
No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar a outros pontos de interação. Vivíamos em um mundo desconectado com possibilidades bem limitadas. Hoje, as coisas mudaram bastante.
Pode ser muito benéfico para diversas áreas diferentes contar com a conectividade de seus aparelhos digitais. A internet pode receber dados estratégicos e enviar informações para eles, aumentando as suas possibilidades. E isso é bem vantajoso para a sua rotina administrativa.
No artigo a seguir, vamos falar mais a respeito da tendência da internet das coisas e as possíveis aplicações dessa ideia ao marketing e às vendas. Boa leitura!
O que é internet das coisas?
O termo internet das coisas se refere ao uso dispositivos inteligentes que são capazes de se conectar à internet para enviar e receber informações. Isso possibilita que esses aparelhos possam atuar de formas diferentes dependendo dos dados recebidos e fornecer informações a outras tecnologias e plataformas.
Enquanto é comum que computadores e smartphones tenham essa capacidade, a tendência da internet das coisas se refere a aparelhos como termostatos, fechaduras, sistemas de segurança, entre outros. Graças à conectividade com a internet, esses dispositivos ganham diversas novas funcionalidades.
A internet das coisas é uma das tendências mais fortes da atualidade em diversos segmentos, indo do marketing até o varejo. Afinal, todo o seu potencial pode ser explorado para múltiplos objetivos diferentes.
Por que a internet das coisas aprimora a experiência do cliente?
Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, é fundamental que você esteja sempre de olho em novas formas de aprimorar a experiência do seu cliente ao ter contato com o seu negócio. Afinal, ele precisa de motivos para se fidelizar continuamente.
Um dos principais benefícios da internet das coisas é que ela pode oferecer dados altamente estratégicos sobre os hábitos e as preferências do público que você quer transformar em cliente. A partir disso, você pode desenvolver estratégias voltadas para essas particularidades e aumentar consideravelmente a sua taxa de sucesso.
Por exemplo, os dados de pulseiras que monitoram atividades físicas podem ser muito valiosos para lojas de artigos esportivos. Com base nessas informações, o varejo pode oferecer os produtos certos para os consumidores. Esse cenário seria impensável sem a presença dos dispositivos da internet das coisas.
Como a internet das coisas pode ser aplicada no marketing?
Agora que você já sabe o que é internet das coisas, o próximo passo é entender as possibilidades inovadoras que essa tendência consegue trazer para o seu dia a dia. Veja a seguir as principais aplicações dela para o marketing:
Big Data
Uma das tendências que viabilizou a popularização do Big Data é a internet das coisas. Afinal, aumentaram as fontes de dados que podem ser obtidos e transformados em diagnósticos estratégicos. Afinal, o sucesso desse tipo de iniciativa depende da sua capacidade de obter dados estratégicos.
Isso possibilita toda uma gama de vantagens, indo desde a chance de aprender mais sobre o comportamento dos seus clientes para impactá-los com campanhas de varejo direcionadas até entender mais sobre o seu desempenho de vendas ao longo do ano.
Marketing preditivo
Aprender bastante a respeito do comportamento dos seus clientes possibilita antecipar as ações deles e, assim, contribuir para resultados cada vez mais efetivos em suas estratégias. Até a popularização da internet das coisas, esse trabalho costumava ser bastante complexo e caro.
No entanto, hoje o marketing preditivo tem essa nova aliada. Ao usar dispositivos como leitores NFC em conjunto com smartphones, é possível obter mais informações sobre os frequentadores de uma loja para impactá-los com ofertas direcionadas. Essa possibilidade era impensável no passado.
SEO mais inteligente
Até alguns anos atrás, pensar em otimização para sites de buscas como o Google envolvia prever como as pessoas iriam escrever suas pesquisas no navegador de internet. Hoje em dia, essas buscas são feitas de várias outras formas, especialmente por conta da popularização dos assistentes inteligentes por voz.
O trabalho com publicação de conteúdo na internet tende a ser impactado por essa mudança. Quem atua com marketing pode conquistar mais visibilidade ao otimizar para buscas feitas por voz, que têm um discurso bem diferente daquele adotado ao digitar.
Mais oportunidades de vendas
Já que mais dispositivos estão conectados à internet e são capazes de receber informações dela, aí se encontram diversas oportunidades para você impactar clientes em potencial em seu segmento. Essa possibilidade pode ser decisiva para você alavancar os seus resultados de vendas.
Por muito tempo, o varejo físico perdeu para o virtual em questão de funcionalidades e tecnologia. Graças à internet das coisas, é possível tornar o espaço da loja mais inteligente. Uma das possibilidades é impactar os seus clientes com mensagens personalizadas baseadas no perfil de compra deles.
Maior conveniência ao cliente
A internet das coisas não se popularizou porque oferece boas oportunidades de vendas ao marketing e ao varejo. Em vez disso, ela se tornou uma tendência simplesmente porque traz grandes conveniências ao dia a dia das pessoas, desde simples pulseiras esportivas até termostatos que preveem suas preferências.
Portanto, conectar a sua estratégia de marketing e vendas à internet das coisas tende a sempre ser associada a uma conveniência. Isso é decisivo para que o seu cliente enxergue o seu negócio como um parceiro que está interessado em tornar a experiência dele melhor.
Considerando todas as vantagens que a internet das coisas pode trazer para os seus esforços de marketing, fica nítido o quanto você deve trazer essa possibilidade para o seu dia a dia. Leve em conta as oportunidades que existem em seu segmento e experimente as aplicações da internet das coisas que fazem sentido.
Aprenda mais sobre as mudanças que estão causando impacto no seu mercado e comece a elaborar as suas estratégias. Veja aqui no blog qual é a influência do mundo digital sobre o varejo 4.0.
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