Por Nayara Santos em 16.10.2019

Aprenda de uma vez o que é internet das coisas

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT).

No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar a outros pontos de interação. Vivíamos em um mundo desconectado com possibilidades bem limitadas. Hoje, as coisas mudaram bastante.

Pode ser muito benéfico para diversas áreas diferentes contar com a conectividade de seus aparelhos digitais. A internet pode receber dados estratégicos e enviar informações para eles, aumentando as suas possibilidades. E isso é bem vantajoso para a sua rotina administrativa.

No artigo a seguir, vamos falar mais a respeito da tendência da internet das coisas e as possíveis aplicações dessa ideia ao marketing e às vendas. Boa leitura!

O que é internet das coisas?

O termo internet das coisas se refere ao uso dispositivos inteligentes que são capazes de se conectar à internet para enviar e receber informações. Isso possibilita que esses aparelhos possam atuar de formas diferentes dependendo dos dados recebidos e fornecer informações a outras tecnologias e plataformas.

Enquanto é comum que computadores e smartphones tenham essa capacidade, a tendência da internet das coisas se refere a aparelhos como termostatos, fechaduras, sistemas de segurança, entre outros. Graças à conectividade com a internet, esses dispositivos ganham diversas novas funcionalidades.

A internet das coisas é uma das tendências mais fortes da atualidade em diversos segmentos, indo do marketing até o varejo. Afinal, todo o seu potencial pode ser explorado para múltiplos objetivos diferentes.

Por que a internet das coisas aprimora a experiência do cliente?

Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, é fundamental que você esteja sempre de olho em novas formas de aprimorar a experiência do seu cliente ao ter contato com o seu negócio. Afinal, ele precisa de motivos para se fidelizar continuamente.

Um dos principais benefícios da internet das coisas é que ela pode oferecer dados altamente estratégicos sobre os hábitos e as preferências do público que você quer transformar em cliente. A partir disso, você pode desenvolver estratégias voltadas para essas particularidades e aumentar consideravelmente a sua taxa de sucesso.

Por exemplo, os dados de pulseiras que monitoram atividades físicas podem ser muito valiosos para lojas de artigos esportivos. Com base nessas informações, o varejo pode oferecer os produtos certos para os consumidores. Esse cenário seria impensável sem a presença dos dispositivos da internet das coisas.

Como a internet das coisas pode ser aplicada no marketing?

Agora que você já sabe o que é internet das coisas, o próximo passo é entender as possibilidades inovadoras que essa tendência consegue trazer para o seu dia a dia. Veja a seguir as principais aplicações dela para o marketing:

Big Data

Uma das tendências que viabilizou a popularização do Big Data é a internet das coisas. Afinal, aumentaram as fontes de dados que podem ser obtidos e transformados em diagnósticos estratégicos. Afinal, o sucesso desse tipo de iniciativa depende da sua capacidade de obter dados estratégicos.


Isso possibilita toda uma gama de vantagens, indo desde a chance de aprender mais sobre o comportamento dos seus clientes para impactá-los com campanhas de varejo direcionadas até entender mais sobre o seu desempenho de vendas ao longo do ano.

Marketing preditivo

Aprender bastante a respeito do comportamento dos seus clientes possibilita antecipar as ações deles e, assim, contribuir para resultados cada vez mais efetivos em suas estratégias. Até a popularização da internet das coisas, esse trabalho costumava ser bastante complexo e caro.

No entanto, hoje o marketing preditivo tem essa nova aliada. Ao usar dispositivos como leitores NFC em conjunto com smartphones, é possível obter mais informações sobre os frequentadores de uma loja para impactá-los com ofertas direcionadas. Essa possibilidade era impensável no passado.

SEO mais inteligente

Até alguns anos atrás, pensar em otimização para sites de buscas como o Google envolvia prever como as pessoas iriam escrever suas pesquisas no navegador de internet. Hoje em dia, essas buscas são feitas de várias outras formas, especialmente por conta da popularização dos assistentes inteligentes por voz.

O trabalho com publicação de conteúdo na internet tende a ser impactado por essa mudança. Quem atua com marketing pode conquistar mais visibilidade ao otimizar para buscas feitas por voz, que têm um discurso bem diferente daquele adotado ao digitar.

Mais oportunidades de vendas

Já que mais dispositivos estão conectados à internet e são capazes de receber informações dela, aí se encontram diversas oportunidades para você impactar clientes em potencial em seu segmento. Essa possibilidade pode ser decisiva para você alavancar os seus resultados de vendas.

Por muito tempo, o varejo físico perdeu para o virtual em questão de funcionalidades e tecnologia. Graças à internet das coisas, é possível tornar o espaço da loja mais inteligente. Uma das possibilidades é impactar os seus clientes com mensagens personalizadas baseadas no perfil de compra deles.

Maior conveniência ao cliente

A internet das coisas não se popularizou porque oferece boas oportunidades de vendas ao marketing e ao varejo. Em vez disso, ela se tornou uma tendência simplesmente porque traz grandes conveniências ao dia a dia das pessoas, desde simples pulseiras esportivas até termostatos que preveem suas preferências.

Portanto, conectar a sua estratégia de marketing e vendas à internet das coisas tende a sempre ser associada a uma conveniência. Isso é decisivo para que o seu cliente enxergue o seu negócio como um parceiro que está interessado em tornar a experiência dele melhor.

Considerando todas as vantagens que a internet das coisas pode trazer para os seus esforços de marketing, fica nítido o quanto você deve trazer essa possibilidade para o seu dia a dia. Leve em conta as oportunidades que existem em seu segmento e experimente as aplicações da internet das coisas que fazem sentido.

Aprenda mais sobre as mudanças que estão causando impacto no seu mercado e comece a elaborar as suas estratégias. Veja aqui no blog qual é a influência do mundo digital sobre o varejo 4.0.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 Formas de divulgar um produto: atraia mais clientes

Encontrar formas de divulgar produtos no varejo poderá fazer toda a diferença na sua empresa, tornando-a mais competitiva. Afinal, quando você divulga um produto que a sua loja vende, você também está promovendo a sua marca. Entretanto, nem sempre é fácil escolher as melhores formas de divulgar um produto, principalmente nos dias atuais, com tantas…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

O que é Smarketing e como essa estratégia pode agregar?

O termo smarketing descreve o ecossistema no qual marketing e vendas convivem cercados e fortalecidos por uma estratégia de intensa integração e mensuração de resultados. O smarketing representa a realidade de empresas campeãs, que conseguiram realizar acordos eficientes entre estas duas áreas e reposicionar seu funil de vendas, de acordo com as novas responsabilidades assumidas…

Por Nayara Santos em 16.08.2016

Saiba como preparar seu time para lidar com as objeções em vendas

Nem sempre o seu cliente em potencial responderá com um “sim” à sua abordagem. No entanto, isso não significa que tudo está perdido. Essa é a hora de aprender a lidar com as objeções em vendas dessas pessoas. É normal ter objeções a uma série de questões, especialmente produtos e serviços. É impossível trabalhar em…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Guia completo da automação de serviços — otimize sua empresa

O conceito de varejo 4.0 já é uma realidade, tanto que é comum encontrarmos multilojas e comércios que atuam com atacado e varejo em vez de unidades específicas para um segmento. Nesse momento de ascensão e preparação para o futuro, surge um termo que não pode ser ignorado: a automação de serviços. Esse é um…

Por Nayara Santos em 22.01.2020

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Descubra as 7 regras do branding sensorial

Conhecer as regras do branding sensorial pode te ajudar a se destacar no meio da multidão e da grande disposição de marcas. Assim, se você quiser conhecer formas de agradar ao cliente e trazer a sua marca para mais perto deles, então precisa ficar de olho em diferentes estratégias de marketing, como o branding sensorial.…

Por Nayara Santos em 28.07.2022

9 dicas para vender mais na Semana do Brasil!

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no calendário do varejo. Sua criação se deu em 2019, com o intuito de aquecer o varejo em um período sem grandes datas comemorativas e de baixas vendas. Portanto, é uma data que nem todos os varejistas ainda focam para conseguir aumentar as vendas. Mas, isso…

Por Nayara Santos em 04.07.2024

ROI no varejo: entenda mais sobre essa métrica

Saber qual é o ROI (do inglês Return Over Investiment, ou retorno sobre o investimento) de uma campanha de marketing é importantíssimo se você possui uma empresa no varejo. Afinal, essa é uma ferramenta utilizada para medir se você está tendo prejuízos ou lucros. Sem falar que, ele também permite a tomada de decisões baseada…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Como bater metas até o fim do ano em 4 passos

Normalmente as empresas definem metas anuais e as subdividem em mensais para facilitar o controle e o atingimento delas. O problema é que em muitos casos, os primeiros meses do ano não são bons para as vendas ou, ás vezes, o gestor não conta com períodos de sazonalidade, nem com momentos de baixa demanda, o…

Por Nayara Santos em 22.07.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos