Por Nayara Santos em 07.07.2023

7 boas razões para ter música ambiente em sua loja!

Por Nayara Santos em 07.07.2023

A música ambiente na loja é uma forma interessante de proporcionar ao cliente um bom ambiente de compras. Entretanto, colocar qualquer coisa para tocar ou deixar os vendedores escolherem a música de acordo com o seu gosto musical pode ser um erro gravíssimo.

Inclusive, a música deixou de ser usada apenas por algumas marcas ou lojas e hoje em dia vem sendo amplamente utilizada. Basta dar uma voltinha no shopping que você irá notar que praticamente todas as lojas hoje em dia utilizam essa estratégia de marketing.

Mas, você sabe porque utilizar a música ambiente na sua loja e os efeitos que ela pode ter no comportamento dos clientes? Ainda, quais os benefícios que ela pode trazer para os seus funcionários? Se você respondeu não para uma dessas perguntas ou não sabe ao certo o que a música tem a ver com isso, então você está no lugar certo.

Neste artigo vamos te contar diversas razões para ter música ambiente na sua loja e a diferença que ela poderá fazer para o sucesso da sua empresa. Confira!

Por que devo ter música ambiente na minha loja?

Antes de continuarmos dando mais detalhes sobre as razões de se utilizar música ambiente na sua loja, a programação musical interfere em um contexto muito maior que envolve as características da marca, do ponto de venda, do gosto do público e até mesmo da coleção atual.

1. A Música tocada afeta a opinião do consumidor sobre a marca

Um estudo internacional comprovou que marcas que utilizam música ambiente que condizem com sua identidade são 96% mais propensas a serem lembradas do que as que não usam. E, provavelmente, tudo o que você quer é que os consumidores lembrem da sua marca no momento de comprar algo, não é mesmo?

Isso acontece, pois a música tem um forte poder de influência, conexão emocional e afeta também a memória sensorial das pessoas. Ou seja, se a música está dentro do contexto de uma marca, provavelmente a experiência naquele momento será marcante e completa, fincando assim nas lembranças dos clientes.

2. Influencia no tempo de permanência dos clientes na loja

Quando você está em um ambiente agradável, seja ele qual for, a tendência é que você queira passar mais tempo ali, certo? Por outro lado, quando você está em um ambiente em que não se sente bem, provavelmente a tendência será ficar o menor tempo possível, não é mesmo?


Justamente por isso que planejar cuidadosamente a trilha sonora da sua loja é importante. Assim, você aumenta a chance de fazer com que os clientes que visitam a sua loja queiram passar mais tempo nela. Inclusive, 35% dos clientes dizem ficar mais tempo em uma loja se a música estiver agradável. 

Portanto, se a música da sua loja estiver de acordo com o seu perfil de público, certamente você estará aumentando também o tempo de permanência dos seus clientes. E, quando isso acontece, a tendência é que os clientes comprem mais, aumentando o volume e o valor das vendas, bem como o do ticket médio.

3. A música ambiente estimula novas visitas

Uma vez que você já está na memória sensorial de uma pessoa, as coisas ficam um pouco mais fáceis. Isso porque, se o tempo que o cliente passou na sua loja foi extremamente agradável, é muito provável que essa pessoa volte a visitá-lo ou até mesmo indique sua marca a algum amigo. Portanto, esses clientes se tornam divulgadores da sua loja.

Ainda seguindo as descobertas reportadas por um estudo da HeartBeats Internacional mostraram que 31% das pessoas voltam a visitar uma loja se gostarem da música que estava tocando e 21% recomendam aos amigos, ou seja, uma chance dupla de aumentar as visitas da loja.

4. Influencia a melhora das vendas

Bom, basta olhar para todas as razões citadas acima para que essa aqui comece a fazer sentido, não é mesmo?

Afinal de contas, se a música ambiente tem o poder de fazer com que a pessoa fique mais tempo em sua loja, ela terá mais tempo para ver os produtos com mais calma. Além disso, quando você proporciona um bom ambiente e ainda estimula que o cliente retorne ou indique a loja a um amigo, o aumento das vendas passa a ser uma consequência, não é mesmo?

Estudos apontam que 14% das pessoas compram mais quando a música da loja está adequada! Você pode ver esse estudo completo aqui!

5. Cria uma identidade musical para a sua marca

Ter um music branding é uma forma de reforçar a sua marca e de se destacar diante da concorrência. Isso permite que você consiga se comunicar com o cliente e transmitir a mensagem da sua marca.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas que vende produtos que estão na última moda, então você precisa de uma música eletrônica, como em um desfile de modas. Por outro lado, se a sua loja vende produtos infantis, então a música deve ser adequada para a idade e de preferência aquelas que fazem sucesso entre as crianças.

Por isso, com a música ambiente certa você é capaz de criar um ambiente único para que os clientes possam fazer as compras e que os clientes não encontram em outros lugares.

6. Influencia o comportamento do cliente

Provavelmente você já percebeu o quanto a música é capaz de influenciar o seu comportamento. É natural que ao ouvirmos uma música mais agitada, a gente também se sinta com mais energia. Assim como a tendência é ficar mais calmo ao ouvir uma música mais tranquila.

Saiba que você também consegue influenciar o comportamento do cliente na sua loja com a música. Por exemplo, nos momentos de maior movimento, em que você pode tocar músicas mais agitadas para acelerar as compras. Por outro lado, nos momentos de menos movimento o ritmo pode ser outro, influenciando os clientes a diminuir o ritmo e a passar mais tempo na loja.

Desta forma, o ideal é que você tenha mais de uma playlist que possam ser utilizadas em diferentes momentos do dia. Essa é também uma forma de utilizar a playlist conforme o público que está na sua loja. Afinal de contas, provavelmente nas primeiras horas do dia o público deve ser diferente daquele que visita a loja no final do dia.

7. Melhora a produtividade dos seus funcionários

Outra vantagem que a música ambiente pode trazer para a sua loja é a melhora na produtividade dos funcionários. Isso acontece porque os funcionários também estão expostos à música e também podem ser influenciados. 

Música muito alta ou em ritmos muito agitados, tendem a deixar os funcionários mais tensos, fazendo com a produtividade diminua e os conflitos interpessoais aumentem. Por outro lado, quando a música é mais calma, isso faz com que a concentração deles melhore, os erros diminuam e, consequentemente, a produtividade melhore.

Associe outras estratégias à música ambiente

A música ambiente na loja é apenas uma das formas de conseguir deixar o ambiente mais atrativo e agradável para o seu cliente. Entretanto, essa não é a única forma, pelo contrário, existem outras estratégias do marketing sensorial para isso. 

O ideal é que você combine diferentes ações, já que isso permite proporcionar ao cliente uma experiência única de compras na sua loja. Por exemplo, é possível preparar a aromatização da loja, já que os aromas são capazes de despertar diversas sensações e promover o bem-estar. 

Da mesma forma, um ambiente adequadamente iluminado é capaz de criar a atmosfera certa para o cliente fazer as compras. Sem falar que também é uma forma de reforçar a mensagem da sua marca. Assim, se a intenção for criar um ambiente mais aconchegante, luzes indiretas podem ser as mais indicadas. Entretanto, se a intenção for deixar o ambiente mais moderno, com um toque industrial, então as luzes diretas e frias podem ser a melhor escolha.

Além dessas estratégias, você também deve caprichar no layout da loja. Os produtos mais procurados devem estar expostos na vitrine para atrair a atenção do cliente. As prateleiras e ilhas de produtos devem ser organizadas de modo a permitir que os clientes circulem livremente pela loja.

Por último, mas não menos importante, você também deve ter uma equipe bem treinada e pronta para ajudar os clientes. O bom atendimento é essencial e pode ser uma excelente forma de fidelizar os consumidores e ter um grande diferencial em relação à concorrência.

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