Por Nayara Santos em 15.01.2025

Som ambiente aumenta vendas?

Por Nayara Santos em 15.01.2025

Você já ouviu falar no poder que a música pode ter para a sua loja? E que com o som ambiente certo você não apenas aumenta as suas vendas, como também consegue fidelizar clientes? Duas coisas importantíssimas para qualquer loja do varejo, não é mesmo?

Conseguir aumentar as vendas é um desafio para diversos estabelecimentos comerciais, afinal, a concorrência é grande e nem sempre é fácil se destacar. Diante dessa realidade, é importante criar e implementar boas estratégias para conquistar mais vendas e marcar presença entre seu público, certo? E uma das maneiras de se fazer isso é justamente com o som ambiente.

No entanto, apesar de ser altamente vantajoso, é comum que muitos empreendedores não dêem a devida atenção a essa ferramenta versátil e que consegue trazer resultados sólidos para o negócio. Inclusive, muitos gestores do varejo até mesmo duvidam de sua eficácia, provavelmente pela falta de conhecimento e familiaridade com o tema. Eles não poderiam estar mais errados!

E você, sabe como o som ambiente pode trazer melhores resultados para a sua loja? Então vem com a gente para entender como essa estratégia funciona. Desvende agora essa e outras dúvidas sobre o som ambiente. Boa leitura!

É verdade que o som ambiente aumenta as vendas?

Sim, é verdade! O som ambiente é capaz de aumentar as vendas de um estabelecimento comercial. Entretanto, não é qualquer som ambiente, muito pelo contrário, para colher todos os benefícios desta estratégia é preciso ter alguns cuidados para implementá-la. Falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

Mas, antes de continuarmos, precisamos deixar claro o que estamos dizendo ao falar em “som ambiente”, afinal, o barulho da construção ao lado da sua loja também é um som ambiente, entretanto, nada agradável. Por isso, a partir desse momento, quando falamos em som ambiente estamos nos referindo à música. 

A audição é um dos primeiros sentidos que se desenvolvem no bebê, ainda na barriga da mãe. Justamente por isso que o bebê nasce já conhecendo algumas vozes, como da mãe e do pai. 

Outro ponto importante quando falamos de música, é que ela está presente em muitos momentos da nossa vida. Se tornam até mesmo um estimulante natural, que influencia as pessoas a utilizarem a criatividade, ajuda a criar memória afetiva, influenciando de diferentes formas o humor das pessoas e a atmosfera ambiente.

E então, pronto para saber como a escolha da trilha sonora pode realmente influenciar a sua equipe de vendas e os seus clientes? Confira alguns dados de pesquisas a seguir.

Contra fatos não há argumentos

Ainda não consegue acreditar no que estamos te falando? Então calma que vamos trazer alguns dados de diversos estudos realizados sobre a influência da música no varejo:

  • 35% dos clientes ficam mais tempo na loja;
  • 14% comprarão mais;
  • 21% indicará a loja para amigos e parentes;
  • 31% retornariam ao estabelecimento para novas compras;
  • 49% dos funcionários afirmam que a produtividade aumentou;
  • 84% dos clientes afirmam que o humor melhora;
  • 71% dos consumidores concordam que a música deixa o ambiente mais agradável;
  • 24% dos consumidores estão mais propensos a comprar um produto quando gostam da música que está tocando;
  • 67% dos clientes afirmam que a música ambiente incentiva a fazer compras.

Por outro lado, ao errar na escolha da trilha sonora para a sua loja esse é o cenário que você terá:

  • 44% dos consumidores deixam a loja rapidamente, sem comprar nada;
  • 25% preferem não recomendar a loja a nenhum conhecido;
  • 38% não voltariam ao estabelecimento;
  • 26% dos funcionários relataram uma melhora na produtividade.

Para conhecer outras formas que a música pode influenciar a sua loja, confira o nosso infográfico sobre o assunto.


Entendeu agora porque se preocupar com a música é algo tão importante para a sua loja do varejo? Mesmo assim, 6 em cada 10 empresas ainda não conseguiram encontrar a trilha sonora para a sua marca. 

Em outras palavras, se você conseguir fazer isso já sairá na frente de diversos concorrentes. Vamos falar agora o que é preciso fazer para que o som ambiente seja um poderoso aliado da sua marca.

Cuidados necessários para implementar som ambiente na loja

Ter som ambiente na loja é, sem dúvida alguma, uma estratégia assertiva para conquistar os seus clientes e ter bons resultados. Mas, não basta apenas colocar qualquer música para tocar, pelo contrário, é necessário saber exatamente como fazer isso, pois se você errar na escolha, muitos clientes irão embora sem levar nada. E ainda poderão ficar com uma má impressão da loja.

Existe uma ambientação sonora para cada público

Uma das primeiras coisas que você deve saber é que existe uma ambientação sonora para cada público. Ou seja, a escolha do som ambiente deve estar atrelada ao tipo de público que frequenta o seu estabelecimento. 

Afinal de contas, as pessoas tendem a permanecer em lugares que as deixem confortáveis e à vontade. Portanto, procure entender quem é o seu público, o que ele espera da sua marca em termos de música, quais os ritmos, cantores e bandas que eles preferem. Assim você terá um norte e saberá qual caminho deverá seguir para ter a trilha sonora certa.

Vale a pena mencionar que o público pode ser diferente ao longo do dia, portanto, o som ambiente deve se adequar a isso também. Neste caso, mudanças no ritmo e no nível de energia da playlist podem surtir o efeito desejado.

Não se esqueça da sua marca

Tudo bem que você já saiba o que os seus clientes gostam, mas a playlist da sua loja também precisa refletir a identidade da sua marca. Portanto, será preciso encontrar algo que ao mesmo tempo em que agrade aos clientes ainda combine com o posicionamento que você quer ter.

Para exemplificar, de nada adianta colocar uma música clássica para tocar se você vende artigos esportivos, por exemplo. Por isso, é preciso que você saiba exatamente qual a mensagem que quer passar para o cliente e use isso a seu favor.

Inclusive, esse pode ser aquele detalhe que faltava para tornar o ambiente da sua loja único, permitindo que o cliente fique imerso nele. Por exemplo, a LIVE! incluiu a playlist personalizada na sua estratégia de marketing, e hoje combina a mensagem de cada coleção nova com o som ambiente. Ou seja, as estratégias se complementam e servem para oferecer aos consumidores uma experiência de compras única.

Vale a pena dizer que, ao implementar essa estratégia você precisa se lembrar também qual é o problema que a sua marca se propõe a resolver e de quem é o seu público-alvo. Caso contrário, corre o risco de estar atraindo leads ruins para o seu estabelecimento e vendo as vendas caírem.

O volume da música e a qualidade do som importam

Outro ponto importante ao qual você deve ficar atento ao colocar o som ambiente na loja é com relação ao volume da música. Um volume extremamente alto incomoda os clientes (e todas as pessoas que estiverem na loja). 

Basta imaginar um lugar com música alta, é bem difícil de conversar, certo? Agora já imaginou como ficaria o humor dos seus vendedores depois de um dia inteiro trabalhando em um local com música alta?

Assim fica difícil para o cliente entender todas as qualidades e benefícios de comprar o produto que o vendedor está mostrando. Sem falar que os dois precisarão repetir frases, ou falar gritando. Bastante desagradável, não é mesmo?

Da mesma forma que no cenário apresentado, a música muito alta também pode tornar a permanência na sua loja mais curta e atrapalhar suas vendas. Principalmente para as pessoas que possuem baixa tolerância a volume alto.

Por outro lado, quando o volume está muito baixo, os clientes mal conseguem ouvir o que está sendo reproduzido, a música não terá nenhuma influência significativa nas emoções de quem compra. Concluindo, um volume moderado traz mais chance de aumentar as vendas.

Já que estamos falando de volume, precisamos mencionar também a qualidade do som. Músicas distorcidas podem ser extremamente desagradáveis para os clientes. Portanto, cuidado na hora de escolher os equipamentos de som.

Lembre-se que existem empresas especializadas nisso, e que elas podem te ajudar a encontrar a solução perfeita para a sua loja. Através de uma análise detalhada você terá os amplificadores, caixas de som, subwoofer ou qualquer outro equipamento necessário para deixar o som ambiente de alta qualidade.

O ritmo da música influencia o ritmo de compras

Você provavelmente já deve ter reparado na influência que diferentes ritmos musicais podem ter no seu humor, não é mesmo? E com o som ambiente na loja acontece a mesma coisa, ele também pode influenciar a forma como as pessoas fazem compras. Por isso, é preciso saber quando cada ritmo deve ser utilizado.

Leve em consideração que melodias mais calmas tranquilizam as pessoas que estão na loja, o que aumenta seu tempo de permanência. Já as músicas mais agitadas tendem a estimular compras rápidas, funcionando bem para aquisições por impulso e em momentos com a loja mais cheia.

Vale a pena mencionar que os ritmos também podem variar ao longo do dia. Por exemplo, de manhã o nível de energia da playlist pode ser menor do que no final do dia, ou vice-versa. O mais importante aqui para conseguir aumentar as vendas com o som ambiente é prestar atenção ao volume de vendas e nas reações dos clientes.

Pode ser que você trace uma estratégia inicial, mas que perceba que ela não trouxe os resultados esperados. Então, esse pode ser o momento de rever e mudar o nível de energia da sua playlist.

Músicas conhecidas podem facilitar a conexão com o cliente

Escolher a música certa para tocar na sua loja é um grande desafio, o que leva muitos gestores do varejo a simplesmente escolherem aquelas músicas mais tocadas do momento. Entretanto, esse pode ser o momento de você se perguntar se músicas mais conhecidas podem distrair o consumidor do que realmente importa: os produtos que você vende.

A resposta para isso é um sonoro “não”. As músicas conhecidas (em sua maioria e se usadas na medida certa) criam um clima de familiaridade para o consumidor. Em alguns casos, inclusive, podem fazer com que os clientes fiquem mais tempo dentro do estabelecimento porque gostam daquela determinada canção. 

Aliás, a conexão emocional através da música foi apenas um dos inúmeros benefícios que a Antix colheu ao implementar uma estratégia de sonorização ambiente nas suas lojas. Confira todos os detalhes dessa história de sucesso clicando aqui.

Para que o som ambiente gere resultados positivos, vale a pena apostar em músicas conhecidas, de forma que seus consumidores se sintam mais estimulados, aumentando as chances de vendas. Mas não esqueça de dosar elas na sua trilha sonora. O ideal é que você faça um apanhado de músicas mais e menos conhecidas.

Para conhecer mais sobre esse assunto, confira o artigo Como manter playlists para lojas atualizadas? Descubra agora e atraia mais clientes!

O som ambiente também contribui para o aumento na produtividade dos vendedores

Como mencionamos anteriormente, o som ambiente interfere diretamente no desempenho dos seus vendedores e de toda a sua equipe. A música lenta é ótima para fazer seus clientes ficarem alguns minutos a mais dentro da loja; porém, uma música calma demais pode diminuir a produtividade da equipe. 

Por outro lado, músicas populares e mais agitadas poderão distrair seus vendedores com mais facilidade. O ideal é equilibrar o som e ter uma playlist completa e variada que seja capaz de melhorar o desempenho dos vendedores ao mesmo tempo que estimula as compras dos clientes.

Quer conhecer alguns hacks de produtividade? Então temos um guia perfeito para você: 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho.

O som ambiente é ótimo para estimular os consumidores dentro do ponto de venda. Por isso, é importante sempre manter uma ambientação sonora agradável dentro da sua loja — tendo cuidado para colocar as músicas certas.

Rádio indoor: som ambiente e anúncios no momento certo

Sem dúvida alguma, o som ambiente é uma estratégia de marketing que vai te ajudar a alcançar muitos resultados. Confira aqui alguns cases de sucesso de empresas que mudaram a trilha sonora do estabelecimento e hoje podem perceber as diferenças.

Mas, para conseguir fazer isso é essencial que você tenha controle do que é reproduzido na sua loja. E, isso só é possível com uma rádio indoor personalizada. Isso mesmo, você pode ter uma rádio para chamar de sua e reproduzir as músicas certas para o seu público e a sua marca.

A boa notícia é que a Listenx te ajuda com isso! Com um time de especialistas em músicas para negócios, você terá acesso a mais de 100 playlists com os mais diferentes níveis de energia e ritmos musicais. Assim, você poderá escolher qual delas melhor se adequa à sua loja em cada momento do dia!

Além disso, você ainda poderá veicular anúncios ao longo da programação musical. Sabe aquela promoção de última hora? Basta gravar com o locutor virtual e em poucos cliques você já estará reproduzindo o anúncio na loja. Quer avisar os clientes que a loja fechará em breve? Então use um dos anúncios pré-gravados.

Ainda, só na Listenx você terá ajuda da Liss, a nossa assistente de inteligência artificial para a criação de anúncios. Desta forma, você terá mais autonomia e rapidez para criar anúncios impactantes e atrativos para os clientes e incluí-los na programação musical sempre que precisar.

Não perca essa oportunidade de conferir de perto todos esses resultados que nós te contamos ao longo deste artigo. Confira a seguir como solicitar um teste gratuito!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra.

 Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

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