Aumentar as vendas é um desafio para diversos estabelecimentos comerciais, ainda mais em tempos de tão forte concorrência e menor procura. Diante dessa realidade, é importante criar boas estratégias para conquistar mais vendas e marcar presença entre seu público, e uma delas é a do som ambiente.
No entanto, apesar de ser altamente vantajoso, é comum que muitos empreendedores deixem de dar a devida atenção ao artifício, e que alguns até duvidem de sua eficácia. E você, quer saber se essa ideia funciona mesmo? Desvende agora essa e outras dúvidas sobre o som ambiente:
Verdade! O som ambiente é capaz de aumentar as vendas de um estabelecimento comercial, desde que seja utilizado de maneira adequada e de acordo com o perfil do público. Isso acontece porque a música é um estimulante natural, que influencia as pessoas a utilizarem a criatividade e a memória emotiva, fazendo com que comprem mais produtos em lojas com as quais se identificam.
Verdade! Um volume de música extremamente alto incomoda os clientes, o que pode tornar a permanência na sua loja mais curta e atrapalhar suas vendas. Já um volume muito baixo não influenciará significativamente nas emoções de quem compra. Dessa forma, um volume moderado traz mais chance de aumentar as vendas.
Verdade! A escolha do som ambiente deve estar atrelada ao tipo de público que frequenta o lugar, pois as pessoas tendem a permanecer em lugares que as deixam confortáveis e à vontade. Quando a música não combina com o perfil do público, provavelmente ele desejará sair o mais depressa possível do lugar — e sem comprar nada.
Dica: Lembre que a música precisa combinar com o posicionamento da sua marca — de nada adianta colocar uma música clássica para tocar se você vende itens de esportes radicais, por exemplo.
Verdade! Mas isso só acontece quando a música agrada os consumidores — ou pelo menos não os incomoda — e apresenta um ritmo que estimule as compras. Leve em consideração que melodias mais calmas tranquilizam as pessoas que estão na loja, o que aumenta seu tempo de permanência. Já as músicas mais agitadas tendem a estimular compras rápidas, funcionando bem para aquisições por impulso.
Mentira! As músicas conhecidas (em sua maioria e se usadas na medida certa) criam um clima de familiaridade com o consumidor. Em alguns casos, inclusive, podem fazer com que os clientes fiquem mais tempo dentro do estabelecimento porque gostam daquela determinada canção.
Para que o som ambiente gere resultados positivos, vale a pena apostar em músicas conhecidas, de forma que seus consumidores se sintam mais estimulados, aumentando as chances de vendas.
Verdade! A ambientação sonora escolhida pode interferir de forma relevante no desempenho dos seus vendedores. A música lenta é ótima para fazer seus clientes ficarem alguns minutos a mais dentro da loja; porém, uma música calma demais pode diminuir a produtividade da equipe. Por outro lado, músicas populares e mais agitadas poderão distrair seus vendedores com mais facilidade.
O ideal é equilibrar o som e ter uma playlist completa e variada. Uma boa dica é começar o dia com músicas mais animadas para aquecer sua equipe e motivá-la a começar o dia de trabalho com gás total.
O som ambiente é ótimo para estimular os consumidores dentro do ponto de venda. Por isso, é importante sempre manter uma ambientação sonora agradável dentro da sua loja — tendo cuidado para colocar as músicas certas. Gostou das dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais!