Por Nayara Santos em 03.02.2020

Como funciona o NPS no varejo? Saiba mais sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Em muitos negócios, é bem difícil apontar exatamente qual é a qualidade do seu processo de atendimento. Por mais que você possa avaliar os resultados de vendas, há outras coisas que entram em jogo, as quais não são tão fáceis de medir. Por isso é cada vez mais importante fazer a aplicação do NPS no varejo para quantificar esse desempenho.

Se você ainda não conhece o termo, saiba que já é hora de aprender mais a respeito. Esse é um dos indicadores mais relevantes para quem deseja acompanhar o desempenho real de seu trabalho. E em setores como o varejo, essas informações são vitais, mas difíceis de obter.

Para ajudar com isso, vamos explicar o que é o NPS no varejo, quais suas vantagens e como promovê-lo. Acompanhe.

O que é o NPS?

Abreviação de “Net Promoter Score”, o NPS é uma metodologia de avaliação que ajuda a avaliar o nível de satisfação do cliente com seu processo de atendimento. Ela foi apresentada pela primeira vez em 2003, por Fred Reichfield. Desde então, esse conhecimento tem sido aprimorado e elaborado, se tornando um dos melhores métodos para acompanhar o desempenho do seu atendimento.

Ele também é um método simples e de fácil aplicação. Ele se baseia em apenas 1 pergunta: “numa escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa para outra pessoa”. Isso dá um índice quantitativo do quanto o lead está satisfeito com o serviço, o qual pode ser medido e acompanhado. E se você quiser detalhar um pouco mais a avaliação, pode pedir que o cliente justifique sua resposta como achar melhor.

Quais as vantagens de medir o NPS no varejo?

A aplicação do Net Promoter Score tem vários benefícios para seu negócio. Por isso é uma metodologia cada vez mais popular. Mesmo no setor de varejo, há muito a se ganhar com esse método.


Alguns dos principais benefícios que ele oferece estão a seguir.

Saber o nível de satisfação do público

Conseguir se aproximar dos seus clientes e saber se eles estão satisfeitos com seus produtos, serviços e atendimento é uma habilidade cada vez mais importante, pois permite que a empresa se adapte diante de qualquer insatisfação. Por meio do NPS, você tem um critério bem claro para julgar seus resultados, identificando se eles foram positivos ou negativos aos olhos do público.

Feedback mais rápido

Fazer uma pesquisa de opinião extensa ou depender de outros canais de opinião pode levar bastante tempo. Até você conseguir dados minimamente precisos, pode já ser muito tarde para reduzir as perdas. Com um método mais simples e imediato, você pode ter esses dados em suas mãos em bem menos tempo, dando uma oportunidade melhor para evitar o prejuízo.

Acompanhar seu desempenho ao longo do tempo

Por ser um indicador quantitativo, o NPS pode ser facilmente registrado e analisado a longo prazo. Isso significa que, sempre que você promover alguma mudança no seu produto ou meio de atendimento, basta comparar os valores obtidos no passado com o que foi encontrado mais recentemente. Se houver alguma queda ou aumento significativo, você identifica mais facilmente qual é a causa.

Método fácil de aplicar

Uma das maiores dificuldades para conseguir informações no setor de varejo é a velocidade na rotação de clientes. Ter que parar cada uma das milhares de pessoas atendidas regularmente para fazer várias perguntas não é um método muito eficiente. Por isso a aplicação do NPS no varejo é tão benéfica: essa técnica consome pouco tempo e energia, tanto do cliente quanto da empresa, além de oferecer dados bem úteis em pouco tempo.

Critério de comparação com os concorrentes

Você não está restrito a verificar apenas o NPS da sua própria empresa. Sempre existe a possibilidade de perguntar se algum cliente recomendaria algum de seus concorrentes e em que grau, o que dá bons insights sobre como você se compara aos outros negócios no mesmo setor. Dessa forma, você pode avaliar o quanto você se destaca de fato em relação a outras empresas.

Como aumentar o NPS no varejo?

Como você já deve ter notado, um NPS mais elevado é sempre o ideal. Quanto maior for sua média, maior é o índice de satisfação do público. Mas, o que você pode fazer para melhorar esse índice?

Veja aqui algumas dicas que vão ajudar a melhorar seu Net Promoter Score.

Conheça bem o seu público

Antes de tomar qualquer decisão, o mais importante é saber quem é seu público-alvo e como você deve se comunicar com ele. Cada perfil prefere diferentes canais de contato, linguagens e tem expectativas diferentes para o seu produto. Mesmo no varejo, ter uma imagem mais específica das pessoas que passam pelo seu negócio pode favorecer bastante.

Facilite o acesso ao seu produto

Seja em uma loja física ou em um e-commerce, você deve garantir que há o mínimo de trabalho possível para acessar seus produtos e serviços. Se um lead tem que se deslocar muito ou passar por múltiplas páginas antes de poder fechar um pedido simples, então você vai perder vários pontos no seu NPS.

Otimize a comunicação

Bons canais de atendimento são aqueles que facilitam a comunicação. Se a sua metodologia de atendimento atrasa esse contato, você vai começar a perder clientes. Um exemplo disso é a abordagem omnichannel, em que todos os canais de comunicação dialogam entre si. Dessa forma, dados fornecidos nas vendas online podem ser usados no atendimento telefônico ou presencial, sem necessitar de novos cadastros.

Traga algumas surpresas para seus clientes

Por fim, mas não menos importante, tenha certeza de sempre entregar um pouco mais que o esperado, nunca um pouco menos. Se você surpreender positivamente seu público, seja no ambiente, seja de outras formas, suas chances de que eles recomendem para mais pessoas é bem maior, ampliando sua rede de clientes.

Agora que você entende a importância do NPS no varejo, é hora de investir em mais coisas para melhorar a experiência de compra dos seus clientes. Ações simples, como adicionar uma rádio indoor, por exemplo, podem ter um efeito bem mais positivo do que você imagina.

Quer continuar recebendo nossas novidades? Então curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing de experiência no branding: entenda qual é a relação

Conte para nós: a sua empresa investe em diversas estratégias para fidelizar os seus consumidores e vender mais? Sim? Então, você precisa conhecer mais sobre o marketing de experiência no branding! Afinal, com esses dois conceitos, certamente você conquistará todos os resultados almejados pela sua loja e ainda se destacará da concorrência. Vamos entender mais…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

NPS interno: como descobrir a satisfação dos seus colaboradores

Nunca se valorizou tanto a opinião dos colaboradores como tem sido feito atualmente. As organizações, enfim, perceberam a importância dos funcionários para o sucesso do negócio e estão buscando formas de conseguir valorizá-los. Afinal, eles são os responsáveis por desenvolver soluções e realizar o atendimento ao cliente, seja de forma direta ou indireta. E, sem…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

5 dicas de Marketing de Relacionamento para a sua loja

Dicas de Marketing de Relacionamento Melhorar as vendas no mercado de varejo é o maior desafio das empresas frente os novos hábitos de consumo. É preciso entender cada vez mais as particularidades do seu público para conseguir vender não só um produto ou serviço, mas o conceito da sua marca. São muitas as empresas que…

Por Nayara Santos em 10.06.2016

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável. Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire

Buscar cases de marketing de experiência é muito interessante para quem está pensando em desenvolver ações que tenham esse foco. Afinal, com as boas ideias tidas por outras empresas, podem ser tidos insights para desenvolver campanhas de varejo para outras companhias.  Sem falar que, você também pode adaptar as ações adotadas para a realidade da…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Guia com técnicas de rapport para um bom relacionamento com o cliente

Você sabia que existe uma técnica para conseguir ter um bom relacionamento com o cliente? Ela é chamada de rapport e pode ser implementada na sua empresa para aumentar a sintonia e a empatia que os consumidores têm com a sua marca. Mas, se você ainda não conhece o rapport ou não sabe o que…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Quais são os melhores NPS de 2023? Conheça aqui!

Se você está familiarizado com o Net Promoter Score (NPS) provavelmente sabe a importância em acompanhar quais são os melhores NPS para se espelhar em bons exemplos. Mas, se você nunca ouviu falar nele, então chegou o momento de mudar isso e começar a utilizar essa métrica para ajudar  sua loja a ser um sucesso.…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Relacionamento com o consumidor: entenda a importância para seu negócio

A construção de um sólido relacionamento com o consumidor vem se tornando uma espécie de “fórmula mágica” para empresas de todos os tamanhos se destacarem nos mais variados segmentos. Inclusive naqueles que outrora eram considerados inalcançáveis para os pequenos negócios. O maior exemplo do Brasil certamente são as fintechs, startups focadas em serviços financeiros. Apostando…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos